Pplware

Novos radares de controlo de velocidade média! Saiba os locais

Portugal vai ter 10 radares que calculam velocidade média. Os novos equipamentos vão calcular se veículos andaram mais depressa do que o permitido ao longo de um trajeto.

A localização dos novos radares de controlo de velocidade média de instalação já é conhecida.


Como funcionam os radares que calculam velocidade média?

O modo de funcionamento dos novos radares de velocidade é simples. Num primeiro ponto é registada a matrícula e hora de passagem e depois outra radar, num outro ponto faz exatamente o mesmo registo. Com base na hora, é feito o cálculo do tempo que o veículo demorou a percorrer o percurso assim como a velocidade média.

Caso seja detetada uma infração, a informação da viatura é enviada para um centro de controlo.

Em Portugal a ANSR é responsável pela aprovação dos equipamentos que podem ser usados em controlo e fiscalização do trânsito.

Na internet circula um mapa que revela o local de instalação destes novos radares. Os vários distritos e estradas que vão receber os 10 novos radares de controlo de velocidade média são:

Em resposta ao polígrafo da Sapo, a ANSR garante que “os locais indicados nas legendas do mapa correspondem aos locais previstos para a instalação dos Locais de Controlo de Velocidade (LCV)”. No entanto, “a ANSR pode alterar até 30% dos LCV até ao início da vigência dos contratos, pelo que os locais indicados não podem considerar-se definitivos”.

Leia também…