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Preço do gasóleo vai disparar na próxima semana! Saiba quanto…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Joao Ptt says:

    Quando é que os pacotes de Internet começam a aumentar 10% e assim para os clientes actuais? Está na altura das empresas de Internet fazerem os seus accionistas ganharem mais dinheiro.

  2. Jane Doe says:

    O petróleo está a subir?

  3. Gurer says:

    O esquema tem sido este, desce muito pouco várias semanas seguidas para em em duas ou três subir imenso, a única forma desta brincadeira acabar é o governo assumir o controlo dos preços dos combustíveis tal como é feito para outras fontes de energia.

    • Sujeito says:

      Sim, dá controlo aos que estão a beneficiar com a situação. Isso é brilhante.

    • Pedro says:

      Ao sugerir tal coisa só podes ser um iluminado. Quem mais ganha com isso é o governo que está a encher os bolsos ao mesmo tempo (literalmente) que tu ficas de bolsos vazios.

      • PorcoDoPunjab says:

        Onde andam os grandoleiros?

      • Manuel da Rocha says:

        O governo ganha 35% a mais. As empresas financeiras 7000000% a mais, as petrolíferas 30000%, as seguradoras 348700000% e as retalhistas portuguesas até vão ajudar o governo, pois vão distribuir 95800 milhões em dividendos, no próximo ano, dos quais, 10% vão entregar 28% ao governo, os restantes recebem o valor, pois usam empresas sediadas em Malta, com o patrocínio de um gabinete liderado por um vice-presidente do PSD, que cobra 93000 euros e mais 11000 euros mensais para lá colocar qualquer português e não pagar impostos no país.

    • Elkido says:

      O Governo deve estar a ganhar 1€ por litro em impostos e taxas e taxinhas… é tudo a se aproveitar do Zé Povinho…a culpa é sempre da guerra da Europa…nos supermercados e hiper e água e luz…. aproveitam -se de tudo

  4. R. says:

    durante o verão, muitos comerciantes esqueceram-se de entregar o iva ao estado, e agora o camarada kosta, para manter a receita fiscal, decidiu-se pelo aumento do preço da “gota” … mais a sério, infelizmente vêm aí tempos difíceis porém só haverá ajudas estatais para os habituais subsídio-dependentes e não para as pessoas que descontam mensalmente dos seus rendimentos do trabalho 🙁

    • Manuel da Rocha says:

      Já bebeu 4000 litros de vinho tinto? Ou foi ao banco e viu 60000000 na sua conta bancária, oferta de alguma empresa de marketing do IL?

  5. José Costa says:

    Preciso de guito para o gasóleo… Tenho de vender os meus bilhetes dos Coldplay.

  6. Existemalternativas says:

    As pessoas queixam-se, mas as filas de carros com apenas um ocupante são interminaveis. Não tenho pena nenhuma deste povo que só pensa no seu umbigo e que faz questão de se deslocar com 2 toneladas às costas para todo o lado. Paguem, se andam é porque têm dinheiro para pagar.

    • aj says:

      obviamente que não vive fora de uma cidade onde existefracasalternstivas ou existenenhumasalternstiva.

    • Luis Henrique Silva says:

      É tens muita graça e deves ser burro.
      As pessoas pelo menos maioria precisa de transporte próprio para se deslocar ou é porque apetece ir de carro? É algo necessário pelo menos para ir para o trabalho, levar as crianças à escola, ir às compras, etc.
      Das duas uma ou andas às custas dos outros boleia e tal e não fazes nada da vida, se é que tens uma.
      Se não não dizias esse disparate.
      Pela maioria das pessoas eu o digo, fariase um belo boicote nos combustiveis, e deixar o carrinho de ladp um bom tempo pra esta gente acordar e não andar a gozar com a gebte com os preços.
      Mas que fazer? Necessitamos do carro todos os dias pra deslocarmos para algum lado, nem toda a gente tem emprego ao virar a esquina, escola dos miudos no outro quarteirão, supermercado no outro lado da rua.

      Esse género de comebtário é tipico de quem não sabe o que é precisar mesmo de carro e ter de o usar pra tantas necessidades…. enfim.

      • RC says:

        Foi isso que o homem disse, leia lá novamente.

      • Grunho says:

        A burrice absoluta é estar parado numa fila de carros a ver alegremente o ordenado a fugir pelo tubo de escape.

