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Portugal na lista dos 8 maiores produtores de lítio no mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Ifm says:

    Olha o PAN, e o BE… Não se pode poluir em Portugal… Graves impactos ambientais.

    Mas querem usar carros elétricos. Lógica top.

    Parece a malta do elétricos quando saíram, nos não somos poluentes, mas andamos a energia produzida a partir de carvão e gás.

    Toca a por a carroça a frente dos bois.

    Em vez de sermos auto sustentáveis, a parir de energia ” verde” e depois avançar para a elétricacao automóvel.
    Não somos o inverso, vamos começar a casa pelo telhado.

    • RC says:

      Onde é que produzimos energia com carvão ?

      Com geração de energia elétrica através de gás, as emissões reduzem para menos de metade comparando com um veiculo a combustão. Além de que a produção de eletricidade foi de 33 % em gás natural.

      Não creio que somos o inverno, estamos no caminho certo até porque a necessidade cria o engenho.

      • secalharya says:

        A necessidade dos ricos explorarem os pobres até ao tutano, cria o engenho.

        O €€€ da exploração de lítio vai para os mesmo bolsos do costume e deixam Portugal numa miséria. O pobre que se desenrasque…e já agora compre carros eléctricos “verdes” a 50.000€.

        • RC says:

          E porque não compra de 20 mil ?

          • WhiskasSaquetas says:

            Mas você acha que um adulto com mulher e filhos vai andar numa pandeireta claustrofóbica com autonomia de 250km?!?! Eléctricos estão só de passagem o hidrogénio será a solução isto se a Porsche não estragar a festa =)

          • RC says:

            Então e com hidrogénio têm mais autonomia como ?

            A porsche vai apenas apenas fazer a festa para eles, para os donos de classicos, já que é para esses que está a trabalhar, tanto é que a produção que prometem mal chega para eles.

            E acha que uma familia com mulher e filhos vai andar numa pandeireta maior e gastar 10 euros por litro de combustivel ?

          • WhiskasSaquetas says:

            Continue a viver no mundo da ilusão … Não tenho tempo para abrir olhos a quem não quer ver.
            Bom ano 😉

          • RC says:

            Você é que está a viver na ilusão, tanto que aposta em algo que não conhece.

        • Aiaiai says:

          Deixe de engravidar pelos ouvidos e procure informação actual/real.
          Vá até um dos muitos municípios onde existem minas/pedreiras e pergunte no comercio e restauração qual o impacto directo dessas explorações nos negócios e vida das pessoas.

      • Sujeito says:

        A maioria da energia continua a vir do carvão. As notícias que dizem que não estão a fazer jogos de cintura de estatísticas. Tens muitos bons livros nessa área.

        Podes dar também uma olhadela ao *único* estudo feito como deve ser sobre a poluição dos elétricos, que saiu o ano passado. E sendo o único , logicamente nenhum antes tinha sido feito.

      • NjsS says:

        @RC, é claro que nós não produzimos energia a carvão, somos amigos do ambiente! até fechamos centrais a carvão!

        Compramos é energia produzida em centrais a carvão à Espanha… mas isso aí é completamente diferente…

        • RC says:

          Então prove que quantidade é essa, é um facto que compramos a Espanha, mas nem toda é gerada do carvão.

          De facto, apenas 1.9% de toda a energia gerada em Espanha vem do carvão, portanto é apenas um argumento sensacionalista dizerem que vem tudo do carvão.

          Aqui fica o relatório espanhol contendo esses numeros.

          https://www.ree.es/sites/default/files/publication/2022/03/downloadable/Avance_ISE_2021.pdf

          • Njss says:

            De acordo com o relatório, em 2021, para a península ibérica é na casa dos 3% para carvão e 20% para gás. Para 2022 o valor do carvão irá quase que triplicar.
            De qualquer modo para reavivar a memória:
            https ://sicnoticias.pt/mundo/2022-11-07-Espanha-reativa-maior-central-de-producao-energetica-a-carvao-b8f4ad9c

            https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/pela-primeira-vez-na-decada-centrais-de-gas-lideram-producao-energetica-em-espanha

          • RC says:

            Portanto ficamos no mesmo,’ok, vamos esperar pelos últimos dados.

          • Daniel Oliveira says:

            Se assim pode ser… porque razão fechamos a nossa a carvão??? compramos aos outros, que a produzem a carvão!

      • José says:

        em Sines mas foi fechada

      • Yamahia says:

        Não produzimos agora porque somos RICOS e podemos dar-nos ao luxo desmantelar 2 centrais a carvão e como o dinheiro abunda, passar a importar 30% ao ano. As centrais que desmantelámos seriam suficientes para cobrir as necessidades e ainda exportar se fosse caso disso.
        Os 30% que importamos é na mesma energia suja como a que provinha das nossas centrais a carvão, apenas chega com um perfumezinho a nuclear…
        Qt ao dinheiro para a pagar… imagine onde vão buscar. Isso mesmo ao gasóleo e à gasolina eheh

      • Yamahia says:

        Segundo os seus amigos da T&E cada 1 kWh de electricidade produzida a partir do gás emite 434g CO2 por cada kWh de electricidade produzida

        Nesta base vamos escolher 2 carros do mesmo modelo, do mesmo fabricante. Um a gasolina e outro a electricidade obtida a partir do gás:
        1-Volvo XC40 2018 T3
        2-Volvo XC40 Recharge
        Percurso. Viseu-Vilamoura pela Deslocação em AE vel. max. 120 kms /h
        Consumos XC40 2018 T3: 6,7/100, Volvo XC40 Recharge:31,5kWh/100
        Emissões declaradas no ISV XC40 2018 T3:145g/km, Volvo XC40 Recharge; zero emissões (a mentira do século)
        Emissões Reais por cada 100 km percorridos XC40 2018 T3: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 13,7 kgs CO2
        Tempo necessário para concluir o percurso XC40 2018 T3: 4,5 horas, XC40 Recharge: 9 HORAS »»» https://youtu.be/oXzlXQUus-w

        Estas palavras não são minhas são da própria Volvo em 2021 e só confirmam aquilo que lhe tenho dito e que não lhe entra nessa cabecinha dura:
        “O estudo da Volvo Cars conclui, assim, que os EV acabam por ter uma pegada de carbono bastante inflacionada, até ao momento da saída da linha de montagem. E que só pode ser atenuada, de forma a conseguirem rivalizar com os veículos de combustão, através da energia que é utilizada no carregamento das baterias, e com o passar do tempo em utilização”

        Ou seja com energia 100% verde (voltando a desprezar os impactos no meio ambiente de barragens, eólicas e painéis solares e eventualmente a cogeração renovável-Tema para mais tarde)

        • Toni da Adega says:

          Essas contas incluem a extração transformação e transporte dos combustíveis? Ou assume-se que provêm de uma fonte debaixo do posto?

          Actualmente as refinarias são os maiores poluentes do País.

          • RC says:

            Claro que nao, usa as emissões declaradas para um consumo em wltp , depois vai baixar o consumo de um eléctrico a subir a4, é que nem contou com a descida de volta, só interessa a subir .

          • Yamahia says:

            Da mesma forma a eletricidade não lhe nasce debaixo do posto de carregamento. Ou julga que a matéria prima fóssil chega às termoelétricas imaculada? Até lá chegar muito provavelmente já polui mais que uma refinaria por kWh. E a renovável quer discutir os impactos no meio ambiente de barragens, eólicas e painéis solares e eventualmente a cogeração renovável? Ou fez vista grossa a esse tema?

            Mas já agora deixe aí os seus nrs em relação à quantidade de CO2 necessária para obter um kWh numa refinaria.

          • RC says:

            Então mas não usou os números das emissões da produção de eletricidade, do mesmo relatório que saem os mesmos da produção de combustível ?

            Ah, agora já se produz combustível, pensava que só nascia.

            Ok, vamos discutir, até porque serve de referência futura para aquilo que também defende, o hidrogénio e os sintéticos.

            Um kwh de cogeração ? isso para mim é um aproveitamento, já que era energia que ia para o ar, não sei se sabe mas as refinarias também usam eletricidade e não é pouca, a nissan chegou a dizer que o seu leaf andava 40 kms só com a eletricidade que era usada para produzir 1 galão de combustível, cerca de 3.8 litros.

            Mas tem aqui muitas fontes, na descrição desse vídeo.

            https://www.youtube.com/watch?v=ZuXgMWDC_Ck

          • Yamahia says:

            @RC
            Subir a A4?!
            O homem desceu a A2 eheh

        • RC says:

          São da volvo,’diga lá onde está a volvo a dizer isso?

