PplWare Mobile

Questão Semanal: Concorda com o bloqueio feito pelas grandes empresas à Huawei?


Autor: Marisa Pinto


  1. GR says:

    “bloqueio feito pelas grandes empresas” ??
    Pergunta errada pois o bloqueio parte do governo dos Estados Unidos, não de um grupo de empresas.

  2. André Ferreira says:

    Era interessante ver a china bloquear o mercado americano, ver quanto tempo demorava a levar os estados unidos à banca rota

    • Daniel says:

      Bloquear o que não existe? Deve de ser piada… a presença Americana na China, no mercado tecnológico, é completamente irrelevante. A China criou os seu próprio facebook, o seu próprio google, o seu próprio youtube, os maiores vendedores de tecnologia são companhias chinesas, etc.

      Podem sempre parar a produção (i.e. a Foxconn parar de produzir para os EUA), mas isso fará pior à China do que aos EUA.

      Não há absolutamente nenhum tipo de retaliação que a China siga que não seja igualmente danoso para a China. A única dúvida é até que ponto a China tem vontade de castigar os EUA (pois igualmente se castigará a si mesma).

      • Moreda says:

        Daniel, A China castigar-se a si mesma? Não me parece. A China não precisa do Trump para nada. Espera mais uns anos e vais ver quem será o grande dominador das tecnologias a nível mundial. E deixa o trump sair do poleiro que as coisas voltam à normalidade.

    • Nuno Monteiro says:

      nem 2 meses duravam.. e não só os EUA, digo de forma quase certa que toda a europa também cai.

    • Andre Freitas says:

      ABRAM OS OLHOS. QUEM MANDA É QUEM COMPRA!!!! SE A XINA NÃO VENDER A INDIA ESTA MORTINHA…. O BRASIL AGORA….

    • Vanessa says:

      A China nem para o totobola conta…. eles precisam vender o material reles que produzem, mas em termos de importacões não valem nada.

  3. nop90 says:

    Claro que sim, e ainda lhe juntava bloquear toda a murraça que se vende a cada esquina em lojas de chineses a preços inflacionados.

  4. Roberto says:

    Que novela e hipocrisia. A China há muitos anos que bloqueia Google, Facebook, Whatsup e muito mais. Normal que agora o USA retaliou

    • Filipe says:

      Bloquear nos EUA é uma coisa, agora impedir as vendas para bloquear no mundo inteiro é outra diferente. O Google é a empresa que mais espia os utilizadores no mundo inteiro. Estou desejoso que a Huawei lance o sistema deles pois cada vez gosto menos do Android e dos abusos do Google.

      • Mafalda says:

        E abusos do governo chinês ao povo? Trabalham igual escravo sem condições. Não se preocupam com o ambiente, por isso que os “produtos” são baratos. é desigual e desumano. Ver se agora comecem a fazer as coisas com respeito e com responsabilidade social.

        • RPG says:

          Mafalda, aconselho a informar-se melhor ou fazer uma visita à China antes de tecer um comentário desses, pois revela uma ignorância a roçar o ridículo. O que refere está de acordo com a China de há 15 ou 20 anos atrás. Hoje o cenário é totalmente outro, em todos os pontos que mencionou.

          • Mário Sousa says:

            RPG, infelizmente a Mafalda tem MUITA razão e esse sonho que se trata de uma china diferente não passa disso mesmo, um sonho.

            Destruição da camada de ozono, notícia de 22.05.2019: https://bit.ly/30GtZSn

            Trabalhadores que dormem nas instalações da Huawei, notícia de 11.05.2019: https://bit.ly/2wgkbjQ

            e podemos apontar muito mais. 15 ou 20 anos atrás? melhorou efetivamente mas muito longe do que seria de esperar…

          • Mário, não querendo estar a contrariar nada ou ninguém, acabaste por cair no click bating mis básico que existe. Refiro-me em concreto ao segundo link, onde é retratado que os empregados da Huawei dormem nas instalações da empresa.

