Quantcast
PplWare Mobile

TikTok é acusado de divulgar notícias falsas sobre a COVID-19

                                    
                                

Fonte: Media Matters

Autor: Marisa Pinto


  1. EpahOlha says:

    É uma área “cinzenta” de facto.
    Se eles cortam este contéudo lá se vai a liberdade de expressão. Se não cortam, são acusados disto..

    Serão sempre presos por ter cão e por não ter. Cabe às pessoas informarem-se nos canais devidos, e não em redes sociais. Infelizmente é mais fácil fazer scroll em redes sociais, do que em ir pesquisar em canais confiáveis por informações corretas.

    • ToFerreira says:

      Liberdade não é o mesmo que libertinagem. Nunca pudeste dizer tudo o que te apetece – Vide “difamação”.

    • Manuel da Costa says:

      O problema são os bots que fazem 2000000 de visualizações em pouco tempo, escolhendo os vídeos que querem colocar no top, como que por acaso, foram vistos por 250000 de perfis diferentes, que viram 20000000 vídeos. Se tantos viram aqueles é porque são importantes.
      É uma táctica igual ao twitter e ao FB… onde basta colocar 1200000 emojis com 1200000 de perfis diferentes e já são “tema alto” e quem o postou está a ser recomendado como amigo a 2000 vezes o número de comentários.

    • Raven says:

      O problema é vivermos num sociedade em que tudo tem de ser aceite e tolerado, sob pena de sermos excomungados e acusados de sermos fundamentalistas. Não me “lixem”, sff. Não aceito tretas, não posso censurar mas não sou obrigado a dizer amém a tudo o que certos influencers debitam (mts deles a troco de €)! Chamem-me antiquado, é na boa!!!! E 100% de acordo com o ToFerreira,liberdade e libertinagem têm sido MT confundidos desde o 25 de abril…

      • HOS says:

        Mas as pessoas tem de pensar de igual forma? A sociedade toda ela tem de seguir um unico caminho? porque q eu tenho de ir para a esquerda se quero ir para a direita? porque que tu tens de seguir para a direita se queres ir para a esquerda?
        O pessoal habituou-se, ou habituaram-nos, a serem todos iguais… exemplo, “Plano Nacional de Educação”, todos aprendem das mesma forma…. ninguem pode escolher aprender de forma diferente? Como este exemplo há muitos outros…..

    • José says:

      Falta bom senso, um valor que só se aprende com boa educação e sobretudo uma formação sólida. O que me preocupa é ver censura a factos ou opiniões por vezes até bem fundamentadas, mas que vão contra certas ideias que tentam à força impor à sociedade, apenas porque é moda ou querem fazer da sociedade um objecto que se estuda em laboratório. Isso assusta um pouco ou cria muitas desconfianças.

    • ewrer says:

      Experimenta dizer mal do governo chinês no Tik Tok. Depoisz diz-me o que acontece ao vídeo que lá publicaste.

  2. Marco Duarte says:

    As pessoas querem ir para a esquerda , mas eu vou para direita portanto sou negacionista, não sou medico etc etc portanto estás noticias valem o que vale .gosto da lavagem que fazem ao cérebro tanto que agora é” família morreu de covid,pais negacionistas nao vacinaram menina e deixaram morrer pois nao deram autorização ligar ela a um ventilador LOL mas nunca é em Portugal é sempre lá fora incrível.

  3. Miguel says:

    Desde que começaram a vacinação os comentários de maior parte das páginas que tem domínio .sapo.pt tem os comentários desligados, porque será?

    • Manuel da Costa says:

      O Chega e os “jovens pela verdade”, chegaram a colocar 700 milhões de comentários a dizer que tinham falecido 19800 jovens, no Porto, devido a reacções adversas à vacinação, no passado fim de semana. Depois de anunciarem 100000 portugueses que “morreram sem que o governo diga que estavam vacinados”, a maioria dos sites prefere não ter 40000000000000000 de visualizações e perder comentários de pessoas que sabem o que estão a escrever.

