PplWare Mobile

Smartphones com 10GB de RAM? Está a chegar o Oppo Find X


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. mik says:

    10GB de ram para quê? estrelar ovos?

    • Hugo says:

      Não sei, mas os haters estão a “estalar” como castanhas.

    • iSheepNot says:

      Essa não é a pergunta correcta.

      Os smartphones são feitos para durar 3 a 5 anos de uso intensivo. Daqui a 5 anos de certeza que haverá apps (edição de som, imagem, vídeo, jogos, etc) que irão tirar partido dessa RAM. Hoje é provável que haja muito poucas apps, ou mesmo nenhuma, que tire partido daquele hardware todo. E daqui a 5 anos?

      Um smartphone de há 5 anos tinha poder de processamento suficente para as apps mais exigente de hoje? Provavelmente não. O hardware é sempre devenvolvido com o objectivo de aguentar softwares exigentes durante alguns anos (5, 10 ou 15 anos). Se fossem desenvolvidos a ter em conta apenas o que se tem no mercado ficariam muito rapidamente obsoletos.

      • Mateus says:

        não faz sentido o que dizes: o hardware e o software são programados para serem chamativos na altura da venda e depois perderem o fascínio o mais rápido possível.

        Com essa tua teoria (vá-se lá saber de onde a tiraste) então estes mesmos smartphones deveriam ter updates de SO por esse período e como se sabe 2-3 anos é já pedir muito na realidade. Assim como as baterias após 2-3 anos perdem a sua eficacia.

        Os 10-12-16 GB RAM são apenas pensados para vender, já que não tem mais por onde fazer marketing. Sem modo “desktop” esses GB todos são para encher bananas.

        • André Fontes says:

          Ouvi isso quando saiu o OP3 com 6GB de RAM, passados 2 anos continua a receber updates e os 6GB de RAM estão completamente banalizados no Android.

        • iSheepNot says:

          @Mateus

          “o hardware e o software são programados para serem chamativos na altura da venda e depois perderem o fascínio o”

          Leste bem o que eu escrevi? Essa tua visão é muito limitada. E estás a te limitar ao mundo dos smartphones. O hardware é mais do que isso.

          Mesmo que nos limitemos aos smartphones, pensa um pouco. iPhone de há 5 anos ainda consegue correr a versão mais recente do iOS. Sabes o motivo? A Apple quando desenvolveu o hardware (SoC) pensou 5 anos mais a frente. Não tem a melhor performance mas funciona.

          No mundo Android é a mesma coisa. Os fabricantes dos SoC (Kirin, Snapdragon, Exynos, Mediatek), todos eles pensam alguns anos no futuro. Normalmente 5 anos nos modelos para flagships. Estes fabricantes, muitos deles, fazem as coisas sem saber o que está a ser desenvolvido em termos de software, por isso, preocupam-se em bater os recordes de performance. Algumas trabalham com fabricantes de software para optimizar a performance.

          O hardware leva anos a ser desenvolvido e optimizado até ser comercializado. Se se limitassem ao que existe no mercado no momento em que começam a desenvolver, quando terminassem, já estaria obsoleto. Por isso têm de pensar sempre mais a frente.

          Falas em updates. Se pegas num smartphone entry level ou flagship de há 5 podes flashar a versão mais recente do Android e funciona muito bem. Não é com a melhor performance mas funciona.

          Agora, o que é o poder de processamento do hardware tem a ver com a política de distribuição de updates de um SO? Essa política é que é manobra comercial. Fazem-te crer que o teu hardware não serve para te obrigar a comprar um novo. Se pesquisares um pouco vais ver, por exemplo, um OnePlus One a correr Android 9.

          O facto de não perceberes a utilidade ou necessidade de algo não o torna inútil. Não foi feito a pensar nas tuas necessidades nem nas dos teus amigos. O mundo tem mais de 7 mil milhões de habitantes.

          • Bruno M. says:

            + ram não significa mais performance.
            Há marcas que comercializam smartphones com specs identicas com 3Gb ram e outras com 4 e 6gb ram!
            O que irá contar no final é a optimização do software peo que a marca com o smartphone com 2/3 gb ram irá ser mais rápido e estáver que o smartphone com 4 e 6Gb ram!

            Muitos com 3/4Gb ram ainda são actualizados, enquanto outros vêm 1 actualização SE virem!

            Portanto, 10Gb ram hoje é estúpido e daqui a 5anos quando começarem a ser exigidos 8/10gb ram, o de hoje já não recebe actualizações e os novos SO’s não serão compatíveis!

            Existem ennn casos destes!

      • darkvoid says:

        5anos? Estás completamente fora fabric realidade. Dois meus amigos e colegas eu sou a pessoa que menos troca de telemóvel e nunca tive um que durasse mais de 4 e a esmagadora maioria troca no máximo em 2ou3 anos. E nesse período 10GB não servem para nada. Tenho 6gb no meu agora é se tivesse 4 era igual

