PplWare Mobile

Portugal: vai abrir um novo apoio à compra de veículos elétricos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Jorge says:

    Onde se pode consultar a informacao sobre quando o programa ira abrir? no fundoambiental.pt ? ou alguma outra fonte? Obrigado.

  2. Realista says:

    Uma mota elétrica vinha a calhar…

  3. Gringo Bandido says:

    Criem apoio para nutrição digna, podem chamar-lhe o apoio Isaltino que o povo não se importa.

    • Realista says:

      Já existe e chama-se abono de família.

      • Gringo Bandido says:

        Mas este era mais para a metade pobre do país que agoniza a cada crise, com nutrição digna não ficavam tão doentes e não sobrecarregavam tanto o SNS e ainda por cima trabalhavam melhor e mais felizes, mas não há visão neste país infelizmente.

        • Realista says:

          Mas a parte mais pobre recebe RSI, ou queres acumular RSI com rendimentos do trabalho?

          • Gringo Bandido says:

            Eu quero é chegar aos 70s com saude! de resto arranjem soluções, vão para as universidades e são grandes cérebros para quê? só para nos esfolar e arranjar 1001 maneiras novas de nos matar, não pode…

    • Julinho says:

      Pois é, Gringo.
      As pessoas precisam de mais saude, menos impostos, comida 5-6x mais barata, casa pelo menos 3x mais barata, e por ai a fora.

      O que faz o desgoverno??
      Esbanja o dinheiro na Porcaria de productos, para enriquecer os super ricos extrangeiros, e os productos nem feitos cá são, é tudo importado. desgraça total..

      É um choque, continua a faltar competência e responsabilidade.
      No que é necessário para alavancar o País,ninguém investe.

      Onde estão os Helicópteros para o flagelo dos incêndios que mata imensa gente??
      E os aviões, onde estão??
      Onde está o nosso armamento para proteger o País?
      Onde está o SEF??

      O que tinhamos que era pouco mandam para a Ucrânia, ficamos sem nada, e depois ha cheques chorudos, para alguns endinheirados, poderem esbanjar á vontade, e os outros que se f*dam.
      Que falta de maturidade e competência, que criaturas petulantes.

      Onde está a habitação para o povo Português, que cada vez ha mais sem abrigos??

      Corja de bandidos..

  4. Maçä mais que Podre says:

    lá vamos nós outra vez, o estado a ajudar quem tem para comprar à custa do dinheiro de todos, incluindo de quem não pode…

    • JL says:

      Quem tem compra carros baratos ?

      • Zé da Quinta says:

        Infelizmente sim, carros o mais baratos possível.

        • JL says:

          Quem tem dinheiro compra carros baratos ? Loooooll

          • Mário says:

            Sim. Quem tem dinheiro não gasta em ativos tóxicos que desvalorizam. Explique-me como se eu fosse muito burro, conheço pessoas bem abastadas financeiramente andam com os piores carros que conheço (olhe fumarentos de 2006 e anteriores)

          • JL says:

            Curioso, então quem compra carros caros, são os pobres ? Você muda de conversa conforme a ocasião.

            É porque não lhe conhece a conta bancária. Há muitos que parecem ter e não têm.

          • PorcoDoPunjab says:

            JL, tenho cash e só compro carros bons e baratos.
            Quando digo baratos refiro me em relação ao mesmo veículo no mercado normal.
            Aparece uma oportunidade e apanho-a de imediato.
            O meu carro normal é uma bomba, comprado por metade do valor de outros equivalentes.
            Para ir à missa tenho outro, mais discreto.
            Não quero causar o pânico nas beatas.
            Ficam histéricas.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      É sempre a mesma historia … Ou melhor, a historia repete-se !!! O problema é que quem paga na realidade é o zé pagante. E aonde é mesmo que o Estado vai buscar o guito ? Aonde é mesmo ? Ao bolso do zé pagante. Do contribuinte que pagou os impostos. Não tem guito ? Não há problema, paga e tem que andar caladinho !!! Os “amigalhotes” que querem trocar de carrinho elétrico já estão a esfregar as mãos. Paga zé !!!

      • JL says:

        Não funciona dessa maneira, diga antes assim: quem paga são os que mais poluem.

