PplWare Mobile

UE cria “radar” de combustíveis: novo pacote de medidas contra a crise energética já é oficial

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Alerta Manso says:

    Que grande palhaçada…

  2. Paulo+g. says:

    Tripliquem o número de carregadores de carros elétricos e façam o mesmo para camiões, que custa menos

  3. Tiago says:

    De que adianta criar observatórios, falar em vales de energia ou reduzir impostos, quando o problema de fundo — o esgotamento do combustível — continua sem resposta?

    Neste momento, o cidadão comum já está a fazer sacrifícios: corta deslocações, ajusta hábitos, tenta consumir menos, tudo para aliviar a pressão no sistema e evitar uma subida ainda maior dos preços. Mas de que serve esse esforço se quem tem mais recursos continua a consumir sem qualquer mudança de comportamento?

    Se a ideia é mesmo agir, então as medidas tinham de ser mais concretas e equilibradas, por exemplo:

    maior tributação para quem possui vários veículos
    agravamento do IUC para carros com consumos elevados
    incentivos à eletrificação da frota de distribuição
    investimento sério em alternativas energéticas, como a energia nuclear

    No fim, fica a sensação de que se fala muito, mas se faz pouco — uma mão cheia de nada.

  4. wOne says:

    Em resumo aqui esta a causa dos aumentos de combustíveis (a malta que vende eletricos e a EU já estão a esfregar as mãos), não é preciso mais.

    «A mensagem central é que a Europa não pode continuar refém da volatilidade dos mercados de combustíveis fósseis, pelo que acelerar a transição energética deixou de ser apenas uma prioridade climática, passando a ser uma questão de segurança económica e estratégica.»

    Isto já diz muita coisa em tão poucas palavras…

    • Muito mais que isso. says:

      As crizes energeticas tem sido porque? Crise do Petróleo de 1973, Crise do Petróleo de 1979, Crise Energética de 2021-2022 (gaz e Petrolio), Crise Energética de 2026 (Atual) e a maior de sempre, mas pelas tuas palavras a culpa foi sempre dos veiculos eletricos, enfim…

    • JL says:

      A causa não está aqui, está do outro lado do planeta.

  5. Max says:

    “Desde a escalada do conflito no Médio Oriente, a UE gastou mais 24 mil milhões de euros em importações de energia devido ao aumento dos preços – sem receber uma única molécula adicional de energia”.
    E muito mais gastará até a situação se normalizar, sabe-se lá quando.
    É apresentar a fatura a Trump e aos seus seguidores e admiradores. Que por aqui têm andado muito calados – exceto para atribuir a culpa aos vendedores de elétricos, à UE e ao governo.

  6. Muito mais que isso. says:

    Tripliquem os carregadores eletricos e criem um cartão para que possamos carregar os carros ao preço do kw que temos na nossa casa e a descontar na fatura mensal, coloquem lá as ocupações ao posto etc, mas facilitem a vida das pessoas, cambadas…

  7. jorgeg says:

    A EU e governado por burros corruptos!

  8. Tug@Tek says:

    “…combater a crise energética.” deviam começar por proibir, como gostam de fazer, centros de dados de IA que tem um consumo energético Megalómano…
    Mas nem só de energia a EU se tem de preocupar com o que o maluco loiro e amigo andam a fazer lá por aqueles lados…
    https ://executivedigest.sapo.pt/cabos-submarinos-no-medio-oriente-sob-ameaca-como-e-que-um-ataque-afetaria-a-economia-global-em-milissegundos/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

  9. Miguel says:

    Porque me parece que a UE está contente? têm mais uma razão para acelerar a transição energética.

  10. Nuno says:

    Muita parra e pouca uva…

  11. Morty says:

    Enfim, Estas pessoas já não deviam estar no poder!
    Acho que o ideal era arranjar umas tampinhas para as bilhas de gás, ou mais meia duzia de taxas..
    Enfim, quando se gere um continente como uma cozinha….

  12. Yamahia says:

    “..A pagar a fatura da sua dependência,..”
    A UE criou a sua própria dependência ao ostracizar a energia russa em prol dos EUA q lhe roeram a corda qdo mais precisavam.
    Entretanto fizeram a folha ao Orban para poderem entregar 90mil milhões à Ucrânia, facto que um destino cidadão ucraniano aproveitou logo paravestou

  13. Yamahia says:

    …estourar 500 milhões num apartamento no Mónaco.

    • Morty says:

      Mas o que interessa e continuar a ser campeão da moralidade superior!
      Logica/estrategia não interessa, apenas mostrar que nos sempre apoiamos (quem ao certo não interessa)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.