PplWare Mobile

Governo aprova desconto para o gasóleo e gasolina. Saiba quanto!

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Yamahia says:

    “…1,8 cêntimos por litro de gasóleo;
    3,3 cêntimos por litro de gasolina. …”
    É para rir ou para chorar?

    • JL says:

      Deve ser para se contentar, já que outros sectores não têm de pagar essa diferença.

    • Luis Henrique Silva says:

      Eu acho cque é para ficarmos mesmo maluco e irmos direito para o manicómio…….

    • Max says:

      Havia sempre a hipótese de baixar mais o ISP sobre o gasóleo e da gasolina, indo buscar essa receita a outros impostos, a contribuintes com carros e sem carros. Que impostos é que sugeres que se aumentasse para baixar mais o ISP sobre o gasóleo e a gasolina?

      • O Justiceiro says:

        Amigo max não é obrigatorio cortar noutros impostos, ele calculam o valor a receber em todos os impostos no orçamento, bastava fazer o desconto igual para nao ganharem a mais neste imposto, ou seja ganhavam o que estava previsto.

        Percebes?

        • Max says:

          Ó amigo, quando perceberes mais disto que eu pago-te um copo. O que estão a fazer é baixarem o ISP para compensar o valor cobrado a mais no IVA, para que a soma do valor cobrado dos dois (ISP+IVA), por litro de combustível ,fique igual.
          Para que a soma ISP+IVA diminua é preciso ir buscar receita a outros impostos, percebes?

          • O Justiceiro says:

            Max, guarda mas é o dinheiro do copo para o combustível, que bem precisas. O teu erro é achares que o Orçamento do Estado é uma conta de mercearia onde só se subtrai.

            Se o IVA sobe porque os preços dispararam, o Estado está a receber receita extraordinária que não estava prevista. Manter a soma (ISP+IVA) igual não é ‘ajudar’; é apenas o Estado a garantir que não te assalta a carteira mais depressa do que o planeado. Para o valor final baixar, o Estado não precisa de ‘ir buscar a outros impostos’, basta ter menos apetite e abdicar do lucro inesperado que a inflação lhe deu de bandeja.

            Para alguém que percebe tanto disto, as únicas duas coisas onde podias ter pegado para me calar eram:

            Despesas inesperadas: O Estado também gasta mais em luz e combustível nos hospitais e esquadras, logo precisa do extra.

            Défice: Usar esse ‘brinde’ fiscal para abater a dívida pública mais depressa.

            Mas como és limitado e a tua literacia financeira termina no balcão, o teu único argumento foi pagares-me um copo. Percebes agora, ou queres que desenhe no guardanapo enquanto bebes? 😀

            Bom fim de semana 😉

          • R says:

            Perceber e aceitar sermos roubados é a mesma coisa?

          • Max says:

            Dizes que como o aumento do valor do IVA dos bens supermercado e outros que aumenta por causa da inflação, pode-se usar esse valor para baixar o ISP sobre os combustíveis e assunto resolvido, baixa o preço dos combustíveis e a inflação.
            Ou seja, baixar o valor do ISP+IVA é que é ajudar. Pode vir a acontecer mas não é a solução.
            Se o preço dos combustíveis subir como em 2022, e a seguir a taxa de inflação foi superior a 10% em outubro e a anual ficou perto dos 8%, não é uns cêntimos a menos no ISP que a fará descer. Não são medidas fiscais que resolvem
            Percebes?

          • Yamahia says:

            Ignorando o q já aumentou desde o início das tensões que é para te dar de avanço.
            A receita de Iva no gasóleo aumentou 8,05 (35×23%) cents desde a 1ª bomba.
            O governo devolve metade.