      • Manuel da Rocha says:

        E fazer corridas a 280kmh nas estradas? Ainda ontem contei 72 carros, que andaram a fazer corridas numa estrada de acesso ao aterro sanitário da Charneca da Caparica, nos 4km é ver borracha queimada, como se fosse pista, cheiro a gasolina ainda lá estava de manhã. Como curiosidade, alguém recebeu mensagem que alguma pessoa de casas próximas ligou para a polícia, desapareceu tudo em minutos. A polícia passou e seguiu, voltaram para continuar a queimar pneus e gastar umas boas centenas de combustível, pois a fila para a bomba do Jumbo Almada, ficou gigante, com carros pequenos e grandes.

  7. Grunho says:

    Convém lembrar quem tem carro a gasóleo que os consumidores de gasolina estão a pagar quase 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para eles o terem mai barato, caso contrário pagariam muito mais. Isto apesar de um litro de gasóleo produzir 2,64 kgs de co2, contra 2,31 kgs para a gasolina, fora os poluentes tóxicos e cancerígenos, em que o diesel é uma catástrofe. Pagar menos para poluir mais é inadmissível, e o portugueses têm de se mobilizar para por cobro a isto. Ou anular a meio a diferença de imposto, ou indexá-lo ao teor de csrbono de cada litro. Tantos cêntimos por cada kg de co2 que saia pelo escape, assim é que é.

    • RC says:

      Grande verdade.

    • Nuno V says:

      E qual é que achas que é a razão que o gasóleo, por unidade de volume, emite mais co2 que a gasolina? Isto acontece porque o gasóleo, por unidade de volume, possui mais hidrocarbonetos que a gasolina, e consequentemente possui uma densidade energética superior. O gasóleo também pode ser sujeito a compressões substancialmente superiores que a gasolina sem auto-ignição. Isto faz com que o motor a gasóleo seja bem mais eficiente que o a gasolina. Isto traduz-se, por numa redução do combustível usado para fazer o mesmo trabalho, que por fim significa menos emissões. Portanto se fomos taxar as emissões de co2 que saem do escape, como tu sugeres, vão ser os carros a gasolina os mais prejudicados.

      Os carros a diesel têm um problema que está relacionado com a sua eficiência. A câmara de combustão nos motores a diesel atingem temperaturas superiores aos a gasolina, fazendo com que o nitrogênio no ar se conjugue com o oxigénio presente nos hidrocarbonetos, bem mais facilmente que nos motores a gasolina. Por isso é que libertam mais NOx que os a gasolina. O mesmo se diz da fuligem libertada.

      • RC says:

        Pois, por tudo isso deviam pagar mais, como é comum em quase todo o mundo, menos em alguns países da Europas

        • Nuno V says:

          Deviam de pagar mais por emitirem menos gases de efeito de estufa?

          Deviam de pagar mais devido a uma possível maior libertação de partículas? Mesmo quando este ponto ja foi resolvido nos carros a gasóleo já à algum tem com o uso de filtros de partículas.

          No entanto nem tudo é maravilhoso na gasolina. Devido a uma temperatura e compressão inferior na câmara de combustão, os carros a gasolina emitem bem mais partículas carbonáceas que os a gasóleo. Estas partículas são altamente prejudiciais á saúde e ambiente. Por isso é que os carros a gasolina a partir de 2017, na Europa, foram obrigados a vir de fábrica também com um filtro de partículas.

          Tens que especificar melhor qual é a razão para estes terem que pagar mais.

          • RC says:

            Nem tudo é maravilhoso no diesel, começando no NOx e acabando mas partículas….

          • RC says:

            Têm de pagar mais porque têm mais emissões no geral, não interessa só o CO2, essa parte é a que menos interessa.

            É sabido que os diesel sao altamente subsidiados, e não sou eu que digo, sao os moços da federação europeia dos transportes e ambiente é o FMI, na qual eu concordo.

          • Nuno V says:

            Primeiro, eu mencionei em cima precisamente a emissão de NOx e fuligem, bem como a explicação do porquê destas emissões.

            Segundo, os carros a gasolina também emitem NOx e outras partículas, mas em menos quantidade.

            Terceiro, as partículas nos carros a gasóleo já estão maioritariamente resolvidos com os filtros de partículas e catalisadores. Aliás, após a introdução destes equipamentos, vários estudos demonstraram que os carros a gasolina eram quem mais emitiam partículas comparado com os veículos a diesel contemporâneos. Por isso é que os carros a gasolina construídos nos últimos 5 anos são obrigados a ter um filtro de partículas.

