Qual é o campeão de vendas de baterias para carros elétricos? A marca vai surpreender
Com as vendas de carros elétricos a crescer, as baterias assumem um papel muito essencial neste mercado. As marcas apostam quase sempre em fornecedores externos e evitam ter de produzir as suas propostas. Dados recentes vieram mostrar qual é o campeão de vendas de baterias para carros elétricos? A marca surpreenderá!
Quem vende mais baterias para os carros elétricos?
No primeiro semestre do ano, a CATL ainda era o grande dominador em termos de quota no mercado de baterias EV. A capacidade global das baterias de carros elétricos vendida nos primeiros seis meses de 2023 cresceu 54% em comparação com o período homólogo, atingindo agora mais de 300 GWh, segundo dados recentes.
Durante esse mesmo período, as vendas globais de carros elétricos também registaram um crescimento anual de 43%. As regiões que lideraram as instalações de baterias de carros elétricos foram a China, os EUA e a Europa.
A quota de mercado da CATL foi de 34%, seguida pela BYD com 16%, a LG com 14%, a Panasonic com 8%, a SK Innovation e a Samsung SDI com 5% cada. CATL, BYD, CALB, Gotion, Sunwoda e Farasis são todos fabricantes chineses de baterias EV e, em conjunto, representam dois terços do mercado, enquanto os players sul-coreanos combinados (LG, Samsung, SK) têm cerca de 25% entre si.
Se tem um Tesla então conhece bem a CATL
Olhando aos fabricantes de carros elétricos consumiram a maior capacidade de baterias vendida no primeiro semestre do ano, os três primeiros são a Tesla, BYD e Volkswagen, por ordem. Em conjunto, são responsáveis por quase 45% da capacidade total das baterias vendidas neste período, com a Tesla a ficar com 21%, a BYD com 16% e a Volkswagen com 8%.
O aumento das vendas do Model 3 e do Model Y da Tesla desempenhou um papel importante no impulso do crescimento da CATL e da LG. A SK Innovation foi impulsionada pelo uso das suas baterias nos carros elétricos da Hyundai, Kia e Ford, enquanto Rivian e a BMW dependem principalmente da Samsung.
Espera-se que a procura global por baterias para carros elétricos atinja os 4TWh em 2030. Há ainda a ideia de que vários novos fornecedores de baterias, como ACC, Verkor, Northvolt e E4V, garantirão uma presença substancial na cadeia de fornecimento de baterias nos próximos anos. A Tesla, Volkswagen, BMW, Mercedes e Stellantis também trabalham para ter as suas propostas.
Nem quero saber da bateria. ALD é tranquilo. Daqui a 4 anos, o próximo que fique com os problemas!
Para isso era preciso ter um.
Diz o roto ao nu, não é verdade… LOL
Já ando quase a saber quem és… Começa a ter cuidado
Sabe, então qual a dúvida, quer o meu numero de CC para saber melhor ?
Cuidado porque ? é um gajo perigoso ?
É você Hugo ? LOOOL, está bom ?
Sul coreanos 24 de mercado, mas o problema são os chinos……….
Curiosidade minha porque razão considera a China o problema?
ironia
A BYD deu um salto enorme, acredito que em 2024 deve estar no top 3 de baterias e no topo 1 de vendas de automóveis.
A tecnologia BLADE LFP é das mais seguras conseguindo até 10.000 ciclos sobre certas condições por isso falam que 1 milhão de KMs nestas baterias é possível podendo durar mais que 10 anos se bem tratadas podem ir aos 20 anos.
Chegou o dia em que se começam a escolher que carros se vai comprar pela bateria, não é pelo conforto, não é pelos extras, não é pela fiabilidade, não é pela segurança… vai andar tudo de carros equivalentes a dacias só pelas baterias.. é preciso admirar a coragem!
É a realidade pura e dura, a bateria é mais importante que tudo o resto…
Se não tens coragem anda pé, que as coisas não chegaram onde chegaram com indivíduos que tiverem medo de dar o paço em frente…
Continuarei a andar em carros a sério e não em versões striped, se algum dia quiser um EV vou para um EQS ou um EX90, isto dentro do meu plafond de car allowance, até setembro de 2024 mantenho o meu GLE, depois logo penso nisso mas não irei para um EV nos próximos 5 anos, garantido
Mais um a sonhador, um dia irei… és como os outros tens de te adaptar ao que for e mais nada…
Mudo-me para África 😉
É a realidade pura e dura, a bateria é mais importante que tudo o resto…
Se não tens coragem anda pé, que as coisas não chegaram onde chegaram com indivíduos que tiverem medo de dar o paço em frente…
Por favor corrija o “passo”! Que confusão que isso faz.