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Jura a pés juntos ? E eu pensava que não havia racismo … Querem lá ver que o Estado vai ver quem tem poluente e quem anda a butes … Essa é nova para mim ! Paga zé e não bufes, OK ? Não tens os bolsos a arrebentar com o peso do guito, mas tens um amigo que te cata no fundo das algibeiras as ultimas moedinhas ! PAGA Zé !!!

          • Mr. Y says:

            O que o JL quer dizer é que o Fundo Ambiental é financiado através de impostos sobre os combustiveis fósseis.

          • JL says:

            Juro.

            E não há racismo, isso não tem nada a ver com raças.

            O estado não precisa, os fabricantes já indicam.

            Só paga se quiser, ninguém é obrigado a pagar.

        • Mario says:

          Então o exército e a polícia tbm pagam? Porque não arranjam fragatas elétricas e camiões elétricos. Podiam começar? Deixe de ser um hipócrita com a mania que sabe tudo.
          E os autocarros? Malvados.

          • JL says:

            Pagam, eles também consomem combustível.

            Eu não, você é que vive, tanto que teve de comprar um carro que só os bombeiros podem usar no caso do combustível. Não tem vergonha de viver nessa ilusão sem sentido ?

            Daqui a pouco não se pode comprar um híbrido, porque os bombeiros e todos os outros não usam. Enfim.

            Todos têm alternativa, você é que não quer que tenham, senão não falava dessa maneira, porquê? Ainda vou descobrir.

            Se ganham o mínimo é porque não se dedicaram para mais, daí se chamar mínimo.

            Eles ganham bem mais, porque sabem a lei de Ohm.

          • Mario says:

            O que você disse é ser hipócrita. Acredita que por ter um elétrico salva o mundo. E acredita na narrativa da Europa e do país. Que vamos salvar o mundo por andar em elétricos.

          • Mario says:

            Já disse tudo…. Quer dizer, o que acontecia se todas as empregadas de limpeza e serventes fossem engenheiros? Quem limpava a trampa que faz? Deixe de ser narcisista e achar que é superior.

          • JL says:

            Onde eu disse que vou salvar o mundo ?

            TEM A CERTEZA QUE SABE LER ?

            Outra, não me diga que o pessoal da limpeza ganha o mínimo ? Você é mesmo inocente.

            Porque não diz w verdade ? O que o incomoda que os outros comprem carros eléctricos ? Diga a verdade, seja um homenzinho uma vez na vida.

          • JL says:

            Se houver uma crise grave, guerra ou outro cataclismo você vai andar a consumir um recurso que é usado por todos esses ? Portanto vai ser o primeiro a parar…..

          • Mário says:

            A mim não me incomoda absolutamente nada… depois como vi colegas na tempestade á procura de carro de serviço a gasolina na empresa porque não tinham bateria…

          • Mário says:

            Claro que ganha o mínimo quer que lhe mande um recibo? Consigo no minimo uns 5 recibos de 5 pessoas diferentes.
            É como as instalações elétricas com 80 anos.LOOOOOOL
            Isso e batatinhas.

          • JL says:

            Se não incomoda porque está sempre a mandar bitaides para o ar ?

            Eu também pessoas à procura de boleia porque não havia bombas para abastecer abertas.

            Portanto a sua preocupação nisto tudo é se tem combustível ou não, ainda gostava de saber o que fazia sem electricidade na empresa e em casa. Loool

            Ganha não, declara, é bem diferente.

            Sim tem 80 anos e continua a funcionar.

        • Mario says:

          Ou os que não têm alternativa. Você é o único que anda num mundo ás florinhas. Acabem com as guerras que o ambiente agradece.

          • JL says:

            Então não tem alternativa ? Qual eléctrico comprou ?

            Eu ? Que mundo é esse ? Diga lá ?

            Acabem ? E você não quer acabar porquê? Têm de ser os outros a fazer tudo ?

          • Mário says:

            Que mundo é esse, o mundo do Trump que você apoia nas guerras que ele anda a fazer. Eu faço a minha parte, reduzo as viagens ao essencial, mas alguma coisa do que você faz vai influenciar? Enquanto os grandes não derem o exemplo de que vale os pequenos? Gosta de ser controlado estou a ver…

          • JL says:

            Eu apoio o Trump ? Looool mais uma de alucinado.

            Eu também, é diferente de mim em que aspecto ? E aquelas que faço até poluo menos que você.

            E alguma coisa do que você faz vai influênciar ?

            Mas qual exemplo ? Eu não sigo o exemplo de ninguém, lá está, confirma novamente que vive em rebanho, só faz o que outros fizerem. Nada de novo.

