Metade das casas da Grã-Bretanha já está ligada à rede de contadores inteligentes
A Data Communications Company confirmou que, agora, a Grã-Bretanha tem 15 milhões de casas ligadas à rede de contadores inteligentes, garantindo o fornecimento de dados sobre a utilização de energia, em tempo real.
Em julho do ano passado, os dados apontavam que mais de metade das casas portuguesas já estavam equipadas com contadores inteligentes. Agora, uma notícia muito semelhante surge da Grã-Bretanha, que também já assegurou a ligação de 15 milhões de casas. Desta forma, os cidadãos têm acesso à informação relativa à utilização de energia, em tempo real.
O anúncio foi feito pela Data Communications Company, a empresa responsável pela ligação dos dispositivos em residências e pequenas empresas.
Contadores inteligentes ajudam utilizadores a poupar energia, dinheiro e emissões
As novas adesões aos contadores inteligentes resultam numa rede de quase 25 milhões de dispositivos digitais, em 15 milhões de casas. De acordo com o Business Green, isto significa que tem um maior alcance do que a banda larga de fibra ótica completa, e que há 10 vezes mais casas com contadores inteligentes do que os painéis solares instalados.
Agora, existem 14,5 milhões de contadores inteligentes de segunda geração e 10,3 milhões de dispositivos de primeira geração ligados à rede da Data Communications Company, através dos quais são enviadas, todos os meses, mais de 1,3 mil milhões de mensagens.
Estamos entusiasmados por a rede Data Communications Company atingir agora metade de todas as casas na Grã-Bretanha. Esta plataforma está a ajudar 15 milhões de lares a compreender melhor a sua utilização de energia, ao mesmo tempo que abre também o acesso a novas tarifas inteligentes e incentivos à poupança de energia.
Estamos a cumprir o nosso objetivo, que é tornar a Grã-Bretanha mais ligada, para que as pessoas possam viver vidas mais inteligentes e mais ecológicas.
Disse Angus Flett, CEO da Data Communications Company, explicando que a crescente rede de contadores inteligentes estava a ajudar a impulsionar a inovação numa gama de tecnologias e serviços, ao mesmo tempo que encorajava comportamentos energéticos mais eficientes.
De facto, uma das vantagens apontadas pelos adeptos dos contadores inteligentes é a possibilidade de os utilizadores acompanharem a sua utilização de energia, bem como os seus custos, em tempo real. Tendo acesso a essa informação, podem sentir-se encorajados a poupar energia e, consequentemente, em larga escala, a contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Aliás, a Data Communications Company partilhou uma "estimativa oficial conservadora" baseada na poupança média de cada contador da sua rede, e indicou que os contadores inteligentes estão a ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono de Reino Unido em cerca de 725.000 toneledas por ano.
Este artigo tem mais de um ano
Sim, pois, mas por cá apesar de já uma boa quantidade de contadores intiligentes instalados ligação para contagem, zero ou quase! É mais proveitoso a faturação por estimativa não vá os consumidaores ficarem a saber realmente quanto e como consomem energia.
Podes sempre ir tirar a contagem e enviar todos os meses, levas tipo 1min a fazer isso e app da EDP até te avisa quando chegar o dia.
Não é a mesma coisa que ter um contador inteligente, certo, mas não é como se não tivesses uma alternativa fácil.
Bom dia,
Eu faço o trabalho deles, mando a leitura de mês a mês, e acaba-se com a estimativa.
Em Portugal pensava eu que tínhamos algo semelhante chamado e-redes mas vendo agora o site deles nem entendi o que fazem.
Só sei que mandaram um técnico que, teoricamente fez alguma coisa sem o meu consentimento (muito sinceramente acho que nem fez nada porque nem o vi), e depois disso não obtive qualquer informação sobre como usar o novo “serviço”.
Os contadores estão, acho, que instalados em quase todo o país, mas funcionarem na contagem é practicamente nulo que é o caso do meu instalado à uns anos no concelho de Famalição, no entanto tenho um caso engraçado, numa terreola do interior, distrito da Guarda, o meu pai tem duas casas distantes uma da outra em cerca de 350 metros e a que está vazia tem contagem real, pasme-se, e na que habita não, foram no entanto trocados os contadores no mesmo dia… é mesmo à tuga. Abraços.
Sim, zona de Loures, já está a enviar as contagens diárias. Descobri depois da última leitura enviada, em que recebi um SMS da e-redes a me informar da ação. E sim, a atualização da contagem é diária.
Não sei o porque de se salientar “podem sentir-se encorajados a poupar energia “… e não sei porque pois sempre fui “ensinado” a poupar electricidade!
Moro em Vendas Novas e por aqui o contador envia leituras diárias para o comercializador.
Aqui, com as taxas e taxinhas que vêm na factura da electricidade, paga-se quase o mesmo quer gaste quer não.
E continuamos a achar normal esta alteração de tais equipamentos electrónicos sem necessidade numa altura onde dizemos querer salvar o planeta? Só mais uma incoerência. Vou dormir.
Vamos continuar a andar de carroça porque é mais ecológico…
Claro que é necessário? Sabes que do lado da central não é do tipo, “oh zé dá mais gás á turbina 1 que o Chincas vai ligar a televisão”.
Há todo um planeamento que com mais monitorização, consegue ter ganhos de eficiencia e ajustar a produção e o consumo de forma a não existir desperdício.
Como terei feito ao longo dos anos com os contadores tradicionais? Como monitorizava?
Ou não é possível com os anteriores? Claro que é… sempre foi. Hoje recebi a fatura (só tenho consumo eléctrico) > 2 meses > total = € 68.30! (não tenho nada “pendurado” ao poste)…
Existem equipamentos que não se podem desligar (frigorífico, arca, routers são 2+ONT, 3 boxes E2, 2 smartvs e 1 tv normal, central de alarme)… depois é gerir o passar a ferro, a máquina da roupa, equipamentos que devem ser usados nas horas em vazio. Ainda posso reduzir um pouco mais… tenho que colocar mais lâmpadas led.
Tenho leitor da eletricidade digital à cerca de uma ano, em Dezembro de 2022 coloquei paineis fotovoltaicos que foram devidamente registados em Janeiro. Apos a instalação do contador sempre paguei consumos reais enviados pelo contador, primeira fatura de 2023 qual o meu espanto quando enviam estimativas e pior ainda, bem superiores ao meu consumo normal. Dizem que a e-redes não lhes comunica os dados, mas o engraçado é que eu no site da e-redes consigo verificar os meus consumos sem problemas. Este país é para os espertos…
Aqui em V. N. Famalicão, os contador já envia leituras automaticamente.
O que vale é que a E-Redes funciona muito bem, aliás instalaram-me o contador e o manual que deixaram nem sequer respeitava àquela marca de contadores…
O manual é igual para todos! 🙂