          Mas mostre lá um vídeo do volvo a andar na A4 e a mostrar os consumos de autoestrada.

          Sobre a fábrica fa Volvo, o estudo apenas se aplica a fábrica que foi alterada, mas a malta gosta logo se usá-la para toda a gente loool.

        • RC says:

          Mas espere lá, o futuro não é combustíveis sintéticos e hidrogénio produzido da mesma forma ?

          Looool

          Vocês sabem lá o que querem, típico do tuga que está sempre a entrar em contradição com ele próprio.

          • Yamahia says:

            Não amigo.
            Sintéticos não são usados em carros que montam uma bateria que para atingir a “justificar” a neutralidade face a um a combustão precisa rodar 200.000 kms o que à média portuguesa equivale a 22 anos.

          • RC says:

            Onde é que dizem isso ?

          • RC says:

            Não entendo onde foi inventar os 200 000 kms, no mix energético da europa o break-even acontece aos 77 000 kms, e no mix global do mundo aos 110 000 kms.

            Os 200 000 é o que consideram como ciclo de vida para ambos os veículos.

            https://www.volvocars.com/images/v/-/media/Market-Assets/INTL/Applications/DotCom/PDF/C40/Volvo-C40-Recharge-LCA-report.pdf

          • RC says:

            E eu fui ver o vídeo novamente e ele também anda muitas vezes abaixo de 70 mph.

            Mas olhe tem aqui outro para o recharge, onde faz o teste a 90 e a 120 kmh reais, com consumo muito mais baixo, feito na Noruega onde não é propriamente plano, até explica que é muito mais eficiente que a versão anterior.

          • Yamahia says:

            Como inventar 200.000 kms?
            Já lhe tinha explicado de onde vêm os 200.000 kms necessários para que um BEV com bateria de 100 kWh atinja a neutralidade mesmo atribuindo zero CO2 à electricidade:
            (1º fui ao Bing e depois fui ao IVL- relatório de 2017-Onde se explica que por cada 1kWh de capacidade de uma bateria são libertadas 200 kgs de CO2 para a atmosfera – e sim a maioria das baterias vem da China e são lá fabricadas, ainda nos dias de hoje – )

          • RC says:

            Portanto confirma que inventou, porque esses dados já nao existem.

            Ou seja, inventou para levar a sua avante.

            Bateria de 100 kWh ????

            Looool

            Enfim, tenho de começar também a usar motores de 1000 cv para calcular o consumo de um carro de 50cv.

          • Yamahia says:

            Inventei o tanas
            Ou vc acredita que desde DEZ de 2017 até meados de 2019 as emissões com o fabrico das baterias reduziram milagrosamente quase 50%?! Se acredita é preciso ser anjinho e não observar como se comportam os influencers de governos e comércios de escala.
            Veja o triste quadro do tema deste artigo onde Portugal é dado como o maior da Europa no lítio quando na realidade não passa de um mosquito!
            Veja só, parecem abutres
            https ://www.dinheirovivo.pt/economia/tribunal-de-contas-europeu-vem-a-portugal-preocupado-com-escassez-na-producao-de-litio-14851796.html
            Tristeza…
            Mas esteja descansado que o estudo da Volvo baseou-se já nos nrs da IVL de 2019 já sob o crivo de censura da UE e dos respectivos interesses económicos!

          • RC says:

            Nem ninguém disse que reduziram, apenas os atualizaram que já tinham usado dados de 2006 a 2011, mas leu ou não o estudo, só usa esse porque lhe convém.

            Claro que não reduziram, mas de 2006 a 2019 não tenho duvidas que reduziram. Além disso são muito claros a dizer que os dados estão são mais transparentes.

            Eu nem sequer uso porque para mim tem muito mais credibilidade os da federação europeia dos transportes e da icct.

            Claro que sim, somos um povo triste como você diz, nem extrair petróleo deixam, quanto mais litio, nem o deixam procurar por isso encontrarem pouco, quem pouco procura, pouco encontra.

            Mas não entendi a relevância disso com as emissões de CO2.

          • Yamahia says:

            Li o estudo e não vi lá nenhuma alusão às datas de 2006 nem sequer 2011.
            O que vi foi uma desculpa esfarrapada de que tinham resolvido baixar o indicativo de 200 kg apurado em fins 2017 para 106 kg kWh em meados de 2019 pq as fábricas já produziam mais unidades. loool

            Adiante
            A sério que não vê relação no modus operandi dos responsáveis da UE na pressão para extracção de lítio de PT e a pressão para que os verdadeiros nrs de 2017 sejam puxados para baixo?
            Pois a relação é a mentira que gravita à volta desta indústria promovida pelos responsáveis políticos e económicos.
            Tão verdade é Portugal ser o maior do lítio da Europa e por isso deve ser escavacado, como o são as emissões com o fabrico de baterias terem baixado qs para metade em apenas ano e meio e por isso devem substituir tudo o que mexa e/ou tenha potencial para vir a mexer.

            Voltando um pouco atrás…Então vc acha que a capacidade da bateria está relacionada com os cavalos do carro? eheh Parece impossível…. A bateria está para o carro eléctrico assim como o depósito de combustível está para carros combustão. Nada a ver com o power
            Quantos exemplos de carros com bateria com capacidade maior ou = a 100 kWh?
            E não metem mais pq +kWh = +peso. Veja a bateria do EQS com + de 700 kgs para 120 kWh (totais) e 107,8kWh (uteis)

            Mas como já disse, esteja descansado que a confissão da Volvo (relembro – “O estudo da Volvo Cars conclui, assim, que os EV acabam por ter uma pegada de carbono bastante inflacionada, até ao momento da saída da linha de montagem. E que só pode ser atenuada, de forma a conseguirem rivalizar com os veículos de combustão, através da energia que é utilizada no carregamento das baterias, e com o passar do tempo em utilização” ) já levaram em consideração os valores de 2019.

          • RC says:

            Não, não vejo, você é que vê essas coisas mirabolantes para ir ao encontro dos seus interesses, veja as fontes do estudo de 2017.

            A bateria não tem nada a ver com cavalos nem com palha, tal como o depósito também não tem, cavalos é potência, no máximo serve para determinar o consumo.

            Sim, a Volvo determinou que tem uma pegada maior no fabrico, que é compensada ao fim de 7x mil kms.

          • RC says:

            E já agora, eles só tem de fabricar veículos em fábricas que tenham menos emissões, façam como a tesla, aliás, até já anunciaram uma fábrica com emissões neutras.

            E não, não acho nada estranho, já que eles falam em transparência dos valores.

          • Yamahia says:

            7000 kms?! Era bom era…
            A mentira deve ser algum vírus que se instala no cerebelo dos promotores e propaga-se ao cerebelo dos seguidores da ME. Qual religião emergente!
            Mais valia estar calado e não me obrigar a ir verificar a conclusão do estudo:

            “Para que um carro eléctrico acompanhe o excesso de Co2 emitido durante seu projecto, é necessário que ele percorra mais de 200.000 km antes de passar pela caixa de reciclagem.”

            Não anda longe daquilo que já lhe tinha dito!
            Afinal a matemática ainda é uma ciência exacta, ao contrário da filosofia/fantasia

            E sim eles pedem electricidade com emissões zero (que é impossível que o seja) não só para reduzir por exemplo nas emissões CO2 nos consumos de 48 mil tons viatura para 27 mil tons, como tb no fabrico das baterias.
            Não sei é como isso será possível dado que o mix europeu anda nos 70% fossil e recentemente a ECOLOGICA Alemanha resolveu levar tudo à frente em busca do carvão. Inclusive destruir florestas milenares, remover parques eólicos, etc

            Se forem buscar as baterias à China (maior produtor e exportador mundial), pior ainda!
            Se forem aos EUA tb não melhora grande coisa.
            Olhe, mandem fabricar as baterias no Brasil que esses por enquanto vão dando o exemplo!

            Quanto ao que diz a Tesla…Mas vc ainda acredita no Musk???!!! É preciso ter fé ahahah

          • RC says:

            A mentira é aquela que você quer inventar, tanto que se agarra a estudos antigos onde os próprios autores dizem estar errados.

            A Volvo não usa baterias fabricadas na china, mas sim na Coreia do Sul, são da LG Chem, o mix deles anda à volta de 40 % de carvão, resto é gás natural, nuclear e restantes renováveis pelo menos segundo os dados a seguir.

            https://www.iea.org/countries/korea

            Onde é que disse que a bateria está associada aos cavalos do carro ? LOL

            Eu até disse que tem a ver a capacidade da bateria com os cv.

