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União Europeia prepara novas medidas para antecipar fim dos motores a combustão

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. João says:

    Ótima notícia.

    • Realista says:

      Até acho que deveria ser mais cedo.

      • 9WaInJo11 says:

        Só cai quem quer na farsa do carro elétrico!

        Gasolina ou híbridos são a melhor opção.

        • Vítor M. says:

          Hehehe nem pensar. Essa lenga-lenga já é muito 2020. Hoje, e com todo o investimento, e com a tecnologia desenvolvida, o segmento dos elétricos está mais forte e é já o presente da modernidade. Os térmicos ligeiros vão ser substituídos em 15 anos. Pelo menos aqui na Europa.

          • Rjreis says:

            É só estúpido.
            Ainda não é viável para todos….mas enfim.
            Siga

          • Vítor M. says:

            Por isso há investimento, há apostas na melhoria das redes, por isso os preços estão a baixar e, tal como os térmicos, haverão de chegar para todos. Lembra-te que ainda não passaram 10 anos desta democratização da tecnologia. Já hoje chega a muito mais pessoas.

  2. Andreas Noack says:

    Se eles comprarem um veículo elétrico para cada cidadão, é mais rápido ainda.
    Político bom é político com 3 palmos de terra em cima.

  3. Mário says:

    Aguardo a todo o momento o comentário do Cardeal JL, supra sumo evangelizador dos elétricos e que diz que isto não é impingir uma tecnologia.

    Para o ano toda a gente terá que ter um iPhone, por isso vamos taxar os androids a 1000% de taxa. Isto não é impingir nem obrigar pois não?
    Só ainda não disseram onde vão buscar os milhões de euros de impostos que vão buscar aos combustíveis. E coitadinhos da Noruega, onde vão vender o petróleo e serem os top greenwashers?

    • JL says:

      E não é, só compra quem quer.

      • Morty says:

        Não é diretamente mas é indiretamente, isso e muito claro, assim como a proibição de fabricar/vender carros ice depois de 2035, a isto chama-se proibição.
        E tudo porque as amelias da cidade querem respirar melhor, não que o planeta vá ficar melhor pois a eletricidade vai vir de algum lado e a sua produção ainda causa muita poluição. Para isso podiam ir para as aldeias e assim ajudavam a diversificar o interior dos países europeus que cada vez mais e um deserto.

      • MLopes says:

        não, no caso do artigo não compra quem quer. quem, de uma locadora ou empresa, precisar comprar um carro será obrigado a comprar um elétrico.
        o artigo diz “As empresas de aluguer de automóveis poderão ser proibidas de comprar veículos de combustão interna já a partir de 2030” e “A expansão para incluir grandes frotas empresariais está a ser considerada” logo nestes casos, a serem aprovadas as medidas, é claro que as empresas de aluguer e as frotas empresariais serão obrigadas a comprar elétricos.
        e nem sequer estou a discutir se isso é bom ou mau apenas que se pretende, inequivocamente, obrigar por decreto a comprar elétricos e não continuar com o “compra quem quer”

      • Mr. Y says:

        Aqui vou discordar contigo.
        Acho um exagero estarem a antecipar estas medidas nestes sectores.

      • Rjreis says:

        Só que não.
        A partir de 2035 somos todos obrigados.
        Haja ditadura política

    • JL says:

      Vão vendê-lo a si, não fiz ali em lado nenhum que vai deixar de ter um diesel.

    • Mirado says:

      Eu adorava as lâmpadas de halogéneo, no entanto eles proibiram a sua venda em 2018, era tao bom quando gastava o triplo da energia.

      Tudo isto para nos tentar impingir a tecnologia LED.

      • Fusion says:

        Com a diferença que isso é efetivamente uma melhoria face à tecnologia anterior.
        Ponto dois, a pessoa não tem que fazer absolutamente nada, os encaixes das lâmpadas são os mesmos.
        Terceiro e mais importante, estamos a falar de produtos que custam euros, não de produtos que custam milhares de euros.

      • Mike says:

        E o mais engraçado nisto tudo é que provávelmente consome menos energia que há uns anos atrás, mas paga bem mais por menos energia consumida… É tudo um negócio…

  4. Figueiredo says:

    Presidente Trump seria possível aplicar mais sanções e tarifas à união europeia para acelerar a sua implosão?