        • Mario says:

          Até diz que as pessoas ganham o salário mínimo porque querem. Era quanto deviam ganhar os gajos que trabalham em eletrónica e nem a Lei de ohm sabem

          • JL says:

            Claro que é porque querem, quem não se dedica a ganhar mais, ganha o mínimo, é por isso que se chama mínimo.

            Os gajos que trabalham em eletrónica sabem a lei de ohm, é por isso que trabalham, e não ganham o mínimo.

  5. Mario says:

    Os benefícios sociais para quem não precisa.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Os reformados … os que vieram das antigas colónias … continuam a ver Navios !!! recebem uns chorudos 200 euros ou qualquer coisa por aí! Esses vivem do ar

    • JL says:

      Quem não precisa compra carros baratos ?

      • Mario says:

        Então e você não vai de mão estendida? Eu já fiz a minha parte. Fui ralhar com os fumarentos que andam ali no oceano

        • JL says:

          Eu de mão estendida ? Até hoje só comprei carros em segunda mão, portanto nunca estendi a mão, mas se precisar de concorrer não tenho problemas, não tenho os seus preconceitos absurdos e mesquinhos.

          Então ralhe, aproveite e ralhe também com os que lhe trazem o combustível.

          • Mario says:

            Eu não tenho preconceitos já você….basta ler os seus comentários extremistas de Elektro.

          • JL says:

            Ah não tem ? Então e está sempre a reclamar com os que não têm as suas opções ?

            Então mostre lá esses comentários extremistas ?

      • RC says:

        Quem precisa dos incentivos não consegue ter a outra parte que falta e não consegue comprar uma vivenda para carregar um carro em casa. Quem não precisa compra carros caros, mas com isto em saldos e recupera parte ou todos os descontos que fez para o estado naquele ano.

  6. Paula vadinho says:

    Mas isto aplica-se apenas a carros novos ou em usados também?

  7. Acéfalo, o Pensador says:

    Acho muito bem, temos de acabar com essa “tecnologia” da idade da pedra dos motores a combustão. É simplesmente ridículo!
    Elétricos = tecnologia superior.

  8. Joel says:

    Alguem sabe como funciona na candidatura, o tema do carro para abate. Ou seja, no processo de candidatura é preciso já ter dado entrada para o carro abate do carro (com mais de 10anos), ou isso pode ser feito nos 90 dias posteriores á aprovação da condidatura?

    • Mario says:

      Falam do liberalismo mas andam sempre de mão estendida tipo socialismo.

      • JL says:

        Você fez o mesmo, comprou um diesel , portanto estende a mão aos que lhe pagam parte do custo do combustível, que se chamam consumidores de gasolina.

        • Mario says:

          Ninguém me paga parte do custo. É a desculpa que os governos usam…. Como é que se pode subsidiar algo que não se recebeu? Se há um intervalo do imposto que pode ser aplicado….
          A agricultura tbm é fortemente subsidiada, senão pagava 10€ por uma alface.

          • JL says:

            Pagam sim, já que o custo de produção do gasóleo é maior, já devia saber isto.

            Mas recebeu, cada vez que o compra, é assim tão ignorante que não sabe que o custo de produção do gasóleo é maior que a gasolina ?

            E não sabe porque a agricultura é subsidiada ? É que é algo que acontece em todo o mundo, mas enfim, o conhecimento do mundo real não é consigo.

          • Mário says:

            Eu conheço, você é que nega para se elevar, deve ser o maior da sua aldeia.
            O que é que o custo de produção tem a ver com o imposto?

          • JL says:

            Então mostre lá eu a negar ?

            Tudo, porque até no imposto pagam menos, lá está mais um subsídio.

      • Joel says:

        ??!! apenas fiz uma pergunta, o que é que isso tem a ver com politica ou socialismo?

  9. Yamahia says:

    20 milhões? Acho pouco, o que surripiaram aos combustíveis que levam os bens de 1ª necessidade aos mercados no 1⁰ trimestre dava para muito mais.

    • JL says:

      Isso prova que afinal o que tanto alega é pura fantasia sua.

      • Mario says:

        Então porque é que um bem como o carro elétrico precisa de subsídios do estado?
        Alegadamente é um bem que se vende por ele, mas é tão bom que o Estado tem que subsidiar a compra

        • Vítor M. says:

          Como os outros também precisaram, como o Estado deu aos carros a diesel quando estes apareceram. Chama-se apoios à transição. Não é de agora. Existem nos mais variados setores.

