Tesla partilha vídeo dos testes de FSD na Europa agora que estará quase a ser aprovado
A Tesla partilhou um novo vídeo que mostra alguns dos seus testes de condução autónoma supervisionada (FSD) na Europa. Esta é a próxima aposta da empresa, para trazer novidades ao velho continente e espera-se que a aprovação regulatória na região aconteça nos próximos meses.
Numa publicação na conta Europe and Middle East no X, a Tesla partilhou um vídeo de alguns dos seus testes na cidade de Amesterdão. Embora a Tesla esteja a planear lançar o software em novos mercados na Europa e no Médio Oriente este ano, o vídeo refere que ainda está nos "testes de condução de engenharia".
Em letras pequenas no início do vídeo, a Tesla revela um alerta que é um teste de engenharia FSD supervisionado. As gravações foram feitas num protótipo conduzido por um condutor de segurança durante a fase de testes. As características apresentadas exigem supervisão ativa do condutor e não tornam o veículo autónomo.
A Tesla tem realizado testes em circuitos fechados dos sistemas FSD na Europa há anos. Elon Musk também revelou durante a conferência telefónica de resultados do quarto trimestre da empresa que espera obter aprovação em breve.
FSD Supervised in Europe, pending regulatory approval pic.twitter.com/PYkcATjSUN
— Tesla Europe & Middle East (@teslaeurope) April 5, 2025
Para começar a implementar o sistema publicamente, a Tesla terá de ser aprovada pela RDW holandesa, a divisão de transportes que supervisiona a regulamentação dos veículos autónomos. Esta apresentará depois a autorização da empresa à União Europeia (UE) em maio, sendo alargada a mais países.
O vídeo foi também publicado após a Tesla ter lançado o FSD Supervised na China e no México nos últimos meses. E depois de Elon Musk e outros terem destacado a quantas regulamentações a empresa está sujeita nos mercados europeus.
A Tesla quer assim alargar a presença do FSD para a Europa, provavelmente de forma global. O hardware da maioria dos carros já suporta este modo de condução e assim será certamente um argumento de venda que a marca irá usar no futuro, quer para novas vendas, quer como uma oferta para todos os que já conduzem carros da marca.
” O hardware da maioria dos carros já suporta este modo de condução e assim será certamente um argumento de venda que a marca irá usar no futuro, quer para novas vendas, quer como uma oferta para todos os que já conduzem carros da marca.”
Que rir, este ja é o argumento usado há mais de 5 anos para enganar os “à frentex”
No entanto é verdade nos paises em que já foi aprovado 90% dos teslas têm o hardware para correr isto
Mas há melhor pelo mesmo preço?
^isto
Aparentemente a BYD estendeu capacidade autopiloto a todas as gamas com lidar incluído!
Portanto sim há
…mas a mim diz-me pouco
Hoje pela manhã ia atropelando um ciclista numa rotunda. Apareceu-me a contornar a rotunda do lado de dentro e contra o sol intenso. Ficou muito chateado comigo – mas o que é facto e que não o vi nem o conseguia ver, por causa do sol (além de estar era atento era aos carros e não estar à espera dum ciclista em tal trajetória). Vá lá que a velocidade era baixa.
Estive a ver a história do hardware (HW3, HW4 e o futuro HW5) para o FSD supervisionado (e o futuro FSD não-supervisionado) e um dos problemas é precisamente a questão das câmaras dos Teslas para “ver” contra o sol. Não me custa nada perceber que haja problemas (que as càmaras LIDAR não têm). A questão é em quantas situações excecionais existem problemas e a segurança que oferecem os sistemas de condução “autónomos”..
Quanto ao FSD supervisionado a Tesla já disse que funciona melhor com o hardware HW4. Quem comprou um Tesla com HW3 e sem FSD (situação comum na Europa em que o FSD ainda não é vendido) terá que comprar o HW4 (nos EUA, se tinha FSD a Tesla faz a substituição para o HW4 gratuitamente). E, pelo que se diz, o HW4 não dará para o futuro FSD não-supervisionado.
Isto tudo para dizer que o FSD está associado à questão do hardware, especialmente as câmaras, que ainda não está resolvida.
Na 4ª feira passada na Av, Defensores de Chaves estava uma rapariga estatelada no chão depois de ter sido atropelada por um Tesla, eu quendo passeio pelo local já se tinha dado o acidente à muito pouco tempo, e fiquei com a sensação que a rapariga ia de trotinete e estava caída ao lado da passadeira mas o Tesla estava parado um pouco mais atras.
É completamente nonsense querer fazer coexistir, na mesma via, veículos com velocidades padrão altamente desproporcionadas.
Agora acham que vão resolver o problema limitando a velocidade de uma estrada nacional a 50 km/h numa extensão de 30 kms, como é o caso da Marginal.
Eu sugiro andar parado. É capaz de ser mais seguro.
Olha de vez em quando o motinhas até tem toda razão, concordo a 100% querem colocar veículos iguais quando as suas capacidades são completamente diferentes, para um carro é totalmente inseguro andar numa estrada à velocidade de uma bicicleta
Até posso concordar acho um erro a tesla não colocar um Lidar mas também não podes comparar 7 camaras com um par de olhos nem a capacidade de resposta nós somos muito mais lentos a reagir que um computador
metam mas é uma tarifa nisso
…”será certamente um argumento de venda…”
E mais 7000€ ou 20% do custo do carro (3 SR)
“..a Tesla ter lançado o FSD Supervised na China…”
Na China está cheio do problemas
https://www.carscoops.com/2025/03/tesla-fsd-test-drive-in-china-results-in-7-fines-in-one-night/
Em relação ao que relata e avaliando pelos dados apresentados, teria acontecido o mesmo se o mesmo condutor fosse num carro não Tesla, ou seja, será responsabilidade do condutor do carro, ou do condutor da trotinete, ou de ambos.
Evidenciar que o carro era um Tesla induzindo que foi essa a origem do acidente, é como evidenciar como relevante que a trotinete era marca Segway…
Pf não crie desinformação.
Inútil! Ou os carros são todos autónomos ou não é nenhum.
Será que é um vídeo falso como o de 2016? XD
Mais dois casos do FSD a bombar na China:
https://youtu.be/2oR6Zl8jXIE?si=xUIqd-ifad2fWSK5