Quantcast
PplWare Mobile

IPMA: maio de 2020 foi o mês mais quente desde 1931

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Joel says:

    Na terra tem havido sempre alterações climáticas. Desde muito antes de haver humanos. E também não é agora que seremos culpados. Esta é apenas mais uma fase pela qual o planeta passa.

    • pgomes says:

      Ainda bem que estás aqui a esclarecer estas coisas, com todos os teus estudos e dados acumulados, em climatologia.
      Nada como ver meia duzia de videos de teorias da conspiração, para contrapor os dados recolhidos e a análise de milhares de cientistas, ao longo de mais de um século.

    • TugAzeiteiro says:

      Na Índia conseguirem ver os Himalaias também deve ter sido apenas mais uma fase pela qual o planeta passou e nada a ver com o facto da cidade de Jalandhar ter ficado deserta de carros e a industria ter parado! Aiii sério…. tanta ignorância no mundo!

    • RM says:

      E quem é que pode provar que esta é mais uma fase pela qual o planeta passa ?

    • Miguel says:

      Há uma confusão de ideias: alterações climáticas é algo que é habitual acontecer de tempos a tempos no planeta, há carradas de registos disso. Aqui a grande questão é se estas alterações são de origem antropogénica, ou se não …

      É lógico que todas as intervenções humanas ou todos os acontecimentos naturais provocam algum efeito no ambiente, pelo menos ao nível local, podendo ser estendido a nível regional, dependendo do tipo e dimensão das alterações.
      A discussão continua é a nível global. No meu entender, estas alterações climáticas poderão ser potenciadas e agravadas pelas intervenções das actividades humanas, mas é muito incerto qual o nível de influência.

      Pela minha formação universitária em geociências e pelas minhas pesquisas e análises, é impossível ter certeza de qualquer uma das hipóteses. Quem o disser dessa forma, sabe interpretar bem a ciência ou é prepotente, pois são tudo estudos com base em teorias que não retornam verdades absolutas quando trata informações com imprecisões, modelos matemáticos incompletos (por não conhecermos tudo e não conter todas as variáveis e respectivos pesos e relações) e ainda aplica tratamento estatístico.

  2. Asdrubal says:

    Esteve aí uma semana quente, mas já houve outros anos em que Maio esteve bem mais quente.

    Agora inícios de Junho, está fresquinho.

  3. Joao Ptt says:

    As alterações climáticas vieram para ficar há muito tempo, e continuarão por bastante tempo.
    Alterações climáticas… tsunamis, vulcões, terramotos, quedas de montanhas (mudanças drásticas na geografia do planeta), vírus altamente mortal, ainda estão para vir para afectar a humanidade em escalas megalómanas, para já vão acontecendo as coisas ainda espaçadas (mas não muito) para dar tempo para as pessoas despertarem e repensarem o caminho que seguem na vida, mas chegará o tempo em que será tudo tão junto e em simultâneo que vão pensar que o mundo estará literalmente para acabar… e estará, para quem não se ajustou em tempo à nova fase de evolução forçada.
    Não esquecendo a famosa terceira guerra mundial, que garantidamente também chegará, dado a avançada regressão interior dos seres humanos… é inevitável… o que a natureza não varrer da face da Terra, os seres humanos certamente tratarão disso… as circunstâncias estão se a instalar gradualmente e a partir de determinado momento começará… ainda deve demorar uns anos, mas está a chegar.
    Aqueles “tempos futuros” temidos há milénios já estão a acontecer há muito e neste preciso momento, e vai piorando até à dizimação da quase totalidade dos humanos… seja pelos próprios seja pela natureza.

  4. Vivas says:

    1931 e o queca contesseu antes de iço 1930 nao foi quemte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.