PplWare Mobile

UE quer independência, mas importações de gás russo atingem nível mais elevado desde 2022

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Guilherme says:

    A UE se ergueu após a segunda guerra mundial com a energia Russa barata conseguindo crescer a um bom ritmo até estava a se tornar a nível económico mais forte que a América.

    Como diz o primeiro-ministro da Eslováquia, a UE vai comprar energia mais cara aos Estados Unidos que por sua vez é vendida pelos Russos aos Estados Unidos e a UE compra com o selo americano.

    A UE ainda não percebeu que caiu na ratoeira dos Americanos para enfraquecer os Russos e a UE?

    • Guilherme says:

      Contexto:
      https ://youtu.be/vo9Nm3mpcYE

    • Max says:

      Há aquele pequeno pormenor da invasão russa da Ucrânia. Se a Ucrânia, com o sangue do seu povo, a ajuda financeira dos europeus e a ajuda dos EUA antes de Trump (que não deu nem mais USD) não tem defendido a Europa, a Rússia era uma ameaça muito maior. Financiar a Rússia é grossa asneira, se puder ser evitada – a Europa tem reduzido a compra de gás e petróleo progressivamente.

      • B@rão Vermelho says:

        Claro, que devíamos e bem ajudar a Rússia a massacrar ainda mais os Ucranianos e sua sua estranha mania de quererem ser independentes, acredito que se um dia chegares a casa e a mesma estiver a ser assaltada ajudas os larápios a levar as coisas para o carro deles, de tão compreensivo que és. 🙂

      • Guilherme says:

        Muitos tem um pensamento pequenino quando a história está cheio de documentos desclassificados americanos como a América consegue criar guerras em outros locais do mundo sem enviar soldados…

        • B@rão Vermelho says:

          E?
          Por causa disso podemos todos invadir os países uns dos outros por causa de que há sempre alguém a fazer algo pior que eu, é assim a tua forma de pensar?

          • Guilherme says:

            Claro que não devemos, mas tenta instalar uma base militar chinesa no México tudo vês o que acontece ao México.
            A Europa caiu no plano americano de enfraquecer a UE e a Rússia.

          • Guilherme says:

            Porque a América conseguiu o que queria enfraquecer a Rússia só me estás a dar razão.

        • freakonaleash says:

          E isso justifica os russos entrarem pela Ucrânia dentro a massacrar civis porque?

          • B@rão Vermelho says:

            Porque será que a Rússia não invadiu a Finlândia e a Suécia, afinal estes dois países só se tornaram membros da nato depois da trapalhada que o Put In meteu a Rússia e os russos.

            “A Europa caiu no plano americano de enfraquecer a UE e a Rússia.” Tens razão, nunca tinha pensado nisso, nunca antes tinha havido uma base Nato na Europa e agora acrescentaram mais de 1000Km de fronteira com um país nato, as coisas que tu sabes.

          • PeterJust says:

            Não tem de justificar nada porque não é assim que funciona, quando os EUA meteram misseis apontados à URSS na Europa durante a guerra fria, a URSS como resposta mandou misseis para Cuba para apontar ao EUA, vê o que aconteceu a Cuba, ainda hoje os EUA fazem embargo e obrigam todos a fazer embargo sob pena de sansões. Porquê? Por causa disso e por causa de serem um país pobre e conseguir dar, dentro do possível, educação e saúde a todos. Os EUA são o país mais rico do mundo e só os ricos podem ir para a universidade e morre gente à porta dos hospitais porque não tem seguro ou o que tinham afinal não serve, acabou o orçamento. Caso não saibas a CIA já estava há muito na Ucrânia a manipular eleições para os afastar da Rússia, com os habituais métodos, proibir partidos, criar histórias falsas e encher os jornais, golpes de estado, etc etc, como a Ucrânia está para a Rússia como Cuba está para os EUA, o sanguinário do Putin atacou e fez ele muito bem, só espero que rebente com aquilo tudo e não dê sequer hipótese de se juntar à UE, é que se a Ucrânia se juntar à UE, brevemente vais ver os ratos nazis que meteste dentro de casa e se achas que o povo ucraniano tem algum voto na matéria, é como os outros, os EUA metem lá um pior que o Putin 100x e eles até aplaudem de pé de tão enganados que estão

          • Industria da Destruição em Massa says:

            Que nós saibamos, quem anda a matar civis é a Ucrânia é 12 anos.
            E mata-os não só na Ucrânia, mas pelo mundo.

