Quantcast
PplWare Mobile

Às vezes, apps de navegação encaminham-nos para o trânsito. Mas porquê?

                                    
                                

Autor: Rui Jorge


  1. Eu sei lá says:

    O Google Maps (GPS) fora os centros urbanos e arredores é asneira atrás de asneira – para poupar um minuto ou dois leva-nos para caminhos muito piores.
    Fui passar uns dias a Porto Antigo, no Douro (a nascente da Barragem do Carrapatelo).
    À ida, do lado de Marco de Canavezes, mandou-me pela Rua da Cepa, um empedrado interminável (à volta mandava-me fazer o mesmo). Pode-se ir por uma estada municipal, um pouco mais longa, mas muito melhor.
    Para ir à Praia Fluvial de Espadanedo (a poente da Barragem do Carrapatelo), a descer, mandou-me por uma estrada em que era impossível cruzarem-se dois carros. Passei o dia angustiado, como é que ia subir por aquela estrada. À volta, fui atrás de outro carro, que me levou por uma estrada municipal, razoavelmente larga.
    Já me fez outras partidas do género.
    Fora dos centros urbanos e arredores é preciso cuidado com o Google Maps.

    • Zé Fonseca A. says:

      Problemas de menino da cidade, não saber conduzir em estradas apertadas muitas vezes onde passam pesados de mercadorias e até autocarros.

      • Eu sei lá says:

        Ainda que fosse verdade, não é o que interessa. E tenho “carta de condução da Beira Baixa”, sei o que são estradas estreitas e únicas – o Google Maps ou outro GPS manda seguir por essas estradas porque não há outras.

        Os exemplos que dei, são de outro tipo – praticamente ao lado passa uma estrada muito melhor, e o Google Maps escolhe uma muito pior.
        Já agora, o melhor GPS para a escolha de estradas alternativas (quando as há) são as pessoas da zona (quando é possível encontrá-las). E uma app que recomendo da TomTom e gratuita: My Drive, que apresenta vários percursos. Não é uma app de navegação é de escolha de percursos. Descobri-a depois de o Google Maps, no percurso Vila Nova de Mil Fontes – Moura ter escolhido a passagem por Cuba em vez de por Beja (e atenção que as estradas do Alentejo não têm qualquer semelhança com as serras das Beiras ou a serranias do Douro).

        Um dos percursos é o que o Google Maps prefere, por ser mais rápido. Comparem o tipo de estradas desse percurso com outro que o My Drive indica, mais longo em distância (em tempo é mais ou menos o mesmo) mas com melhores estradas.

        Depois escolham. Se querem ir “à aventura” sigam o Google Maps. Pode é acontecer descerem a serra praticamente na vertical por um caminho de cabras até à Praia Fluvial de Espadanedo, com uma estrada municipal muito razoável ali ao lado.

        • Zé Fonseca A. says:

          Sei que Google maps é péssimo porque apenas detecta caminho mais próximo e não tem em consideração a estrada nem o pavimento, por isso muitas vezes manda pessoal por caminhos de cabras, nos grandes centros urbanos isso já não acontece e até trabalha bem e com boa indicação de trânsito e acidentes.
          O herewego é o melhor gratuito, esse sim um navegador e nao uma app de mapas.
          Por aqui quando uso uso Google maps mas não sigo à risca, vejo placas e tomo atenção às estradas.

        • Manuel Costa says:

          Se chega a um cruzamento e vê que é um caminho de cabras, siga na estrada principal que o sistema dá-lhe outra opção.
          Acontece o mesmo se você se esquecer de desligar o “portagens”, quando vai fazer uma viagem mais longa…

    • Miguel says:

      Tens razão, noto perfeitamente isso.
      E por outro lado, como turista, por vezes não quero o mais rápido, quero o mais bonito, e essa opção não existe

  2. Luis says:

    Falando apenas de gratuitas, a Waze sugere muitas vezes rotas estranhas. Uma boa alternativa ao Waze, e que é do mesmo tipo é a AmiGo da TomTom.
    Para offline a HereWeGo continua a ser imbatível e já me safou de boas.

    • Zé Fonseca A. says:

      Waze e Google maps são farinha do mesmo saco. Waze só serve para ver onde anda a polícia quando se vai alcoolizado.
      Herewego da nossa querida Nokia foi um sucesso tao grande no WM que tiveram que portar a app para os outros SOs.

  3. Zed says:

    A consequência de mandar para trajectos com muito trânsito é o trajeto ser longo?!

  4. Sergio says:

    HereweGo é muito forte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.