            O CO2 é o que menos interessa? Deixa-me adivinhar, és daqueles que diz que o aquecimento global antropogénico é uma conspiração.

            O gasóleo é subsidiado porque supostamente é o combustível usado pelas empresas. E não é só em Portugal, é na UE quase toda, apenas a Bélgica não o faz.

          • RC says:

            O CO2 é o que menos interessa porque independentemente da tecnologia ou equipamento que usam, vão emitir sempre o mesmo relativo ao que consomem. Por isso mesmo devem pagar pelas emissões por litro, coisa que os que consomem gasóleo nao fazem, isto para promover a economia é eficiência.

            O que está em jogo em tudo isto, é mais ainda com os eléctricos é uma questão que nunca falam, eficiência energética.

      • Grunho says:

        Todos esses benefícios da eficiência do motor diesel revertem exclusivamente a favor do utilizador, enquanto os venenos e as emissões afectam toda a sociedade. Mais uma razão para o combustível ser mais taxado. Taxar as emissões de co2 que saem do escape não faz os carros a gasolina sairem mais prejudicados pela simples razão de que são actualmente prejudicados a dobrar: por gastarem mais litros e por pagarem mais imposto em cada litro.

        • Nuno V says:

          Eu acabei de dizer que o carro a gasóleo têm menos emissões que os a gasolina. Bem como a quase totalidade dos “venenos” a que te referes, foram resolvidos já á algum tempo. Aliás, até 2017, os carros a gasolina, comparado com os carros a gasóleo da mesma data, emitiam mais venenos, devido a uma queima não tão completa, sob a forma de partículas carbonáceas. Algo que também foi resolvido em 2017 com a inclusão obrigatória de uma FAP em todos os carros a gasolina novos.

          E essa dos carros a gasolina não sairem prejudicados é no mínimo ridículo. Ou seja, continuavam a pagar o mesmo imposto de combustíveis, e passariam a pagar outro imposto pelas emissões de co2.

          • RC says:

            Acho que não entendeu, o carro já paga menos imposto por isso mesmo, já no combustível não, um litro de combustível paga menos imposto por litro por uma quantidade superior de emissoes.

            Não interessa onde é gasto, até o pode gastar a assar frangos.

          • Nuno V says:

            Eu acho que não foste tu que entendeste. A proposta do Grunho era criar um imposto “Tantos cêntimos por cada kg de co2 que saia pelo escape, assim é que é.”

          • RC says:

            Vai ter ao mesmo, consumir um litro de combustível numa fogueira ou num carro emite exatamente o mesmo, não há como fugir disso.

            Por isso devem pagar pelo litro consumido, coisa que não acontece no gasóleo em relação à gasolina, e portanto são os a gasolina que pagam a parte dos a gasóleo.

            Quando andava de veículo a gasoleo agradecia sempre aos amigos que consumiam gasolina pelo feito.

          • Nuno V says:

            Se estivermos a falar de sistemas idealizados e de o combustível ser idêntico em ambos os casos, sim as emissões são as mesmas, mas a realidade é mais complicada que isso. Até porque nem num caso, nem no outro, 100% do combustível é queimado.

            Ambos os combustíveis pagam no ISV uma parcela pela a emissão de CO2, não é só a gasolina. Portanto esta frase “coisa que não acontece no gasóleo em relação à gasolina”, e a que escreveste no comentário em cima “coisa que os que consomem gasóleo não fazem” é uma mentira grosseira.

            Agora o valor da parcela pela emissão de CO2 no gasóleo é ligeiramente inferior à gasolina, porque, mais uma vez, os motores a gasóleo são termicamente mais eficientes que os a gasolina, e como tal não nos podemos regular apenas pela quantidade de hidrocarbonetos por unidade de volume para calcular tal.

            E mesmo que houvesse uma isenção nos combustíveis a gasóleo não significaria que “são os a gasolina que pagam a parte dos a gasóleo”

            E porque razão no comentário em cima trouxeste os carros eléctricos para a conversa?

