Tesla Model 3 está mais caro em Portugal cerca de 1500 euros… saiba porquê
O valor dos carros da Tesla é "flutuante"! Por vezes a marca faz, e bem, superdescontos, que acabam por desvalorizar quem já comprou... mas é assim o mercado. Desta vez a culpa não é da Tesla, mas o Model 3 ficou mais caro cerca de 1500 euros...
Está a pensar comprar um Tesla Model 3? Pois, os preços ficaram mais caros e a culpa não é da empresa americana. Tal aumento deve-se às novas taxas de importação que foram impostas pela União Europeia (UE).
Isto porque o Model 3 da Tesla é construído na China. De relembrar que após uma investigação que tinha a decorrer desde setembro, a Comissão Europeia decidiu impor taxas suplementares aos carros elétricos de algumas fabricantes chinesas de carros elétricos. A investigação procurou fazer uma análise exaustiva das empresas chinesas, no sentido de assegurar uma concorrência leal entre elas e as europeias - saber mais aqui.
Novos preços do Tesla Model 3
De um modo geral, cada versão do Tesla Model 3 custa agora mais 1.500 euros.
O Model 3 (tração traseira) custa agora 41.490 € (antes 39.990 €). Relativamente ao Model 3 Long Range, o preço atual é de 50.490 € (antes 48.990 €). No que diz respeito ao Model 3 Performance o valor atual é de 57.490 € (antes 55.990 €).
De referir também que a Tesla não aplicou diretamente a nova taxa aos seus veículos. Segundo das informações, a empresa de Elon Musk aplicou 5% na versão de entrada, 3% na versão Long Rang e 2,7% no Model 3 Performance .
O que os sites de automóveis estão a dizer, repetindo o Automotive News Europe, é que a Tesla espera um aumento de 20,8% na taxa de importação (passando de 10% para para 30,8%), mas que apelou para o aumento ser inferior.
O aumento está de acordo com as taxas provisórias que entraram em vigor a partir de 5 de julho:
– Fabricantes que integraram a amostra da investigação da UE: BYD +7% de taxa (passa para 17,4%); Geely + 9,9% (passa para19,9%); SAIC: +27,6% (passa para 37,6%)
– Fabricantes que colaboraram com a investigação da UE mas não integraram a amostra: +20,8% de taxa (passando para 30,8%). Podem pedir a revisão da taxa. É a este grupo que pertence a Tesla.
– Fabricantes que não colaboraram com a investigação da UE: +28,1% de taxa (passando para 38,1%).
A UE aprovará taxas de importação definitivas até 4 de novembro.
Então se a UE ainda vai aprovar as taxas definitivas, as taxas provisórias, em vigor, aplicam-se agora ou não e como? O “The Guardian” diz que se o importador não quiser pagar as taxas adicionais provisórias terá que apresentar uma garantia bancária nesse valor – o que quer dizer que, se as taxas definitivas forem menores virá a ser executado um valor menor da garantia. (E deduz-se que se o importador tiver pago as atuais taxas provisórias terá direito ao reembolso da diferença).
Com tantos tiros nos pés, não tarda, nem pernas para andar teremos…
Nós, europeus, estamos a perder o norte.
Tiros nos pés porquê?
A indústria automóvel da UE representa entre 6 e 7% do emprego (13 milhões de pessoas) e do PIB.
A China está a subsidiar a produção e exportação de VE. Após uma investigação anti-dumping, a UE anunciou taxas adicionais de importação, diferenciadas, de importação de VE chineses – conforme previsto pela Organização Mundial do Comércio (OMC), a que a China também pertence. E mantém negociações com a China, o que significa que se diminuir os subsídios as taxas de importação baixam.
“Ah, mas os consumidores vão pagar mais!”. É a vida, mas se a UE não proteger a sua indústria (e se reindustrializar) não há dinheiro para os consumidores comprarem, produtos europeus ou chineses.
Proteger a industria automóvel não baixa os preços a que eles (VW e outros) vendemos VE. Se não vendem então iram falir… Proteger para falir a seguir, só mesmo na UE.
A China paga 800000 milhões de dólares, só para exportar automóveis eléctricos para a Europa e EUA. Além de dar benefícios fiscais que podem fazer 46% do PIB da UE, ás empresas que lá tenham actividade.
A operação é a mesma coisa que faziam com o aço e o alumínio, em que a China paga 300% do preço do transporte, para a Europa, para que os produtos pudessem chegar cá a metade do preço dos produzidos localmente. Assim, acabando com as empresas, os chineses compravam os direitos, maquinaria e patentes, para poderem usar nas empresas chinesas e subir os preços.
Posso saber onde tirou esse número ? É que os seus milhões vêem sempre com zeros a mais.
E a China subsidia para quê? Acabar com a indústria automóvel da UE.