            Já houviste falar do site Mirotvorets??
            Lista de Schindler versão Ucrâniana.

            Há la muitos Portugueses na lsiat da morte.

            Mas isso esses merdas dessas nazis, não falam, escondem, ou fingem nem saber, que a Ucrânia opera esquadrões da morte á escala Mundial.

          • B@rão Vermelho says:

            @PeterJust, e tu acreditas que as eleições na Bielorrússia são livres, ou na Rússia, só estes dois exemplos, aqui a questão é, queres viver com a liberdade de poderes dizer as palermices que tu e eu dizemos todos os dias sem medo ou preferes viver numa ditadura que coisas tão simples como dizer mal dos destinos do teu país dão direito a prisão?
            E mais uma vez, já havia bases da Nato na Europa, porque só a Ucrânia é que foi invadida, consegues explicar?

            Há espera na Ucrânia há nazis e o grupo Wagner é o quê, um agrupamento de escuteiros?

          • PeterJust says:

            ó Barão, o que são “eleições livres”? É engraçado quando os europeus falam em eleições livres e os mais altos cargos da UE são nomeados, não votaste em nenhum, foram escolhidos pelas elites que são controladas pelos capitalistas. Nos EUA é eleito o presidente que tem mais “doações”! Parece piada mas não é! É o que faz a propaganda, convence-te que és melhor que todos, que és “livre” e os outros não, e tu acreditas cegamente…

      • Observador Humano says:

        Max,
        Larga o que fumas rapaz.

        É sabido que o Problema na Ucrânia, foi instigado de fora, com uma comandita de bandidos fora e dentro do País a gerir as coisas.
        Em 2014, já havia massacres de Russos, nas terras deles, feitas, sabe-se lá por quem, muitos deles eram Ucrânianos do Oeste, muitos seriam extrangeiros.

        Há coisas que muitos se esquecem facilmente.
        Os Direitos de todos são os mesmos.
        Os do oeste não podem saltar a fazer genocidio no leste, nem os do leste o poderiam fazer no oeste.
        Todos teem os mesmos direitos.

        O Leste queria manter a Ucrânia soberana, e manter a ligação forte deles com a Russia.
        Os do oeste querem destruir essa Ucrânia, matar os de leste, deitar as mãos as terras deles, e cortar essa ligação á Russia.

        A Solução prática e civilizada, é a Federação do País.Em ultimo caso a separação.
        Mas os do oeste recusam-se a reconhecer os direitos do povo de leste.
        É inconpreensivel, o comentário de alguns por aqui..

        Já paras-te para pensar que os direitos são os mesmos para ambas as partes??
        E sendo os direitos os mesmos, o que fazem os do oeste a matar os do leste??
        Já fizes-te esta pergunta a ti mesmo??

        Imagina que os do leste, decidiam, que os do oeste teem que morrer, ser suprimidos,etc, também estarias aqui a defender os do leste nesse caso??

        Os que estão a ser atacados, teem o direito de se defender, que conversa é a tua?
        A Russia em 2022, decidiu ajudar, os do leste.
        Nós decidimos ajudar os outros, pronto.

        Os do leste não teem opção, se não lutar pelos seus direitos e pela própria vida, cabe aos do oeste perceber que estão errados, nem que seja pela dor,me, que seja porque morrem as carradas.
        Em 8 anos não foram capazes de perceber o erro colossal que estavam a cometer, estamos nos 12 anos, e ainda ha uns quantos que ainda querem mais morte.

        O Povo não queria guerra, queria era paz, o judeu enganou-os a todos.
        Abre os olhos.

        Já em 2019, o judeu, dizia, que “A Ucrânia não está preparada para Democracia, e precisa de Ditadura..”
        As coisas que tu defendes..

        Se tu olhares para tudo, desde o inicio, vais chegar a conclusão que o falhanço da Russia não foi ajudar o Donbass, mas sim em faze-lo tão tarde.
        Deixou criar um monstro, que agora está a devorar a Ucrânia, e que embora já muito enfraquecido, tem “lixo humano” suficiente naquele campo de concentração gigante, para raptar, e levar á morte no leste.
        É um ciclo de morte e destruição que, sem ajuda extra, só pára quando não houver mais Ucrânianos.