      • Jesualdo says:

        Ninguém quer saber da tua cassete! Que labrega!

      • Miguel says:

        És um mentiroso de primeira os comentários das páginas .sapo.pt foi antes dessa faixa etária, foi pouco depois de começarem a dar as vacinas.

        Será que não existe jornalistas neste país, para investigar porque removeram os comentários de dezenas de sites Portugueses?

        • Vítor M. says:

          Quais sites? Olha que aqui ninguém mexe. Diz lá um ou dois para eu perguntar.

          • miguel says:

            https://24.sapo.pt/
            https://jornaleconomico.sapo.pt/
            https://visao.sapo.pt
            https://desporto.sapo.pt/
            e muitos mais…

            Os comentários deixaram de aparecer, por altura que começou a vacinação.
            Ainda bem que o pplware não entrou nesta onda.

          • Vítor M. says:

            Esses alguma vez tiveram comentários? 😀 eu nunca vi. Ora vai ver no Facebook desses sites se permitem comentários. 😀

            Aqui, sabes que aqui cada um tem voz, dentro das regras. Os nossos visitantes não são números. São pessoas com ideias, opinião e critérios. Têm dúvidas e trazem conhecimento. E nós equipa, respondemos sem problemas, sem receios de trocar opiniões. Ao contrário de outros projetos, aqui o debate tem valor, sempre teve, e já regras, os que pensam que as podem contornar, são penalidades.

            “Aaaa nunca mais cá venho…”

            Ó meu caro, até sempre. Se não entendes que a tua liberdade acaba quando começa a de outro, vai e não voltes.

            Mas sabe os que não é assim. Ano após ano temos crescido em visitantes e páginas vistas. Mais de 10 milhões de visitantes mensais, visitas dos quatro cantos do planeta. Sabes porquê?

            Porque aqui cada um tem o seu valor. Não é um número 😉

            Bons banhos.

          • Grandville says:

            Talvez ele seja como o tucker carlson ( sim em minúsculas porque o tipo não merece o louvor de maiúsculas ) que tinha provas mas vinham pelo correio e os “dems” roubaram-nas …

          • Miguel says:

            Já meti aqui uma lista de sites sapo, mas ficou em espera de aprovação.

          • Miguel says:

            Sim sempre tiveram comentários, milhares por dia.

          • Vítor M. says:

            Miguel, eu por esses não tenho de responder, mas duvido que tenham tirado os comentários por alguma indicação de alguém ligado a alguma força política ou algum esquema. Isso não acredito. Alguns desses sites, eu nunca vi comentários, visto que o sistema de autenticação era mais complicado. Seja como for, eles são eles, e nós somos nós.

            Sobre os links, calma, o sistema anti-spam tinha-os apanhado 😉 calma que estamos atentos, mas só temos dois braços.

            Bons banhos.

      • Luis says:

        Só 700 milhões?? Eu diria 700 mil milhões .. cada um

    • Hugo says:

      Porque há uma agenda e estão-lhes a pagar para omitir a verdade. Está à vista de todos mas ninguém tem provas. Tu também não és maluco.

    • Vítor M. says:

      Conversa da treta. Que interessa ao Sapo os comentários? Agora, fulanos que apregoam mentiras, que espalham conspirações, esse estão a ser banidos das redes sociais e de todo o lado. Negacionistas não têm lugar na sociedade, são um cancro.

      É importante as pessoas questionarem a pandemia, as políticas de controlo da doença e até da qualidade das vacinas, agora criar cenários falsos e levar a que outras pessoas, também parcas em conhecimentos, sejam enganadas e deixem de tomar a vacina, isso não pode ser. Não pode haver espaço para negacionistas.