            Decompondo a 2ª peça jornalistica que apresentaste, vinda de um meio de referência no panorama nacional, ficas com a ideia de que ali é uma ditadura e onde os direitos não existem ou, no limite, são controlados.

            No dia em que vi essa publicação resolvi fazer algo de muito simples e que nos traria a verdade sobre a mesma. Pesquisei na Google sobre a 1ª imagem, onde o “desgraçado dorme debaixo da mesa” e fui ter à peça original, onde afinal a verdade é “ligeiramente” diferente.

            A legenda de cada uma mostra bem a diferença de fogo jornalistico e a adulteração da dita verdade. Sim, ela existe e por propósitos aparentemente bem definidos.

            No CM temos a seguinte legenda: “Huawei, a tecnológica milionária onde os trabalhadores dormem debaixo das secretárias”
            No Daily Mail, a peça original, temos a seguinte legenda: “A Huawei employee looks at his smartphone as he rests in his cubicle in the research and development area after lunch”

            Afinal o Sr da imagem até dorme, mas é apenas a sesta… Ou seja, aquilo até pode ser mau, mas não é assim tão mau. Temos de ser críticos e perceber que existem outros interesses, mesmo que não sejam assim tão óbvios e estejam focados apenas no interesse do meio que publica a informação.

          • RPG says:

            Portanto, dando seguimento às palavras da Mafalda, o que o Mário está a dizer é que esse colaborador é um “escravo sem condições” 😀 ? Onde isto chegou ahah.. Supondo que o referido por essa fonte de informação extremamente fidedigna é verdade.. então estamos ao mesmo nível por estas bandas, ou por cá não há quem durma no trabalho? É certo que esse rapaz fará mais que 8 horas todos os dias, tal como acontece cá com muitos, a única diferença é que ele recebe muito mais mensalmente e vive numa cidade com mais população que Portugal inteiro, 10x mais desenvolvida que Lisboa, e onde o valor médio de uma renda de uma casa são 40€ por metro quadrado.. mas vá, ao final do dia, diria que tem melhores condições que aqueles que foram escravizados por nós portugueses.

          • Mário Sousa says:

            Não RPG, não tente subverter as coisas ao colocar expressões ou ideias extra que eu não disse ou defendi.

            O único que quis defender, isso sim, ao contrário do que afirmam as cegas doutrinas comunas a China não é nenhum paraíso sendo ainda, ao dia de hoje, um pais sem escrúpulos no que toca ao ambiente e a direitos humanos.

            Presunção e água benta cada um toma a que quiser… 😉

          • RPG says:

            Ah bom. Suas palavras “RPG, infelizmente a Mafalda tem MUITA razão”. Tendo em conta os exemplos que deu, e as palavras da Mafalda por si suportadas, pensei que… E sim, está muito longe de ser um paraíso, totalmente de acordo. Algo semelhante, só mesmo este nosso cantinho. E não será também certamente do outro lado do muro, onde crianças brincam com armas e matam colegas da sua própria escola, e em que nada concreto se faz para resolver isso, só porque seria uma chapada na sua economia.

          • Mário Sousa says:

            Pedro Simões, o exemplo pode não ter sido o mais feliz e sim, provavelmente fui vítima de clickbait propositado. Contudo, como tu sabes e eu também, ainda não há muito tempo se mandavam instalar redes de segurança de volta dos edifícios das grandes marcas produtoras na China para evitar os suicídios que aconteciam uns atrás dos outros.

            Isso entre outras condições…mas adiante!

        • Vitolas says:

          Não querendo dizer que os Chineses tem razão ou o que fazem está correcto,mas eles simplesmente estão a passar pelo mesmo que bastantes países de primeiro mundo passaram só que bem mais tarde.

          Não existe basicamente nenhum pais que seja actualmente uma potencia que o tenha feito de maneira limpa e justa para com a humanidade,todos tem telhados de vidro,(e alguns bem maiores que o dos chineses) até alguns países que hoje em dia não são ninguém como por exemplo Portugal.

          O problema é que todos temos memoria curta e é mais fácil apontar o dedo aos outros.