        Eu defendo o fim da guerra, e a prisão, ou execuçãos dos criminosos.
        Tu defendes guerra sem fim.

        A Ucrânia ainda deve ter 15 a 20 Milhões de pessoas, de gente activa, uns 10M, não percebes o que o judeu, e seus cumplices está a fazer ao teu povo??

        Enfim, boa sorte a todos.

          • Observador Humano says:

            É so essa propaganda do “Holodomor” que os Polacos inventaram, que sabes dizer?
            Depois de ter gasto um montão do meu tempo, a tentar mostrar-te que as coisas não são preto e branco e que olhando para o problema a sério, vais ver que a Russia tem razão, fê-lo foi tarde!Muito tarde!!
            A única forma de o resolver, é olhando para as coisas de forma séria.

            A Fome na União Sóviética, que aconteceu nessa altura, não é fruto de tentativa de homicidio, ou extreminio das sua populações, que propaganda barata é essa.

            O mesmo acontecia noutras partes do mundo em epocas diferentes.
            Não havia o trafego Maritimo que ha hoje, e as ligações que se houver um problema num lado, outros poderão ajudar.
            Era muito diferente.

            Depois o Staline nem sequer era Russo, porque raio apontas o dedo aos Russos, quando foram eles mesmo os que mais Sufreram com a fome nessa altura.
            Os Paises que mais sufreram foi a Russia e o Kazakistão, mas mais a Russia.
            A Bielorussia também sufreu, mas não tanto.

            Claro outros sofreram também, mas não foi obra humana, é que as colheitas, não eram privisiveis, e correu mal naquela altura.
            Depois muita gente associa isso a uma mudança agrária, que o Staline tomou, porque as pessoas ainda não sabiam cultivar segundo essas técnicas.

            Opah, deve ter havido um bocado de tudo, e eu não digo que não houve, mas foi fome.
            Essa propaganda Polaca do “Holodomor”, nunca exitiu, isso é propaganda barata, e quem a usa é para enganar os outros.
            Devias ter um pouquinho de vergonha, e um pingo de respeito por todos os que sufreram com a fome nessa altura.

            Já que estas a falar, de um possivel genocidio, podias falar dos do oeste da Ucrânia, que matou centenas de milhar de crianças,homens,mulheres, Judeus, e umas centenas Milhar de Polacos, juntamente com umas boas dezenas de Milhar de BieloRussos.O teu Herói Bandera.

            Ou podias falar do genocidio que os Tatars da Crimeia fizeram contra os Judeus da Crimeia.
            É devido a essa monstruosidade, o Staline foi encostado as cordas, e em vez de os matar, enviou-os em grandes quantidades para as Golags, onde mutios morreram.
            O problema é que no meio desses monstros, foi também um ou outro inocente, é a parte má disso tudo.
            Mas não acuses os Russos, porque o Staline nem Russo era.
            E se queres que te diga, eu não queria estar na pele dele.

            Por um lado sabes que tens uma área com monstros, e fizeram genocidio, por outro lado, sabes que pode e muito provávelmente ha inocentes no meio deles, mas não tens forma de o saber, e a Sociedade pede a execução deles todos!

            O que fazes, os Judeus já os perdes-te, e os que estão vivos estão complemante destruídos com o terror.
            Vais agora tu limpar os outros todos.
            Vais ficar com quem então??

            O Staline resolveu, muito provavelmente, matar alguns casos que se sabia não terem possiblidade de ser salvos.
            E depois muitos outros foram para as Gulags.
            E com eles foram alguns inocentes, quase de certeza.

            E o meis certo é terem sido os monstros que conseguiram sobreviver a hostilidade das Gulags.
            O mesmo acontece numa prisão, onde dizem que não podes deixar cair o sabonete sequer.

            Agora a escumalha de Ucrânianos que apoia todo o terror no leste do País, por favor mantenham essa bicharada nazi, bem longe!!