      • Marco Duarte says:

        Portanto o resumo que tiro do teu texto ” Negacionistas são tipo seitas que levam uma multidão no final a matar se” LOL Eu quando compro um medicamento as vezes as vezes nem sempre, ponho a ler a Bula coisas parvas mas pronto agora se eu quiser a bula da vacina que me querem administrar nao existe , mas pronto sou um negacionista que acredita no vírus mas não na palhaçada a volta disto, e nao sou Anti vacinas pois tenho elas todas em dia, algo vai mal é nas pessoas e o covid veio mostrar isso mesmo, basta ler os comentários pra ver a pobreza que para aqui vai . é o morre entubado, negacionistas deviam de padecer sem cuidados médicos , a família devia de morrer toda com covid etc etc o mal está ai pois pra isso acham normal e aceitam tal comentário mas o dizer ” não tomo a vacina” UI é logo MORRE lol A minha realidade é ,tenho mais medo das pessoas do que o Covid

        • Vítor M. says:

          Vou-te responder à medida;

          Estás é enganado. Tens os negacionistas, parvos que procuram o seu minuto de fama, completos atrasados, pessoas que estão a matar outras pessoas. São criminosos à dimensão do palco que conseguem. São um cancro, pessoas reles da pior espécie.

          Depois tens as pessoas que são críticas, procuram informação para decidirem a sua posição, mas não tentam induzir os outros em mentiras. Servem-se do que acreditam para si e para os seus. Estão errados, mas pelo menos não criam cenários de negacionismo, cenários de intimidação e medo.

          Depois há os indecisos, os que têm receios, mas que procuram informação junto do seu médico.

          Por fim, os esclarecidos. Pessoas já vacinas, que se protegeram é que vão proteger os outros, até os atrasados que não querem tomar.

          Portanto, a vacina é importante para as pessoas se protegerem e protegerem os outros.

          Na minha opinião deveria ser obrigatório a vacinação. Obrigatório para entrar nas escolas, no teatro, cinema, estádios, faculdades, serviços públicos, aviões, transportes públicos e outros locais onde as pessoas estão expostas.

          A partir do momento em que todos tenham a vacina, que não haja falta dela, deveria ser obrigatório (para todos que estão ilegíveis para a tomar).

          É a única forma de nos livrarmos da doença.

        • ToFerreira says:

          Não existe bula da vacina?! Bom exemplo de negacionismo
          https://letmegooglethat.com/?q=Bula+comirnaty

          • Marco Duarte says:

            Dizer “negacionista” na internet és o maior , na vida real ficas calado lol

          • Hugo says:

            Tens noção que na “vida real” os negacionistas são como os bêbedos, é evitá-los, não se aprende nada e só nos ocupam o tempo.

        • Sardinha Enlatada says:

          Na verdade voces nunca usaram essa palavra para nada mas como sao uns autenticos papagaios e gostam de ser influenciados pela comunicacao social , estao a fazer o jogo dela, falar o que ela quer que seja falada em relacao ao virus. Por isso nada de novo aqui, voces tem e falta de criatividade, arranjem palavras novas, nao usem as da comunicacao social.

      • Marco Duarte says:

        Lá esta, mensagem apagada, mas a culpa é dos negacionistas HAHAHA

      • José says:

        Mas agora tudo é negacionista? Deve ser a palavra da moda! O problema antes demais relaciona-se com o alarme social que foi criado, milhões tal como eu já foram vacinados, mas continua a morrer gente, e não tem sido brincadeira alguma! Negar esse facto é que é ser negacionista. Ter dúvidas, sobre a eficácia, a duração dos testes, dos efeitos secundários etc não é ser negacionista é ter dúvidas sobre a real eficácia de tal medida. Como disse, já fui vacinado, eu e toda a minha família – o meu filho com 21 anos foi há perto de um mês -, mas acham que me sinto seguro? O vírus, é um facto anda por aí, mas parece que a cada passo dado, torna-se mais virulento – ou pelo menos é o que nos dão a entender. Eu tenho a certeza que existe, mas tenho dúvidas sobre o real efeito, desde que, no ano passado dia 4 de Abril, queriam à viva força fazer de vitima covid19 uma tia minha que faleceu devido a alzheimer. Podiam ter começado por evitar “confusões” dessas, pois eu já vivi noutros continentes e tive portanto de tomar vacinas para doenças que não existem por cá e não me preocupei, mas preocupo-me quando estamos estamos desde há quase dois anos a ser assustados, quando por vezes, vemos no discurso dos próprios dirigentes um preocupante deambular de ideias que parecem ser fruto mais do acaso do que de ciência.

