Primeiros radares com IA detetam todo o tipo de infrações, como uso do telemóvel ao volante
A Inteligência Artificial (IA) já está presente em vários âmbitos da nossa vida. Mesmo aqueles aos quais ainda não chegou, não deverá tardar. Um exemplo disso é na segurança rodoviária: embora seja verdade que a tecnologia já foi integrada em câmaras para muitos fins, o controlo de estradas, por via de radares, está ainda a dar os primeiros passos.
Uma das iniciativas de controlo rodoviário com IA é a da Reedspeed Rentio, que promete mudar a segurança rodoviária para sempre, por via de um radar que inclui a tecnologia e uma câmara 4D. Este dispositivo está concebido para supervisionar várias faixas de trânsito em simultâneo, afirmando ter capacidade para acompanhar até seis ao mesmo tempo.
O curioso deste radar é que serve para detetar todo o tipo de infrações. Depois de as autoridades indicarem o que pretendem que seja detetado, a câmara poderá apanhar não apenas excesso de velocidade, mas passar um sinal vermelho, utilizar o telemóvel enquanto se conduz, não levar o cinto de segurança colocado, entre outras.
Câmaras de alta resolução para não escaparem infrações
Tudo isto é possível graças à câmara de alta resolução integrada no radar, que funciona igualmente bem de dia e de noite. Em simultâneo, é capaz de identificar matrículas em tempo real, de modo a identificar veículos em questão de minutos.
Ainda em fase de testes, já foram instalados mais de 100 destes radares por todo o Reino Unido, segundo o espanhol elEconomista, estando já a reportar infrações. Não foram, contudo, emitidas multas.
O sistema está vinculado a bancos de dados oficiais, permitindo, também, averiguar se um veículo está devidamente registado e tem seguro.
À espera de aprovação completa, este tipo de sistemas parece que fará parte do futuro das estradas e da segurança rodoviária.
Aliás, com a IA a evoluir a um ritmo acelerado, é expectável que estes sistemas de controlo rodoviário se tornem progressivamente mais autónomos, reduzindo ou mesmo eliminando a necessidade de validação humana das infrações registadas.
Leia também:




















Carrega neles Reino Unido!
Quando carregar neles, os outros países, também vão carregar.
Mais do mesmo. Implementam o sistema, é um fiasco completo, voltamos “à moda antiga”. Quando é que aprendem que a IA não é magia. Ainda falta muito para se fazer dela o que muitos tentam vender com mentiras.
Quando acordares é tarde…
Quando acordares do sonho da IA, é tarde.
Também detetam ministros a 200 km/h?
166km/h, se faz favor. E na faixa da esquerda.
os portugueses mas sim o estado em Singapura o lixo dá eletricidade para a cidade toda
Acho bem, ao menos estes sistemas não se deixam vender se virem uma rapariga toda descapotável. E só multam homens como já assisti e me disseram, um ex que tive era da brigada de trânsito e não me multou por ser mulher e ainda se gabou disso
LOL
Acho que pagaste na mesma a multa…. mas por outros meios……
Também tirei proveito não foi só ele!
E se um homem vier pelo caminho a fazer a barda, como já tenho visto no transito.
E o pessoal com os novos carros com tabletes a fazer de botões?
Agora é que vai ser só faturar para o estado e a polícia, nos pontos onde os limites de velocidade são inadequados!
Ah enganei-me: agora é que os condutores perigosos nos pontos negros vão ser multados!
Em Portugal fica o sistema inoperacional com a quantidade de multas que terá que processar – prescrição…
E também detectam se um condutor vai a brincar com as aplicações visíveis nos ecrãs que estão na sua frente?
Se for elektro podes mexer à vontade.
O cidadão comum será multado por qualquer pequena falha aumentando em muitas vezes a arrecadação do Estado. Mesmo se o sistema falhar o motorista será responsável por se defender, perdendo tempo e dinheiro para isso. A tecnologia deveria ser usada para acabar com roubo de veículos, diminuição do tráfico de drogas, combate a corrupção, eficiência da gestão pública, e não para punir mais o cidadão
Será que também detecta os buracos na estrada?
Os comentários aqui deixados só demonstra o quanto as pessoas andam a dormir.
Isso não e para controlo de velocidade mas sim o início do controle em massa populacional, tudo o que integra alta tecnologia principalmente com IA vai ser o início para a retirada da liberdade do cidadão em massa.
Como o Bill gates diz, “não terás nada e serás feliz” tudo têm um início mas os tapados estão mais preocupados em dizer” acho bem” pensando que não vai calhar a eles também…
Esperemos para ver até que ponto vai o egoísmo uns dos outros.