          • O Justiceiro says:

            Yahama não vale a pena ele nao entende…..deixa-o ser feliz 😀

            Max eu percebo….quero que sejas feliz 😀

          • Max says:

            Na verdade, como mostro num comentário abaixo, o governo tomou como referência o aumento dos preços em relação à semana de 2 a 6 de março.
            Preço médio do gasóleo (DGEG)
            – 2/03: 1,63 € (IVA 23% = 0,375 €)
            – 13/03: 1,836 € (IVA 23% = 0,421 €)
            – Aumento do preço 0,206 €
            – Aumento do IVA (23% do aumento do preço) 0,047 €
            – Desconto no ISP do gasóleo para a próxima semana 0,0495 € (os 0,0355 da semana passada e o reforço dos 0, 014 € desta).
            Falta saber o preço do gasóleo da 2ª Fª, dia 16/03 (que pode não ser igual ao que o governo considerou para aprovar o desconto para a próxima semana), mas tudo indica que o governo está a cumprir.
            Se o governo devolvesse só metade, como dizes, era um coro que ninguém se calava.

          • Yamahia says:

            Deixa-te de embarcar em malabarismos, já te disse.
            Desta situação de crise resulta q o povo emagrece cada vez mais enquanto o governo engorda cada vez mais para satisfazer as pretenções do terrível lobby climático.

          • Max says:

            Deixa-te de propaganda contra o governo e o não sei quê climático. Olha mas é para o gráfico, põe em 5Y(ears), compara com 2022 e vês o caminho que as coisas estão a tomar.
            Não é menos alguns cêntimos nos impostos sobre os combustíveis que resolve.
            https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

          • Toni da Adega says:

            Na cabeça dele o problema é causado pelos veículos eléctricos e a solução para este problema é aumentar o consumo de petróleo.

          • JL says:

            Desculpem lá, mas a despesa do estado não aumentou com os aumentos do custo do combustivel ? Então é lógico que a receita também tenha de aumentar….

          • Yamahia says:

            Mr. Max, não são cents, são milhões. Projectando sobre o consumo de gasóleo ao ano este “inocente” e escondido aumento da carga representa mais 200 milhões qdo já vinha com uma almofada de 17 cents o litro ou seja 680 milhões.
            Portanto em vez de aliviar a economia em 680 milhões para ajudar a conter a crise, carrega com mais 200 milhões e agrava a crise. O lobby elektro é terrível e insaciável.
            Países com 2 dedos de testa, ex China e EUA, já acabaram com esta mama que não leva a lado nenhum a não ser prejuízos para a indústria auto, ex.a juntar a tantos outros…agora é a Ford a cancelar novos modelos elektros. Apenas a UE alucinada insiste neste lodo que não leva ankado nenhum.

            @Tony, por mim podem comprar o que quiserem, desde que não seja à minha custa.

            @JL o estado não gasta com o aumento do petróleo, apenas arrecada ainda mais receita para entregar ao sector elektro.

          • Max says:

            Se explicares as contas dos 680 milhões e dos mais de 200 milhões posso dizer onde estão erradas. Assim é só bréu-bréu, com toques anti-governo.
            Mas se o aumento dos combustíveis provocar uma inflação como a de 2022, vais ver que onde gastar os tais 200 milhões é coisa que não vai faltar.

          • Yamahia says:

            Os 680 milhões vêm dos 17cents por litro podia baixar e não baixou x os ≈ 4 mil milhões de litros por ano de gasóleo q são consumidos em PT.

            Pelo contrário, com a economia sufocada pela crise, em vez de aliviar, aperta ainda mais o garrote abarbatando-se a mais 200 milhões de receita extraordinária de IVA que devia devolver se fosse pessoa de bem.

        • Zé povinho says:

          O seu carro não é o kitt? Está a gasolina? Pensei que era a hidrogênio. Eh eh

          • O Justiceiro says:

            Ó Zé, o meu carro não é o Kitt, mas a tua piada ficou presa nos anos 80. Se o meu fosse a hidrogénio, o governo inventava logo um ‘Imposto sobre a Humidade do Ar’ só para manter a receita. Diverte-te aí a rir enquanto fazes o arredondamento sempre para cima! Eh eh!

    • Theboice says:

      o que interessa é que o tuga vote, o resto… o resto é treta…

  2. há cada gajo says:

    Devia era acabar com a dupla tributação vergonhosa que é ter de pagar IVA sobre outros impostos e taxas.

  3. TrolhaMen says:

    Montenegro o solidário!!!

  4. Gringo Bandido says:

    Sinto que estou a viver no passado o futuro nunca mais se manifesta, andamos sempre na lama.