Não amigo a Tesla também comprou destas baterias a BYD.
Mas sim um dos ponto é saber qual a capacidade de ciclos máximos para termos uma ideia do que podemos contar, isto porque uma bateria que ofereça entre 500.000Km a 1 milhão é sem dúvidas um aspecto importante porque como sabemos maior parte dos carros a combustão chegam as sucatas em Portugal com média de 13 anos e cerca de 250.000km por isso se espera o mesmo nas baterias, agora se tivermos uma bateria que consiga mais do que isso é óptimo, não vamos querer um carro que ao fim de 8 anos com 150.000 e que a bateria custe quase tanto como um carro novo isso era mau para o ambiente.
Por isso é que as baterias Blade LFP e as nova que em 2024 vão dar o salto estou a falar das de sódio(Na+) também lançadas pela BYD e CATL.
Estas são ainda mais baratas carregam em 15 minutos 80% da carga e claro o sódio (sal) está por todo o planeta ao contrário de outros materiais caros.
Para teres uma ideia o BYD Dolphin custa 15.000$ na China com estas baterias pode chegar aos 9.000$.
Na América a nova proposta da BYD ( Seagull ) começou a pré-venda cerca de 12.000€ isto só possível devido a nova bateria de sódio.
O meu carro tem 15 anos e 88.000 km! Tive inclusive de fazer umas voltas valentes em passeio para “fazer” km. Daí estar com muitas dúvida em trocar de automóvel. Nem sei por que tipo de motor optar.
No teu caso não trocava, só se quiseres algo novo mas tudo depende do teu orçamento.
Vamos ver se o imposto (IUC) camuflado do Costa vai a avante espero que não porque muitas pessoas não têm dinheiro para um carro novo.
Como se nos outros carros não fosse igual.
O que diz não faz sentido, porque em lado nenhum os fabricantes dizem que bateria o carro equipa.
Já se previa que o sabão viesse com uma destas, só prova que andas aqui a reinar com o pessoal e não sabes nada, falas só por falar enfim…
É claro que se sabe que bateria equipa o veiculo é uma peça como qualquer outra tem de se saber como qualquer outra…
Sabão ? que é isso ?
Sabe? então mostre lá que sabe ?
Então não diz?
Faz parte das características do automóvel e das mais importantes na hora de comprar.
Então mostre lá um que diga.
Lol pronto se tiveres um Tesla fazes o seguinte: Controls > Software > Additional Vehicle Information
E já sabes se o teu modelo tem LFP ou NMC…
Lol mas se tiveres dúvidas metes no Google existem milhentos sites das marcas ou outros onde te dizem o tipo da bateria de cada modelo.
Mas se fores do tipo chatinho levantas o rabo do sofá e vais ao stand e perguntas qual a bateria que tem que eles fazem o favor de te dar tudo explicado, mas cheira-me que andas é chateado por não ter dinheiro para comprar um, sobre isso não posso fazer nada, só depende de ti.
Mas se és perigoso até te posso dar um PDF do site da BYD por exemplo, onde tens o tipo de bateria mencionado para cada versão.
https://www.byd-auto.pt/wp-content/uploads/2023/08/BYD-DOLPHINBYD-DOLPHIN_Especificacoes.pdf
Diz apenas a química, e apenas alguns, o meu não diz. A marca da bateria não, nem tampouco a sua capacidade.
Existem pois, e sabem depois de alguns as abrirem e saberem, agora antes de comprar não sabe, tanto que ainda hoje não se sabe qual a bateria (marca) que muitos trazem.
O stand ? ele sabem lá isso ? por vezes nem as especificações do manual sabem.
A última vez que fui a um stand para ver um electrico só me queriam vender um a combustão, até me faz confusão como os conseguem vender, provavelmente os clientes têm de bater na mesa e dizer “quero um electrico e não aquilo que me quer vender”.
Pois não tenho dinheiro, até a mota e a carrinha são elétricos.
Leia novamente o que disse lá atrás, eu referia-me à bateria, como marca, química e até o tipo.
Da BYD não me espanta que façam isso, agora as restantes marcas não mostram.
Atenção que sou a favor da transparência.
Pensava que era a Tudor
So quero duracel. Ate la fico pelo M40i. lol
Se os EVs levassem duracel davam pelo menos para 30 dias de autonomia.
Great. Por isso espero até lá. Lol