  5. Nuno Nunes says:

    A união europeia só pensa nela apenas e não as pessoas que lá vivem e que precisam de um meio para locomover de um lado para outro e em zonas que quase não tem transporte publico tem e as pessoas muitas delas não tem dinheiro para comprar um carro novo e ainda por cima electrico

    • AlexS says:

      É o narcisismo de uma casta politica que se auto colocou fora da realidade.
      No passado a elite ficava satisfeita por andar de avião entre outros privilégios e o povo não, assim que o povo começou também a andar de avião a elite teve que começar a inventar mais e mais para se distinguir.

  6. Yamahia says:

    “… veículos elétricos, estes veículos tornam-se menos populares devido às elevadas taxas de aluguer….”
    Não é só isso. Então um gajo vai de férias e aluga um carro para conhecer o país. Se calha a alugar um elektro, além de passar metade das férias à espera que o carro carregue, fica limitado a conhecer pontos de carga como únicos monumentos a registar em fotografia ou vídeo.

    • JL says:

      Então vai visitar o país, ou vai fazer KMS ? Afinal nos meus vários posts de ontem, eu tinha razão.

      • Márinho says:

        Visitar o país não implica fazer kms?
        O JL é aquela máquina…. o carro dele até faz distancias menores que todos os outros. Se do Porto a Lisboa são 300km, no carro dele são só 200.
        Sim, só que eu numa road trip facilmente faço 200/300kms num dia e abasteço á saída de casa e torno a abastecer á chegada, ou quando muito abasteço uma vez a meio da viagem. Com o elétrico anda…. ops tenho que parar para carregar, ando mais um bocadito, ops tenho que parar para carregar.
        Refens do carro e das suas carregadelas para tudo, é inteligente sem dúvida.

        • Realista says:

          Então se fazes 300km não precisas de autonomia de 1000km…

          O que não faltam são carros elétricos que fazem essa distância.

          • NunoManuelAlves says:

            A Tesla vai falir deve estar mesmo mesmo mesmo quase é só esperar…vai acontecer, já estou a espera desde 2012, estou à espera desde o lançamento do Modelo S …. Agora é que é

        • JL says:

          Implica, mas ele só quer fazer kms, diz que não para visitar.

          Quando vai ao Algarve, fica pela estrada ?

          Não faço maiores, faço as que preciso a custo zero.

          Nessa distância faço o mesmo, mas só carrego em casa.

          Portanto como só diz disparates, ainda aumenta mais os disparates que diz.

    • Realista says:

      Então agora já é um problema ir passar férias de avião e alugar um carro no local de destino?

      Então o que aconteceu aos 1000km por tanque e abastecer em 5 minutos para se conhecer o mundo?

      Já viu que quando se trata de veículos elétricos tudo é um problema e nos veículos a combustão é tudo um paraíso?!

    • Toni da Adega says:

      +1 se querem descansar que fiquem em casa. Ir de férias é para andar de carro. Ninguem fica com o carro parado mais de 20 minutos

      • JL says:

        Nem mais, numa volta ao mundo alguma vez eu ia parar por exemplo nas pirâmides do Egipto ? eu passava apenas na estrada ao lado e dizia-lhe adeus.

  7. Eduardo says:

    A UE a dar tudo por tudo para implodir rápidamente

  8. ºOº says:

    Se os parasitas me quiserem dar um model 3 performance eu aceito, mando já o meu focus do ano 2000 a petróleo pra sucata, tudo em prol da poluição.

  9. TugaPobre says:

    Estes senhores vivem num mundo paralelo.
    Do Luxo dos seus gabinetes e das suas vidas, devem imaginar que todos vevem como eles.

  10. B@rão Vermelho says:

    Se obrigarem as empresas a comprar VE de 5 lugares, ok , agora carros de trabalho de 2 lugares ou carrinhas de carga vai ser o bom e o bonito.