          • RC says:

            Você continua a arranjar desculpas com a eficiencia, isso não interessa para as emissões, o que conta nas emissões são aquilo que emitem, se têm mais eficiência menos pagam no total, porque gastam menos, mas se o dono quiser menos eficiência, faz uma programação e mete a consumir mais, logo tem de pagar mais, é assim que deve ser, mas o gasóleo paga menos por emitir mais porque é considerando um combustível essencial no transporte.

            https://cdn.cmjornal.pt/files/2022-01/2022-01-10_02_29_32_decomposicao_do_preço_dos_combustiveis.pdf

            Sobre os valores de co2, como pode ver é menor no gasóleo.

            https://www.apetro.pt/estatisticas-e-estudos/impostos/estrutura-do-isp-portugal/1633

          • Nuno V says:

            Claro que interessa a eficiência. Deves pensar que o motor num carro funciona que nem magia em que 100% deste combustível é queimado e que 100% do combustível queimado é convertido em trabalho. Já sei, deitamos as leis da termodinâmica para o lixo.

            No entanto quando ontem à noite consultei os valores ta taxa de CO2, com a pressa nem sequer verifiquei bem este. Porque embora, o motor a gasóleo seja mais eficiente que o a gasolina, duvidava que fosse o suficiente para pagar menos que os a gasolina no que toca à taxa de CO2. Portanto, dei novamente uma vista de olhos na fórmula, e a parcela de CO2 é uma dedução e não uma adição. Isto significa que, na realidade, o gasóleo paga mais taxa de CO2 que a gasolina, quase 9% a mais. E tal é comprovado pelo link que colocaste da apetro.pt que claramente mostra esta diferença.

            Ao menos deverias de ter a integridade e indicar aqui uma retração da mentira que disseste, que o gasóleo não pagava taxa de carbono.

            O link que colocaste da CM não têm qualquer interesse porque é sabido que o gasóleo paga menos ISP que a gasolina, que existe um desconto por parte do estado, bem como eu já tinha confirmado nesta conversa como sendo verdade. Nomeadamente expliquei uma das razões pela qual este desconto é dado, por causa das empresas. O gasóleo normal não é o único combustível com desconto, o gasóleo colorido tem uma redução no ISP ainda maior, devido ao seu uso na agricultura e pesca.

          • RC says:

            Tem razão que paga mais na componente CO2, mas o gasóleo tem mais 12% de emissões por litro, de qualquer modo reconheço que não sabia que a situação já se tinha invertido, é verdade que só vi o valor total de ISP, que continua menor.

            Não disse em lado nenhum que não pagava CO2, disse que pagava menos, e é um facto. Até disse que as emissões CO2 são as que menos importam nisto tudo, mas como não há meio de controlar todas e cobrar por isso, cobra-se pelo CO2, que é simples e pouco eficaz. Há anos que se estuda outros modos mas não está fácil.

            É sobre isso que estou contra, o estado a andar a dar um desconto assumindo que é para empresas e depois o parque privado automóvel que é maioritariamente a diesel é que beneficia. Por isso eu ter dito que era subsidiado, tal como reclama o FMI durante anos, e por isso em países com economias mais ricas que a nossa e fora da Europa, o gasóleo é sempre mais caro, as empresas ou têm gasóleo próprio ou têm combustível frota.

            Por mim estou-me nas tintas para isso, quando discordo de um sistema, arranjo alternativas, já lá vão quase 2 dedadas que não gasto combustíveis, podia-mos ter uma economia melhor e com combustíveis mais baratos, como acontece em outros países, se realmente os combustíveis tivessem o preço justo. Espanha é um deles, nunca incentivou o uso de gasóleo em viaturas ligeiras de passageiros e o parque deles é maioritariamente a gasolina, logo não precisam de “dar” gasolina a outros países e comprar gasóleo , aliás, eles vendem ou chegaram a vender gasóleo a Portugal.

          • Nuno V says:

            Estive a ver a lei que regula o ISP desde que se começou a descontar a parcela relativa às emissões de CO2, e o diesel sempre pagou mais. Portanto a situação nunca foi invertida.

            É um facto que nunca disseste que não pagava taca de CO2? Dá lá a tua desculpa ad hoc para justificar estas frases que escreveste.
            “Por isso mesmo devem pagar pelas emissões por litro, coisa que os que consomem gasóleo nao fazem”
            “Por isso devem pagar pelo litro consumido, coisa que não acontece no gasóleo em relação à gasolina, e portanto são os a gasolina que pagam a parte dos a gasóleo.”

