Dica: quer os alertas dos radares do Waze ao usar o Google Maps? Basta seguir estes passos
Ainda que sejam ambas apps e serviços da Google, o Waze e o Google Maps não funcionam de forma integrada e são propostas concorrentes e alternativas. Claro que existe uma forma de contornar isso e ter o melhor das duas propostas. Assim, descubra como ter os alertas de radar do Waze ao usar o Google Maps.
Alertas dos radares do Waze ao usar o Google Maps
Há quem prefira o Waze e há quem prefira o Google Maps. São propostas similares, mas com caraterísticas próprias e que atraem cada um com as suas particularidades. Não funcionam de forma integrada e nem partilham recursos, muitas vezes únicos e muito úteis.
Existe um truque escondido que pode aplicar facilmente no Android Auto. Trata-se de ter alertas de trânsito da aplicação Waze na aplicação Google Maps. Mas não é tudo, pois mostra também todos os radares ativos na estrada em tempo real, uma das melhores e mais apreciadas funcionalidades do Waze.
Isto é muito útil, especialmente se for um utilizador fiel do Google Maps e precisar das funcionalidades avançadas do Waze, como alertas de trânsito em tempo real e radares de velocidade. Felizmente isso é possível, podendo ser feito tanto em carros compatíveis com Android Auto como também com Apple CarPlay para iPhone.
Um processo interessante e muito simples
A única coisa que tem de fazer é iniciar o Waze com as notificações ativadas, para isso deve aceder às Definições, clicar em Alertas e depois clicar novamente em Alertas. Aí poderá ver todo o tipo de alertas notificados na estrada. Procure e ative o dos radares, caso não esteja ativo.
Agora vem o truque para ter o Waze no Google Maps. Sair do Waze, mas sem fechar a aplicação, não colocar nenhuma rota, apenas deixando a app aberta em segundo plano. Agora abra a aplicação Google Maps e utilize-a normalmente. Assim que iniciar o percurso, quando houver um aviso do Waze ele aparecerá sobreposto no ecrã do Google Maps. É tão simples quanto isso.
Desta forma, pode utilizar as duas aplicações de mapas em simultâneo e tirar partido das suas funções mais importantes. Por um lado, os alertas e avisos em tempo real do Waze e, por outro, a navegação avançada da plataforma Google.
E esse método não vai estar a consumidor dados móveis em duplicado?
O gmaps não precisa de dados móveis se fizer download dos mapas da área por onde habitualmente circula.
Claro que sim. Quase ninguém utiliza os mapas offline no Maps.
Portanto, tanto o Wase como o Maps estarão a consumir dados para cada um se atualizar em real time.
Mas pode resolver o problema específico de alguém, este “truque”.
Não? De certeza?
Já faço isso há anos
isso importa? não ter dados ilimitados nos dias que correm nem sequer faz sentido
Peço desculpas a questão mas nos dias de hoje acho que já não há preocupação com os dados movies havendo as ofertas que as operadoras têm.
isto só funciona no android auto?? eu só conduzo com o Google Maps porque consigo colocar os pontos de interesse no Google Maps desktop e depois guardar para usar no carro… sempre esperei por esta integração e por isso fiquei interessado no artigo… sem Android Auto no carro isto ainda é possível?
Supostamente funciona em qualquer plataforma onde o Waze e o Google Maps possam ser usados. Assim, temos Android, iOS, Android Auto e CarPlay.
Quem tem Iphone basta o Mapas, pois alerta para os radares fixos, o senão, é que não alerta para os móveis.
De resto o Mapas é mais do que suficiente.
O mapas nao mostra os radares (mesmo os fixos) em todos os Países
Se for igual aos que mostra o Gmaps o melhor é esquecer. Ou vai com atenção à estrada ou vai com atenção ao mapa.
Um “truque” à moda portuguesa…
Para isso, basta o waze ou TomTom. O Google maps está cheio lixo, menos o que mais interessa.
Como não conheço outra solução e basta uma simples distração para ser apanhado num dos radares e eu passo diariamente por 4, vou testar e ver o que acontece. Para já e para mim,com dados ou sem dados é uma dica valiosa!
Cuidado com o algoritmo do Google maps, nos últimos 3 meses algo se tem passado no cálculo das rotas
🙁 isto já eu faço.
O único truque válido é mesmo o de cumprir os limites impostos na via. É tão simples como isso.
Muitas x’s os limites estão escondidos e quase sempre a seguir a uma descida.