PplWare Mobile

“Tesla deixou de ser referência”: CEO da Ford faz declaração e irrita fãs de Elon Musk

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. JL says:

    A Tesla era e ainda é referência no que toca à eficiência energética, no entanto a concorrência está muito perto, por exemplo o novo BMW IX3 50 consegue ser quase tão eficiente como o model Y, sendo um carro mais alto e mais pesado. No que toca a baterias a Tesla também não tem nada de invejar e curvas de carregamento bem menos, os alemães estão a liderar as curvas de carregamento e no que toca à potência de carregamento os chineses estão muito lançados, tendo já cargas de 10 a 80% em 6 minutos.

    • rui says:

      Concordo, mas acho que foi opção da Tesla ficar pelos 250Kwh pico na arquitetura de 400V, provavelmente chegaram a conclusão que é o suficiente tendo em conta a rede deles e mais é custo adicional sem retorno para o cliente, só na cybertruck tem os 800V pois já é baterias significativamente maiores.
      Mesmo nos motores, ele já disseram que dá para fazer ainda mais eficientes, mas o custo ia disparar, logo não o fazem.

    • To Canelas says:

      Exato, já foram ultrapassados em praticamente todos os aspetos.

    • Jose says:

      Boas irão ser as baterias de iões de alumínio da Toyota! Superam as outras, não usam lítio nem cobalto e são muito mais baratas, e não são susceptíveis a incêndios. A Toyota aponta o fim deste ano para lançar os primeiros automóveis. Neste caso, o meu próximo automóvel poderá ser um desses. Ficaremos livres do lítio e cobalto, bem como dos males que fazem ao ambiente. No fim de contas tudo isto começou com a “desculpa” para proteger o ambiente.

      • JL says:

        O alumínio também faz mal ao ambiente, aliás, o lítio e cobalto fazem tão mal como qualquer outro metal extraído do planeta, a desculpa é simples , é que esta tecnologia não usa elementos que duram uma vez.

        A Toyota se cumprir aquilo que alega está de parabéns, mas a julgar pela agenda das suas promessas não é melhor que a Tesla. Lol

      • rui says:

        Promessas da Toyota é como vozes de burro, nunca chegam ao céu…
        Já agora se alguém te disser que vai lançar uma nova química de bateria e começar a usar em produção em massa no mesmo ano está a mentir com todos os dentes que tem na boca, uma coisa é uma versão melhorada de algo que já existe, mas algo completamente novo e ter escala logo nem a Tesla consegue quanto mais a Toyota…

  2. Tomás says:

    Não conheço ninguem que tenha um Ford. Quase já não se vêem nas estradas. O comentário do CEO é o último estrebuchar de uma marca que perdeu totalmente a sua relevância. É basicamente o Nokia dos automóveis… uma relíquia do passado.

  3. rui says:

    Obviamente, já que ele foi desonesto na avaliação, a BYD não tem nem de perto nem de longe as mesmas margens que a Tesla nos carros, para não falar que tem muito apoio do governo Chines, um Tesla a BYD equivalentes, o BYD é mais caro e dá menos lucro a empresa…
    Por outras palavras a BYD mesmo com ajuda muito elevada do estado tem menos lucro e vendes carros mais caros que a Tesla…

    • B@rão Vermelho says:

      Ainda há dias estava a ver as ajudas à BYD, oferta de terrenos para construção de fábricas, empréstimos com taxa 0%, prémios por carros vendidos e claro o que quase ninguém fala, vendas fantasmas de BYD, usados 0 Km, já tinha visto no Brasil e na China armazéns cheiros de carros BYD novos escondidos.

      Atenção que não estou a colocar em causa a qualidade da BYD.

      Não foi este o vídeo que vi mas este também explica bem.

      https://www.youtube.com/watch?v=rntyY9vcBMQ

      • rui says:

        Eles andavam a receber cerca de 4 a 5 mil dollars de ajuda por carro fabricado…
        Sempre que falo com TVDEs com BYD a conversa é sempre a mesma “problemas nisto e naquilo, mas garantia vai tampando” com os Teslas não oiço ou mesmo nem com Kia/Hyundai…

        • lambisco says:

          Então tens que te informar melhor, já que o apoio ao cliente pós venda é uma verdadeira vergonha. Quem conheço que tem BYD, nunca se queixou mas acredito que possam vir com problemas (como em qualquer outra marca já que são carros ainda em fase de um grande desenvolvimento), já uma pessoa conhecida que foi vendedora na Tesla, diz que aquilo é uma autêntica algazarra, muito pelo facto de a Tesla não permitir a venda dos carros deles por parte de outros concessionários.