            Eu nunca entrei na discussão sobre se o estado deve ou não subsidiar determinados combustíveis através de um desconto no ISP.

            Quando é que Portugal foi autossuficiente no que toca à refinação de produtos petrolíferos, principalmente agora com o fecho da Petrogal? Todos os países vendem e compram combustível, tal como compram e vendem eletricidade. Chama-se a isso o mercado de energia. Não significa que têm mais ou menos do quer que seja. Essa de andarmos a “dar” gasolina para comprarmos gasóleo é um argumento muito, mas mesmo muito fraquinho.

          • RC says:

            Pagam mais não, pagam menos que a gasolina.

            Tanta que emitem mais 14% e a diferença no imposto é de apenas 9%, como disse.

            É um facto, neste momento nao se fala muito disso, há uns anos havia essa discussão, que andávamos a exportar muita gasolina, e a importar muito gasóleo, esse é o problema, o que fazia um défice muito grande, que ainda existe é isso faz aumentar os combustíveis para todos, comparava se a situação de Espanha com a nossa situação, e a diferença era o parque automóvel, que em Espanha era mais a gasolina e Portugal o contrário.

            Agora faz sentido o que o ministro dizia “não comprem carros a diesel porque daqui a 4 anos a coisa muda”.

          • Nuno V says:

            “Pagam mais não, pagam menos que a gasolina.”
            Certamente que desde o ensino básico reprovaste a matemática. Se ao menos tivesses dito que “pagam relativamente menos”, ainda poderia estar certo. Mas mesmo assim, não está. A taxa de carbono não é apenas referente ao carbono presente no combustível, têm a ver com a emissão de co2 pelos veículos, bem como com as emissões de co2 emitidas durante o processo de refinação. Daí a diferença.

            Não duvido que tenhas lido uma notícia sensacionalista num jornal qualquer. A verdade é que sempre vendemos e compramos gasolina, vendemos e compramos gasóleo, vendemos e compramos eletricidade… Espanha faz exatamente a mesma coisa, mais uma vez, chama-se o mercado energético. Não andamos a exportar gasolina porque temos a mais. Mais uma vez, Portugal NUNCA foi autossuficiente seja na produção de gasóleo, seja na da gasolina.

            Acho também engraçado teres “esquecido” de falar sobre o facto de teres mentido mais que uma vez, e quando te desmascarei, disseste que nunca afirmaste tal e quando citei as tuas frases… silêncio. Tudo extremamente conveniente.

          • RC says:

            Não, por acaso fui o melhor da turma a matemática, e volto a dizer, pagam menos que na gasolina, não foi você que disse que o gasóleo paga mais 9 % que na gasolina ? mas o gasóleo emite mais 14%, portanto devia pagar pelo menos 14% mais que a gasolina, fora que as outras emissões são muito mais graves que na gasolina.

            Aliás, nem sei porque estamos a falar sobre isto, gasóleo paga mais impostos em qualquer outro pais com uma economia mais forte. Nada de novo.

            Não, não tem nada a ver com os veiculos, quem compra o combustivel não fica à espera que seja calculado o imposto para o veiculo que tem ou onde o vai gastar, como já foi explicado.

            Se tivesse a ver com a refinação, então o gasóleo pagava muito mais, já que emite muito mais, isto porque é necessário refinar a uma temperatura mais alta, tal como o querosene e outros que ficam mais abaixo na coluna de destilação, e para a mesma quantidade de gasóleo é necessário refinar mais petróleo, já tinha explicado isto anteriormente, que de um barril de crude, sai mais gasolina que gasóleo, dai o vender gasolina e comprar gasóleo refinado.

            Sobre o silêncio, expressei-me mal, devia lá estar a palavra mais, claro que sabia que pagava, mas menos como confirmou.

            Sobre as importações de gasolina e gasóleo tem aqui:

            https://www.dgeg.gov.pt/media/t0fabr41/dgeg-oie-2020.xls

            Portugal em 2019 (já que a partir dai não existem ainda dados e entramos na pandemira) importou 1,257,736
            toneladas de gasóleo e 261,214 toneladas de gasolina

            Exportou: 899,897 toneladas de gasóleo e 1,585,345 toneladas de gasolina.

            Ou seja, o défice muito negativo para o gasóleo.