  11. Manuel da Rocha says:

    Curioso: Depois de 65, das 100, maiores locadoras europeias, estarem a cortar 99%, dos carros eléctricos, das suas frotas, pois não há ganhos, a não ser os 6000%, de, potenciais, aumentos, do preço do aluguer, com manutenção a disparar 10000% e a poderem ficar, sem o carro, até 18 meses, ou a pagarem 7000-12000 euros de seguro anual, para ter um substituição, eis que aparece a fonte anónima, a anunciar que “podem acabar em 2030 e desaparecer, em 2032, com 800000000 milhões, a serem comparticipados pela UE”.
    Alguém falou, com essa fonte anónima, e lhe perguntou de onde vão aparecer 600000 euros, pagos por cada cidadão europeu, para essa conta? Sei que há muita discussão com o programa 2030-2040, porque é preciso desviar 26%, para a defesa europeia e há que cobrir 62000000 milhões, para as empresas, numa subida de 133%, em relação ao pacote 2026-2030. Não estou a ver, incluir 100% de EV, nessas contas.

  12. Fusion says:

    Ah pois, depois dizem que a União Europeia não impõe nem proíbe nada. Treta.

    Onde é que está a liberdade aqui?

    Quem é que se vai lixar com isto? As empresas de aluguer de carros. Vão ter de cobrar mais, já que os carros eléctricos são muito mais caros. Depois, as pessoas vão alugar muito menos. Um dos maiores mercados das rent a car são os turistas e os emigrantes que vêm de férias.

    Ninguém quer vir de férias e ter de se preocupar se o carro tem bateria ou não. E aqui falo sobretudo dos emigrantes que vão para as terrinhas no interior, onde os carregadores contam-se pelos dedos das mãos.

    Resultado? Muitas empresas de aluguer vão fechar e ir à falência, porque não têm capital para comprar carros eléctricos. E quem aluga vai preferir os carros a combustão, porque está de férias e não se quer chatear com baterias.

    Mais um sector que vai ao charco graças aos senhores da União Europeia.

    Mas a culpa não é deles. A culpa é nossa, que deixamos que isto aconteça.

    No fim do dia, os burocratas andam com o crachá ao peito a dizer que a Europa é um oásis verde, mas com uma boa dose de hipocrisia. Porque toda a porcaria, toda a poluição, é empurrada para outros continentes.

    No fundo, é isto cá somos todos verdes e amigos do ambiente, mas o lixo mandamos para fora. Eles que se desenrasquem com isso.

    • JL says:

      Claro que não impõe, e aí está a prova.

      Mas de a Europa é tão má, porque tantos querem vir para cá ?

      • Fusion says:

        JL tu és o gajo mais embirrento que já me cruzei na internet, se és assim na internet faço ideia como és na vida real, deve ser difícil falar contigo.

        Mas escuta lá, lendo o texto temos
        Isto:

        “ As empresas de aluguer de automóveis poderão ser proibidas de comprar veículos de combustão interna já a partir de 2030.”

        Proibição não é o mesmo de imposição?

        Claramente tens um défice no que toca a interpretação de texto.

        Em relação as pessoas vierem para a Europa, ambos sabemos o motivo, não me faças de estupido a mim ou a quem está a ler este comentário.

        As pessoas vêm a procura de uma vida melhor. Independentemente se a UE está a dar tiros nos pés relativamente a certas matérias, não deixa de ser melhor que os países de terceiro mundo de onde vêm muitos imigrantes.

        Pff se sério nas tuas abordagens, é que dá a ideia que às vezes te queres passar por tontinho.

        • Márinho says:

          @Fusion, espera até ele vir dizer que disse que não disse.

        • JL says:

          Claro que sou embirrento, vocês por qualquer coisa de nada fazem um filme, até inventam argumentos que não existe no artigo.

          Começa logo por “poderão” ainda nem sequer há confirmação.

          Não, proibição é algo que não se pode usar e comprar, imposição é obrigar.

          claro que sabemos, é porque isto é bom.

          Vida melhor ? então mas se estão a acabar com a Europa porque quereriam eles vir para cá ?

          Se dá tiros nos pés, porque é que o resto do mundo segue os seus passos ?

          Eu sou sério, quando estou a brincar dá para ver isso, está um post mais acima.

          Se me chamam tontinho é porque não sabem respeitar opiniões, nunca chamei aqui nomes a ninguém.