      • Andre Freitas says:

        DIFERENTE EM QUE??? PODE-ME EXPLICAR???? NÃO SE ESQUEÇA QUE A GUERRA ACTUALMENTE NÃO É EM ARMAS MAS SIM EM TRSNSACÇÃO DO PRODUTOS, CONTROLO DE EMPRESAS!!!!
        OLHA PORTUGAL
        EDP – XINESA
        REN – XINESA
        LUZ SAUDE- XINESA
        FIDELIDADE – XINESA

        ISTO NÃO É UMA INVASÃO?????

    • Lights! says:

      E já vão tarde!

  5. poiou says:

    Lógica dos USA: “ninguém pode espiar, só eu”

  6. pedro says:

    acho engraçado esta malta que só sabe criticar os EUA por tudo e por nada … se não gostam da vida tipo ocidental, porque não vão viver para a China ou para Coreia do Norte !!!

    • RPG says:

      Só quem tem duas palas nos olhos acha isso engraçado, e vê as coisas desse prisma tao reduzido e simplista. Não vejo ninguém critiar os EUA “por tudo e por nada”. Vejo “esta malta” a criticar, da mesma forma que vi muitos accionistas das gigantes americanas a criticar estas políticas e a meter as mãos á cabeça com as perdas de milhares que tiveram no dia em que o bloqueio foi decretado lol.. and guess what? Passadas 24 horas, bloqueio suspenso.. ouch.. mais um tiro no pé do Trump. É precisamente por se gostar “da vida tipo ocidental”, se é que isso sequer existe, que se deve criticar este tipo de medidas retrógadas, pois vão totalmente contra os “ideais ocidentais”, os quais muitos deles existem precisamente graças aos EUA.

    • Jonas says:

      Uma coisa não tem haver com a outra, é preciso acabar com o domínio americano.

    • Jonas says:

      O que é que isso tem haver, com o problema em causa…

    • Nuno says:

      Temos que criticar quem merece o ser. Até porque se trata de um país com 0 moral para acusar outr de espionagem. Porque se há país que mais espia no mundo são os EUA. Facebook, Vault 8 da CIA, Echelon da NSA que até sms espia. sem contar com o Google que é quem mais espia no planeta… Sem contar com outras coisas como aquelas entradas a matar gente inocente no médio-oriente. Acho que não há forma de não o criticar, até porque recentemente e não só, se tem visto que apesar de “rico” e com muita tecnologia é um dos, senão o país mais “burro” do planeta…

      • pedro says:

        os EUA têm defeitos, mas foram eles que têm salvo o dito mundo livre muitas vezes, como teria acabado por exemplo a II Guerra mundial se não fossem os EUA ??? e há muitos mais exemplos ….. prefiro ter os EUA como policia do mundo do que os chineses ou os irarianos ……

  7. Vítor Hugo Ribeiro says:

    E não nos podemos esquecer da tecnologia 5G, é que empresas americanas com produtos 5G para fazer concorrência a Huawei são “0”.

    Eu acho que o problemas dos USA(Trump) é mais o 5G do que a espionagem.

  8. Eu says:

    Tudo que seja para diminuir o gigantismo destas empresas e’ benvindo.
    Todos sabemos que as tecnologicas americanas tambem nao sao de confiar, mas ao menos, prefiro que venham de uma democracia.

  9. Jorge says:

    De maneira nenhuma! Penso que está na hora do mundo se unir contra a ditadura dos EUA!

    • Pedro S says:

      Vai passar férias para Venezuela….qd o esquerdismo e o analfabetismo se juntam… dá nisto…

      • Jonas says:

        O que é que uma coisa tem haver com outra!!!!?