            Até uma bateria de 20 kwh fornece 1000 cv, basta ter uma descarga maxima de 50 C, que nos dias de hoje são peanuts.

            Onde foi buscar os 70% ? agora considera que os combustível que os a combustão consomem também contam como emissões da eletricidade ? LOOOL

            O mix elétrico da europa é de 64.4 % de renoveis, 70 % é o mix enérgico total, com combustíveis e tudo incluido.

            https://ec.europa.eu/eurostat/cache/infographs/energy/bloc-3b.html?lang=en

            Se forem para os EUA melhoram bastante, já que têm um mix bem melhor que a Alemanha e que a china.

            Mas se não acredito no musk porque devo acreditar em si e nos moços da volvo ? qual é a diferença de credibilidade que cada um me oferece, ne sequer tenho carros de um e de outro, por isso mesmo prefiro acreditar em entidades não ligadas a marcas, e muito menos individuais que usam fontes da de há 2 décadas.

            Nâo é preciso ter fé, mas é preciso imparcialidade, então tenho de acreditar num relatório de uma marca e não posso acreditar noutra, uma das quais até tem o telhado cravado de painéis solares numa das zonas mais solarengas do mundo.

          • RC says:

            Tem aqui o que fiz a volvo, mencionando o próprio relatório deles, não sou eu que ando a inventar:

            “ Durante a vida útil de um veículo, a pegada de carbono de um veículo 100% elétrico (BEV) é inferior à de um veículo de motor de combustão interna (ICE) tradicional. No entanto, a distância que é necessária conduzir para um BEV ser menos intensivo em carbono do que um veículo ICE depende em larga medida da forma como é gerada a eletricidade que alimenta o veículo. Se carregar o seu BEV com eletricidade renovável, terá de conduzir apenas 49.000 km para atingir esse ponto, em comparação com 110.000 km se utilizar eletricidade gerada a partir da média do mix global. Sempre que possível, recomendamos que carregue o seu veículo elétrico com eletricidade de fontes renováveis.

            Estamos empenhados na total transparência em termos de impacto do carbono dos nossos veículos elétricos, pelo que poderá encontrar a análise do ciclo de vida (LCA) do C40 Recharge aqui.”

            https://www.volvocars.com/pt/cars/c40-electric/?gclid=CjwKCAiAqt-dBhBcEiwATw-ggHZ24Cuxh2i9alZVSxNaYHQ248Lp-hLX40yac-mAKacyqyzfPrnpshoCLlcQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

          • Yamahia says:

            Veja lá se consegue abrir.
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7g_CjGNvejz9fpSZQ?e=oAhV2Y
            70% é NÃO renovável

            Se não conseguir abrir vá ao site da EDP

          • Yamahia says:

            Onde fui buscar a relação dos cv com o tamanho das baterias?? Fui buscar a si eheh. Eu apenas o contradisse. Veja só foi vc próprio a escrever isso. Vc é dos tais que faz merd* e depois põe as culpas nos outros. Grande troca tintas:
            “Bateria de 100 kWh ????
            Looool
            Enfim, tenho de começar também a usar motores de 1000 cv para calcular o consumo de um carro de 50cv”
            loooloooloool

            Depois, a LG não usa baterias fabricadas na China?! Veja só:
            https://www.terra.com.br/byte/exclusivo-lg-chem-vai-dobrar-producao-de-baterias-para-atender-tesla-dizem-fontes,22963be0a7609d351c5d97a93df2b5095d7nbylm.html
            loooloooloool, desculpe lá mas vc é uma comédia! eheheh

            Ai o mix elétrico da europa é de 64.4 % de renovaveis? Ai o caraças que já não me aguento Buaáahahah
            Então explique lá porque é que a UE que atingir 40% renováveis em 2030?! Se já atingiu 64.4 % de renovaveis porque quer 40% em 2030???????????? Andar para trás ?????????
            Olhe veja mais uma 2ª imagem tlz com bonecos vc perceba melhor ahahah;
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7hAj5xvrXtLEsEUzg?e=ZfX3fH
            ref a 2020
            Legenda: Preto=Carvão, Cinzento=Outras fósseis, cinzento claro=nuclear e verde=renováveis

            Não deve acreditar no Musk pq ele ainda é mais aldrabão que os outros, Ou não tem acompanhado?!
            loooloooloool

            Olhe vá ver o Dakar para espairecer. A minha querida Audi anda completamente aos papéis e descaracterizada e mais grave… pelo 2º ano consecutivo. Pode ser que seja desta que aprendam e retirem o projecto H2 da gaveta.
            Deixo-lhe uma imagem inspiradora do pplware que retirei hoje da rubrica das 6ªas feiras. Este deve ter-se inspirado na Audi. Não usa um 2.0 TFSI para dar de beber á bateria, mas usa um gerador dos grandes carago!!!! ahahahah
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7hBrdz08Zq-RouqeA?e=rTjXAq
            Que comédia loooloooloool

          • Yamahia says:

            Ups… faltou o link dos 40% renováveis para 2030
            https://eco.sapo.pt/2021/11/10/ue-quer-40-de-renovaveis-ate-2030-e-ambicioso-mas-e-fazivel-diz-comissaria/
            Não quero que lhe falte nada loooloooloool

          • RC says:

            Comédia são os seus argumentos que primeiro diz uma coisa depois vê que erro e tente arranjar outro argumento, eu deixei os links da própria CE, nao é preciso andar a inventar, e sabia muito bem que estava a dizer disparate.

            Quanto hidrogénio, estranho ser tão bom e não aparecerem novamente com o camião a hidrogénio , agora vieram com um a gasóleo e hidrogénio misturado, que segundo alguns textos , o hidrogenio é produzido com recurso a geradores a gasóleo. Looool

            Realmente é só rir quando querem patrocinar uma ideia que poucos ou nenhuns acreditam, mas que é uma boa forma de cativar fundos.

            Se me arranjar uns milhões eu também faço um carro a hidrogénio, até formação para isso eu tenho, e também passo a dizer que é o futuro.

            Sim vi acidentes acontecem.

            Quanto a imagem do tesla, nao sei o que la faz o gerador, para carregar enquanto anda não vale a pena, NENHUM eléctrico carrega enquanto anda, nem sequer passa na inspeção, já que esse é um dos testes que fazem, mas continue a promover o negacionismo, eu também gosto de me rir das figurinhas que vocês fazem, dele vido aos argumentos ignorantes que usam.

          • RC says:

            Exato, querem chegar aos 40% tanto que começa por :

            “ é um dos grandes desafios que a nossa sociedade enfrenta: avançarmos para lá dos combustíveis fósseis”

            É por isso mesmo querem hidrogénio para injectar nas linhas de gás natural.

            Você até confunde mix energético com mix eléctrico.

            A edp que compre mais renovável, o meu fornecedor tem 100% renovável.

            Ainda nao percebeu o lol ao fim da frase, eu não disse em lado nenhum que o tamanho da bateria tinha a ver com os cv, você é que disse, por isso ter gozado com isso, tamanho do depósito vs cv. Mas parece que não chegou lá.

          • RC says:

            Para mim isso é um erro de tradução, quem fabrica na China um carro que usa baterias da lg Chen é a tesla no seu model 3 e está notícia até diz a sua localização.

            https://epocanegocios.globo.com/amp/Empresa/noticia/2022/01/epoca-negocios-lg-chem-investira-us419-mi-em-fabrica-gigante-de-material-para-baterias.html

          • Yamahia says:

            Em relação ao mix energético, Portugal é um caso paradigmático.
            Fechou as centrais a carvão, investiu forte e feio nas renováveis e mesmo assim anda nos 70% fóssil.
            Não vale a pena enrolar mais.

            O seu fornecedor não lhe fornece energia 100% verde. Isso é uma ilusão. Vc apenas está a pagar mais o kWh para ter o selo verde na sua factura. Fica bem para mostrar aos amigos. Ou aos Clientes no caso de certas empresas onde colar ao verde vende (por enquanto). De resto os kW que consome são iguais aos dos seus vizinhos. Ou julga que tem um cabo especial dedicado só para si ligado às eólicas aí do sítio?!

            Em relação à origem das baterias LG na produção:
            NOP, a força de produção das baterias da LG sempre esteve na China.
            O vosso mal é fazerem vista grossa ás realidades que vos atingem onde dói mais. Se tivesse visto com atenção “o lado negro das energias verdes” (que tanto gosta de criticar) teria percebido que o mercado das baterias está na mão da China precisamente porque conseguiram “comprar”, um pouco por todo o globo, posições nas principais minas que ainda têm quantidades apreciáveis dos minerais necessários para o seu fabrico. Enquanto que a Europa e os EUA andaram a dormir na forja e estão agora a acordar para o problema.
            Portanto seria questão de somar apenas 1+1 e teria o resultado mais que lógico.
            Atente nesta frase:
            “A LG Energy Solution está à procura de locais na Europa para a instalação de uma nova fábrica de baterias e também quer aumentar a produção na Ásia fora da China, onde os confinamentos devido à COVID-19 e o aumento de custos estão a impactos nos lucros.”
            Tudo dito, certo?