      • Márinho says:

        Mas então as rent-a-cars serem proibidas de comprar carros a combustão não é impor? Algo me falha.
        Quando acabam os carros a combustão nos EUA? Quando acabam os carros a combustão na china? Quando acabam os carros a combustão em africa?
        Se não houver resposta a esta questão, tudo o resto é greenwashing e hipocrisiia.

        • JL says:

          Não, eles podem continuar a usar os veiculos que já têm, 2030 não é por qualquer razão, é porque lhes dá 5 anos para usarem os a combustão.

          Quando acabarem, acabaram, está preocupado porque vai deixar de ter trabalho ?

          • Márinho says:

            Eu não.
            Sou bom naquilo que faço, e nem trabalho na área… já você… deve ser político pela maneira como escreve.

          • JL says:

            Diga lá a verdade, pelo menos uma vez na vida.

            Não sou, mas ainda pretendo ser, não exatamente na politica, mas naquele que tem a ultima palavra na politica….

  13. PorcoDoPunjab says:

    Se isto não é um plano para estoirar com a UE, não sei o que será…
    Nunca tanto inútil junto teve tanto poder na UE.
    Que rebente depressa…

    Quem é que pode comprar VE aos preços que estão e onde os irão carregar?
    E electricidade para isto tudo?
    Vendo bem as coisas se calhar até é uma boa ideia os Russos invadirem isto.
    Entre Russos e burocratas incompetentes, a escolha até nem é difícil.

  14. Factos says:

    europa a ser europa; passiva, corrupta, influenciável.

  15. Nm says:

    Se tudo isto é em prol do ambiente e da saúde das pessoas, porque não ter essas medidas com o tabaco, o álcool, a fast food, as drogas, etc

  16. Oliveira says:

    Politicos desprovidos de neurónios. Autenticos palermas, principalmente os de centro esquerda. Ao momento se todos os carros na Europa passassem a ser elétricos não haveria infraestrutura electrica que suportasse. Iríamos entrar em confrontos por um posto de carraguemento. Enfim mais uma parvoíce, quando a Europa é dos continente que menos polui.

    • JL says:

      Politicos esses eleitos pelo povo, portanto apenas estão a seguir aquilo que as pessoas escolheram.

    • Marco says:

      Sim, a rede elétrica nacional de certeza que não suporta tamanho pico de consumo de energia que provavelmente aconteceria entre as 18h e as 20h apenas. Antes de obrigar as pessoas a mudar de carro, têm que mudar os fios, transformadores, etc necessários para que isso fosse possível.
      Infelizmente é verdade os políticos não têm muito pensamento critico, e aderem a uma agenda “verde” sem pensar. Carros elétricos é uma falácia, pois não são tão melhores para o ambiente como se pensa até porque alguma da eletricidade consumida é de combustíveis fosseis que teria menos impacto ambiental se fossem utilizados diretamente, já para não falar nas baterias e toda a poluição e impacto ambiental que têm e terão no futuro, talvez mitigado por novos tipos de baterias no futuro, mas não neste momento.
      Se houvesse eletricidade verde de sobra em larga escala, atualmente, uma melhor opção seria carros a hidrogénio ou amónia.
      Em todo o caso, se procurarem por estudos da poluição de todas as fontes conseguem perceber que os carros todos somados não têm quase impacto nenhum em comparação com a poluição de aviões por exemplo, portanto se querem começar a corrigir algo, normalmente é boa política começar onde realmente se faz a diferença e não por migalhas.

  17. Sail says:

    Não podem impingir ou limitar pois é obstrução de negocio que por sua vez é crime.

  18. Antonio Mendonca says:

    Para o rendimento médio português que em muitos casos obriga a ter dois empregos para sobreviver e pagar renda ainda gostava de perceber como encaixam uma despesa de 40.000Eur num carro elétrico e para depois para ter de o carregar na rua a preços que, de acordo com a deco, tornam o carro elétrico tão económico como um carro a diesel. Os preços de carregamento na rua só servem para encher os bolsos dos mesmos, o Chega diz que os políticos andam a mamar há 50 anos, o que dizer de Meos, EDPs, Vodafones, Muitos fornecedores de água, grandes cadeias de hipermercados, etc.