      • João P says:

        Analfabeto é o senhor Pedro. Primeiro porque o presidente dos EUA é eleito por colégio eleitoral, e não por voto Popular, o que leva a que o candidato com mais votos possa nem ser eleito, como aconteceu com o Trump. Depois é verdade que os EUA são os maiores ditadores deste mundo, dominados pela industria do armamento, sendo o país com maior percentagem do orçamento de Estado para o exercito, sem moral nenhuma para criticar a Coreia do Norte. Para não falar dos escandalos da cambridge analitica, da NSA e etc. Depois se quer falar da Venezuela, vamos falar dos embargos que bloqueiam a economia venezuelana. Portanto, o senhor revela é um analfabeto e é por individuos como senhor que o mundo vai mal, mal informado e mal educado. E por mim sim , VIVA A HUAWEI E A CHINA PELO SEU GLORIOSO PERCURSO NO SEC XXI. viva jiping !

        • pedro says:

          Caro João P, vá estudar os sistemas e métodos eleitorais nos regimes democráticos que depois falamos !!!!

        • Paulo Pereira says:

          “o presidente dos EUA é eleito por colégio eleitoral, e não por voto Popular, o que leva a que o candidato com mais votos possa nem ser eleito, como aconteceu com o Trump”

          Tal como aconteceu aqui! o COsta não teve a maioria dos votos!

          • pedro says:

            Então Portugal também não é uma democracia ??? o voto não conta para nada ?? meu caro, os sistemas presidenciais têm esse sistema de votos, é tipico, quando se vota, estamos a delegar poderes num colegio eleitoral que vai eleger o Presidente mediante regras que estão definidas na respectiva Constituição !!!! isto é a genese do sistema democrático ….. o unico sistema democratico dito mais “puro” éo Suiço, em que as pessoas votam directamente nos candidatos dos respectivos cantões !!! logicamente que isto não era possivel num país com a dimensão dos EUA ou do Brasil, por exemplo …..

    • Jonas says:

      Sou da mesma opinião, segos são aqueles que não querem ver…

    • pedro says:

      A “ditadura” democrática dos EUA que têm salvo do dito mundo livre e democrático ao longo da historia contemporânea !!! são sempre eles que avançam primeiro, enquanto nós europeus ainda estamos a discutir o sexo dos anjos !!! o que que teria acontecido na II Guerra mundial sem os EUA ??? o que seria do médio oriente sem o equilíbrio de forças dos EUA ?? o que teria acontecido no choque petrolífero de 1973 sem a intervenção dos EUA ??? bons exemplos não faltam …. Prefiro ter os EUA como polícia do mundo do que regimes como a China, Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, etc ….ou a travestida Rússia !!!

  10. Daniel says:

    Sou a favor, assim diminuirá a força do Google em todo mundo.

  11. Napoléon Bonaparte says:

    Fazem bem se a Huawei e a sua tecnologia serve para espionar.
    No entanto, se têm tanta convicção porque não apresentam as provas?! Porque nunca foram alem da habitual lengalenga: a Huawei tem por detrás o governo chinês e faz o que ele quer.
    Parece algo parecido com a maior fraude dos USA na década passada, que eles semearam aos quatro ventos com a ajuda dos amigos: a ideia que o Iraque tinha armas de destruição maciça…
    Não tinha, como se provou. Mas entretanto, tinham invadido um país riquíssimo em ouro negro e despachado o antigo sócio, Sadam Hussein…

  12. Mario says:

    Pra mim é totalmente irrelevante, já que uso o Android sem nada do Google. Modifiquei a tal ponto que nem chamaria mais de Android.

  13. George Orwell says:

    A melhor forma de “bloqueio” é ser mais competitivo e produzir melhor qualidade.
    Se as grandes empresas ocidentais concorrentes produzirem mais qualidade do que a Huawei certamente de que não irão precisar de uma ama seca disposta a decretar bloqueios e estados de emergência “à la carte” dirigidos a uma empresa, algo surreal se tivermos em conta que o livre comércio e a globalização partiram dos USA e seus aliados, ou seja, não foi imposto nem pela Huawei nem pela R.P.China.

    O proteccionismo mercantilista é inimigo da competitividade e um convite à distribuição de dividendos em vez do reinvestimento em inovação tecnológica e, ao invés, força empresas afe ctadas como a Huawei a serem ainda mais competitivas do que já são para ultrapassar o desafio lançado.

