Quantcast
PplWare Mobile

Apps de rastreio do COVID-19 dos diferentes países da Europa vão funcionar entre si

STAYAWAY COVID

Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito

https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/portugal-stayaway-covid-tambem-ja-esta-disponivel-para-iphone/

                                    
                                

Fonte: Comissão Europeia

Autor: Pedro Simões


  1. Pedro Silva says:

    “Há ainda alguma relutância em ter esta app presente, provavelmente baseada em medos infundados e em alguma informação menos correta.” Os milleniums até saltam. Mas depois esquecem e vão todos para a rave party.

  2. Clairvoyant says:

    Quem utiliza IOS tem que instalar a app ou o sistema de alerta funciona sem a app instalada?

  3. Carlos Santos says:

    #Desmascarar

  4. Samuel MG says:

    Então quem vai passar a gerir a app portuguesa vai ser a UE !?

    • Tadeu says:

      isto não tem a ver com quem gere as apps, tem a ver com comunicação entre servidores nacionais das entidades de saúde.

      • Samuel MG says:

        Tem tudo a ver:
        “Este passo já deveria ter sido dado, mas está aparentemente atrasado. Toda a informação será gerida centralmente e existem já testes a decorrer entre as apps da Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Itália, Letónia e República Checa. Em breve será alargada a todos os países, incluindo Portugal.”

        • Tadeu says:

          não, não tem a ver com as apps! Tem a ver com os servidores, que terão uma coordenação central para partilha dos beacons. Basta ler o links dados para entenderes a ideia.
          “The gateway, a digital infrastructure that ensures the communication of information between national apps’ backend servers”
          Quem gere as apps continua a gerir as apps

        • eu2 says:

          O que é necessário é apenas uma ligação entre as bases de dados que contêm os identificadores aleatórios de cada país, para que a app que temos instalada possa verificar se algum dos seus registos consta não só na base de dados de Portugal como também nas dos outros países da Europa.

  5. Miguel says:

    Isto mais parece o pokemon go. Não falta muitos e é só tótós nas ruas em busca do covid.

  6. Sujeito says:

    “As questões de privacidade estão de imediato resolvidas, uma vez que o princípio de funcionamento destas apps é similar.”

    A isso se chama de falácia lógica

    • Asdrúbal says:

      Não é, se perceberes como funciona a APP
      Ora, se uma funciona de determinada maneira e todas funcionam da mesma maneira,
      Então, se uma garante privacidade, todas garantem
      (aprendes isto na escola, so tens que estar mais atento às aulas de matemática)

      • Nightingale says:

        Similar não é ser igual. Basta uma linha em um código para haver um problema de privacidade (sim, eu sei que o código está no github), mas com tantas plataformas interligadas e geridas por estados tão diferentes… não sei…Funcionar não implica que garanta a privacidade, necessariamente.
        Para além disto, quando as pessoas instalaram esta APP, não se falava que futuramente que os seus dados pudessem ser partilhados com outros países. Temos que ter atenção a este aspeto que não é apenas um pormenor.

        • Tadeu says:

          o princípio das aplicações é não haver dados das pessoas, a única coisa que há são números aleatórios gerados pelos telemóveis de pessoas que tiveram um teste positivo. Esses números não têm grande valor numa base de dados, apenas têm valor para quem se cruzou com essas identificações no passado

          • Samuel MG says:

            Não confundas o principio da app portuguesa com as outras app estrangeiras. Não se sabe o código delas.

          • Tadeu says:

            Samuel MG, primeiro, as outras apps daqueles países usam as mesmas APIs e princípios.
            Segundo, o que as outras apps fazem ou deixam de fazer, não vai alterar em nada o que a app e sistema portugueses fazem, isto é, não vai alterar o facto de não haver dados das pessoas.

          • pois says:

            A API de “contact tracing” é só um dos components da app. Mesmo assumindo que dado que está no GitHub, é open-source, e toda a gente que olha para o código percebe o suficiente para reconhecer falhas de privacidade e segurança (os famosos CVEs) que essa componente tem privacidade perfeita, nada é dito ou garantido sobre as outras componentes da app, especialmente as de código fechado.

            Fazer de conta que aquilo é se segurança garantida é coisa de ignorantes pretenciosos.

            Apesar dessa confiança toda, alguém ainda se lembra do Heartbleed e da confiança no OpenSSL porque é open-source e é fundamental para a segurança de serviços online?

            pt.wikipedia.org/wiki/Heartbleed

            pplware.sapo.pt/informacao/heartbleed-saiba-o-que-e-esta-vulnerabilidade-e-como-o-afecta/

  7. KodiakShadows says:

    Eu é que não instalo essa merd@s no meu smartphone. Na UK ningém quer saber desses lixos nem eu ouvi falar

  8. Sardinha Enlatada says:

    Esta app nao passa de mais um pica miolos.

  9. Peccavin says:

    Esta “pandemia” veio abrir as portas para muita coisa. Ou o pessoal toma atenção ao que permitem que os governos façam, ou em meia dúzia de anos estamos todos com cordelinhos com as marionetas. Na China até já têm apps que atribuem pontos ao “comportamento social” e controlam tudo. Quem tiver uma boa pontuação, tem descontos em aquisição de vários bens e serviços, e até têm “descontos” nos empréstimos bancários. As famosas apps de encontros até emparelham o pessoal com base na tal pontuação do comportamento. Tenham muitas atenção. Não confiem em 50% do que ouvem e lêem nas notícias, e outros 50% só confiem em metade. Vivemos tempos perigosos no que diz respeito à informação e falsa informação. Em relação ao iOS, com a atualização 13 qualquer coisa surgiu o menu do covid, e lá dentro tem ligação à app portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.