PplWare Mobile

Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Introdução


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. digitalanarchy says:

    apenas tenho uma coisa a dizer, esta rubrica promete 😉

  2. Helder Rocha says:

    Completamente de acordo, isto promete.

    Só peço é uma coisa, que mencionem e bem as melhores formas para a utilização de dados na cloud, nomeadamente utilização de ficheiros XML, utilização e criação de webservices etc etc.

    Penso que é extremamente importante para o nosso mercado.

  3. TheSmartOne says:

    Pessoal, Obrigado pela ideia, estou agora a começar na programação para WP7… Tudo começou quando vi uma demonstração numa conferencia à 1 mes atrás… desde daí estou bastante aficionado… O sistema WYSIWYG é muito dinâmico, muito fácil de utilizar e de programar…

    O problema é mesmo no que toca a colocar aplicações no market… pelos vistos apenas as primeiras 5 são gratuitas…

    Mas, fico à espera…

  4. JAP says:

    Boa-tarde,
    Gostei deste post e certamente irei gostar de post’s futuros relativamente a esta plataforma e ao modo, fácil, como se pode desenvolver aplicações.
    Só tenho mesmo que fazer um reparo.
    Há um ano atrás já estava disponível o SDK do WP7 e a versão express do VS2010 para WP7. Sendo que a versão de Abril trouxe novas novidades =) O único defeito desta plataforma é mesmo o método de publicação no marketplace que se assemelha muito aos métodos da apple.
    Mas quando é que temos tutorias do pplware sobre wp7?

  5. Rodrigo says:

    Só uma questão, dá para distribuir uma aplicação para wp7 sem ser no Marketplace, como no android em que bastava distribuir o .apk, ou funciona como o sistema apple em que para isso é preciso jailbreak?
    Obrigado

  6. Berto says:

    Fixe era fazeres uma aplicação que desse para as 3 plataformas: WP7, Xbox 360 e Web (Silverlight)

    Eu vi um video há uns meses atrás que era assim, tinhas toda a camada de negócio/dados separada, pelo que só tinhas de fazer os diferentes viewers consoante o device.

    Talvez seja uma sugestão “over the top” para o que aqui estamos a falar, mas fica na mesma para um dia fazeres um tutorial mais complexo 😉

    Keep up the good work!

    • Viva,

      É uma optima ideia, de qualquer forma vamos começar pelo mais básico e tentar rápidamente conseguir ter uma aplicação totalmente funcional.
      Para a Xbox 360 é um pouco mais complexo visto ser uma linguagem de mais baixo nível, de qualquer forma podemos adicionar aqui alguns exemplos.
      Venham de lá mais ideias.

    • Viva,

      Eu já vi o processo de conversão para outras plataformas e não podia ser mais facil.

      Imagina que crias o teu jogo para WP7 em XNA. Depois do jogo estar concluido só tens de clicar no projecto e existe uma opção para converter o projecto. (não me lembro exactamente do nome)

      E pronto ele cria um novo projecto associado pronto a correr noutra plataforma 😉

      • Ricardo Correia says:

        Essa tecnologia já existe (Falo no QT mas não sou nenhum fanboy)mas acho muito bom a microsoft a ter implementado também.
        No Qt podes fazer uma aplicação imaginemos para windows e depois também com um clique compilar para linux,para symbian etc etc.

    • Necro says:

      Jogos em XNA podem ser feitos para WP7 e para Xbox, apesar de cá em Portugal não termos acesso ao Indie Marketplace. Este Indie Marketplace disponível por ex. nos States é onde arranjas óptimos jogos a 1€ (sim, 1€) feitos em XNA por programadores independentes…

      A Microsoft está a tentar integrar tudo: ou seja enquanto que por agora só se podem jogar jogos no WP7, no PC e Xbox à vez, no futuro vai ser possível multiplayer em tempo real e podes estar a jogar o jogo no WP7, chegas a casa e continuas na Xbox ou no PC…

  7. RaCcOn says:

    A plataforma parece ser muito boa, já a algum tempo que fiz o pagamento para poder colocar aplicações no marketplace da Microsoft e ainda não fiz o upload de nenhuma…
    GRR lol

  8. Dr. Orly says:

    Porreiro! Estou ansioso pelos próximos posts! Também desenvolvo para WP7.

  9. Berto says:

    Com xna baixo nível? O que eu vi era tudo em c#, uma solution, 4 projectos. Eu vou ver se ainda encontro o video para confirmar 😉

    Mas sim, era uma ideia para depois. Ou melhor ainda, pq já não começar agora o projecto assim? Criar todo o modelo e business logic à parte, neste caso para wp7, e depois era só ir adicionando os outros projects… assim aprendiamos tecnologias novas e para alguns (eu incluido) novos design patterns 😉

    • Viva,

      Comentei que era “de mais baixo nível”, isto é, para um utilizador comum a curva de aprendizagem pode ser um pouco mais complexa.
      De qualquer forma acho a tua ideia de “design patterns” muito interessante, algo como introdução ao MVVM (Model View ViewModel) seria algo proveitoso, fica desde já a ideia de um artigo sobre esta questão.

      Optimo feedback, ideias como esta são muito bem recebidas.

  10. CAP says:

    E-book gratuito com mais de mil páginas e alguns códigos criado pelo charles Petzold.

    “Introduction

    This book is a gift from the Windows Phone 7 team at Microsoft to the programming community, and I am proud to have been a part of it. Within the pages that follow, I show you the basics of writing applications for Windows Phone 7 using the C# programming language with the Silverlight and XNA 2D frameworks.

    … ”

    http://hotfile.com/dl/99392979/b8520eb/Programming_Windows_7_Phone_Charles_Petzold_.rar.html

  11. Viva,

    Excelente iniciativa Helder.
    Fico a aguardar pelos tutoriais.

    Cumprimentos.

  12. Ricardo Correia says:

    Boas a todos.

    Muito Bom Bravo 😀 😀 😀

    Estarei aqui para aprender 😀

    Já agora poderiam falar também um pouco acerca do Nokia QT que tambem parece ser uma framework que promete 😀

  13. Helder Rocha says:

    Para quando o próximo capitulo do WP7?

    Cptos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.