Quantcast
PplWare Mobile

Mercedes e Bosch iniciam testes do seu serviço de condução autónoma

                                    
                                

Fonte: Daimler

Autor: Eduardo Mota


  1. ToFerreira says:

    Quanto tempo demorarão a apanhar a Tesla?

    • King Banido says:

      Como o mundo anda hoje em dia? Dou-lhes 2 anos e quando o lançarem, não será cheio de bugs, como foi o caso da Tesla… Eles já tem Teslas com eles e já os despiram, já estão a estudar o sistema da Tesla. Fazer uma copia não é algo dificil nos dias de hoje.

      • IonFan says:

        Essa lógica não faz sentido quando se diz que vão apanhar a Tesla. Ao copiarem, a única coisa que garantem é que vão estar sempre um passo atrás. Para ultrapassar a Tesla têm que inovar e não copiar.

    • alberto says:

      Se funcionar ja fico admirado

    • Cortano says:

      Não tens a noção mesmo há quantos anos a Daimler anda a trabalhar em condução autónoma pois não?

      • IonFan says:

        Independentemente da resposta a essa pergunta, não me parece que possa ser tomado como algo positivo.

        Ou está há muito tempo e não teve competência para ter um sistema melhor do que a Tesla, ou está há pouco tempo e vai ter dificuldade a apanhar a liderança…

        • Cortano says:

          Estamos a falar do quê, de condução autónoma ou venda de carros EV?!
          São duas coisas diferentes.
          Na condução autónoma não vejo nada que me diga que a Tesla esteja na frente.

          • IonFan says:

            Estamos a falar de condução autónoma.

            Basta procurar por Tesla Autopilot no YouTube e percebe se a vantagem.
            A somar à tecnologia já existente, temos também uma frota com quase meio milhão de carros a recolher informação de condições e condutores reais. Quem percebe como se treinam redes neurais, vê aqui uma vantagem brutal a consolidar no futuro próximo.

          • Cortano says:

            Então, mete de lado os carros e procura por condução autónoma e assistida em camiões.

          • IonFan says:

            @Cortano, curioso. Desconhecia que já estavam a testar a tecnologia.

            Contudo, acho que não podemos comparar sistemas bloqueados a áreas geográficas predeterminadas e que só fazem percursos predeterminados (do ponto A ao ponto B) com sistemas que estão a ser desenvolvidos para encarar cenários reais e em qualquer local.

            Além disso, o facto de terem protótipos em teste não garante vantagem, pois não têm os volumes de dados necessários para treinar uma rede neural de forma eficiente.

            É uma situação parecida com a Waimo que, apesar de já ter protótipos em testes, está a usar um modelo geo fenced. Alguns especialistas da área acham que isto não representa uma vantagem em relação à Tesla porque nem têm a variedade nem o volume de situações reais para o treino das NN. A frota da Tesla, neste momento, reune 400x mais informação do que a Waimo. E a tendência é para a vantagem no volume de dados aumentar.

          • Cortano says:

            @ionfan
            Na Europa não podes usar as pessoas como cobaias como fazem nos EUA.

            Acerca do desenvolvimento, também podes dar uma vista de olhos na tecnologia da Volvo Trucks – que aparentemente já está num nível acima.

          • IonFan says:

            @Cortano, deve ser por isso que os testes da Daimler estão a acontecer nos EUA…

            Mas pensa de novo. Dos 50kms que fiz esta manhã, 35 ou 40km foram em Autopilot. Eu consenti que os dados fossem recolhidos e não me sinto como uma cobaia. Sinto que estou a ajudar a Tesla a melhorar o seu software que, pouco tempo depois, recebo de volta em forma de update. A mim parece-me que ganho eu, a Tesla e até os condutores e peões à minha volta que ficam cada vez mais seguros.

            Em relação aos protótipos, acho que já deixei claro que, na minha opinião, a vantagem está na recolha massiva de dados reais e não em alguns protótipos em ambiente controlado.

  2. SAE Nível 4/5 says:

    O EM disse que a Tesla teria SAE nível 5 a meio de 2020 . Segundo esta notícia a MB e Bosch já atingiram SAE nível 4/5 em 2019. A ser verdade será a Tesla que já perdeu a vantagem que tinha.

  3. Carlos Ribeiro says:

    Vai ser rápido. Qualidade têm, coisa que Tesla não tem

  4. AlphaB says:

    isto serve para quê ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.