  5. Lumia says:

    Que Fartura! mais uma vez é irônico estes descontos…

  6. Max says:

    Não publicaram os números com as contas, mas as regras são conhecidas:
    Max 12 de Março de 2026 às 00:57
    O mecanismo de compensação dos impostos ficou explicado na Portaria n.º 107-G/2026/1. de 6 de março:
    – tomando por base os preços da gasolina e do gasóleo e o valor dos impostos (ISP e IVA) na semana de 2 a 6 de março
    – na semana de 9 a 13 de março e em cada uma das semanas seguintes, se o preço da gasolina ou do gasóleo for superior em mais de 10 cêntimos face aos preços da semana de 2 a 6 de março, o valor do ISP é ajustado (diminui) para compensar o aumento do valor do IVA – ou seja o total dos impostos (ISP+IVA) mantém-se igual ao da semana de 2 a 6 de março.
    – na semana de 9 a 13 de maço o preço do gasóleo ultrapassou os 10 cêntimos e a gasolina não, pelo que só o ISP do gasóleo baixou, por essa Portaria, 3, 55 cêntimos/L
    – na próxima semana, de 16 a 20 de março (e seguintes, enquanto houver desconto) , se os preços da gasolina e do gasóleo forem superiores em mais de 10 cêntimos aos da semana de 2 a 6 de março, o governo aprova nova portaria com o desconto no ISP da gasolina e o ajustamento no desconto do ISP do gasóleo.

    • Max says:

      O que é isto da “poupança real” mencionada no post, ou seja, o que se vai pagar a menos por ter sido introduzido (no caso da gasolina) e reforçado (no caso do gasóleo) o desconto no ISP:
      – Na gasolina, que não tinha desconto no ISP, passa a ter um desconto de 2,7 cêntimos. Como sobre o ISP incide IVA, o total na diminuição dos impostos (ISP+IVA) é 2,7 x 1,23 = 3,3 cêntimos
      – No gasóleo, que já tinha um desconto de 3,55 cêntimos, acresce 1,4 cêntimos, passando para 4,95 cêntimos, de que resulta o total na diminuição dos impostos (ISP+IVA) de 4,95 x 1,23 = 6,1 cêntimos.

  7. PorcoDoPunjab says:

    Até aos 3 euros e mais além.
    Deixa rebentar.

    Agradeçam à Judiaria, não se esqueçam.
    Já sabem como isto funciona, mesmo que amanhã termine tudo, nunca mais voltarão os preços antigos.

    • R says:

      Certo. Mas o povo português contentor se há anos a isto. Enquanto eu e outros como eu esperamos que se abra os olhos em massa para irmos recuperar o que nos pertence.

  8. PJA says:

    Nada a dizer. Correto.

  9. Joõa says:

    Só falta colocar uma plataforma de petróleo para baixarmos o valor do combustível, dependência energética e sermos mais sustentáveis. 😛
    Pelo caminho ajudamos a produzir o gás que armazenamos e produzimos, tornando o mundo mais verde , aproveitamos para encher mais extintores de neve carbónica, refrigerar, adicionar a bebidas, entre outras coisas ditas benéficas. 😛

    • JL says:

      Mãos na massa !

    • PorcoDoPunjab says:

      Joõa, nem pense em dizer que Portugal pode explorar petróleo.
      Ainda nos arriscamos a ser ” libertados” pelos EUA com a sua famosa “democracia”…
      Deixe-se estar quieto…

      Não quero aqui uma ” Primavera Tuga”…

      • Joõa says:

        Ehehehe… é verdade, agora andam para aí a dizer que andam a libertar os povos.
        Essa libertação é só para países que têm muitos recursos, de forma a implementar a DemoCracia.
        Seria só mais outra libertação. 🙂
        É por isso que nem se avança, pois ter tal capacidade, iria contra as maiores potências mundiais.
        Contudo era a independência energética e outras relacionadas.

  10. Pedro Passos Coelho says:

    Como é bom o liberalismo, não queriam um estado minimo? Um estado que não pode interferir no deus mercado… agora mama e não chora.

    Até podem tirar todos os impostos, que a gasosa não vai baixar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.