          Aliás, com esta nova crise nos combustíveis, o Estado e a UE deveriam aumentar o incentivo e as ajudas à transição. O futuro é elétrico e estamos a caminhar bem para esse futuro.

          • Mario says:

            Porque é que há de haver ajudas? Isso é típico de Socialismo. Ah sei mas os liberais tbm gostam destas esmolas do pai estado que os mantêm a funcionar. Criticam o socialismo mas vão todos pedir esmola. Mas há crise nos combustíveis? Só vejo crise especulatoria.
            Continuo a dizer, se são assim tão bons porque precisam de apoios?
            Não sou contra os elétricos, sou contra a imposição á força que estão a tentar fazer.
            Depois ficamos dependentes da China, não sei o que será pior.

          • Vítor M. says:

            Não tem nada de socialismo. O socialismo atual é tirar a quem produz, para dar a quem gosta do ócio como ofício. O Mário está confundido e baralhado. Mas eu explico:

            Como é já apanágio do Mario, o seu argumento mistura ideologia com imprecisões técnicas e económicas. Convém desmontá-lo ponto por ponto, com factos. Até para o Mário não enganar os mais distraídos 😉

            Apoios não são “esmolas”, são política industrial

            Os incentivos aos veículos elétricos existem pela mesma razão que existiram (e existem) noutros setores estratégicos: acelerar transições que o mercado, sozinho, faria mais lentamente. Aconteceu com as renováveis, com a eficiência energética e até com a internet. Países como a União Europeia definem metas climáticas e industriais; os apoios são instrumentos para lá chegar.

            Além disso, o setor dos combustíveis fósseis beneficiou durante décadas de vantagens fiscais diretas e indiretas. Falar de “socialismo” é até triste!

            “Se são tão bons, porque precisam de apoios?”

            Porque estão numa fase de escala. Tecnologias novas tendem a ser mais caras no início. À medida que a produção cresce, os custos descem. É o que já se observa: baterias mais baratas, autonomias maiores e custos de utilização mais baixos. Em muitos cenários, o custo total de propriedade já é competitivo sem incentivos.

            Crise “especulativa” nos combustíveis? Nem só

            O preço dos combustíveis é sensível a geopolítica, refinação, logística e decisões de produtores. Eventos, como os que referi, volto a falar na invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, mostraram como choques externos afetam preços e abastecimento. Chamar-lhe apenas “especulação” ignora essa realidade.

            Não há imposição “à força”, há metas e prazos

            A transição está a ser feita com calendários longos (décadas) e múltiplas opções tecnológicas. Não há proibição imediata de uso de veículos existentes. Há objetivos para novas vendas, alinhados com compromissos ambientais e industriais.

            Dependência da China: risco real, mas não exclusivo dos elétricos

            A cadeia de valor das baterias tem forte presença chinesa, mas a resposta já está em curso na Europa, EUA e outros mercados: novas fábricas, reciclagem e diversificação de fornecedores. E convém lembrar que a dependência energética do petróleo também é externa e historicamente instável.

            Portanto, Mário, o debate não é “elétricos vs. liberdade”. É como gerir uma transição energética com menos emissões, menor exposição a choques externos e maior competitividade industrial. Reduzir isso a “esmolas do Estado” é apenas um argumentário taralhoco.

          • Mário says:

            Sr. Vitor não venha com lições de moral… Você disse o que é o liberalismo! Retira aos que produzem para engordar os mesmos de sempre e que nada fazem.
            Vulgo… crise economica… os bancos foram abaixo quem pagou os bancos dos liberais? O contribuinte. Fertagus contrato com os liberais quem paga? O contribuinte. Querem comboios? Ah o Estado é que tem de pagar.
            Quer que eu invista? Quem paga? Os fundos Europeus? Será que os liberais não têm tomates para investir sem a união Europeia? O meu avô fundou uma empresa a custas próprias e não andava de mão estendida a pedir.
            E não não estou baralhado, o Vitor tem o chamado sindrome de dunning-krueger. Pode pedir á IA para lhe dizer o que é.

          • Vítor M. says:

            Lá está a conversa do comunista frustrado. Claro que quando querem tudo à borla, paga quem paga impostos, isso é óbvio. Se onde achas que vem o dinheiro?

