PplWare Mobile

Se há algo de bom a tirar da guerra na Ucrânia, é isto!

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. João Carlos says:

    até dá jeito

  2. Repara says:

    A Rússia enganou-se quanto à dependência da Ue, especialmente da Alenha, do gaz e do petróleo russo. O Inverno ter sido ameno ajudou.
    A Rússia encontrou mercados para esses combustíveis . a China e a Índia, mas a preços #ubstancialmente mais baixos.

    • Hugo Nabais says:

      Tinham feito até videos a mostrar a Europa a congelar! Parece que se enganaram!

      • Há cada gajo says:

        Não tenham tanta certeza disso. ASs importações europeias de gaz russo apenas caíram 10% e parte dele passa pela Ucrânia. Não se deixem embarcar nas ilusões que os politicos vos vendem.

        • Repara says:

          O que foi objeto de sanções da UE à Rússia foi a importação de petróleo, com exceção de Estados mais dependentes. O efeito estimado dessas sanções é uma redução em 90% das importações.
          No gaz natural não houve sanções da UE, mas foi implementada uma política de diversificação das fontes de abastecimento. Putin é que reduziu o fornecimento de gaz à UE, como arma para reduzir o apoio da UE à Ucrânia. A importação de gaz natural da Rússia, que estava em 36% do total antes da invasão da Ucrânia reduziu-se para 13% no final de 2022. A perspetiva é que se continue a reduzir.
          https://www.consilium.europa.eu/pt/infographics/eu-gas-supply/

    • jorgeg says:

      hehehehe,…
      Compram gas russoa china e turquia mais caro,… Genial e brilhante!…hehehe
      a Alemanha encontra-se oficialmente numa recessao!…
      A admin do LGBrandon ri-se dos incompetente “lideres” europeus!

      • Repara says:

        Ninguém compra gaz russo à China e à Turquia. Nem à proibição de comprar diretamente à Rússia.
        A recessão na Alemanha, com uma quebra de 0,2% do PIB no 1.º trimestre de 2023, não é grave. Foi devido à retração no consumo privado em resposta à inflação. O investimento e as exportações tiveram um comportamento positivo
        Brandon & Trump nos EUA, que os pró-Putin apreciam muito, vão ter de esperar.

  3. AlexS says:

    “Limpas”

  4. says:

    Sim claro que a uniao europeia deixou de comprar gas e petroleo… à nao espera, está a comprar e… MAIS Caro!!!
    Pois a politica tem destas coisas , o Povo é que paga, nada demais né.

    Impulsionou as alternativas , sim claro , afinal estamos a pagar a energia mais barata …. à espera tb não, estou confuso agora… minha vizinha ligou agora a queixar-se que os combustiveis aumentaram esta semana pela 3ª x seguida. Tudo lindo e maravilhoso no reino da politica

    • Rui says:

      Se continuares à espera dos políticos não te safas não, eu vi os preços da energia a disparar meti logo mais 4 painéis solares cá em casa hoje em dia já pago menos do que há 2 anos.
      Metam uma coisa na cabeça são vocês que têm de ir a procura das alternativas não são os políticos o costa pode ir comprar a energia ao c*r**** que ele quiser eu “compro” a minha ao sol.

      • Yamahia says:

        Ao sol e à empresa que forneceu os painéis e restante infraestrutura e vai fornecer a respectiva manutenção.
        E baterias para armazenar tb impingiram?

        • Rui says:

          Claro mas isso é um investimento que fazes e pagas a uma empresa portuguesa e pagas 1 vez, sendo que a manutenção também não é muita, a maior manutenção é a limpeza dos painéis que opto por ser eu a fazer.
          As baterias ainda são demasiado caras para o retorno que tens eu estou em teletrabalho e a minha mulher é enfermeira portanto conseguimos aproveitar a maioria da energia durante o dia, quando as baterias ficarem mais baratas talvez pense nisso. Daqui a uns anos o mercado vai aproveitar muitas baterias de carros elétricos em fim de vida, a bateria pode já não ser suficiente para um carro mas para o casa vai estar ótima

          • Rui Rosas says:

            E até podes vender a energia excedente em vez de a armazenar em baterias. estou a vender a minha energia excedente à EZU.pt por 7 cêntimos cada kWh, o que me permite uma poupança e rentabilidade adicional do meu sistema de painéis solares.

          • Rui says:

            Como é que fizeste esse processo para vender a energia a esse preço não consigo vender a esse preço mas também o meu excedente nunca é assim tanto como trabalho em casa durante o dia vou sempre gastando eletricidade e até aproveito para pôr as maquinas a lavar

          • Yamahia says:

            A EZU compa a 7 ao @Rosas e vende a 5 ao @Antonio.
            Estas empresas são espectaculares.

          • Gonçalo says:

            Claro, a EZU compra a mim por 7 para vender mais caro aos estúpidos que se queixam do preço mas não fazem nada para o mudar.

  5. Raul Dias says:

    Boa “istória”… Não fosse o facto da UE andar a comprar combustível a terceiros que vendem mais caro e que são fornecidos pela…. Russia, a preços muito mais baixos.
    A estupidez dos politicos que (des) governam a EU não tem limites…

    • Repara says:

      O que tu inventas 😉
      “Está proibida, nomeadamente, a aquisição, importação ou transferência de petróleo bruto transportado por mar e de determinados produtos petrolíferos da Rússia para a UE. Uma vez que a maior parte do petróleo russo fornecido à UE chega por via marítima, estas restrições abrangerão quase 90 % das importações europeias de petróleo russo até ao final de 2022.”
      https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/sanctions/restrictive-measures-against-russia-over-ukraine/sanctions-against-russia-explained/#oilban
      Deves ter ouvido falar de algum caso de transfega de petróleo entre navios em alto mar, mas são casos isolados.
      Quanto ao gaz natural nunca houve proibição de importação de gaz russo. O que há é convergência de duas políticas – Putin reduziu o fornecimento de gaz à Europa, especialmente à Alemanha, como forma de reduzir o apoio à Ucrânia e, por outro lado, a UE quer diversificar as fontes de abastecimento (e comprar à Rússia permite-lhe financiar a guerra). Como resultado, as importações de gaz russo, que estava em 36% do total antes da invasão da Ucrânia, reduziu-se para 13% no final de 2022, com perspetiva para diminuir.

      • Raul Dias says:

        Informa-te antes de escreveres…

      • Pedro Fonseca says:

        A tua intenção é boa, e deveria ser assim. Mas não está a ser assim. O petróleo e gás Russo continuam a chegar à Europa. O que mudou foram os intermediários.
        Pelo que se sabe o aumento de produção dos restantes países não chega aos números das sanções impostas à Russia. De onde está a vir então o novo fornecimento?

  6. Yamahia says:

    Até agora o que vi foi que conflito levou muitos países a implementar políticas energéticas industriais, de modo a garantir a segurança do abastecimento com recurso ao carvão e a borrifarem-se para a proteção do ambiente.

  7. freakonaleash says:

    Moscóvia rumo à idade medieval!

  8. Figueiredo says:

    Ou seja, mais poluição, destruição da Natureza, Ser-Humano, e Meio-Ambiente, ineficácia e pobreza energética, desemprego, pobreza, miséria, fome, e sub-desenvolvimento, provocados pelas energias limpas/alternativas/verdes que dependem todas dos combustíveis fósseis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.