        • Fak says:

          darkvoid
          obvio que o que as empresas querem é que mudes de tlm todos os anos, mas não tem de ser assim, só se o consumidor quiser.
          que se lixe a estatistica, já dizem isso há anos e anos e o que não me falta são pessoas com o mesmo telemovel há anos, e tens um smartphone, que bem estimadinho, dura uns 5 aninhos, basta que não atualizes a porcaria do smartphone! sério, nunca atualizei nem o meu G300 nem o meu novo smartphone e não é por isso que me roubaram a conta do banco… isso é mentalidade de quem pensa que alguem está interessado na sua informação, quer dizer, de tantos magistrados, politicos e gente rica que anda por aí vão mirar em mim, um zé ninguem…

          abram os olhinhos, pensam mesmo que as empresas como a MS, google, etc estão interessadas na vossa segurança?
          é tipo “le Microsoft”, “é tudo pela vossa segurança” dizem eles… só sei que cada grande atualização que instalo a coisa que mais se destaca não são as funcionalidades, não é o ambiente… são as 50 apps que instalam e as 50 definições novas que só servem para fazer uploads de “diagnostico” que só me dão latencia na minha pobre net de 30 megas.

          tenho 4GB de ram no smartphone e às vezes já se queixa que a ram está a 80%…

        • iSheepNot says:

          Uma triste notícia para ti: os fabricantes de hardware não se limitam pelos teus hábitos e a dos teus colegas.

          Todo e qualquer hardware, seja CPU, RAM, dispositivos de armazenamento, placas gráficas, etc, é feito a pensar no futuro, não apenas no presente.

      • Zé Duarte says:

        Feitos para durar 5 anos? Daqui a 5 anos vais precisar de 16Gb de RAM só para abrir o browser.

  2. Amilcar Alho says:

    “Acham que faz sentido um equipamento ter 10GB de RAM? Não seria melhor apostar na optimização?”
    Concordo.
    A propósito, qual o modelo da foto?

  3. Rrrrrr says:

    Tem um design bonito (excepto os lados arredondados…)
    na parte de traz… nao tem camera? ou nao aparece na foto?

  4. Joao says:

    Se colocassem menos RAM e começassem a usar android One.. isso e que era .

  5. joao says:

    no site oficial tem 8Gb

  6. Jorge Ribeiro says:

    Este não é aquele onde há multiplos videos de o mesmo a partir se com um pouco de força para se dobrar?
    É que pelo valor que vai sair, parte se com uma facilidade louca..

  7. PGomes says:

    10gb é um disparate, mas vai ajudar a vender a pessoas menos informadas.

  8. Emanuel Vitorino says:

    Este telemóvel seria uma máquina…. Se fosse Android One e usasse a câmara da Google…

  9. Ricardo C. says:

    10Gb de RAM serve unicamente para fomentar o mau desenvolvimento de software, sem a mínima preocupação com performance ou optimização das mesmas. Acho um disparate, mas.. diz que é a evolução.

    • André Fontes says:

      Serve para dar margem no desenvolvimento de Software. Falar em 10GB de RAM não é suficiente para concluir alguma coisa, é preciso avaliar o restante, claro que se metermos 10GB num mid-range é à partida inútil porque antes de começarmos a tirar partido dessa quantidade de RAM o equipamento vai vacilar noutros campos mas 10GB num flagship pode não ser absolutamente descabido, basta pensar a médio/longo prazo ou nas portas que isto abre, é fácil tirar partido desta quantidade de RAM numa utilização com dock.

  10. David Guerreiro says:

    Acaba por ser um disparate, porque talvez mesmo com os 10GB tenha lag, mas se formos a ver esses 10GB dão um descanso maior no futuro. Se bem, que este Oppo nem vá ver nenhuma versão de Android a seguir a 9.0.
    Mas por exemplo, a Apple que se gaba de lançar atualizações durante uma série de anos, coloca RAM à míngua nos iPhones, para poupar uns euros. Depois há aqueles equipamentos com 4 anos e que ao receber o último iOS se borram já todos. Se colocassem logo mais RAM, ao fim desses anos todos, o equipamento estava ali para as curvas ainda.

    • Ricardo C. says:

      Ter mais RAM à cabeça não quer necessariamente que vais tirar partido dela no futuro.
      A evolução é constante, nada garante que dentro de 4/5 anos a tecnologia nas memórias RAM evolua para níveis ainda mais altos e o software nessa altura desenvolvido venha a tirar total partido dessas novas tecnologias. O que acontece é que mesmo um telefone com 10Gb de RAM dentro de 4/5 anos, pode-se borrar todo na mesma se esta evolução acontecer e se o software tiver evoluído com isso.

      • David Guerreiro says:

        Claro que pode suceder isso, mas RAM a mais é sempre melhor do que RAM a menos, convenhamos. Qualquer equipamento com RAM insuficiente para as suas necessidades, vai começar a ficar lento e a matar processos.

      • Hugo says:

        Muito pouca gente tira partido das fotos com resolução de 20megapixeis e elas estão lá…

  11. Xiba says:

    Quando você percebe que um smartphone tem mais ram que seu computador

  12. Xiba says:

    Esses smartphones poderão ser transformados em mini PCs.

  13. Daniel says:

    Vivo Xplay7 já tinha 10gb de RAM

  14. Lucas says:

    Ele é lindo,e o melhor é que não está copiando o design de outras marcas, ainda bem que não colocaram aquela testa horrorosa nele

    • Fak says:

      Lucas,
      não te preocupes que daqui a algum tempo já há este design noutras marcas…
      uma cena que o pessoal parece não saber… as marcas chinesas não fabricam os seus smartphones… Xiaomi, Vernee, Ulephone, Oppo (que é a xiaomi), One+, etc não fabricam nada… quem fabrica é uma empresa chinesa chamda NewBund, basicamente esta empresa é que arranja as peças e monta como tu quiseres, é do tipo, chegas lá, escolhes o design, processador, etc e a NewBund monta…
      se tiveres smartphone chinês, se fores às definições, certamente encontrarás o nome NewBund nalgum lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.