            Em relação à Audi eles estavam já a ser comidos de cebolada pelas velhinhas Hilux e até pelo BRX a biocombustíveis. No final da 3ª ou 4ª etapa, pressionaram a organização para subirem a potência +11 cv, conseguiram o que queriam contra os princípios da competição mas virou-se o feitiço contra o feiticeiro. O Dakar é quase sp a direito mas nem sempre e nesses casos potência a mais pode ser prejudicial, sobretudo se não puder ser controlada. Por muito que me custe, tiveram o que mereciam. Só colheram o que semearam.
            De resto o carro é uma aberração nem carne nem peixe.

            Em relação ao H2
            Não sigo esse camião encaro como estando a dar os 1ºs passos nessa solução e não me parece que recorra ao gasóleo. Sendo um veículo promocional, nem sequer está em competição, tal como no ano passado. Recorrer ao gasóleo pra quê tendo à disposição os postos móveis que quiser para reabastecer?
            Já os E-TRON tenho a certeza absoluta que usam gasolina, e muita. É que aquela bateria de 50 e picos kWh não aguentava nem 30 kms naquelas condições.
            Tlz lhe caia a si a ficha qd os Formula E passarem a andar a H2 previsto para substituírem os BEV na 4ª geração. Até lá tem mais uns 5 aninhos para continuar a alimentar a sua ilusão.

          • RC says:

            Errado, como sempre inventa com o maior numero que encontra, é no minimo estranho, mas aqui ficam os numeros tanto da produção como do consumo:

            37.5 % fossil na produção

            https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao

            No consumo: >

            gas natural – 29.1 %
            Carvão – 1.4%
            Outra térmica – 0.5% que podem ser ou não renoaveis, não sei

            https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-mensal/

            Mas se eu pago menos no meu fornecedor do que pago na EDP, isto fora do regulado, como explica isso ? o que não faltam são fornecedores que vendem a energia verde mais barata, afinal para si até os seladores de energia verde andam comprados ? por quem ? por quem recebe menos ? poupe-me.

            Como prova que força é maior lá ?

            Então mas isso não prova a mensagem que queria passar, que na china poluem mais, acabou por dizer que têm exploração noutros locais do mundo, agora só interena na china ? pode ver quantas fabricas eles têm fora da china.

            Até porque o maior numero de fabricas se encontra fora de lá, como pode ver aqui:

            https://www.lgchem.com/company/company-information/about

            “Tudo dito, certo?”

            Hein ? diz que quer aumentar a produção na Asia fora da China, então onde diz que produz mais na China ? isto é o seu 1 + 1 ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Pressionaram ? onde é dito que pressionaram ? Estava nos regulamentos ou não ouviu ?

            Velhinhas ? a hilux foi remodeladas para este ano, tal como os audi.

            Pois, o preconceito habitual a funcionar. Nem dão o desconto para um carro que começou esta aventura há 2 anos, enquanto os outros passeiam por lá há decadas. enfim, dor de cotovelo.

            Ah mas esperem, agora H2 já pode estar nos primeiros passos ? só os electricos da audi é que não ? certo….

            Claro que não está em competição, qual um que entenda do ramo sabe bem que aquilo é apenas propaganda para gastar uns milhões, tal como foi o do ano passado.

            Não sou eu que digo meu caro, o carro é a combustão de diesel + hidrogénio, 50 % + 50%.

            Então e esses postos moveis recorrem a quê ? ao hidrogénio que há no universo ?

            Sim os audi usam gasolina e menos que os outros, até porque têm um deposito mais pequeno.

            Meu caro, eu sigo a tecnologia h2 há mais de 20 anos,inclusivé tirei várias formações sobre eles, se me consiguir mostrar um avanço prático dessa tecnologia em 20 anos, pago-lhe um almoço.
            Não vê que é apenas para cativar investimento ? agora o seu 1 + 1 já não funciona ? porque começam a falar tanto do hidrogénio quando há governos a mandar dinheiro para o ar ?

            A melhor solução prática com o h2 é navios, onde o peso não é problema e podem transporta-lo de forma congelada a -253ºC, outras vertentes são inviaveis e não fazem qualquer sentido, já que a sua eficiência é lamentavel, nesse caso é melhor usarem combustivel sintetico e até gasolina.
            Em termos práticos o hidrpgénio não tem mais densidade que as baterias, e já teve, mas rápidamente está a perder porque a tecnologia não tem evoluido, só aparecem projectos para comer dinheiro e eu até já participei num, e não tenho vergonha de o dizer.

            https://www.thecheckeredflag.co.uk/2022/12/kh-7-epsilon-truck-to-use-hydrogen-power-for-2023-dakar-rally/

            “which will be refilled at the end of each stage using a mobile hydrogen generator.”

            Este gerador deve trabalhar com sonhos e esperanças…..

            https://fuelcellsworks.com/news/dakar-2023-kh-7-epsilon-team-will-be-the-first-truck-to-use-hydrogen-in-competition-at-the-dakar-rally/

          • RC says:

            Ahh, e também não prova que é lá que são fabricadas as baterias para a volvo, até agora só vimos que são sim para a tesla…..

          • Yamahia says:

            Energia;
            Vc realmente é hilariante
            Então mas o que é que a produção de electricidade tem a ver com o consumo?
            Se Vc não tiver os MW’s suficientes vai ter que importa-los e normalmente a que vem importada é da mais suja que há. E Portugal tem que importar pq quis ficar bem na foto e fechou as centrais a carvão. A meu ver ferrou-se!
            Em contrapartida a Alemanha e outros manteve-as e reabriu recentemente outras e anda a deitar abaixo florestas milenares e parques eólicos em busca de mais carvão

            Vc tem que olhar é para os nrs do consumo e esses estão bem cravados na foto da EDP que já aqui lhe tinha deixado https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7g_CjGNvejz9fpSZQ?e=RY3NBO
            ~70% fósseis no último trimestre!!!!!!!

            Pelo seu pensar a Polónia tb podia botar figura e armar-se em verde. Era só fechar as centrais a carvão; O pior era o resto eheh

            ________

            China;
            Uma coisa é a produção das baterias onde o impacto CO2 é derivado da energia gasta com o seu fabrico.
            Outra completamente diferente é a mineração e todas as consequências que daí advêm. Até agora nem entrei em linha de conta com isso. Mas são consequências bem graves em grande parte motivadas pela crescente cobiça de baterias para BEV’s. Ainda não falámos disso, mas podemos vir a falar tb em quanto é que essa actividade a crescer sem controlo contribui para a saúde do planeta.

            ___
            Dakar
            Olhe hoje o Matias tb foi de vela. Realmente é um sistema muito fiável, sem dúvida.
            Ontem as desculpas eram as costas dos copilotos. Hoje já parecia mal tanta dor de costas e confessaram que foi avaria. loool
            Qt a depósito pequenino, depende do seu conceito de pequenino. O depósito o ano passado tinha 295 litros igual a todos os outros. Este ano é ainda maior no entanto a organização garante que isso não é uma vantagem sobre a concorrência. Já viu? Já vamos em 2 vantagens extra, Estavam a ser levados ao colinho mas “prontes”, há que reconhecer que aquilo não dá para mais
            Eu com aquilo que o E-TRON gasta numa etapa de 400 kms fazia 5500 kms, o suficiente para dar a volta à Europa. Se acha isso pequenino, vou ali e já venho eheheh
            ______
            H2
            Eu quero lá saber que vc seja doutorado em H2. O que me importa é que essa vai ser a solução! E eventualmente os biocombustíveis na fase de transição, pq BEV’s já se viu que pouco mais são que um flop e estragam ainda mais o planeta.

          • RC says:

            Hilariantes são as sua desculpas e desvios de tema, disse que era 70%, que como já viu , erro redondamente.

            Depois veio para Portugal com a edp e mostra uma fatura para exemplificar o mix de Portugal, enfim.

            Eu mostrei a produção e o consumo, pensei que isso tivesse ficado evidente.

            Apren – produtores

            Ren – distribuidores, portanto por estes passa toda a energia consumida.

            Sobre as baterias parece que agora ignora os relatórios que antes apresentou, e que sao claros, as emissões sao num todo, desde a extração até ao fabrico, e como viu o fabrico é o que tem menos emissões. Mas adiante.

