Pplware

Portugal: Bomba de gasóleo “viciada” cobrava logo 1,65 euros

Num momento em que os portugueses vivem “sufocados” pelos preços dos combustíveis, há situações que não ajudam. Em 2021 informamos que havia em Portugal postos de combustível com contador “manipulado”.

A história volta repetir-se e recentemente a ASAE detetou uma bomba de gasóleo viciada que cobrava logo 1,65 euros (antes de iniciar o abastecimento).


Bomba de gasóleo já tinha sido sujeita a controlo metrológico

Uma bomba de gasóleo em Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) tinha o contador viciado, imputando ao consumidor um valor até 1,65 euros antes de se iniciar o abastecimento, revelou hoje a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Em comunicado, a ASAE refere que se trata da quarta ocorrência semelhante que detetou “nos últimos meses”.

Numa fiscalização ao posto de abastecimento de carburantes em causa, refere a ASAE, “verificou-se que, no início de cada abastecimento, após o ‘reset’ do contador e mesmo antes de ser pressionado o manípulo da agulheta da bomba, o contador alterava-se automaticamente, cobrando valores até 1,65 euros, sem que o consumidor tenha feito qualquer abastecimento efetivo”.

A ASAE refere ter “procedido à sua selagem e apreensão, de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica”. A bomba de gasóleo já tinha sido sujeita a controlo metrológico este ano, “exibindo o selo de validade e de conformidade”.

Os factos foram comunicados ao Ministério Público por estarem em causa “fortes indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e eventual crime de falsificação de notação técnica”.

Se atestar o seu veículo, preste atenção ao contador do posto de combustível. Em caso de irregularidade, contacte a ASAE.

De acordo com informações recentes, o litro de gasóleo vai subir 4 cêntimos esta semana. A gasolina não deverá sofrer alterações de preço. O Governo mantém a redução das taxas do ISP, mas a queda no Imposto equivalente a 13 % só será maio. Nessa altura acaba o Autovoucher.

Exit mobile version