Quantcast
PplWare Mobile

A Terra está hoje mais longe do Sol, a 152 milhões de quilómetros de distância

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. João Pereira says:

    Portanto milhões de km de diferença na distãncia para o Sol não afeta as estações, mas uma ligeira inclinação da Terra de apenas uns milhares de km já afeta imenso…
    Mas a 60km de altura, o sol parece até bem mais pequeno que à superfície…E como se explica isso?

  2. Asdrubal says:

    Por isso, hoje está um dia de verão fresco. 😛

  3. Trolha says:

    Ausência da atmosfera (menos distorção optica).

  4. Sofia Coelho says:

    Exactamente! Como se explica?

    • Vítor M. says:

      Diz no artigo:

      Pode ser difícil imaginar a Terra tão longe do Sol num dia quente de verão, mas as variações sazonais de temperatura surgem da direção variável da inclinação axial da Terra, em oposição à nossa distância do Sol. Quer isto dizer que o estarmos com temperaturas mais quentes não tem a ver com a distância, mas sim com a inclinação do eixo da Terra.

      É este ângulo da inclinação que afeta se os raios do sol atingem a Terra num ângulo baixo ou mais diretamente.

      • Toni da Adega says:

        Atenção que só é verão em metade do planeta o pessoal muitas vezes esquecem-se disso.
        No Brasil ou África estariam a escrever o mesmo artigo a dizer que agora estamos no pico do inverno e continuava a estar correcto.

        • Vítor M. says:

          Pois, mas eles que escrevam mediante a situação deles. Eu descrevi a nossa 😉 aliás, até fabriquei aquela imagem no ilustração no corpo do artigo para ilustrar o que se passa.

  5. AlexS says:

    E no hemisfério sul o Verão é quando a terra está mais próxima do Sol.

  6. Zem says:

    Por não estar à escala, a ilustração leva às dúvidas aqui colocadas.

    No texto diz claramente que a distância máxima ao sol é de 152,1 milhões de quilómetros, enquanto que a mínima é de 147,1 milhões de km. A esta escala, a variação é irrisória.

    Além disso, quando se diz que é Verão quando a Terra está mais longe, é provável que alguém se esqueça que se está a referir que ao hemisfério norte e que é Inverno no hemisfério sul. 🙂

  7. Juvenal says:

    Mas os “inteligentes” que por aqui andam continuam com dividas de coisas que civilizações há muito desaparecidas já tinham a certeza? Não, a Terra não é plana e o Sol não é uma projecção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.