            Dakar – avaria ? Não não houve avaria nenhuma, foram uns furos e uns problemas na suspensão.

            Sobre o H2, se fosse apenas por desejo , já você andava de h2 há muito tempo, eu também já fui um maluquinho do h2, ainda tenho um monte de equipamento que comprei durante alguns anos para fazer umas brincadeiras, até que cheguei a esta conclusão, não é viável e só será se a tecnologia evoluir a um nível nunca antes visto, mas as empresas sabem disso e é melhor manter o financiamento a trabalhar como se tem visto sempre.

            No Dakar fazem o mesmo, com provas de conceito dizem sempre o mesmo, é o futuro, tal como dizia a GM em 1966. Loool

            Não competem ?! Claro que não, nem nunca tiveram características que dessem para isso, apenas fazem lá umas curvas para ver se caçam investidores que caiam, tal como sempre foi, conhece algum projecto envolvendo h2 que não tenha as mesmas premissas ? Não, pois eu também não.

          • RC says:

            Ainda sobre os audi, não, o tanque é mais pequeno, o regulamento diz que os carros têm de ter uma autonomia mínima de 800 kms, mas não atribui quantidades, após uma pequena pesquisa:

            Audi – 290 litros
            Toyota – 540 litros
            BRX – 460 litros

            Com aquilo que consome a toyota fazia quase 10000.

            Sobre os biofuels , é uma questão de tempo até outros países começarem a proibir o cultivo de plantas para produção de combustível, tal como a Europa já o fez há mais de 10 anos, porque produzir combustíveis por cultivo não é mais que tirar comida da boca das pessoas, para alimentar algo que apenas aproveita 30%.

            Mas vá sonhando com h2 , é disso que as galps da vida gostam. Loooool

          • Yamahia says:

            Acho difícil que este ano os E TRON andem com 290 litros pois o ano passado andavam com 295 litros e este ano foi-lhes concedida autorização para um tanque maior.
            Seja como for, é muita gasolina para um carro anunciado como 100% eléctrico. É ao mais um falácia a acrescentar a tantas outras.

            Quanto ao H2 não se for muito nisso.
            No seu tempo ainda não se vislumbrava esta força global no sentido eleger o H2 como solução futura em larga escala.
            Até a Toyota já mete carros a combustão a andar a H2, portanto o futuro é risonho.

          • RC says:

            Tem razão sim, agora sao 340 litros contra, correção, 480 do brx e 540 do toyota, sim realmente são tão poucos para terem tanto receio deles.

            Já agora, sobre os 8 kw a mais, não foi pedido pela audi agora, foi logo desde início, porque a classe tem um peso mínimo de 100 kg maior. Portanto tem toda a lógica tal o corte de potência em altitudes elevadas.

            No meu tempo todas as marcas tinham protótipos, agora nem vê-los.

            No meu tempo até a bmw tinha o hydrogen 7 e a Mazda tinha o rx8 re a combustão e na rua para as pessoas testaram, no meu tempo a bmw apresentou um carro que ainda fazia uns kms na estrada, agora a toyota apresenta um carro que faz 45 kms a uma média geral de 67 km/h, e nao sabe quanto faz em estrada normal, mas um dos mecânicos acredita que faça 200 kms. Loool

            No meu tempo nao havia tanta vontade de enganar investidores, já que na altura ainda se acreditava que funcionava, agora como já se sabe que nao funciona, aliás, funciona mas nao serve para nada, é mesmo à descarada.

            No meu tempo ainda se fez alguma coisa, agora nao de faz nada sobre o assunto, e ainda se inventa pó e pasta que já foram feitos por outros há mais de 100 anos. Foi no meu tempo que fizeram os carros que conhece hoje a andar, o mirai é desenvolvimento desde a década de 90, tal como o hyundi nexo, honda clarity FCEV, Mercedes Fcel, entre dezenas de outros.

          • RC says:

            Não pediram autorização nenhuma, não invente, não existem requisitos para capacidade de depósito, o que tem de cumprir além das normas de segurança é que tenha o suficiente para fazer no mínimo 800 kms de autonomia.

          • RC says:

            Pediram aos projectista dos carros, não precisa de nenhuma autorização da fia, não existe nada no regulamento para quantidade de combustível, além das normas de segurança, o carro tem de ter uma autonomia mínima de 800 kms.

            Não invente.

            Mas olhe, quando eu vir um carro a hidrogénio, eléctrico a fazer a prova, também eu passo a dizer que é o futuro, até lá continuo com a minha opinião de que é apenas uma farsa para investidores gastarem dinheiro, tal como sempre foi.

          • Yamahia says:

            Vai ver um carro a H2 em competição mais cedo do que imagina:
            2025 Camiões no Dakar só a Hidrogénio
            2027 Formula E só a Hidrogénio
            2030 Carros e motas no Dakar só a Hidrogénio
            Pelo menos estes.

          • RC says:

            Sim, se encurtarem os percursos para 50 kms, mas eléctricos, a combustão para 25 kms . Loool

            Isso é que é esperança em algo que nunca funcionou , depois até produzem o hidrogénio com gasóleo, como fazem agora . Looool

        • RC says:

          Então vamos lá, não encontro nenhum teste com esse volvo a gasolina só em AE, para seremos justos teria de ser nas mesmas condições.

          O que encontro é um teste nos EUA com um volvo xc40 t5, que até é a versão hibrida, sendo que a uma velocidade máxima de 70 mph = 112 kmh, conseguiu fazer 32 mpg = 8.8 litros/100 kms.

          Ora segundo os meus amigos cada litro de gasolina produzida emite mais 614 g CO2 / por litro, o que a adicionar aos 2.24 kg CO2/ litro de emissões = 2.854 g / litro.

          2.854 * 8.8 = 25.11 kg / 100 kms

          • Yamahia says:

            Pois mas esse pesa mais 300 kgs comparativamente à versão usada na minha comparação (outro mal das baterias excesso de peso e consequente mau comportamento dinâmico)
            Não usei o consumo WLTP Extra-Urbano para esse carro. Dei mais 1 litro/100 face ao declarado. Parece-me justo.

            Quanto aos seus amigos em vez de retirarem o CO2 resultante da incorporação dos biocombustíveis, ainda acrescentam mais com base em quê? eheh

          • RC says:

            A mim não parece nada justo, então porque não usou o consumo wltp do electrico e adicionou 20 % ?

            Não sei se reparou, mas esses números da t&e incluem incorporação de 5% de biocombustível na gasolina e 7% no gasóleo.

          • Yamahia says:

            Fui agora ver o video e da+me odeia que ele fez o teste com as 4 todas motrizes ligadas, a velocidade maxima foi 72mph e nao 70 e se gastou um galão para 32 mph’s, a media são 7,6 e não 8.8l/100 como indica.

          • Yamahia says:

            Qt ao CO2por litro de gasolina, os 2,24 kg não têm subtraído os 5% do biocombustível.

            Se Acrescenta +618 gramas(sujeito a confirmação) das refinarias, tem tb que
            todos os custos ambientais com o tratamento do gás antes dele chegar à termoelectrica, fugas de metano 80x’s piores para o efeito de estufa que o CO2 , mais metano libertado pela cogeraçao renovável+ mais impactos com os oaineis solares+impactos com pás e torres das eolicas (já reparou q nao há uma única arvore ali á volta?). Impacto das barragens no antes, durante e pós produção .
            Do cobre para alimentar os postos de carregamento e por ai fora
            Se calhar da para um livro.

          • RC says:

            Ele diz o consumo no final, 32 mpg que é igual a 8.8 mpg.

            Atenção que isto foi nos eua.

          • RC says:

            Então e as reformarias não têm esse problema também ? E o transporte do crude , e os químicos usados, ui nunca mais acabávamos.

            Então e as refinarias têm muitas árvores de volta.

            E energia que elas gastam ? E os sintéticos já é tudo verdinho como disse no outro dia ? Não se esqueça do consumo a mais.

            Deixe se de tretas, nunca vai conseguir convencer ninguém com essa.

            Diga antes que odeia eléctricos e pronto.

            Lool

          • Yamahia says:

            Vc realmente não existe loool
            Então mas quem é que puxou à discussão mais 618 CO2 além daquela que é emitida na queima do combustível?? Foi vc correcto? Presumo que já seja mais que suficiente para tudo aquilo que está agora a apontar em duplicado (ainda terei que confirmar)
            E veja que eu nem trouxe à baila a questão dos transportes como o está a fazer para as refinarias. Ou pensa que as eólicas nascem nas serras? eheheh

            E era suposto haver árvores à volta das refinarias? Nunca os vi intitularem-se de energia limpa!

