Tesla prepara base doméstica para carregamento de carros elétricos sem fios
As patentes não refletem necessariamente produtos novos ou brevidade nos lançamentos. Contudo, são indicadores relevantes do desenvolvimento das marcas. E a Tesla tem pedidos de patente que mostram um ponto doméstico de carregamento sem fios de veículos elétricos.
Os institutos internacionais de patentes têm várias solicitações da Tesla para patentes relacionadas com o carregamento wireless. São elas:
- Interruptor de curto-circuito para reduzir a corrente de dispersão à terra no carregamento indutivo;
- Sensores de temperatura e respetivas aplicações no carregamento sem fios;
- Topologia do circuito de carregamento sem fios e métodos de fabrico relacionados;
- Estimativa de parâmetros para carregamento sem fios.
Segundo a imprensa, muitos dos pedidos de patentes estão relacionados com a gestão da eletrónica de potência no interior do sistema, no sentido de otimizar a eficiência energética. Este tem sido um dos principais entraves à popularidade dos carregadores de carros elétricos sem fios.
Tratando-se estas novidades de patentes, não é claro se e quando a Tesla irá lançar a tecnologia para o mercado, permitindo que os seus clientes carreguem, sem fios, os seus carros em casa.
Conforme teorizado, é possível que ela chegue a par da apresentação do robotaxi da empresa, uma vez que esta abordagem sem fios tem sido associada aos veículos autónomos. Afinal, por via de um carregamento sem qualquer cabo, estes podem, também, recarregar-se sozinhos.
Tesla já preparou o terreno para a nova tecnologia
Apesar de nunca ter dado grande voz ao assunto, o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, confirmou no final do passado que a empresa estava a trabalhar numa base de carregamento sem fios.
Antes disso, no início deste ano, foi revelado que a Cybertruck possui conectores de carregamento indutivo, dando a entender que poderá estar adaptada para carregamento sem fios.
A reforçar os potenciais planos de um ponto de carga sem fios, a Tesla comprou, em 2023, uma empresa focada nesta tecnologia. Apesar de a ter vendido pouco tempo depois, a gigante automóvel integrou na sua equipa alguns dos funcionários.
Tesla bought a German Wireless Charging Tech Company “Wiferion”
And they are believed to have paid $76 million
Here is a Quick sneak peak of similar wireless EV charging technology … 🔥🔥🔥
Wild Times Ahead $TSLA
— Technocrat 🥷 (@itechnosmith) August 3, 2023
O carregamento sem fios é pertinente?
No geral, o carregamento sem fios elimina a necessidade de ligar o carro elétrico à corrente. Apesar de ser uma tarefa simples e pouco demorada, a sua automatização pode ser pertinente aquando da chegada em massa dos carros autónomos. Além de se conduzirem a si próprios, a tecnologia sem fios permitirá que estes veículos recarreguem sem que seja necessária intervenção humana.
Embora uma das desvantagens resida na eficiência, pois o carregamento sem fios tem registado uma perda maior do que o carregamento por cabo, estão a ser desenvolvidas soluções, como ressonância magnética, por exemplo, que reivindica uma eficiência de cerca de 95% semelhante à do carregamento por cabo.
O BMW i3 já tinha um acessório para isso…
https://insideevs.com/news/330963/evatran-introduces-72-kw-plugless-charging-for-bmw-i3-video/
Mas quase de certeza que se a TESLA fizer vai forçar os outros fabricantes a ter que ter.
Não me parece que faça grande falta, eu demoro literalmente 30 segundos a ligar o cabo ao carro já está tudo preparado basta tirar da parede e meter no carro para que é que vou alterar isso por um carregamento menos eficiente? Para poupar 30 segundos quando chego e 30 segundos quando saiu 2 vezes por semana ?
Muita muita gente quer praticabilidade, pois assim mal estaciona não se esquece de carregar e não precisa sequer de pensar nisso.
Há uns anos a um desinger de hardware criou uma solução muito simples e prática para scooters, além de permitir a carga servia de descanso das mesmas:
https://www.robrady.com/design-project/vectix-vx-1-charging-stand
Isso faz me lembrar os genZs que nem vivem se não tiverem Google.
Estupidez no seu estado mais puro.
Até parece que nunca ninguém ficou sem gasolina ou óleo no carro…
Combustão !Combustão ! Combustão ! Seu IDIOTA !
Não há abastecimento de combustivel via wireless, esteja descansado.
Já compraste um JL,? Isto carrega 100% em 5 minutos não é?
Combustível por wireless não, e você ?
O meu carrega 1200km em 3 minutos, não estou preocupado com soluções panisgas para carregar o carro…
Entraste na lista negra dele hahahahah
Por wireless ? Uauuuu.
3 minutos demora 3 minutos a ir a bomba meter combustível pagar e ir embora, ganda campeão eu demoro 30 segundos a meter um fio e 3 segundos a tirar portanto 3 minutos até me parece muito não estou para esperar esse tempo para depois o carro não andar nada mas para quem gosta de andar devagar é o ideal
Eu demoro 10 segundos a carregar:
5 segundo a colocar a tomada quando chego e 5 segundos a retirar a tomada quando saio.
Ficar a segurar na mangueira dos outros não é para mim… lolol
E gastou 105€ , bora lá que é democrático.
E os VEs gastaram 30€ , são uns pobres, não têm 100€ para dar aos árabes, que são uns pobrezinhos cheios de fome…
Combustão !Combustão ! Combustão !
Quanto medo dos elétricos. Não precisa ficar propagandeando.
Tens algum stand e precisas de escoar os monos? 🙂
Se agora já desperdiçam 30%, vão passar a desperdiçar 60%.
Ena, ficavam quase iguais aos a combustão.
Mas não, já há soluções com 90% de eficiência.
Sendo que a eficiência máxima de um motor a combustão é de 44% desperdiçando 56% em calor, desperdiçar 30% no carregamento parece-me em óptimo isto a carregar porque em andamento a eficiência de um carro eléctrico anda em torno dos 85%
Tal como um tablet ou smartphone, vamos ver se segue a mesma trend nas “actualizações de software”. Chapa 5
Bora la aumentar o tempo de carregamento e a ineficiência.
A qualquer coisa como 10 anos que falaram no Tesla “Snake charger”…
E porque havia de aumentar ?