    Isto é tudo uma fantochada …. a mudança de paradigma na mobilidade se for necessária em grande escala não pode ser vista como um negócio com margens astronómicas em último caso tem de ter algum tipo de apoio estatal em termos de postos de carregamento que permitam carregar a preços de custo de forma a cobrir o investimento feito.

    Quem imagina estas diretivas Europeias não tem ordenados mínimos de 850Eur (mensais) … diria que os recebe ou perto disso por dia …. Só quem tenha rendimentos acima da média pode brincar aos carros elétricos.

  19. JL says:

    A União Europeia a ser União Europeia.
    O futuro é EV, todos sabemos. Se não for EV, será qualquer coisa como “combustíveis sintéticos” (ou algo semelhante), que foi falado há algum tempo, mas já todos se esqueceram.
    Que tal preocuparem-se um bocadinho mais com as políticas de habitação que grande parte dos países europeus não estão a resolver porque não sabem, ou porque não dá muito jeito?

  20. 9WaInJo11 says:

    Querem impingir carro elétrico à força toda!

    Mas os clientes abriram os olhos! Já não caem na banha de cobra dos fabricantes de carro elétrico!

  21. Carlos Silva says:

    A Europa quer ter cada vez mais carros elétricos e por outro lado a China quer ter mais centrais a carvão.
    Tudo normal, a poluição e o aquecimento global irão continuar aumentar apesar dos carros elétricos.

    • Vítor M. says:

      Certo e esse argumento é muito válido. Mas descarta-o, olha para a nossa realidade. Termos o parque automóvel todo eletrificado e elétrico, tecnologia de carregamento rápido, estações de carregamento espalhadas por todo o lado, à imagem das bombas de combustível, retira-nos o peso da dependência dos combustíveis fósseis que não temos e somos dependeste de países terceiros.

      Imagina o país todo com painéis solares, centrais solares, centrais hídricas, centrais de biomassa e parques eólicos, de forma a não precisarmos para o uso doméstico de combustíveis fósseis, onde as pessoas e as empresas pudessem elas próprias produzir energia a partir destas fontes e vender até em modo coperativa, não seria muito mais proveitoso para a carteira de cada um e mesmo para a organização coletiva energética do país?

      Claro que sim. Ainda mais num país como o nosso que tem tantas horas de luz.

      • Nuno says:

        Carregamento rápido? o que quer dizer com carregamento rápido? meia hora? quantos MW terá de ter essa estaçao de carregamento rápido?

        • Vítor M. says:

          Tal como acontece com os ultrarrápidos, os que vão de 100 kW a 350 kW, à medida que o investimento vai sendo amortizado, mais aparecem. É um bom negócio e por isso é que desde empresas a entidades públicas já começam a ter este tipo de carregadores à medida que a BYD estender a sua rede, como a Tesla o fez e continua a fazer, iremos ver este tipo de carregadores mais amiúde. Mas há sempre necessidade de haver retorno. E Portugal poderá não ser dos primeiros, mas há muitas cidades na Europa que já poderão fornecer esta tecnologia.

          • Nuno says:

            Verifique que estrutura é preciso, hoje, para um posto de 1MW…. NUNCA será viável nas cidades.

          • Vítor M. says:

            A BYD não concorda contigo e foi a própria RIDE Co-CEO da BYD, Stella Li, bem à minha frente, em Xangai, que referiu esse trabalho que estava já a ser feito, primeiro na China e depois a expansão para outros países europeus.

            Portanto, eu ouvi-a a ela e li o que tu argumentas, não tenho dúvidas em quem acreditar, verdade?

          • Nuno says:

            Estou a falar nas cidades europeias, na China é possivel fazerem isso, aqui na europa não! Não é possivel colocarmos um posto de abastecimento numa cidade europeia como as conhecemos hoje, de 1MW, não ha meios para tal. É preciso uma infraestrutura tal, primeiro ponto, as redes electricas nao estao preparadas para suportar 1MW, depois o custo para transformadores, cablagens para suportar tal capacidade, era completamente inviável. Apenas fora das cidades é possivel esse tipo de instalação. E ja nao falo nas gigantescas emissoes electromagneticas que um posto de 1MW implica, que vai contra as normas europeias dentro de uma cidade.