            Eu não odeio a ME, antes pelo contrário. Penso que terão um papel importante na mobilidade urbana , pequenos carros para curtas deslocações. Por ex. levar a avozinha ás compras, ao cabeleireiro etc.
            O que odeio é a mentira que envolve esta industria ao intitular-se de emissões zero por comparação com a com os ICE, quando na realidade é ao contrário e muito provavelmente prejudicam em dobro o ambiente.
            Se fossem verdadeiros nem estaríamos aqui a discutir o assunto.

          • RC says:

            Eu não trouxe nada para discussão, são valores que qualquer estudo credível tem de trazer, já que o combustível nao é produzido em árvores como você tenta fazer passar.

            Quanto aos outros impactos, qualquer tecnologia os tem.

            Então as refinarias não podem ter ? Lol

            Não existe mentira nenhuma, e se existe é a mesma que só considera as emissões dos escapes.

            Portanto sempre foi considerado que só pagam impostos dos escapes é isso é que são as emissões, portanto estes não têm emissões porque não têm escapes , zero emissões .

            Aliás, é você que considera assim agora nunca considerou emissões além dos escapes, portanto para si os ve são zero emissões.

          • Yamahia says:

            Vc está a ver mal o filme. As emissões dos BEV são nas termoelétricas que é onde é queimado os combustíveis que os fazem mover.
            Um carro a combustão queima o combustível enquanto anda e liberta CO2 por onde passa de uma forma menos concentrada e teoricamente menos agressiva para as populações sobretudo se as termoelétricas estiverem próximo de povoações , que são qs todas.
            O que muda aqui é o local onde são libertadas as emissões, de resto o planeta (é isso que nos interessa nesta questão dos GEE) sofre por igual, senão pior pq é sabido que as termoeléctricas não usam catalisadores nem biocombustíveis nem Adblue visando um menor impacto ambiental.
            É assim que deve analisar o problema!

            Perante o cenário actual:
            -Como já disse o BEV pode ter um papel importante para evitar grandes concertações com muitos carros e engarrafamentos.

            -O carro a combustão para longas viagens e zonas residencias não muito congestionadas, são de longe a melhor opção para o ambiente e qualidade de vida das pessoas!

          • RC says:

            Então mas espere lá, se a eletricidade tem de ser produzida, e com isso emite co2 porque se queimam combustíveis, porque não considerar as emissões das refinarias onde se queimam combustíveis também e eletricidade que é gerada nos mesmos locais que referi antes ?

            Explique-me como se fosse muito burro, e já agora como aparece a matéria prima na refinaria e como vai parar aos postos, segundo o diz deve ser efeito de magia.

            Teoricamente ? não é isso que dizem os estudos, aliás, o principal problema são a concentração desses gases dentro das cidades, tanto que muitas até têm taxas de congestionamento e até proibem os carros a combustão de lá entrar em certas condições.

            No caso das particulas usam filtros, no caso do CO2 não usam nada tal como os veiculos a combustão, no caso do NOx não precisam, já que não se formam, o adblue serve para reduzir o NOx a água, devido ás enormes pressões que se geram dentro do cilindro, que se agravou com o aumento de pressão nos novos motores, dai terem de usar, pensava que isso era cultura geral.

            Sobre os SOx também não precisam, já que o motivo é o mesmo que disse anteriormente.

            Por cá como se sua gás natural nem partículas emitem.

            E sim, usam biocombustíveis, que é chamado de biomassa.

            Para mim, e repito, para mim os BEV são a melhor solução em tudo, para viagens grandes o comboio é o melhor e o que tem menores emissões, o mais eficiente em todos os niveis.

  2. Fox says:

    Questão, que riqueza gerou para o país e portugueses, esta extração dos recursos do país?

  3. Carlos Santos says:

    vai tudo ser roubado em prol de grandes riquezas individuais em vez de riqueza para o país.

    os hospitais vão continuar sem orçamento, as estradas esburacadas, portagens caras, impostos altos, infraestrutura pública decadente, etc..

    • RC says:

      Então devíamos estar mais interessados em trabalhar e até exportar os recursos, mas quando se fala disso, ninguém quer devido a derreterem alguns montes estereis.

      Enfim, povo que não sabe o que quer.

      • secalharya says:

        Lá por teres rebentado 50k num carro elétrico não quer dizer que seja uma boa opção.
        Caíste na armadilha, temos pena.

      • Zé Fonseca A. says:

        vai dizer isso aos chinelos que vivem a 100 km de uma extração de litio.

        • RC says:

          Então posso dizer a mim, já que vivo a cerca de 20 km de uma.

          • Minas says:

            Tu és de mais já viste que tu vives e tens tudo o que seja elétrico!!!
            Meu Deus se fossem todos como tu o estado já tinha declarado falência.
            És o maior produtor de energia solar na tua rua, produzes tanta energia que nem precisas ligar a tua casa a rede elétrica.
            Tens três carros elétricos um deles com mais de 20 anos fora as motos elétricas, assim o governo continua a não ganhar nada contigo.
            Agora vives a menos de 20 km de uma mina essa foi a melhor.
            O que vem a seguir, vais dizer que es agricultor e nem as compras vais porque produzes tudo em casa.
            O governo assim não vai durar muito.

            Vai lá ver esta mina, e diz la que o teus carros elétricos são amigos do ambiente.
            shabara mine

          • RC says:

            Se fossem todos como eu o estado e as empresas não precisavam de importar tantos recursos, até parece que esse não é o objetivo de muitos governos.

            Até parece que os governos ganham muito com importação.

            Sim tenho, e faço apostas a quem duvidar, venham elas.

            Sim moro, se quiser posso dar a localização dela, existem cerca de 30 minas em Portugal em operação que exploram lítio há várias décadas, mas parece que os aziados só agora se aperceberam que existem.

            Uma pequena busca no ministério da geologia fazia bem.

            Não, eu sou pseudo ambientalista bem um negacionista climático, onde já existem páginas dedicadas a eles.

            https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Negacionismo_climático

            Mas olhe, a poucas centenas de metros tenho outra que extrai matérias para construção de casas, portanto secalhar devo me opor a isso e desejar que vão morar todos para as cavernas.

            Loool

    • AlexS says:

      “Impostos Altos.”

      Parece muita riqueza.

  4. JL says:

    Pergunta ao novo Ministro da Infraestruturas. Ele saberá responder sobre quem realmente ganha com o lítio português. Eh eh eh eh.

  5. nuno says:

    Por mim era de se aproveitar. Não temos petróleo nem ouro ou diamantes. Mas temos isto! Não entendo quem está contra… Concordo que haja fiscalização para não haver fuga de riqueza do país. E cada arvore que derrubarem plantam duas!

    • Zé Fonseca A. says:

      quem está contra está informado sobre o processo de extração de litio, menos poluente seria extração de petroleo ao largo da costa vicentina e foi rejeitado, porque ser deveria então avançar com algo que vai provocar a deslocação de populaçoes inteiras, poluir rios, poluir ar e matar ecossistemas num raio de 100 km?

      • RC says:

        Então anda tudo desinformado, e os negacionistas do costume é que andam sempre bem informados. LOOOOOOOOOOOL

        • Zé Fonseca A. says:

          pelos vistos sim, nem sabes o que se passa no chile e em todos os locais com alguma densidade populacional e extração de litio com lavaria.

          • RC says:

            então o que se passa ?

            Têm infiltrações de água como tiveram as populações em Matosinhos que vivem perto da antiga refinaria, até que foi fechada ?

      • Aiaiai says:

        Epah… Mas isso vê-se onde?
        Nos documentários de youtube?
        Onde é que em portugal, actualmente, existe essa realidade?
        E não me venha com histórias do avô/bisavô nem dos que foi deixado por eles.
        Fale-me das minas/pedreiras actuais e diga-me onde é que isso acontece me Portugal.
        Quer uma ‘area’ maior? Europa. Onde é que na Europa se tem explorações onde ocorra: “deslocação de populações inteiras, poluir rios, poluir ar e matar ecossistemas num raio de 100 km”?
        Deixe de engravidar pelos ouvidos e procure informação actual. Vá até um dos muitos municípios onde existem minas/pedreiras e pergunte no comercio e restauração qual o impacto dessas explorações nos negócios e vida das pessoas.

        • Zé Fonseca A. says:

          não acontece, mas são os planos, informa-te sobre o processo de extração de litio e sobre lavarias.

          • RC says:

            E está informado sobre os processos de extração das alternativas e suas consequências ?