            Eu não sei se os liberais têm ou não tomates para investir na Europa, mas sei que quem não os tem são os comunistas. Eu fundei a minha empresa sem esses mimos que os comunistas, cada vez menos, felizmente, tanto apregoam. Mas, lá está, o Mário é muito gerçekliği kabullenemeyen biri.

          • Yamahia says:

            Enquanto isso cabaz alimentar aumenta todas as semanas.
            O que vale é que o rendimento do cidadão comum é muito superior ao de Malta, bem podem pagar por isso e muito mais.

          • JL says:

            Se aumenta a culpa é de pessoas como você, tivessem aderido a tecnologias que não dependem desta triste história que se repete vezes sem conta e não aprendem .

          • Mário says:

            Ti JL já fiz a minha parte e passei os seus contactos.

            **Carta aberta aos transportadores portugueses**

            Caros transportadores,

            Escrevo-vos com profunda perplexidade e, confesso, alguma desilusão. Em pleno 2026, ainda insistem em operar frotas gigantes de camiões a gasóleo, como se estivéssemos presos numa realidade ultrapassada onde logística, custos operacionais e limitações tecnológicas ainda importassem.

            Felizmente, há mentes iluminadas — como o ilustre Sr. JL, o verdadeiro supra sumo dos elektros — que já nos mostraram o caminho. Segundo esta corrente de pensamento altamente avançada, a solução é simples: basta “aderir a tecnologias”. Não importa quais, como, nem com que infraestrutura — aderir chega.

            Aliás, todos sabemos que um camião elétrico típico:

            * custa praticamente o mesmo que um diesel (ou menos, dependendo da fé),
            * carrega em minutos (ou segundos, com vontade),
            * tem autonomia de 2000 km com uma instalação elétrica doméstica dos anos 80,
            * e, claro, não requer qualquer investimento em rede, potência contratada ou planeamento logístico.

            Portanto, a pergunta impõe-se: porque continuam vocês a complicar?

            Será desconhecimento de que basta colocar meia dúzia de painéis solares no telhado do armazém para alimentar uma frota inteira? Ou será falta de coragem para abraçar esta visão onde leis da física, limitações de rede elétrica e custos reais são meros detalhes irrelevantes?

            E mais: não só deveriam abandonar imediatamente o gasóleo, como também repensar o vosso papel na cadeia alimentar. Afinal, como bem sabemos, os supermercados “malvados” não são frequentados por cidadãos exemplares como o Sr. JL — que, presume-se, cultiva tudo o que consome, transportado talvez por energia moral ou vento favorável.

            Entretanto, no mundo menos iluminado:

            * a infraestrutura de carregamento pesado ainda está em desenvolvimento,
            * os tempos de carga impactam operações logísticas críticas,
            * o custo inicial dos veículos elétricos pesados continua elevado,
            * e a transição exige planeamento, investimento e tempo.

            Mas tudo isso são pormenores quando comparados com a clareza conceptual de quem resolve problemas complexos com uma frase de fórum.

            Assim, deixo-vos este apelo: façam melhor. Não pela economia, não pela eficiência, não pelos clientes — mas para não desiludirem os visionários que já resolveram tudo no papel (ou no teclado).

            Com elevada consideração e alguma ironia,

            Um observador cansado de soluções mágicas

          • Yamahia says:

            Quê? Essa coisa nem para apanhar o lixo porta a porta serve. Como é que quer pôr isso a levar bens de primeira necessidade aos mercados?
            https://www.wakefieldexpress.co.uk/news/people/council-bin-lorries-to-be-replaced-with-new-diesel-fleet-after-electric-trial-failure-7405275
            E digo mais:
            “…agreed to spend £4.9m to introduce zero-emission battery electric vehicles (BEVs) and an additional £1m on charging infrastructure. …”
            A torrar o dinheiro dos contribuintes é que eles são bons. Para já dá para tudo, à conta do saque aos 97% do parque a combustão. Quando se acabar a mama, é que eu quero ver. LOLOLOLOL

          • Vítor M. says:

            Um exemplo, que não tardará a funcionar sem ser a diesel 😉 Mas, pronto, contentas-te com pouco 😉 e cada vez menos. É vida.

          • JL says:

            Não era mais fácil dizer aquilo que já lhe tinha pedido ? Mas porque não se faz num homem e diz o que lhe preocupa ou incomoda nestes veículos ?