          • Vítor M. says:

            Estás errado. Repara que já nem é novidade na Europa. Existem vários exemplos. Numa pesquisa rápida, para dar dados concretos, visto que tinha apenas uma ideia, mas vaga, de haver já estas estruturas a funcionar, descobri que existem já países a testar estações de 1 MW de potência ou superior:

            1. Munique, Alemanha
            – Projeto: E-Charging Hub da MAN e ABB
            – Local: Sede da MAN Truck & Bus
            – Equipamento: Posto de carregamento com capacidade até 1 MW, com o novo conector MCS (Megawatt Charging System) para camiões elétricos.
            – Objetivo: Suporte à eletrificação de frotas pesadas e testes de camiões elétricos de longo curso.
            – Integração com energias renováveis e baterias de apoio.

            2. Oslo, Noruega
            – Projeto: Megacharger da Siemens e Kempower
            – Local: Terminal rodoviário de camiões elétricos da ASKO
            – Potência: Vários postos com capacidade conjunta superior a 1 MW, incluindo pontos individuais com 600-800 kW.
            – Utilização: Camiões de distribuição urbana e intermunicipal.
            – A rede é alimentada por energia hidroelétrica.

            3. Rotterdam, Países Baixos
            – Projeto: E-Truck Charging Corridor
            – Envolvimento: DHL, Milence (parceria Daimler, Volvo e Traton)
            – Potência: Carregadores de até 1,2 MW ao longo de corredores logísticos.
            – Primeiro carregador MCS já em testes para entrada em operação em 2025.

            Mas haverá mais, eu é que não dediquei tempo suficiente, de certeza. Isto para te dizer que já existem cá exemplos que mostram que os postos de 1 MW já são tecnicamente viáveis, e até têm apoio de regulamentos europeus e fundos públicos.

          • Nuno says:

            Acho que estamos a falar de coisas diferentes, esses postos que refere nao sao dentro das cidades, mas sim fora, eu refiro-me a postos de 1MW tal como temos postos de gasolina espalhados dentro das cidades. Fora das cidades, sim é possivel. Na realidade portuguesa, vai demorar muito tempo até haver mesmo fora das cidades.

          • Vítor M. says:

            Não estão de certeza a querer começar a casa pelo telhado. Aliás, os primeiros pontos PCR em Portugal começaram dessa forma, em zonas industriais e permitiram avaliar o impacto e estender a rede praticamente por podo o país. E neste caso está exatamente no mesmo ponto de partida. Portanto, não me parece haver qualquer entrave ao desenvolvimento.

            Segundo a BYD, os princípios desta tecnologia estão já em teste e serão uma realidade nos próximos anos na Europa.

            A estrutura está assente na arquitetura modular em corrente contínua (DC), no sistema de arrefecimento líquido, no padrão de carregamento MCS (Megawatt Charging System), na integração com sistemas de gestão de energia e na comunicação avançada com o veículo.

            Agora, tal como aconteceu com o início dos carregadores elétricos, Portugal não consegue ir no pelotão da frente, como aconteceu com a Noruega (2011), Holanda (2012), França (2012), Alemanha (2013), Reino Unido (2013)…

            Atenção que em Portugal, os carregadores elétricos começaram a ser instalados por volta de 2010, com a criação da Rede MOBI.E, uma das primeiras plataformas públicas integradas de carregamento da Europa. Esta rede foi pioneira na gestão centralizada e interoperável de pontos de carregamento, com um modelo de acesso universal e transparente. Apenas não acompanhou o desenvolvimento necessário.

          • Nuno says:

            Tudo certo Vitor M. mas dentro das cidades carregadores de 1MW, podemos bem esperar sentados e o tempo o dirá.

          • Vítor M. says:

            Pois, vamos ver a evolução.