            Então os ambientalistas andam todos enganados ?

            Olhe que já existem páginas para os que pensam assim:

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Negacionismo_clim%C3%A1tico

          • Aiaiai says:

            oh Zé…
            oh Zé…
            Essa realidade conheço eu bem!
            E há regras bem definidas na lei sobre controlos e limites para os vários tipos de poluição. Nos últimos 20 anos muita coisa mudou e evoluiu! A começar pelas leis, a passar pela tecnologia envolvida acabando nos controlos/verificações oficiais (e do povo).
            Como disse anteriormente…
            Vá até um dos muitos municípios onde existem minas/pedreiras e pergunte no comercio e restauração qual o impacto dessas explorações nos negócios e vida das pessoas.
            Depois passe em S. Domingos (Mértola) e veja o que lá foi deixado. É um belo exemplo do que não se faz nos dias de hoje. Até porque nos dias de hoje nenhuma exploração começa sem plano de recuperação ambiental aprovado.

    • Sujeito says:

      Temos? Eu e tu, e o resto da malta, somos donos deste lítio? Anda comigo lá buscá-lo.

  6. secalharya says:

    A secretária do estado do tesouro já está a esfregar as mãos! Mais um possível tacho!

  7. Borg says:

    Só um pensamento, uma pergunta e uns factos.
    O pensamento é, falam tanto mal do mundo árabe com petróleo, Arábia saudita, Catar, etc, que sim, têm a religião como desculpa para tudo, mais os dogmas contra as mulheres, escravizam dos pobres que vêm do outro lado do globo, mas pelo menos, graças ao petróleo, criaram de um país de areia, camelos e pescadores/pastores, em países de real poderio financeiro, em que os nativos vivem muitas vezes até melhor que aqui em Portugal.
    Agora a pergunta, tendo Portugal lítio com fartura, que será o nosso petróleo, somos assim tão corruptos, o povo é assim tão banana, e apontamos o dedo prós árabes sendo que o que temos de aumento são impostos e número de pobres?
    Temos de facto um rádio de pobreza por número de pessoas dos mais elevados da Europa, dos salários mais baixos, dos impostos mais altos, dos preços ao consumidor dos mais altos, e dos serviços , quer privados e especialmente públicos, dos mais mal geridos, mais incompetentes e mais sub financiados da Europa.

    • RC says:

      Na minha opinião, somos assim porque assim queremos.

      • Keyboardcat says:

        É mais fácil atirar as culpas ao governo. Sempre foi o lema da população.

        É como certos países que visitei na América do Sul. Todos culpam os corruptos do governo, mas a população vive toda à base do Chico-espertismo, ainda pior que Portugal.

        Os governantes só refletem o comportamento da população em geral. Se as pessoas não mudarem, o governo também não, visto este ser constituído por essas mesmas pessoas.

        • B@rão Vermelho says:

          Para haver corrupção tem de haver quem queira corromper, ninguém é corrupto se não houver corruptores, se tentares oferecer uma prenda a alguém e essa pessoa não aceitar tens de trazer a prenda de volta, certo?

    • Yamahia says:

      Portugal tem lítio com fartura? Mais uma vitima do ilusionismos que é esta mentira da mobilidade eléctrica!
      As reservas portuguesas são anedóticas e dizer que Portugal tem as maiores reservas de lítio da Europa é falso!

      • RC says:

        Descobertas….

        Segundo este relatório de 2022, Está lá Portugal com 60 000 toneladas, que perto dos grandes é uma gota, ainda assim o suficiente para fabricar mais de 10 milhões de carros.

        Considerando todas as reversas concessionadas, existe lítio para 3.6 mil milhões de veículos, e considerando as reservas já identificas são de 89 milhões de toneladas, o suficiente para 14 mil milhões de veículos, cerca de 10x mais que aqueles que existem, tendo em conta a média de kg de lítio usado por veiculo.

        • Yamahia says:

          Quer que lhe moste como somos pequeninos mesmo a nível europeu?
          Vejá só a República Checa que possui recursos de lítio estimados em 1.300.000 toneladas, Sérvia 1.000.000 toneladas, Espanha 400.000 toneladas e Alemanha 180.000 toneladas.
          A Alemanha tem ainda sob as águas termais do rio Reno, potencialmente um dos maiores depósitos do mundo com lítio suficiente para produzir baterias para cerca de 400 milhões de carros elétricos!
          Vê como é tudo uma mentira pegada e somos muito pequeninos mesmo na Eurpa?! (segundo a sua fonte temos apenas 60.000 TONS)
          Qual o interesse de andar a apregoar que Potugal é o maior da Europa em lítio?! Não lhe dá que pensar.
          Porquê escavacar a nossa biodiversidade em zonas tão sensíveis como as apontadas a norte de Castelo Branco?
          Porque é que em vez disso os alemães não escavacam as suas belas termas?
          Hipocrisia ao melhor nível nesta europa e o DESgoverno alinhar com fake news oficiais. Cambada!!!

          O problema da escassez de minerais para as baterias nem se coloca tanto no lítio, a meu ver pq as reservas são imensas a nível mundial e por isso está barato. O grande problema está sem dúvida na escassez de cobalto a nível mundial e eventualmente outros componentes de minério que terei que ver.

          • RC says:

            A Alemanha já avançou.

            https ://observador.pt/2021/06/06/alemaes-avancam-com-a-pesca-de-litio-no-reno/

            Sobre o Cobalto e excluindo as reservas da R D Congo, que você tanto se preocupa, são 3 526 000 MT o que é suficiente para mais de 1000 milhões de veiculos, tem de ter em conta que grande parte dos veiculos fabricados na China já não o usam, sim as baterias LFP ou litio ferro não usam cobalto.

            Ok, analise, não se esqueça também dos minerais para outros veículos que tanto gosta, como FCEV e sintéticos. LOL

            https://investingnews.com/daily/resource-investing/battery-metals-investing/cobalt-investing/cobalt-producer-cobalt-reserves/

            Já agora deixo-lhe alguns numeros, segundo este relatório existe 70 000 000 kilos de platina em reservas.

            https://www.h2bulletin.com/platinum-hydrogen-economy-wpic/

            Segundo a a toyota e outros dados, um fcev leva 42 gramas de platina na pilha de combustivel, com estes numeros existe platina para:

            70 000 000 / .042 = 1 666 milhões de veiculos.

            MAS ATENÇÃO, isto é só para os veiculos, agora falta para os electrolizadores, não é fácil encontrar a informação, mas lá chegaremos.

          • RC says:

            Porquê escavar ? e porquê escavar para usar telemóveis e todos os outros ramos que o usam ? mais valia deixarem de escavar para tudo, porquê andaram a perfurar o mundo para extrair outros recursos, mais valia estar tudo parado e voltarmos para as cavernas, até porque é isso que vai acontecer senão for feito nada, já que a essência que tanto gosta e defende um dia vai acabar.

      • Toni da Adega says:

        Devíamos era explorar o petróleo que temos na nossa costa. Energia barata, eficaz e limpa.

  8. WhiskasSaquetas says:

    Imaginem que 50% da população de Portugal adquiria um eléctrico. Agora como é que seria a fila de carros nos pontos de carregamento que demoram 30m a carregar uns 150..200km … E a nossa rede elétrica iria suportar tal carga?!?

    Daí eu acreditar plenamente que o hidrogénio será a solução ou até mesmo o combustível sintético da Porsche.

    • RC says:

      E para hidrogénio como fazem, se nem sequer existem postos ?

      Sobre a energia, se não chega para eléctricos, muito menos chega para hidrogénio, e muito menos ainda para combustíveis sintéticos, sim, são feitos de eletricidade.

      Já agora, os numeros de venda de FCEV em 2022 caiu a pique, em 2021 venderam-se 2180 em toda a Europa, em 2022 apenas 77.

      • WhiskasSaquetas says:

        Não existe postos porque não há um modelo apenas em Portugal à venda, o Mirai 2.
        Existe 2 postos, um no Porto e outro em Lisboa o que chega bem para a quantidade de carros a hidrogénio …

        Não percebi … “Sobre a energia, se não chega para eléctricos, muito menos chega para hidrogénio, ”

        Claro que caiu .. é novidade … deixa uma bateria avariar fora da garantia ou uma peça avariar que as pessoas vão abrir os olhos.

        • RC says:

          Não existe nenhum posto público de hidrogénio em Portugal, o único que existe e em Cascais e não é público e não dá para carros.

          Entao se é tão bom porque não existem ? Porque a toyota nao instala, já lhes perguntou ? É que eu já.

          Então hidrogénio é produzido como ? Com caca de pombo ?