          • RC says:

            O relatório correcto é este, já que esse é provisório e estamos na pandemia, uma situação anormal.
            https://www.dgeg.gov.pt/media/wy4btnut/dgeg-oie-2019.xls

          • Nuno V says:

            Resumindo, a tua turma era populado por energúmenos, tendo em conta que o seu melhor aluno diz que pagar 0,05920€ é menor do que pagar 0,05434€. Mais uma vez, eu repito se tivesses dito que “paga relativamente menos” ainda poderias estar certo. Só se pode concluir que quando a tua professora ensinou a diferença entre relativo e absoluto, estavas certamente a dormir ou percebes tanto de matemática como eu percebo de tricot e o conceito escapou-te.

            “Aliás, nem sei porque estamos a falar sobre isto, gasóleo paga mais impostos em qualquer outro pais com uma economia mais forte. Nada de novo.”
            Pois claro, quase todas as economias da UE são todas muito fraquinhas, afinal de contas apenas um país de toda a UE não subsidia o gasóleo. Haja paciência.

            “Se tivesse a ver com a refinação, então o gasóleo pagava muito mais, já que emite muito mais, isto porque é necessário refinar a uma temperatura mais alta”
            Outra mentira, ou estás a tirar coelhos do traseiro. É precisamente o oposto, a refinação da gasolina é que emite mais CO2, 10.2 g/MJ no caso da gasolina vs 5,4g/MJ no caso do gasóleo. Será que não consegues evitar estar sempre errado?

            “expressei-me mal”
            Como eu adivinhei, uma desculpa ad hoc. Expressas-te mal, mas fizeste-o duas vezes no teu discurso. Lamento, mas a desculpa não cola.

            O ultimo argumento é hilariante. Dás os resultados de 2019, afirmas que ainda não existem resultados de 2020, quando claramente existem porque colocaste o link para estes. E quando olhamos para os resultados de 2020 descobrimos porque razão os querias ocultar, porque não concordam com a tua retórica. Depois dás a desculpa que o resultado é provisório e é durante a pandemia, logo não conta. No entanto, estive a verificar os últimos 5 anos, e o cenário que tu descreveste apenas acontece em 2019. E mesmo que acontecesse tal episódio todos os anos, continua a ser irrelevante. Estamos a falar de mercados. Nem tudo que importamos e exportamos é para consumo, no nosso país ou no país recipiente.

          • RC says:

            Eu já expliquei antes; “pagam menos que na gasolina, não foi você que disse que o gasóleo paga mais 9 % que na gasolina ? mas o gasóleo emite mais 14%, portanto devia pagar pelo menos 14% mais que a gasolina”

            Ou seja, proporcionalidade. Eu já admiti que não sabia dessa parcela do ISP, o facto é que o ISP para o gasóleo continua a ser menor para um combustível mais poluidor, tanto na produção como no consumo, e aqui está a prova, se quiser desmentir os moços da T&E, esteja à vontade.

            https://www.transportenvironment.org/discover/dirty-diesel-also-worse-climate-petrol-cars-study/

            Não viu porque não os considerei ? eu disse, primeiro porque são provisórios, segundo porque estamos em pandemia com carros parados.

            Eu também estive a ver, e nos anos anteriores, e apenas 2018 é diferente, nos outros continua a verificar-se o mesmo.

          • Nuno V says:

            Mais uma vez continuas convenientemente a ignorar que a taxa de carbono está inclusa a cadeia completa, desde a refinação ao consumo. E lamento ter que te dizer, mas a diferença destes dois combustíveis, no que toca as emissões da refinação ao consumo, anda entre os 5% aos 10% dependendo do processo de refinação, portanto uma taxa de 9% é mais que justa e não implica um desconto como tu tão desesperadamente tentas afirmar.

            O problema é que o que colocaste por parte do Transport & Environment, não é um estudo, é um relatório, que convenientemente escolheram um carro cujas emissões CO2 são iguais na versão a gasolina e na versão a Diesel. Tens aqui um exemplo de um que compara o diesel à gasolina e elétricos e podes consultar as emissões do poço às rodas de vários tipos de carros. Se quiseres tenho mais.
            https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212827118309570

            “Eu também estive a ver, e nos anos anteriores, e apenas 2018 é diferente, nos outros continua a verificar-se o mesmo.”
            A sério? Mesmo depois de ter dito que fui verificar os valores, tens a lata de me mentir na cara? Aqui estão os valores totais presentes nos relatórios de 2015 a 2019 referentes ao gasóleo.
            — Importações — Exportações
            2019 — 1.257.736 — 899.897
            2018 — 820.484 — 1.134.429
            2017 — 892.772 — 2.079.033
            2016 — 961.409 — 2.075.375
            2015 — 782.261 — 2.283.794

            Como eu disse, 2019 foi o único ano dos últimos 5 anos que importamos mais gasóleo do que exportamos. Ficamos por aqui. Estou farto de lidar com um mentiroso compulsivo. Passa bem.

