O seu próximo smartphone Android poderá ter 8 anos de atualizações
Um dos temas recorrentes no universo Android são as atualizações e o tempo que estas são oferecidas. As melhorias têm surgido e agora há uma novidade importante. Em breve os smartphones Android podem vir a ter 8 anos de atualizações. Depende apenas da Qualcomm e da Google.
As marcas de smartphones Android, como a Google e a Samsung, oferecem sete anos de atualizações de software e segurança para os seus modelos mais recentes. No entanto, a Qualcomm está agora a abrir as portas para que os OEM Android forneçam vários anos de suporte de software para os seus dispositivos com os seus SoCs mais recentes.
Numa publicação oficial, a Qualcomm anunciou que estabeleceu uma parceria com a Google para oferecer aos OEM a capacidade de fornecer suporte até oito anos de atualizações do sistema operativo e de segurança. Os primeiros dispositivos a beneficiar deste suporte alargado de atualização de software serão os smartphones Android equipados com o mais recente SoC Snapdragon 8 Elite com o Android 15.
O suporte será também alargado aos dispositivos equipados com os novos chipsets Snapdragon série 8 e 7, que serão lançados ainda este ano. O maior período de suporte para a atualização de software permitirá aos utilizadores tirar o máximo partido dos seus investimentos em smartphones e prolongar a vida útil do dispositivo. Os OEM Android terão também a oportunidade de oferecer as mais recentes funcionalidades aos seus utilizadores ao longo destes oito anos.
Além disso, o programa incluirá também duas atualizações para o Android Common Kernel (ACK) da plataforma móvel. Isto é importante porque o Kernel é o núcleo do sistema operativo Android, e a atualização do kernel ACK irá garantir que os OEM podem fornecer atualizações de segurança durante todo o período de oito anos.
A Google entende que os esforços da Qualcomm para prolongar a vida útil dos dispositivos Android são um passo fundamental para aumentar a longevidade dos smartphones. Através desta colaboração, os OEM podem atualizar o software e a segurança dos seus dispositivos de forma mais integrada, garantindo uma experiência Android mais segura e duradoura para os utilizadores.
A Qualcomm salientou ainda que, embora tenha preparado o caminho para oito anos de suporte de atualização de software, isso não é obrigatório. Caberá aos fabricantes de Android decidir quais os smartphones que irão tirar partido do suporte de atualização alargado.
“Android poderá ter 8 anos de atualizações” a ser verdade e vindo mesmo a acontecer, será uma excelente noticia. 😉
Daqui o portador das más notícias:
quando o hardware for, de forma generalizada, definitivamente suficiente para executar os “AI companions”, eles terão o que querem! Tu ficas vais ficar sonambulamente feliz também!
Patchs de segurança deveriam ser 8 anos, restante upgrades 2 ou 3, isto porque os developers não podem estar presos a hardware antigo.
Estás a dizer que os devs de Windows são especias?
Não são o meu 486X2 confirma isso, felizmente ou infelizmente as inovações em velocidade e tecnologia não param no tempo…
Eles até podem dar os 8 anos, mas acredito que a experiência de utilização vai ser tão má, que ninguém vai querer. O sistema operativo e as apps vão ser muito mais lentos.
Pois, tem é de ser snapdragon e eu acho que os novos estão a sair todos com mediatek.
Quando eles dizem 7 ou 8 anos de atualizações , querem dizer 3 , no máximo 4 de SO e o resta tanto de atualizações de segurança
Mais do que o suficiente para quem troca de tlm de 2/3 em 2/3 anos 🙂
Tradução: Android está estagnado e não vai evoluir. estou a usar uma tablet como substituição de portátil e a gestão de ficheiros no Android é um desastre isto apesar de poderes teres hoje armazenamento d 1TB. Tirando isso é tudo melhor que um portátil começando pelo ecran com brilho suficiente para exterior, sem ruido de ventoinhas, peso, bateria.
Não adianta ter um celular bom , pois com essas poucas atualizações se tornam descartáveis.
Hoje em dia quem quer o mesmo tlm por mais de 3 anos? Principalmente pra quem compra os premium isso não faz diferença nenhuma.
Sim pá, ao fim de 3 anos, com o novo modelo, fazes 500 mil coisas diferentes. Mentalidades do c. Estranho mundo novo do usa e deita fora. Depois replicam este comportamento nas relações sociais. Que mundo nojento. Quando bater no fundo o que eu me vou rir de gente como tu. Até choram baba e ranho a chamar pelo papá e pela mamã.
Tenho um topo de gama de 2021 e não penso em trocar nos próximos tempos. Farei uma troca de bateria mas de resto, não conto mesmo trocar o dispositivo.
8 anos… tipo os 7 da samsung… em que com temos praticamente o android 16 a sair e os S24 continuam com android 14?
O meu tem 7. Chama-se Pixel. Não há mais androids.
exactamente isso. desde que tenho Pixel nem sequer olho para o lado
Tenho o Samsung S25 e sei que tenho 7 anos de atualizações do Android. Pelo menos até ao ano de 2032 estou à vontade. Agora se me quiserem acrescentar mais 1 ano pela frente tudo bem. Só ajuda.
espetacular.
isto é excelente noticia para o consumidor!!!
A Qualcom tem vontade mas os fabricantes é que decidem ! Está tudo dito !!