          Se querem produzir via energia renovável então precisa de eléctricidade, o que disse é que precisa de 5x mais para fazer o mesmo, portanto se não há para eléctricos, muito menos vai haver para veiCulos a hidrogénio.

          Não preciso de cair na realidade, até porque tenho vários e até mais de 20 anos.

          • B@rão Vermelho says:

            E o mais ridículo é que há um autocarro a Hidrogénio que vem de outro concelho e vem de reboque a diesel para vir a ser atestado em Cascais 🙂
            Em Cascais o posto de abastecimento é apenas para os veículos da CMC ou outras câmaras municipais dos arredores.

          • RC says:

            Exacto, esse posto de cascais só abastece até 350 bar, dá para um toyota mirai por exemplo, mas nem chega para ficar com 50 % dos tanques.

          • B@rão Vermelho says:

            Isso não sei, sei que em Cascais temos pelo menos um autocarro a Hidrogénio e não sei se não são dois e andam todo o dia todos os dias, fazem a rota de Cascais à praia do Guincho

    • Toni da Adega says:

      Hidrogénio é o futuro. Basta triplicar a produção de electricidade (veículos a Hidrogénio requer 3x a electricidade de um eléctrico).

      • RC says:

        É mais, triplicar é só para a produção, ainda falta acondicionamento, transporte, resfriamento e pressurização a mais de 10000 psi.

        • Toni da Adega says:

          Calma isso é demasiada informação.
          A maioria do pessoal julga que a gasolina vem de uma fonte debaixo do posto.

          Se conseguirem entender que é necessário electricidade para produzir hidrogénio já é um feito histórico

          • RC says:

            Pois, só a parte de explicar que o hidrogénio não vem do universo como muitos tentam passar, já deve ser uma tarefa complicada.

            Loool

      • B@rão Vermelho says:

        Atenção que também se pode utilizar energias renováveis para a produção de hidrogénio, ou é um exclusivo apenas para carregamento de veículos elétricos?
        Calma o argumento dá para as duas situações, não podemos ser tão radicais e pensar que uma tecnologia é apenas usada na que mais nos agrada.

        • RC says:

          Foi isso que foi dito, até porque se não for 100% renovável nem vale a pena falar do assunto, por isso ter sido dito que triplicar, que na verdade é quintuplicar a produção para se fazer o mesmo.

          Já agora, se for com efuels é multiplicar por 2 ( ou seja 10x mais) , já que com a produção do combustível em si, diminui a eficiência final para cerca de metade devido aos processos adicionais.

          • B@rão Vermelho says:

            Não sei se fará sentido Hidrogénio num carro ligeiro familiar, mas também acho que os VE como temos hoje em dia não me parece o futuro, apenas e só pela demora nos carregamentos, para quem pode carregar em casa talvez não seja grande problema, mas para quem não pode acho que não é muito viável.
            Em frente ao meu local de trabalho tenho um posto de carregamento rápido é há alturas do dia que estão 4 carros em fila de espera para poder carregar e com a agravante de a rua ser apenas de um sentido e à a necessidade de carros terem de entrar em sentido proibido para carregar.
            Quando os carregamentos forem mais rápidos que acho que é o próximo passo ai sim acho que vão ficar mais atrativos os VE, vamos ver na Formula E, estão a pensar levar os carros às Boxs para serem carregados ao invés do que se faz agora com a troca de carro, vamos ver grandes revoluções nos carregamentos

          • RC says:

            Com hidrogénio e com poucos postos acontece o mesmo, o que faltam mais postos, esta infra-estrutura tem 18 anos, conta com 52 postos de abastecimento para cerca de 17 mil carros a hidrogénio que existem ao dia de hoje na Califórnia, e o que acontece é que até levam mais tempo a abastecer, porque os postos necessitam de tempos de intervalo entre abastecimentos (devido à necessidade de arrefecimento do combustível para novo abastecimento) o que os torna bastante demorados quando ocorre filas.

            https://www.youtube.com/watch?v=7MEnKFFQKBg

            https://fuelcellsworks.com/news/shortage-of-hydrogen-stations-leads-to-fill-up-frustrations-for-drivers/

        • Toni da Adega says:

          Óbvio que se pode (e deve-se ) utilizar energias renováveis para a produção de hidrogénio. Mas para utilizar hidrogénio precisamos de produzir 3x electricidade.

          O pessoal diz que o problema dos VE é não existir produção eléctrica suficiente, mas produzir o triplo já é possível…..

    • Lelo says:

      @Whiskas
      Pra usar em automóveis é um desperdício inqualificável e tirando algumas indústrias, aqui tens um bom exemplo pro que serve o teu fabuloso hidrogénio… loll

      https://space.stackexchange.com/questions/5387/can-we-use-interstellar-hydrogen-as-a-fuel-for-interstellar-travel

    • Paulo Santos says:

      Depende. No meu caso, ao final de 3 anos, perdi menos tempo em carregamentos do que em idas à bomba para abastecer. Perdi bem mais tempo num a combustão que tenho desde Março e que anda bem menos Kms.
      Sim, tenho sorte de ter onde carregar em casa durante a noite e apenas realizar 300Km por dia (devo ter feito apenas umas 20 vezes mais do que isso).
      Por isso, isso das filas e tempo de carregamento na maioria das vezes nem se coloca. O problema muitas vezes são os não elétricos que estacionam nos locais de carregamento ou os elétricos que aí estacionam sem terem de os carregar.
      Como as vendas de elétricos vão aumentar gradualmente e não repentinamente, a rede elétrica irá evoluir naturalmente. Lei da oferta e da procura.
      Quanto ao hidrogénio, não se esqueça que também são movidos a motores elétricos e para veículos ligeiros não sei se compensará. Em pesados não duvido da sua importância. Talvez no futuro, após resolvidos os problemas de armazenamento e segurança. Mas, como nos combustíveis fósseis, surgirão os lobbys.
      Quanto aos sintéticos, espero sinceramente que a Porsche consiga. Será uma opção e a concorrência entre diferentes tipos só será benéfica.

  9. Infinity says:

    Portugal tem aqui a possibilidade de se tornar exportador e gerar riqueza, mas infelizmente nunca vai acontecer pois os valores individuas valem mais que uma nação.

    Com essa riqueza poderiam atenuar os custos de carregamentos dos carros electricos, ou melhorar e reduzir os custos de produção de hidrogénio pois actualmente, electricos so mesmo para quem tem a possibilidade de carregar em casa, pois carregar nos postos publicos é para esquecer

    Gastar mais de 160€ para fazer pouco mais de 1000km é de loucos num carro electrico, sem contar com os tempos de carregamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=Y9kdy-3MJiE

    • RC says:

      E porque não gastar menos ? ele próprio disse que foi um erro dele, além de que pagou 77 euros por deixar o carro estacionado.

      Quer saber quanto isso ficava em hidrogénio ?

      • Infinity says:

        Se deixou o carro estacionado so teve que pagar e nao bufar, se calhar acontece a muita gente, em hidrogénio nao sei, mas em comparacao com 160€ de gasoleo faço mais de 1600km sem me preocupar com a condução. se for com cautela se calhar faço quase 1900km, ja com o hibrido so em cidade faço cerca de 2400Km com os mesmos 160€ de gasolina.

        • RC says:

          O carro carregou em 2 horas, bastava ter desligado o carro do carregar e tira-lo do lugar, ele próprio diz isso. E diz também que cometeu vários erros de iniciante e que gastaria substancialmente menos dinheiro, e digo que até gastava menos tempo, mas claro, sem experiência não sabia.

          A ultima viagem maior que fiz, gastei cerca de 5.3 euros por cada 100 kms, o que para esta viagem dava no máximo 55 euros, isto a considerar que saia sem energia de casa.

          Com hibrido 2400 kms ? só se o carregar, para fazer um consumo de 3.75, mas são comparações absurdas, este carro em cidade faz 2400 kms com 66 euros, isto ao preço alto que o jornalista diz que paga em casa.

          • Infinity says:

            É verdade, mas também não te esquecas que nem todos tem a oportunidade de carregar em casa, logo não fica barato para toda a gente.
            É um Yaris hibrido e gasta em media 3.6, se carregar no pedal chega aos 4L.
            Para quem tem a possibilidade de carregar em casa é claro que fica mais barato, e para o pessoal que não tem essa possibilidade? se calhar ja nao fica em 66€

          • RC says:

            Concordo, isso é algo que cada um tem de decidir conforme as suas condições, agora que são imbatíveis a qualquer nível, até mesmo com carregadores públicos, mas ok, ai dificilmente ficam mais baratos ao longo do tempo.

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