        • SouHumanoNãoOcidental says:

          Eu vou apoiar a sua resposta com mais alguns comentários.
          Eu cresci em Angola e Portugal. Mas quando comparo os dois países tenho mais vergonha de ser português do que angolano.
          Cresci no ensino português e quando comecei a ter as aulas de história portuguesa, ainda em Angola, na Escola Portuguesa de Luanda, sempre achei que não me fazia sentido coisas como os Descobrimentos e a revolução 25 de abril de 1974.
          Descobrimentos para os portugueses era sinonimo para os outros povos de guerra, invasão, escravidão, genocídio.
          Acredito que muitos portugueses estão-se pouco a lixar com estas definições, mas para aqueles que sofreram com os portugueses e os seus descendentes a coisa é bem séria.
          Depois veio o 25 de abril de 1974. Quando estudei isto na escola era chamado de revolução, mas já alguém viu jornais dessa altura? Chamavam de golpe militar. E mais uma vez achei estranho a mudança de palavras para definir o mesmo evento. E quando tive oportunidade de observar como os portugueses se conectam a ambos os eventos percebi o seguinte: as palavras usadas para definir os eventos têm força. São como cola e faz com que as pessoas as defendam sem pensar. Palavras como Descobrimento e Revolução faz com que as pessoas se sintam orgulhosas desses eventos.
          No entanto se mudarmos a definição desses eventos para a palavra que de facto identifica o evento então criamos a possibilidade das pessoas fazerem perguntas. Descobrimentos passa para Expansão ou Invasão e Revolução passa para Golpe Militar. São os mesmos eventos, mas com outra roupagem.
          Como referi ao inicio eu cresci em Angola. Cresci com soviéticos.
          Ao inicio parecem frios, distantes, mas com o tempo a coisa muda.
          Desde que me lembro a URSS sempre foi o mau da fita.
          Mas em Angola aprendi outra coisa. Aprendi que a URSS abriu as portas aos africanos, ex-colonias europeias, para continuarem os seus estudos. A Europa Ocidental, onde Portugal está incluida, não aceitava africanos nas suas universidades. Preferiam ter os africanos incultos.
          A China e Cuba fez o mesmo que a URSS.
          Portugal quando saiu das colónias, não deixou os locais com pessoas preparadas para governar esses locais. Tal como os outros países europeus com as suas ex-colonias. Portugal foi uma ditadura de 500 anos para os outros povos, mas os portugueses de Portugal todos os anos comemoram o fim da Ditadura do Estado Novo que foi de 43 anos. Estão a ver o peso que damos a situações semelhantes? Ignoramos por completo o sofrimento de outros povos.
          Quando olho para a relação que o Ocidente tem com a Rússia e antiga URSS eu penso: esta gente sabe o que é ser tratado como inimigo, a ser humilhado constantemente?
          Vou fazer uma comparação: Italia e Rússia. Ficam mais curiosos em conhecer a forma de viver, a comida, os costumes, de qual dos países? Italia não é?
          Mas engraçado que os italianos são descendentes de romanos e a casa da Igreja Catolica, que fizeram pior a Portugal do que os russos.
          Os padres que violaram crianças em Portugal são de que igreja?
          Aos italianos e a igreja católica perdoamos com mais facilidade do que os russos.
          E eu pergunto: o que fizeram os russos a Portugal? Nada.
          Nós somos como o cão de Ivan Pavlov! Aprendemos com os nossos antepassados a odiar uma coisa e nunca paramos para pensar: porquê que odiamos aquele povo?
          E aqui volto ao inicio desta coisa de Russos Vs Ucranianos.
          Porquê que defendemos a Ucrânia?
          Ucrania e Russia não são eslavos?
          Ucrania e Russia não têm uma ligação histórica comum?
          Ligações economicas e financeiras que nem Portugal tem com a Espanha, que é mesmo aqui ao lado?
          Sendo assim se vemos dois irmãos a lutar devemos primeiro perceber por que razão o fazem e depois devemos metermos no meio e evitar a luta entre os 2 certo?
          Foi o que fizemos? Não.
          E, tal como fizemos no passado com a nossa história comum (Descobrimentos/Revolução vs Invasão/Golpe militar) damos a este evento um nome para todos odiarem os russos sem pensar: “Putin quer renascer o império russo de antigamente”. ” Os russos invadiram a Ucrania”
          E como isso não combina com a realidade inventamos. Mas depois existem pessoas que chegam aqui, como o OBSERVADOR HUMANO fez, que nos trazem informação mais detalhada para nos fazer pensar novamente e deixar de sermos o cão de Pavlov.
          Espero que quando pensarem mais um pouco sobre isto que aproveitem os momentos em que pessoas chegam aqui e tentam dar-vos umas luzes.
          Abraços

          • jotabê says:

            És exactamente aquilo que criticas, só que estás inclinado para o outro lado. O passado dos Europeus é sombrio, já o passado dos russos são rosas, cuida-te e boa viagem.