            Porque não manda a mesma carta aos camiões a gasolina, gás e híbridos ?

            Onde é que eu disse que os transportes deviam ser todos a eletricidade ? é capaz de dizer ?

            Não podemos então comprar carros a gasolina ? e a gás podemos ?

          • JL says:

            Yamahia, se tivesse lido o artigo em vez de só o titulo sabia que não gastaram esse dinheiro nem sequer instalaram os carregadores, e apenas testaram um camião que nem conseguiram carregar.

            No entanto afirmam que vão continuar à procura de soluções, porque parece que os diesel não se aguentam dos pequenos percursos, muitas paragens.

          • Mário says:

            Disse sim. Tome memofante e lembre-se.
            A idade não perdoa.

          • Vítor M. says:

            Ainda não tenho a idade avançada do Mário. Calma, essa recomendação é para o Mário, que já se troca todo. E sim, o Mário é o corolário de “a ideia de não perdoa”.

          • Yamahia says:

            @JL Claro que instalaram os carregadores. Pelo menos 1,15 a 1,20 milhões de euros de carregadores.
            Dinheiro dos contribuintes deitado ao lixo. Pelo menos estão no sector certo lololol

          • JL says:

            Segundo o seu post não podemos, não há camiões a usar essa energia, se tivesse preocupado com eles poupava o combustível que eles necessitam

          • JL says:

            Não instalaram, tanto que dizem que o teste piloto não correu bem devido à falta de carregadores.

            Se não os gastaram não foi deitado ao lixo.

        • JL says:

          Não precisa, por isso mesmo não os ter.

          • Mario says:

            Estou a ver que o Vítor tem capital para investir numa empresa de camionagem e pagar o sobrecusto de um camião elétrico. Além do custo logístico do mesmo. Já que tempo é dinheiro. No tempo em que não se falava de elétricos, um camião cisterna que trabalhasse para a Galp só era rentável se trabalhasse 18 horas por dia. Será que um elétrico consegue fazer o mesmo? E em 6 horas ter carga qb para 1200km?

          • Vítor M. says:

            Cada exemplo sem nexo. Até porque os veículos não rodam 24 horas por dia. Têm tempo de paragem que pode ser usado para recarregar a bateria. Além disso, visto que este tipo de serviço é de “para-arranca”, é muito mais ecológico e eficiente um elétrico, que um térmico. Mas há mais. O que não faltam são vantagens.

          • Mário says:

            Estou a ver que as lavagens cerebrais funcionam… não acreditava. agora tenho a confirmação.

      • Mario says:

        Realmente… O síndrome Tesla existe
        .. todo o utilizador do Tesla fala como se nunca tivesse tido um veículo a combustão

        • JL says:

          É por terem tido outros que sabem ver as diferenças, e não são cabeças ocas que só conhecem aquilo que tanto defendem e atacam aquilo que não conhecem.

          • Mário says:

            Quem diz que não conheço, mostre lá? Prove lá? Não prova nada porque não sabe. By JL há uns meses.
            Conheço tanto que ando nos carros elétricos da empresa. Mas nem vou argumentar com um radicalista.

          • JL says:

            Você, senão sabia as diferenças.

            Então conte lá o relato de ter andado num Tesla ?

            Claro que não vai argumentar, já sabe que a argumentação enviesada é facilmente refutada.

          • Mário says:

            Na empresa não temos teslas por uma questão de principio. não se compram carros de tiranos que acham que têm o rei na barriga e é tudo deles.

          • JL says:

            LOOOOOOOOOOL.

            Mais uma para rir.

  10. says:

    Pois e o resto!!! Não vejo o próprio estado a dar o exemplo, como substituir a frota dos veículos do estado por veículos elétricos, dos ministérios, das forças de segurança, dos militares, etc. Há uns carritos apenas para tapar os olhos. E sistemas solares para os edificios públicos??? Escolas, hospitais, etc, etc??? uns poucos exemplos apenas. O estado devia ser o exemplo e se investe 20 milhões para os cidadãos devia investrir o triplo em si próprio….

  11. freakonaleash says:

    Baixar os impostos dos combustíveis que movimentam os pobres e os camiões que abastecem os bens de 1a necessidade?
    Não

    Subsidiar a coqueluche dos remediados e novos-ricos?
    Sim

    São escolhas.

  12. PJA says:

    Mas isso já não existia? Deem lá os subsídios, que eles querem vender carros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.