Operadores de carregamento serão obrigados a permitir pagamento com cartão bancário
Conforme comunicado pelo Governo, os Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) serão obrigados a disponibilizar meios de pagamento eletrónicos como o QR Code ou o cartão bancário para carregamentos de mais de 50 quilowatt-hora (kWh).
Esta quinta-feira, num comunicado, o Ministério das Infraestruturas e Habitação disse que serão introduzidos mecanismos obrigatórios de concorrência (concursos) na atribuição de novos pontos de carregamento nas áreas concessionadas ou subconcessionadas.
Segundo o ministério, este modelo está alinhado com a prática de outros países da União Europeia (UE), dando cumprimento ao Regulamento Europeu Alternative Fuels Infrastructure Regulation (AFIR).
Este regulamento procura:
- Assegurar uma infraestrutura mínima para apoiar a adoção necessária de veículos movidos a combustíveis alternativos em todos os modos de transporte e em todos os Estados-membros da UE, a fim de cumprir os objetivos climáticos do bloco;
- Assegurar a plena interoperabilidade das infraestruturas;
- Assegurar uma informação completa aos utilizadores e opções de pagamento adequadas na infraestrutura para combustíveis alternativos.
Ainda na quinta-feira, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o fim da obrigatoriedade de ligação a uma plataforma única para todo o sistema da rede que até agora era gerida pela Entidade Gestora da Rede da Mobilidade Elétrica (atualmente na MobiE).
Portugal esperou 15 anos por esta revolução, não é compreensível que há 10 anos o país estivesse à frente de toda a Europa na mobilidade elétrica e hoje marca passo numa área crucial para o desenvolvimento económico descarbonizado.
Disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, citado no comunicado enviado pela Agência Lusa à imprensa portuguesa.
O diploma aprovado pelo Governo será submetido a partir desta quinta-feira a consulta pública por 30 dias.
resta ver quando será posto em practica…
Bem me parecia que havia um ponto e uma virgula… “obrigados a disponibilizar meios de pagamento eletrónicos como o QR Code ou o cartão bancário para carregamentos de mais de 50 quilowatt-hora (Kwh).”
Devia ser em todos os postos de carregamento…. assim é mais uma medida “faz de conta” a juntar a tantas outras deste e dos anteriores governos.
O panorama em países do sul é sempre o mesmo, criar uma lei mas com um aditamento que salvaguarda…fugir a essa lei.
Em Portugal muitíssimos postos de carregamento não estão funcionais ou são tão lentos que, na prática, pouco muda. Mas lá está, é um inicio.
Como alguém disse aqui, não se entende como logo no inicio não se obrigou a uma plataforma (app) comum e, como nos combustíveis, cartão de débito/crédito. Aliás, entende-se: monopólio e controlo (Mobi.e, Via Verde para os estrangeiros, etc). Tudo é feito com um objetivo de máfia.
Desculpem a ignorância, se um tuga for para Espanha ou outro pais qualquer como é que faz para pagar o carregamento do VE?
Aqui até a data é descontado depois, certo?
Obrigado pelo esclarecimento.
Paga por aplicação, mais 2 anos e todos têm se permitir meio de pagamento por cartão.
E notas?
Ainda se usam notas ?
Sim e dão muito jeito 🙂
Curioso, quando é para mostrarem que são rápidos a abastecer e bem precisam de estar na fila para pagar, já usam cartões ..
Loooool
deveria usar-se cada vez mais (por mim falo que uso muito pouco) só assim se mantém uma boa parte da liberdade individual e privacidade.
umm tipo tão à frente que até anda de tesla não sabe isto? não posso acreditar…
Notas é a maneira mais simples que existe para se falsificar, desviar e fugir aos impostos.
por aplicação? 😀 😀 😀 é verdade mas é a coisa mais estúpida e surreal que alguma vez se viu em termo de pagamentos de serviços!
Então como compra no uber ? e outras tantas aplicações ?
Muitos permitem pagamento, em dinheiro ou cartão bancário.
Quem quiser pagar 60000 euros, anuais, ao banco, pode usar apps, com cartões de crédito, temporários. Na Europa a comissão é mais baixa, fora dela é que pode chegar aos 90000% do valor pago.
E tem q ter net.
Ha ainda quem use nokias 3310 ?
@JL aplicação, qual é a aplicação?
@Manuel da Rocha, deves de ver o que se passa com o teu teclado, a tecla 0 deve estar presa, já que os teus números pecam por excesso. :). :). 🙂
Obriga a ambos pelo esclarecimento
A aplicação do próprio carregador.
60000 euros ? Qual o banco que usa ?
Portanto se eu pagar 100 euros por uma transação, vou pagar quando de comissão ao banco ? Pelos seus números dá 900 000 euros.
Hoje carregar um EV em postos é surreal.
Cada um com seus preços, pagamentos ao KWh ou minuto, Cartões e cartõezinhos, informação em letras pequenas, etc, etc….
Os carregamentos só têm de ser como o combústivel, preços afixados bem visíveis, tipo de carregador e pagar com cartão mb.
Mas todos sabem que a simplificação é inimiga dos vigaristas burocráticos.