          • Jose says:

            Deveria tomar os comprimidos com maior frequência! Não há pachorra para gente como você, que vive na mentira e para a mentira! Só como gozo pessoal, vá ver aonde se formaram Agostinho Neto e Amílcar Cabral! Já agora, os baniu os chamados “angolanos” são tão nativos dali como o eram os portugueses, pois as tribos chegaram à região 200 anos antes dos portugueses, havia ali outra gente, os verdadeiros nativos, gente essa que sempre se sentiu portuguesa durante os tais “500” anos e era perseguida pelos bantu. Mas isto é informação a mais para a sua ” camioneta”!

    • Zé do Telhado says:

      Guilerme,
      É das maiores loucuras que a EU já cometeu.

      O fico está passado, secalhar foi do Covid, esta EU está a matar a Europa.
      Se calhar é propositado, com o intuito de criar depois um País alargado, mais tarde, quando tudo acentar.
      Eu não acredito que seja burrice, porque é demasiado para ser burrice.

      Quando o Fico diz “Are we Idiots”, ele sabe que ha mais qualquer coisa por trás.
      Os Alemães,Franceses, e Britânciso que estão nos EUA onde o dinheiro é depois distribuído por todos os amigalhaços.
      Isto resolve-se mas requer gente empenhada, e muita dor.

  2. Hugo says:

    Deixem se de moralismos e comprem gas e petroleo a Russia. Esquecam os EUA….Nos queremos o mais barato e o melhor nivel de vida, a ucrania nao e problema dos civis que vivem o dia a dia sem querer guerras. Apenas queremos comprar carne e peixinho bom e estar com a familia na praia a curtir o bom da vida. Quem faz as guerras e que devia ir para la de espada na mao resolver o assunto

    • Vítor M. says:

      Vamos ver agora, com a Ucrânia mais acutilante, mais forte, a tentar responder à letra, se as baixas na Rússia, se o “dente por dente”… vão mudar certas opiniões. 😉 Até Putin já fala em acabar com a guerra. Agora que a Ucrânia contra-ataca em qualquer parte da Rússia. E os danos na produção e distribuição de gás (e petróleo) parecem estar muito mais debilitados. Vamos ver.

      • B@rão Vermelho says:

        Até o ministro das finanças Russo reviu em baixa o crescimento do PIB para 0,4, se um ministro têm a coragem de dizer para todos ouvirem o mais provável é aquilo estar muito pior, e não esquecer que todos os estragos são sempre causado por estilhaços, nunca um drone passou as defesas Russas, e já se sabe que uma das principais caraterísticas de uma ditadura é reconhecer os fracassos.

      • Guilherme says:

        Faz lembrar a história que não existia balas, nem ração na segunda semana de guerra, ou das máquinas de lavar. 🙂

      • jota says:

        É continuar e reforçar o apoio aqueles heróis, aquela gente tem de perceber que não podem andar a ocupar aquilo que não é deles e aprenderem a viver em liberdade com as nações suas vizinhas

    • Toni da Adega says:

      Queremos o mais barato. Temos que comprar tudo da china, unica forma de baixar o preco das coisas.

  3. Yuri Bezmenov - primeira fase says:

    Mas a Rússia não era para já ter definhado há muito com tantas sanções implacáveis impostas pela UE?
    Isto mais cheira é a sanções contra os europeus….

    • B@rão Vermelho says:

      E a Rússia já não era para estar em Kiev, ou perderam-se pelo caminho, como vez as sanções estão afazer o efeito desejável já nem há dinheiro para mapas.

      • Yuri Bezmenov - primeira fase says:

        Só há dinheiro para mísseis e cotação do rublo.

        • B@rão Vermelho says:

          Até o ministro das finanças Russo reviu em baixa o crescimento do PIB para 0,4, se um ministro têm a coragem de dizer para todos ouvirem o mais provável é aquilo estar muito pior, tens de lá ir ensinar o homem a fazer contas.