        • Vítor M. says:

          Estás é enganado. Tens os negacionistas, parvos que procuram o seu minuto de fama, completos atrasados, pessoas que estão a matar outras pessoas. São criminosos à dimensão do palco que conseguem. São um cancro, pessoas reles da pior espécie.

          Depois tens as pessoas que são críticas, procuram informação para decidirem a sua posição, mas não tentam induzir os outros em mentiras. Servem-se do que acreditam para si e para os seus. Estão errados, mas pelo menos não criam cenários de negacionismo, cenários de intimidação e medo.

          Depois há os indecisos, os que têm receios, mas que procuram informação junto do seu médico.

          Por fim, os esclarecidos. Pessoas já vacinas, que se protegeram é que vão proteger os outros, até os atrasados que não querem tomar.

          Portanto, a vacina é importante para as pessoas se protegerem e protegerem os outros.

          Na minha opinião deveria ser obrigatório a vacinação. Obrigatório para entrar nas escolas, no teatro, cinema, estádios, faculdades, serviços públicos, aviões, transportes públicos e outros locais onde as pessoas estão expostas.

          A partir do momento em que todos tenham a vacina, que não haja falta dela, deveria ser obrigatório (para todos que estão ilegíveis para a tomar).

          É a única forma de nos livrarmos da doença.

          • Joaquim Sobreiro says:

            Que se te pode dizer mais se tu só acreditas em que a vacina “É a única forma de nos livramos da doença”?

        • ToFerreira says:

          Ser negacionista é negar que sem a vacina morreriam muitos mais, que a vacina diminui a letalidade (os dados sao públicos). Ter dúvidas não é ser negacionista, mas fazer afirmações e criar certezas em cima dessas mesmas dúvidas, é ser negacionista!
          Usar o “alarme social” dos media, a quem lhes interessa vender conteúdos e as dúvidas da ciência perante um vírus novo, é ser negacionista. Esclarecido?

      • CRP says:

        Srº Vitor M. , não desvalorizando o seu comentário, nem sequer estou a critica-lo, mas é preciso ter cuidado com alguns extremismos, porque quando é na casa dos outros, não se passa nada, mas quando é na nossa casa falamos doutra maneira.

        Deixo este video para perceber o que pretento dizer:
        https://bit.ly/3sF2MNW

        Começa a haver um bocado de fanatismo e hipocôndria excessiva, tem que haver meio termo.

        Obrigado pela Atenção.

        • miguel says:

          Se o relato é exacto dessa mãe é deveras preocupante 🙁

          • robin says:

            É a paranoia criada pelos orgãos de informação porque assim têm mais dinheiro da publicidade quanto piores as noticias melhor para as audiencias, dos governos porque assim o povo está anestesiado e não reclama, mas o pior é que ninguem quer abrir os olhos.

        • ToFerreira says:

          Devemos concluir alguma coisa ouvindo apenas uma das partes?