  22. Rui says:

    Esta questão é parecida com tantas outras ligadas ao greenwashing que tantas empresas querem mostrar. No final, criam mais problemas do que resolvem. Mas vão aparentando que não. É como os hambúrgueres vegetais. De nome têm a palavra hambúrguer mas no fundo não são nada. Mas “resolvem” a questão colocando a palavra lá. Mas não falam nos problemas associados. É assim como estes carros que só por colocarem a palavra carro (ou veículo) lá, está resolvido o problema. Lavagem verde! Nada mais. Os problemas só vão aumentar. Mas não se fala neles.

    • PeterJust says:

      Engraçado que a propaganda te conseguiu convencer que as empresas que tem práticas menos poluentes afinal são mais poluidoras, ou então não são mais poluidoras mas poluem com outros problemas!! LOL!! Só agora é possivel ver o estado de ignorância da espécie humana, ensinar um gajo como tu, sim, é um desperdicio de recursos.

  23. Joõa says:

    Bem dito… aceitar uma cambada de políticos a definir como se devem mover, em nada é democrático.
    Os aviões e veículos que andam nos céus têm mais impacto que os que andam na terra, além disso fazem mais poluição. Embora isto tudo, seja apenas política e nada de ecológico.
    Bem… são agendas políticas.

    O objectivo é eliminar os veículos ligeiros, motas, carros, entre outros, pois querem que os veículos mais pesados sirvam para todos (aviões, barcos e camiões)… afinal é mais barato e por serem pesados, poluem mais.

    Como exemplo Porto-Lisboa-Porto (sim, ida e volta), por menos de 10€… vá vamos dizer 15€ de Autocarro, pois depende das horas e do tempo da reserva com antecedência.
    Nem com um carro a bateria ou um carro decente, se chega a tais valores. 😛
    O que isto quer dizer, que é escusado comparar preços de atestar, km’s, é mais barato, etc… 😛

    Porque o que está em causa, nem sequer é o valor da viagem ou manutenção…
    mas sim a autonomia e liberdade na mobilidade, entre outros valores.

    • JL says:

      Não, os aviões não têm mais impacto que aqueles que andam na terra.

      Errado, os veículos pesados poluem menos por kg transportado.

      Chega pois, com carro a bateria até se faz por zero euros.

      Exato, a liberdade se consegue com libertação, estes são uma forma de liberdade.

  24. PeterJust says:

    Só peca por tardio, já devia ter sido em 2025

    • Joõa says:

      Claro, que da mesma forma se diz que têm que alinhar com a OMS e o RSI e o Tratado Pandémico. Afinal é para o bem de todos, escolherem as terapias que querem e que estão definidas nas agendas.

    • Joõa says:

      A mobilidade é outra agenda.
      As carteiras digitais, outra… e o que lá querem por dentro, do “cesto” que eles “digitalmente” desenvolveram.
      Existem muitas em em vários ramos.
      É apenas para o bem de todos… em tempos diziam.
      As desculpas são muitas… e já provaram o que fazem (crimes).

  25. mane gonca says:

    como a china lidera nesse campo, o que a europa esta a fazer é falir as companhias europeias de carros que são a unica coisa de jeito que destingue a europa dos outros continentes, portanto vamos ter alancar com os despedimentos dessas industrias mais depressa do que era de esperar…porque não vamos comprar europeu quando existe melhor e mais barato de outro lado…a não ser que nos aumentem os rendimentos disponiveis…

  26. Dúvida says:

    Ainda não percebi de que lado está a UE, se do lado das montadoras europeias, ou das chinesas… Sim, porque ao ritmo que entram as marcas chinesas, as europeias vão de vela em poucos anos… Seguindo-se o resto da Europa…

  27. Manuel says:

    Excelente medida! No entanto considero mais urgente providenciarem o fim da pobreza, a igualdade salarial na Europa, e partirem então depois para esta medida que está muito longe de estar ao alcance de todos.
    Continuamos a falar como se tudo estivesse bem.

  28. Tavares says:

    Fala-se sempre em acabar com os motores de combustão, nunca se fala em democratizar a rede de abastecimento, diminuir o tempo de carga, quem vive em apartamento como faz?!

  29. talvez says:

    Brexit….hummm…. talvez que os ingleses até tenham alguma razão.

  30. Night says:

    Antes de sair a proibição compro um carro a combustão novo, carro eléctricos quem quiser que fique com eles, eu não quero.

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