          Alta rotação dos vendedores, difícil contacto pelo facto de andares a saltar de número em número para aquilo que queres (números oficiais), as respostas aos emails não existem… As reparações são sempre muito demoradas porque não existem cá peças suficientes para dar resposta às necessidades e para não falar que só existem concessionários testas em zonas de grande densidade demográfica.

          O serviço de assistência remota então, esse nem se fala…

          • JP says:

            Isso das peças é um filme. Tenho um Toyota, na oficina desde meados de Março, e só o vou ter em Junho (se tudo correr bem) por não haver peças em stock. Podiam demarcar-se pela qualidade de serviço, mas não, tão mau ou pior que o resto. Ainda estou para ver se as marcas Chinesas fazem stock de peças na Europa.

          • rui says:

            Conheço quem tenha Tesla, mas tudo vive em grandes centros urbanos, mas a experiencia tem sido 100% positiva, o que tinha um modelo mais antigo ainda foi a oficina uma vez o outra e foi impecável, agendado na app e aparecer na hora marcada, os relatos da chamada a casa foram igualmente positivos.
            Conheço quem tenha tido inclusive carro de cortesia da Tesla e foi impecável.
            Na BYD conheço pouca malta, as que falei disseram que nunca ficaram na mão mas que os problemas são recorrentes embora mais chatos que outra coisa.

      • JL says:

        Ok, então até é justo, já que as marcas europeias também têm muitas benesses.

    • Realista says:

      > “(…) custo, competitividade, cadeia de abastecimento, experiÊncia em contrução e propriedade intelectual”

      Ele não comparou apenas o custo

      • rui says:

        O custo é o foco, pois é afetado por tudo o resto que dizes, a Tesla não fica significativamente atrás da BYD em integração vertical e muito menos em experiência de fabrico e desenvolvimento, nas patentes é diferente, já que a tesla as tem em domínio público conforme a visão da empresa de acelerar a transição energética.

  4. Max says:

    – Farley: “o melhor do mercado, em termos de custo, competitividade, cadeia de abastecimento, experiência em construção e propriedade intelectual, é a BYD”.
    – Resposta de Musk: a afirmação de Farley foi feita “antes da aprovação do sistema FSD supervisionado na China”.
    Não tem muito a ver uma coisa com a outra, mas Musk dá a entender que está para breve a autorização na China do FSD Supervisionado e que isso vai ser uma alteração significativa para a Tesla. O FSD Supervisionado, continua a ser de nível 2 de automação (embora tenha alguns avanços e se possa chamar 2+ ou 2 avançado). Na China só está disponível o Autopilot básico.
    P.S. O FSD Supervisionado, de nível 2, foi licenciado este mês, provisoriamente, pelo regulador dos Países Baixos, o que pode ser seguido por outros países europeus. Nos EUA, a Tesla tem por objetivo obter o licenciamento do FSD não Supervisionado, de nível 4 (saltando o 3).

  5. Jota says:

    O problema é que a compra dessas chaleiras eléctricas, está aquando da troca individual de módulos de bateria e os existentes e o preço destes, a desvalorização de uma coisa dessas a partir dos 160.000, o valor de mão de obra v/h aquando das intervenções. E podia continuar!
    Pensarei nisso quando vir os políticos que incentivam isso de carro eléctrico.

    • JL says:

      Também não podemos andar em carros híbridos e gasolina, já que os políticos também não os usam.

      Arranje lá uns desvalorizados que a malta compra.

      Sobre a troca de módulos individual, isso só deve ser problema onde eles não existem.

  6. Ev Rules says:

    Um paralítico (Ford) a falar do coxo (Tesla)…

  7. Camoes says:

    Sim, pk a FORD está na liderança. Eeheh.

  8. Eu says:

    Tesla ficou parada no tempo há 20 anos. Já não se pode olhar para aqueles carros com design sempre igual. Uns sabonetes com rodas. Pãezinhos sem sal. Blhec.

  9. Maçä mais que Podre says:

    Só não acerto no euromilhoes mas acertei em como por aqui estão a ser precisos 2 baldes de gelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.