    Creio que nem mesmo os “Chicago Boys” da escola monetarista de Milton Friedman defenderiam este bloqueio proteccionista que, presumivelmente, de tão fracamente engendrado e inoportuno, mal durou 24 horas. Aliás, geralmente tais bloqueios só produzem efeitos no curto prazo e a perda de competitividade teria sempre um efeito “boomerang” contra quem o decretou.

    Se o problema é o da segurança dos dados em centrais 5G, haverá que auditar e provar que existem vulnerabilidades para além de qualquer dúvida razoável, ou seja, em vez de bloqueios sem fundamento em prova, contratem os maiores “hackers” do mundo para testarem as possíveis fragilidades e caso venha a ser provada a existência de actos de espionagem denunciem os contratos e processem os responsáveis.

    Em boa verdade, uma jogo de sanções recíprocas e dos USA vs Mundo (China, UE, Canadá, F. Russa, etc. ) não é benéfico para a economia mundial.

    O problema não se chama Huawei nem USA chama-se Trump, e este já perdeu a Câmara dos Representantes nas recentes eleições, o que traduz que o povo americano já se apercebeu que mesmo com indicadores económicos muito favoráveis, tais indicadores podem resvalar a qualquer momento face à insegurança de um clima “fire and fury” que, qual urubu, assentou arraiais na sala oval.

    • N1ldo says:

      Não é bom por aí…
      Concordo que ele está errado com esse embargo aos chineses.
      Mas é inegável que ele está sendo o melhor presidente dos americanos das últimas décadas, basta ver os indicadores econômicos, poder de compra dos cidadãos, baixíssimo índice de desemprego etc…
      Quem dera Portugal ou Brasil fosse assim.

      • Vitolas says:

        Em Portugal está a acontecer isso tudo de certa maneira,no entanto estaremos cá para ver daqui a 3 ou 4 anos quando a coisa der para o torto como é habitual e, a “gerigonça” tiver torrado o pouco dinheiro que havia e voltarmos novamente a um governo de direita que vai sacar ao pessoal o dinheirinho todo novamente para compensar o que se “deu” e ainda mais.

        Pode-se considerar isto um bom trabalho?

      • Nuno says:

        Acha? Nunca na vida, para já porque ele em Portugal não ganhava, depois em Portugal não fazia nem metade do que faz, porque aqui há leis, há constituição que funciona e ainda há UE. Já tivemos um ditadura e saímos de uma ditadura económica em 2015, por isso não iriamos querer algo do tipo aqui em Portugal com esse senhor. No Brasil já lá tem o Bolsonaro que é bem parecido com ele e até o apoia… E por último lembrar que em Portugal não se pode ter uma divida de triliões de dólares como lá haha

        • N1ldo says:

          Respondendo o Vitolas.

          Daqui há 3, 4 anos estaremos colhendo sim o mau do atual governo de esquerda, ou já se esqueceu dos frutos que P Coelho colheu de Sócrates?
          Eu admiro a coragem de um cidadão comum como nós defender as ideologias de esquerda, seja comunista ou socialista.
          Meu amigo eu já passo dos 40 anos e me lembro dos governos brasileiros desde Fernando Collor de Melo, foi um desastre total, tanto que acabou sendo expulso, depois fui enganado com outro Fernando, o Henrique Cardoso, esse me iludiu pensava eu que era de direita o PSDB, o S não é de Socialista é de Social, mas arrumou alguma coisa no Brasil não posso negar que melhorou muito do governo anterior, a seguir veio a desgraça do PT, no primeiro mandato estava colhendo o pouco que FHC plantou, a partir daí começou o Brasil entrar em desgraça como nunca antes, mas parecia bem no segundo mandato, pois a sugeira estava por debaixo do tapete, e foram empurrando com a barriga até virar o que virou, nunca em nenhum país se roubou tanto como nos 16 anos do PT, é dinheiro que eu não seu quantos zeros tem, até 2017 já tinham apurado *8 trilhões de reias* (revista Época) (superior ao PIB do Brasil) do montante total, mensalão, petrolão, roubo no BNDES etc…
          Me admiro muito é alguém não votar e ou apoiar quem se opõe a isso, me admiro muito mesmo depois dos escândalos o PT ainda ter tanto voto como teve, Bolsonaro veio a calhar, pois tem bons planos de governo (pra quem leu o plano, sabe que sim) e tem também os votos por exclusão, como no Brasil o voto é obrigatório não havia opção, ou Bolsonaro ou continuava a desgraceira.
          Fui…

