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UE junta-se ao Chile para assegurar lítio e diminuir dependência da China

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Pijama says:

    Está mais que na altura de fazermos as nossa próprias coisas, tantos paises a “trabalhar” em conjunto e será que não conseguimos competir com os chinocas e americanos

  2. Sed says:

    Bonito isso, ‘junta se ao chile para assegurar litio’, mas ninguem se junta para diminuir o lixo do deserto de sal com quase 100 toneladas mensais de roupa, no ‘Lixo do mundo’: o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama.

    Muito bonito!!! litio vale mais que ‘junta se a varrer o lixo’

  3. Paulo says:

    O desespero é total, tal como a incapacidade dos (já provados) corruptos da Comissão Europeia que não são mais que um pau mandados dos EUA para continuar a política de Anti-China/Rússia e a destruição da UE.

  4. Yamahia says:

    Penso q a maior mina do Chile já está nas mãos da China (ver o lado negro das energias verdes)

    Se realmente a preocupação é salvar o planeta, sigam o conselho da responsável pelo departamento de sustentabilidade da BMW: – “NÃO COMPREM CARROS NOVOS” ( https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2022/11/27/nao-compre-carro-novo-mantenha-o-antigo-diz-bmw/amp/)

  5. Lanterna Vermelha says:

    Agora não aparecem os “amigos do ambiente” a impedirem que se extraia o lítio no Chile? Ou só em Portugal é que não se pode extrair o lítio? Como o petróleo, em Portugal também não pode ser extraído, mas na Nigéria, Venezuela, Russia, Angola, e por aí fora já se pode, já não polui?
    Sim sou a favor de um mundo mais verde e ao combate às alterações climáticas tem de ser de todos. Não sei se esta solução do lítio é melhor que a do petróleo, acho que o hidrogénio é mais limpa e melhor. Mas o futuro dirá o que é melhor. O maior problema nem são os carros, mas sim a indústria principalmente em países como a China, EUA, Rússia e Índia. Aviões e sobretudo navios de carga que utilizam derivados do petróleo bastantes poluentes

    • Rc says:

      E de onde vem o litio, platina, iridio e todos os outros minerais usados na tecnologia do hidrogénio ? Bem como as 4 a 5x mais energia para fazer o mesmo ?

      Eu sei que não sabe disso, já que é difícil encontrar alguém que defenda a tecnologia do hidrogénio e ao mesmo tempo que a conheça.

    • Rc says:

      Já agora, os navios contam com 10 a 15% da poluicao em relação aos carros, os carros são de longe a fonte de maior poluicao no transporte.

      • yamahia says:

        Eles estão a contar com os cruzeiros?
        “The Guardian completa: um grande navio de cruzeiros emite tanto CO2 como 83.678 carros; tantos óxidos de azoto como 421.153 automóveis; tantas partículas como um milhão de veículos; e tanto dióxido de enxofre como 376 milhões de carros!”

        Outra:
        “Na costa portuguesa, as emissões dos cruzeiros foram 86 vezes superiores às dos carros que circularam pelas estradas nacionais.”
        https://pt.euronews.com/2019/06/09/poluicao-gerada-por-navios-cruzeiro-atinge-recorde

        E convém editar no seu comentário a palavra “carros” por “transporte rodoviário” que além destes inclui tb semi-reboques e outros pesados.
        Apesar de de tudo, estou convencido que esses nrs da UE servem de almofada para a tomada de decisões lunáticas tendo em vista a implementação da febre pelos BEV . Decisões essas que como já vimos, apenas têm piorado o cenário global.
        Mas OK é preciso continuar a vender e a alimentar a cavalgada da economia do sector automóvel. Algo onde a UE ainda reina e dá bom retorno para continuar a alimentar a pandilha. Daí ser imperativo incitar a obsolescência no sector.
        Este filme já se viveu na Europa aquando a guerra feita aos otto a favor dos diesel (Caso não se lembre) e veja no que deu.

        • Rc says:

          Cada um diz o que quer, não é melhor calcular as emissões pelo consumo ? Aí se sabe ao certo o que emitem.

          Sobre partículas é verdade, emitem muito mais, mas isso é culpa do transporte rodoviário usar combustível mais limpo e deixar o pior para os navios, abasteçam os navios com gasóleo e têm o problema resolvido.

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