Se o conseguir, vai continuar a subsidiar?
Se o conseguir não fica com a transição energética nas mãos, como já aconteceu com os painéis solares?
E se a indústria automóvel da UE falir, a produção industrial em geral da UE não é afetada? Se amanhã, em vez de VE se quiser outros produtos, fabricam-se onde? Na China.
Os anti-UE e pró-China e pró-Rússia que por aqui há (ou um a fazer-se passar por meia dúzia) não querem o aumento das taxas alfandegárias sobre os VE chineses. Que as fábricas automóveis da UE abram falência! Vá-se lá saber porquê 😉
Mas só se fala dos aumentos que podem ir até 20,8%, passando a taxa para 30,8%. Mas nos carros da BYD é de 7,4%, passa de 10% para 17.4% – grande coisa, com a margem que tem nem vai mexer nos preços.
A economia real é uma tremenda falsidade. Quer lá a UE saber dos empregos. Andam há anos a destruir indústrias a pagar para não produzir. Estimular a transferência de produção e know how para a China, Bangladeche e Índia. Já para não mencionar a aberração de um mercado único com moeda única em escalas assimétricas, regimes fiscais diferentes, etc. Esqueça o romantismo, a realidade é uma autêntica farsa.
O Aves é um artista. Todos nós queremos que as empresas europeias se mantenham, mas as mais valias são enormes para as mesmas. Baixem os preços, mas isso não! A China coloca produtos mais baratos, mas tu vens sempre com o blá blá… Há duas razões para isso, economia de escala e mão de obra mais barata…
Se assim é, a China que acabe com os subsídios – que as taxas de importação não aumentam.
A China já negou que subsidiava a produção e a exportação de VE para a UE?
Só malabiristas por aqui 😉
O teu descuido revela no mínimo falta de bom senso o Aves tem razão
Dumping ? Os carros chineses na China custam metade do que custam na Europa.
Ó Aves tu é que és um malabarista. Tu apoias-te no que diz a UE e os EUA e nós sabemos porque eles dizem, porque estão a perder o comboio… Deixo-te um dado curioso para desmontar as tuas teorias. Na Tailândia um BYD Dolphin não chega a custar 20.000€ e em Portugal ronda os 30.000€ [custos de traansporte. etc, etc… Arranja lá um malabarismo e desmonta!…
Não querendo tomar as dores do Aves, mas como detesto propaganda alicercada em vozes na cabeça aqui vai.
1º Carlos…passei por um Dolphin em exposição à 1 mês, custava 37.000€.
2º Já li aqui num artigo no pplware e noutros sites da especialidade em BEV, que as marcas chinesas querem ganhar na Europa aquilo que não conseguem ganhar na China devido a forte guerra comercial entre as várias marcas no mercado chinês que as obriga a cortar forte e feio na margem de lucro deles lá.
Proteger a nossa industria taxando outros???Desde quando isso têm nexo?? Sejam mais competitivos e façam melhores preços. Qualquer carro Chinês neste momento têm melhor qualidade que a maioria dos veiculos produzidos na europa, isso só quer dizer que ficamos à sombra da bananeira em vez de desenvolvermos mais tecnologia. Ficámos para trás, é a vida
Os automóveis permitem mais emprego na Europa e uma economia verde e circular mais sustentável acordem !
O @JL está caladinho que nem um rato.
Ai tem a prova que nada tem a ver com as taxas, até porque não aumentou por percentagem igual nos modelos.
Todos os meios de informação indicam as taxas como causa para os aumentos. Só o sapiente @JL acha q o q ele pensa é q é verdade absoluta loooloool
E não viu as taxas ? Então as taxas são diferentes para cada modelo ? Abra lá os olhos que já é de dia.
Isso foi uma decisão da empresa. E gestão da garantia bancária que todos apresentaram em alternativa à taxação imediata. Quer lhe lhe mande o texto em voz alta aquo do Edge a ver se lhe entra na mioleira?
Quem é o Edge ? É o administrador da Tesla ?
Ou mais um petrolhead ?
É o browser que às x’s uso para ler o Pplware. Aquilo lê por nós. Se quiser eu activo, gravo e ponho aqui, tipo podcast looolooolool
Ah então com isso consegue inventar mais algumas ?
Ou será que isso é a voz do pastor a controlá-lo ?
Não se dê ao trabalho, eu uso a minha própria opinião, não a dos outros…
Ainda insiste? Não me diga que nc usou… Vc hoje acordou à nora , acalme-se homme lool
O edge nunca usei.
Quem está muito excitado é você.
@yamahia usa o Tor Browser. Eu ´so com este é que consigo vir cá escrever alguma coisa… 😉
Ui, já se vendiam cada vez menos Teslas portanto agora ainda vai ser pior.
O consumidor abriu os olhos.
Está um pouco desatualizado não ?