  14. NUNO says:

    A UE fez testes e não encontrou nenhum backdoor nos equipamentos da Huawei. No entanto, nos equipamentos da Americana Cisco foram descobertas 10 backdors… Pois… Afinal quem espia quem? Se o Donald Trump diz que a Huawei não presta é porque é de certeza a melhor marca de smartphones do mundo. Ao contrário de outras marcas que são espiadas pela NSA, a Huawei não permite que os americanos espiem ninguém que use os seus smartphones e esse é que é o problema deles e a principal razão para isto tudo.

  15. Nuno says:

    Bloquear nos EUA é uma coisa, agora impedir as vendas para bloquear no mundo inteiro é outra diferente. O Google é a empresa que mais espia os utilizadores no mundo inteiro. Estou desejoso que a Huawei lance o sistema deles pois cada vez gosto menos do Android e dos abusos do Google.

  16. Blue Beast says:

    Concorda com o bloqueio feito pelas grandes empresas à Huawei?

    Não. (76%)
    Sim. (24%)
    A esta hora(04:33),vai assim a votação.Eu votei no Não,evidentemente. 🙂

  17. Luís Silva says:

    Por mim, podem-me espiar à vontade.

  18. Alvega says:

    Votei , nao, e o mesmo farei SEMPRE, que um “mentecapto” quiser decidir o meu presente \ futuro.
    Um há parte, aqui neste blog, entre outros, idolatram a TESLA, já alguém pensou que na hora eles podem bloquear todos os popós caríssimos que os “abonados” andam a pagar a crédito ? Isto porque um “anormal” qualquer com poder decide ?

  19. Mário says:

    Sou um consumidor de produtos americanos, agora enquanto lá estiver este burro arrogante do Trump nem um hambúrguer como.
    Ele sim, merece ser bloqueado

    • N1ldo says:

      Pronto! Terá uma alimentação mais saudável de certeza, mas o seu embargo não funcionará só com hambúrgueres, terás também que deixar de beber, vestir, calçar, se locomover etc…
      Há de tudo por aí dos americanos quanto também dos chineses.
      Kkkkkkkkkkkkkkk

      • Vitolas says:

        A única coisa que dependemos em Portugal dos americanos é a nível dos combustíveis,em tudo o resto não necessitamos de nada deles,alias,tirando os produtos premium deles que, mesmo assim tem falhas ridículas o que os americanos produzem no geral não tem qualidade,eles é que incutem a população deles que o que eles produzem é óptimo e que o que os chineses fazem não presta quando o mesmo não corresponde a realidade.

  20. Pedro Santos says:

    Quem vota sim, deve ser retardado…

    • Antero Ferreira says:

      Pedro Santos…Tens de respeitar a opinião dos outros, porque senão o retardado és tu…

      • Fábio Lourenço says:

        esto não se trata de respeito trata-se… das duas uma, ou são burros ou são desinformados quem votou sim, gostava que a huawei roubasse tambem o utilizador e para depois virem chorar. a huawei veio mostrar que o equipamento não é de quem o compra é na mesma da huawei que faz o que quer e o que lhe apetesse.

        • Vitolas says:

          “a huawei veio mostrar que o equipamento não é de quem o compra é na mesma da huawei que faz o que quer e o que lhe apetesse.”

          Em que é que a Huawei difere de, basicamente qualquer outra grande empresa no mundo?

          Ou melhor,dá-me um exemplo de uma empresa do mesmo ramo que não faça o mesmo.