          • RC says:

            Eles escolheram 2 carros iguais em tudo, menos no peso. Isso sim é uma comparação justa.

            Mas tem aqui mais e estudos antigos pouco valem, nessa altura ainda apontavam esses dados, porque os a gasolina não pararam no tempo, hoje têm melhores (menores) consumos.

            Eu continuo a dizer o mesmo, pagam menos que aquilo que deviam pagar.

            Sobre as importações mostre as contas da diferença entre importação e exportação de cada um.

          • Nuno V says:

            A tua única ilação sobre os valores das importações/exportações foi, e cito: “Ou seja, o défice muito negativo para o gasóleo.” Colocaste os valores da gasolina, mas não teceste um único comentário ou conclusão sobre esta. Portanto os valores da última são irrelevantes para destruir o teu argumento. Eu até ignorei a deixa do défice negativo, porque sei que és alto entendido de matemática e certamente saberias que se o défice é negativo significa que temos, na realidade, um superavit. Independentemente, 2019 foi o único ano dos últimos 5 anos que importamos mais gasóleo do que exportamos. Se gostas de mentir, vai mentir aos teus familiares e amigos. Por mim acabou. Passa bem mentiroso.

          • RC says:

            Não precisa de passar à ofensa, isso não leva a lado nenhum.

            Ok, admito estar desatualizado nesse ponto, no entanto como consultava esses dados há uns anos atrás, os anos trairam-me, fui consultar dados mais antigos e é onde isso se verifica.

            Ok ainda bem, agora só falta incentivar mais o uso da gasolina, porque é um produto mais barato.
            ^

    • yamahia says:

      Por acaso a queimada gasolina emite mais carbono que o gasóleo.
      O gasóleo emite é partículas e outro tipo de gases altamente pregudicias à saúde.

      • RC says:

        Por litro consumido não, por tipo de motor fica elas por elas.

      • Grunho says:

        Falso. Um litro de gasolina emite SEMPRE 2,31 kgs de co2, um litro de gasóleo semp 2,64 kgs. 14% a mais. Os carros, conforme a eficiência de cada um, é que têm emissões diferentes para a mesma distância. Mas ta como há carros a gasolina muito eficientes, também os há a gasóleo pouco eficientes. Seja como for ninguém te pergunta no posto quanto gasta o teu carro para te fazer o preço ou imposto, e se consegues fazer mias kms com os mesmos litros, o benefício é todo teu, não tens nada que ser privilegiado por isso. Portanto, quando comlras uma determinada quantidade de combustível, o imposto tem que ser proporcional ao co2 que essa quantidade produz, seja ele qual for esse combustível.

  8. Manuel da Rocha says:

    O FED passou os juros para 3% e já anunciou que “podem ir até 10%”. O BCE continua a mascar, com 6 meses de atraso. Enquanto não subirem os juros para os 5%, o Euro vai perder mais 40%, em relação ao dólar… serão mais 60 cêntimos (sem impostos) no preço de cada litro. E os laranjas continuam a assobiar para o lado sem querer falar disso.

  9. Rafael José says:

    Andaram a enganar os Portugueses sempre com estas baixas significativas para agora duplicarem o valor da baixa… Povo cego e enganado.
    Já nos faz falta um novo 25 de abril… O que interessa é o Concerto dos Coldplay.

    • PorcoDoPunjab says:

      Quer um novo 25 de Abril para quê, conte-me lá.
      Não chegou um, com os brilhantes resultados que teve e tem?
      Quer um país em condições e decente?
      Só há um caminho, tirar os Tugas daqui e meter cá Suíços ou Austríacos.
      Enquanto houver tugas aqui isto será sempre um sítio mal frequentado.
      E então com os novos hóspedes que chegam cá todos os dias o futuro vai ser bem bom, vamos ser o máximo dos melhores, desta vez é que é… Palavra de papagaio.

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o coleccionador de casas

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