          • A.F. says:

            Ó Tó, não deves ter filhos(espero bem que não), se te acontecer o mesmo, sou vou ouvir o outro lado.
            A ignorância as vezes não tem limites, pensar que uma mãe ia inventar uma historia ou por em causa a vida da filha, só porque quer ser uma vitima. Os verdadeiros negacionistas são pessoas como tu.
            Muito sinceramente enoja-me só o facto de pores em duvida a vida de uma criança, que pode ter um traumatismo e ninguém a examinou.
            Sim acredito que existe um vírus perigoso no nosso meio e no dia a dia (uso mascara e desinfecto as mãos sempre que necessário), posso é não concordar a maneira como está ser administrada a vacinação e alguns métodos de contenção.
            “Deus” me livre de viver em sociedade com pessoas como tu.

  4. Joaquim Sobreiro says:

    ONG-Média Matters, China, Tik Tok, OMS, informação falsa. Tudo gente insuspeita.

  5. robin says:

    E o que são as noticias verdadeiras ? as filtradas pelas tvs, pelo facebook, pelo twitter , pelos governos compostos de politicos muitos deles comprados e dominados por organizações que de democraticas não têm nada , ou pelos talibas da UE presos a grupos cujos interesses pessoais ou partidarios estão a acima que qualquer outro objectivo.

  6. Sardinha Enlatada says:

    Eu juro que nao consigo entender como e que as pessoas complicam tanto em coisas tao simples. Ninguem aqui e medico ou coisa que se pareca mas pode-se falar sobre o assunto envolvendo outras questoes. E porque nao fazer as perguntas certas ? Sim com perguntas tambem se aprende. Entao vamos la. Muitos de voces andam aqui a apregoar como se fossem “padres” a aconselhar a vacinacao em massa. Eu pergunto. Porque nao pensam na outra possibilidade ? Sim existe outra, nao para todas as pesssoas mas para as pessoas saudaveis que sao muitas. Entao e que tal saber ate que ponto a vacina e mais eficaz que a nossa imunidade natural ? Existe algum relatorio medico a falar sobre isso ? Isso e que deve ser analisado. Anda toda a gente em euforia na corrida a vacina, como se o mundo fosse acabar mas esquecem-se que cada um de voces tem a vossa imunidade natural, e a mim me parece, pelos menos para as pessoas saudaveis que nao sera necessario essa tal vacina (tenha ela eficacia ou nao) uma vez que ja observamos que a taxa de sobrevivencia a este virus e elevada. Fica novamente a pergunta, porque a toma da vacina se podemos usar a nossa imunidade natural ? Nao me digam que nenhum de voces nunca ficou com febre e dores no corpo ? Isso nao e novidade. E com este virus tambem nao e. A muitas perguntas sem resposta que eu ja fiz aqui e que as pessoas ja nem se dao ao trabalho de responder ou tambem porque nao sabem, entao o resultado disso e que estamos a engolir tudo o que vem dos media. Acreditem em mim muitos de voces estao a ser enganados por este video. Nota: para as amelias ofendidas nao precisam vir a correr a responder ao comentario com argumentacoes ocas. Continuacao de bom dia. E vao a praia esta um belo dia de sol. La o virus nao ataca 😀

    • Hugo says:

      Não há aqui médicos mas se houvessem tu ias acreditar? Tu continuas a dizer que esta pandemia é um exagero quando está à frente dos olhos que é EFECTIVAMENTE uma pandemia. Independente da taxa de mortalidade não há volta a dar. Por definição estas errado, é preciso que faças também o que pedes aos outros no teu comentário. Ainda não percebi o que procuras. Estás a acusar os utilizadores de fazerem literalmente o que tu fazes. Eu penso noutras possibilidades, simplesmente acredito mais nas que são mais prováveis, tendo em conta as fontes. Por essa ordem de ideias qualquer charlatão que elabore uma boa teoria passa automaticamente a ter alguma razão e todos sabemos que isso não é nem nunca será verdade.

  7. Joaquim Sobreiro says:

    Será que me é permitido dizer que se estão vacinando os jovens para proteger os mais velhos, porque a vacina que lhes deram não os protege?

  8. Sardinha Enlatada says:

    Correccao: “estao a ser enganados por este virus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.