    • Fábio Lourenço says:

      +1
      porque se o motivo foi a causa do roubo da tecnologia “Tappy” da T-mobile entre outras coisas, faz todo o sentido. quem votou não, não deve ter conhecimento disso. é o que faz a desinformação + o poder do voto. é porisso que o mundo está como está. se a Huawei espionasse ou roubasse todos os utilizadores o donald trump ainda era o mau da fita.

  21. N1ldo says:

    O ônus da prova é sempre da acusação, enquanto não PROVAREM por “A mais B” que a Huawei usa de má fé seus hardware e software claro que a resposta vai ser sempre NÃO.
    E qualquer um que aprovar isso só porque sim ou por “discriminação” ou porque simplesmente não gosta da empresa está sendo irresponsável.

  22. aclopes says:

    Quem já leu o livro “Quando a China Despertar o mundo tremerá” pode compreender o que se passa actualmente na política económica internacional.
    Os americanos foram os principais responsáveis por esta situação, deram de mão beijada toda a tecnologia aos chineses e eles como não são parvos aplicaram e desenvolveram com tal eficácia que ultrapassaram o resto do mundo. Inventar estas “guerras” económicas contra a China é retórica de mau perdedor. Lembrem-se que a China tem toneladas de dólares. Muito cuidado!

  23. Eder says:

    Vendo que o Facebook e outras empresas fizeram com os nossos dados ainda querem apontar o dedo, convém claro… Limpei vosso quintal…
    Não sejamos ipocrita

  24. Jorge Tomaz says:

    Cálculo que muita gente que votou não ao bloqueio das grandes empresas americanas. Não sabe que na China , a Google,o YouTube, PlayStore Facebook, WhatsApp, ou até a PlayStation da Sony estão proibidos, só para referir alguns. O partido comunista controla a internet, a sociedade, e todas as empresas, desde bancos, até às empresas de smartphones. Não existe liberdade de expressão, pois é um regime ditatorial, portanto é meio irónico as pessoas queixarem – se que a Google está agir mal. Quando na verdade a China é que tem um mercado interno fechado e controlado pelo governo. A Huawei, a Xiaomi, e as outras companhias de tecnologia, todas tem o apoio direto ou indireto do partido comunista, daí poderem vender telemóveis muitas vezes abaixo do preço do mercado. O estado fornece o dinheiro, mesmo que agora tenham prejuízo. O que importa é conquistar uma parte do mercado. Já tem mais de 40% do mercado de telemóveis mundial. É por isso que em menos de 10 anos, tirando a Samsung e Apple, todas as outras empresas de telemóveis são chinesas. Também não existe direitos de autor, ou propriedade na China, . Pesquisem na NET , o Land Rover Evoque, e a cópia chinesa, só para ter uma noção. O que está em jogo não é a Huawei, mas sim que país vai controlar e ser líder nas tecnologias de ponta.

    • N1ldo says:

      Muito bem comentado…
      A China é um bom exemplo de um país onde o comunismo funciona como deve ser.
      Me desculpem o linguajar, mas só mesmo um retardado pra apoiar um regime desse, (ou quem faz parte do governo) e ainda vem com papo de democracia. Wtf!

  25. Jorge Tomaz says:

    Na questão de direitos de autor ,Várias empresas americanas, europeias ou japonesas tem biliões de dólares de prejuízo todos os anos, por cópias piratas , produtos falsificados que são vendidos na China. Pois o governo chinês permite. Na China para um estrangeiro poder abrir uma empresa, tem fazer uma sociedade 50% com um cidadão ou empresa chinesa. Os países e empresas americanas, europeias ou japonesas, há muito que pressionam o governo chinês, mas com poucos resultados. Apenas permitem isso, pois não podem dar -se ao luxo de perder 1.2 biliões de consumidores, o maior mercado do mundo.