Pior é os que dão 30%, de desconto, se pagar, com a app, do telemóvel. Ao mesmo tempo, pode poupar 2%, se unir, o mbway ou a app bancárias, à app da operadora. Ou os 5%, se tiver pago, com a mesma app, 50 euros, numa loja, que tenha contrato, com a empresa ou o nif/débito directo/factura electrónia, da electricidade/gás, de determinada operadora, gastando o valor mínimo, por mês.
Nunca se sabe o valor, pois os descontos podem (ou não) ser validados, pagam-se 17 euros, depois vão 46, da conta bancária.
Mais uma mentira.
Também acho absurdo, ter de andar com calculadora e/ou simulador e/ou licenciatura em engenharia para se saber quanto na prática é que se paga.
Felizmente há actualmente em Portugal 3 excepções: a rede Continente (em que se paga ao minuto e pronto), a rede Tesla (em que se paga ao kWh e pronto) e para o resto da rede pública o operador Electroverse (em que se paga um valor de activação e depois é só ao kWh).
isto!
Exato, é por cada um ter os seus preços que existe alguma concorrência, porque no estado atual, no “continente” pode comprar produtos do “lidl”
”… para carregamentos de mais de 50 quilowatt (kW). …”
Áhhhh, então é por isso que os PCR nunca dão mais de 44.
Dão 47 kW.
Dá no mesmo. É abaixo de 50.
Dão 47 kW nas plataformas de 400v, aqueles que se aproximam dos 420v, já os 50 kW, isto porque usam fichas e cabos limitados a 120 amperes.
Parece-me que o texto está mal redigido.
Não será “para carregamentos de mais de 50 quilowatt (kW)…”
Isto significa quantidade de energia carregado e deveria ser kWh em vez de kW.
Por outro lado, seguindo as normas impostas pelo AFIR, a imposição que existe é relativa à potência do carregador, expressa em kW e não à quantidade de energia carregada.
Por isso é que atualmente muitos carregadores classificados como sendo de 50kW estão na realidade a trabalhar com potências abaixo de 50kW, para fugirem a esta obrigação e assim não serem obrigados a instalar terminais de pagamento no carregador
A Tesla acabou se anunciar 7 novas localizações para superchargers.
Boa. A ver se é desta que deixam de roubar no poste.
Roubar no poste ? Não roubam a ninguém, e olhe, não precisam de ligar a rede deles a ninguém….
Se calhar julga que vai continuar a pagar o mesmo LOL.
0,27€ por kWh, praticamente não cobre o custo real da energia, quanto mais os custos do espaço, da manutenção e dos equipamentos.
Vá contando com 0,50€ como minimo.
Não ? Então onde paga essa energia hoje ?
Então porque não o cobram já hoje ?
Pq roubam do poste.
Roubam ? Quem rouba do poste ?
Podes dizer onde?
1 – Portimão
2 – Lisboa
3 – Lisboa West
4 – Leiria
5 – Porto
6 – Matosinhos
7 – Guimarães
8 – Castelo Branco
Na realidade, os de Castelo Branco e Matosinhos, já existem mas não estão operacionais.
Estes 2 é possível que abram rapidamente, ainda sem cumprir o AFIR. Ou seja, inicialmente não terão terminais de pagamento e estarão exclusivos a carros Tesla.
E mais tarde serão convertidos para V4, tal como todos os que já estão em funcionamento, já abertos a todos e com terminais de pagamento.
Os novos não faço ideia se já irão abrir a cumprir o AFIR ou se também estarão temporariamente exclusivos a carros Tesla.
Atenção que as localizações não são definitivas, dizem por lá, não acredito que o de Lisboa e Leiria sejam mesmo no centro.
Portimão ? Não estava quando eu vi.
Então e os de Alcácer, já apodreceram?
Eles são os novos locais, os já existentes provavelmente vão abrir entretanto.
Maravilha, só carrego na Tesla, os únicos que funcionam como deve ser.
Porque raio é que só se pode usar cartão bancário nos carregamentos de mais de 50 quilowatt-hora?
Boa pergunta.
O AFIR, originalmente, não obriga ao retrofit dos postos de carregamento. Apenas no caso das auto-estradas. O que esta lei vem dizer é que, independentemente da localização, o retrofit tem de ser feito para potencias ≥ 50kW.
Os 50kW são um valor de potência de referência porque nos ≥ 850 modelos de BEV atualmente existentes no mercado o valor médio da bateria é 68kWh. Os 50kWh é um valor de carregamento considerado rápido e nestes casos pode ser mais benéfico ao utilizador ter a possibilidade de pagar com cartão de débito e crédito.
Os restantes postos ≤ 50kWh mantêm-se em funcionamento com os CEME e os benefícios que os utilizadores recebem por terem contrato com essas empresas.
Desenganem-se se acham que vão pagar menos pelo carregamento só porque usam o cartão de débito ou crédito. Pode, inclusive, ser o contrário.
não obstante os veículos elétricos serem o futuro, o presente do mundo da mobilidadede elétrica é algo de surreal
Os carregamentos elétricos em Portugal são uma autentica anedota. Esta medida melhora, mas é curta, muito curta.
Ah, continuo a não estar interessado em compra um elétrico.