  4. Max says:

    O título do gráfico diz “Importações mensais de GNL (gás natural liquefeito) da Europa” – note-se bem que é apenas GNL, o que chega aos portos em navios de grandes esferas brancas – não inclui o gás natural em pipelines, importado da Noruega e da Rússia.
    O IEEFA distingue “Europa” e “UE”. No texto do post, a maior parte das referências são à UE, por exemplo:
    “No primeiro trimestre de 2026, o ranking dos fornecedores da UE era o seguinte:
    – Noruega com 31% do total (gasodutos e GNL);
    – Estados Unidos com 28%; – de GNL
    – Rússia com 14%” – também gasodutos e GNL
    Olha-se para o gráfico, vê-se bem os EUA, mas a Rússia não é metade e a Noruega está perdida no meio dos “outros” (a cinzento em cima), porque se trata apenas de GNL, ou seja não é todo o gás natural importado.
    No link abaixo há mais quadros e gráficos, um deles é “Gas and LNG import mix (%)” na UE, por países de origem, que inclui o gas de pipeline e o GNL, que confirma a redução das importação de gás da Rússia e o aumento dos EUA (que é o mais caro de todos), em % do total de gás importado:
    – 2021: Rússia 44%, EUA 6%
    – 2025: Rússia 12%, EUA 27%
    – Compara também o primeiro trimestre de 2025 com o 1º trimestre de 2026: Os EUA passam de 25% para 29% e Rússia de 14% para 15%.
    Já o Catar, passa de 5% para 3% (a interrupção ocorreu em março), e que mostra que a UE não está muito dependente do seu GNL.
    https://ieefa.org/eu-gas-flows-trackerhttps://ieefa.org/eu-gas-flows-tracker

    • Max says:

      O URL acima ficou repetido e não funciona. Em todo o caso, entenda -se que o título “importações de gás russo [pipeline e GNL] atingem nível mais elevado desde 2022”, está correto mas em 2022 já tinha havido uma grande redução. O gás russo no total das importações da UE:
      44% (2021), 23% (2022), 14% (2023), 18% (2024), 12% (2025), 15% (Q1 2026).
      Diz o IEEFA sobre esse quadro 2021- Q12026, por países fornecedores:
      “EUA a caminho de se tornar o maior fornecedor de gás da UE
      Combinando gás de gasoduto e GNL, a Noruega é o maior fornecedor de gás da UE, seguido de perto pelos EUA.
      A Noruega forneceu cerca de 30% do total das importações de gás da UE nos últimos anos.
      As remessas de GNL dos EUA para a UE quase quadruplicaram entre 2021 e 2025. Os EUA representaram 29% do total das importações de gás da UE no primeiro trimestre de 2026, acima dos 25% do ano anterior.
      Dadas as interrupções nas exportações de GNL do Catar devido à crise em curso no Oriente Médio, a IEEFA prevê que os EUA superarão a Noruega como principal fornecedor de gás da UE em 2026.
      A Rússia é o terceiro maior fornecedor de gás da UE, representando 15% do mix de importações no primeiro trimestre de 2026, seguida pela Argélia com 12%.”
      13 MAI 2026 · MOTORhttps://ieefa.org/eu-gas-flows-tracker

  5. Miguel Almada says:

    KEKW

  6. Yamahia says:

    A UE quer é levar um tabefe no focinho a ver se abre os olhos.

  7. CatuSim says:

    O Putim, Trump e Jinping têm a Europa nas mãos!

  8. Zec says:

    Wah wah waaaah.

  9. Jose says:

    Que vergonha. Criaturas malditas vendidas ao fácil e ao dinheiro, venha ele de onde vier!

    • Miguel Coentros says:

      O mais barato é sempre melhor.

      O Português não tem que pagar intermédiarios, que sem fazer nenhum estão a mamar fortunas, sangue suor e lagrimas ao povo.

      Quem quiser pagar mais pode faze-lo com doações de dinheiro.
      Chega de roubo ao povo, a melhor opção é a mais barata.

  10. daniel says:

    ai putin ai trum sempre a criticar os mesmos ! quantos aos liders europeus nao dizem nada !!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.