  26. Acosta says:

    Se tratando da China… nao me admirava nada que surgisse um concorrente a altura do android, visto terem capacidade em todos os aspectos para o fazerem. Em relaçao ao “espiar”, EUA não sao um bom exemplo, bem como Russia, China, Coreias e outros. Lembro de ter em maos um router cisco com modulo VPN e curiosamente no modulo VPN havia uma etiqueta com a frase: “Nao exportar sem autorizacao do governo dos Estados Unidos”, se isto nao deixa clara a intencao dos EUA…

  27. Vitolas says:

    A ironia é isto vir tudo dos americanos,os mesmos que dizimam países com todos os danos que isso acarreta só para obterem vantagem em relação aos outros países do mundo a nível do petróleo e afins,eles também que, foram apanhados a espiar o mundo inteiro incluído os próprios cidadãos de uma forma surreal e isto falando do país em si sem mencionar todos os outros casos relacionados com empresas norte americanas.
    Portanto falarem que as empresas chinesas tem o apoio do governo e achar que não acontece o mesmo ou pior nos estados unidos é andar em um mundo de ilusão.

  28. Nuno Monteiro says:

    As pessoas dão demasiada importancia à palavra “espiar” o que a huawei, google, samsung, apple etc.. fazem é nada mais nada menos que cruzamento de dados com os seus softwares… Eles não querem saber se estamos na casa da joana a ler a biblia, ou se andamos a ver pornografia em demasia… Eles captam mensagens e cruzam com o sistema de publicidade deles, resumindo: palavras “mestres” de publicidade, como por exemplo escreves brinquedos para cães numa mensagem, se fores ao google a publicidade recomendada provavelmente vai ter imagens publicitários de teor canino, sobre brinquedos e acessórios.. Tudo o que fazem é legal pois está nos termos de contrato que todos nós consentimos ao concordar com a utilização do software deles..
    A nivel de espionagem pessoal, entidades como NSA utilizam palavras mestres para combater terrorismo, fraudes e outros tipos de crime, estamos a falar de controlo em massa para a segurança da nação, quem não deve não teme.

  29. joao santos says:

    Sabem que mais esta na altura de Portugal contra atacar com um SO. Se e para pensar em grande pudesse começar por colocar as universidades junto com empresas de software a produzir um SO com a mesma capacidade do android.

  30. Roger says:

    Isso me fez lembrar da guerra do Iraque.No qual o presidente era o Bush.
    Acusando o Sadam de ter armas nucleares,só para poder invadir o páis.
    Isso é a politica dos USA!

  31. Roger says:

    Isso me fez lembrar da guerra do Iraque.No qual o presidente era o Bush.
    Acusando o Sadam de ter armas nucleares,só para poder invadir o páis.
    Isso é a politica dos USA!

  32. Jorge Carvalho says:

    A ARM também já suspendeu …..

    Abc

    • Fixo says:

      Tem sede em Inglaterra, mas por incorporar tecnologia desenvolvida nos EUA, considera que o embargo também se aplica.

      Confusão do caraças, apesar da moratória de 3 meses.

  33. Jonas says:

    Quem compra não é culpado mas sim quem vende,se negociaram e cumprem o contrato, que mais se pode exigir…?

  34. Mike says:

    Deixo aqui o meu POV, pois na minha opinião ha um ponto importante a ser descurado.
    O cabeçalho é mais ou menos este:
    “US baniram a gigante tecnológica Huawei de negociar com empresas Norte Americanas, por suspeita de recolher e partilhar dados dos utilizadores com o governo Chinês”
    Na noticia consta o seguinte: Bla bla bla… “…Ameaça para a segurança nacional!” A ser publicamente provado (Ainda não foi, mas aparentemente está para ser…ou não…) de maneira que não restem dúvidas que a Huawei pratica este acto ilícito… Não concordariam com o ban?
    Vejo muitas comparações ao Facebook, Google, etc, quando não acho que as “circunstancias” sejam as mesmas. Por exemplo, a recolha de dados que o Facebook e afins fazem, viola a privacidade do utilizador. É imoral, mas, à partida, não põe em causa a segurança de uma nação. Neste caso, calculo que, o que governo Chinês procura é vantagem táctica em caso de guerra.

  35. ze says:

    Quem é o dono da huawei??

  36. Nelson says:

    Só li alguns comentarios, mas alguns esquecem se que praticamente tudo o que utilizam todos os dias vem da china nao importa de onde seija a empreza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.