Governo aprova desconto para o gasóleo e gasolina. Saiba quanto!
O Governo português decidiu aplicar uma nova redução temporária e extraordinária das taxas unitárias do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) aplicáveis, no continente, ao gasóleo e à gasolina sem chumbo, já que ambos subiram mais de 10 cêntimos, esta semana.
Conforme informámos, a instabilidade no Estreito de Ormuz está a ter impacto direto nos preço dos combustíveis, que deveriam aumentar 10 cêntimos na próxima semana, segundo as previsões desta manhã.
Entretanto, num comunicado, o Ministério das Finanças informou que o Governo português aprovou novas descidas extraordinárias das taxas do ISP aplicáveis no continente, que deverão representar uma "poupança real" de:
- 1,8 cêntimos por litro de gasóleo;
- 3,3 cêntimos por litro de gasolina.
Além dos descontos extraordinários e temporários da semana passada, os clientes dos postos de combustível "irão poupar no total na próxima semana 6,1 cêntimos no gasóleo e 3,3 cêntimos na gasolina face aos preços da semana de 02 a 06 de março".
A gasolina sem chumbo passa, agora, a ser abrangida por esta redução das taxas do ISP, uma vez que "vai ultrapassar um aumento de 10 cêntimos face ao preço de 02 a 06 de março".
Leia também:



















“…1,8 cêntimos por litro de gasóleo;
3,3 cêntimos por litro de gasolina. …”
É para rir ou para chorar?
Deve ser para se contentar, já que outros sectores não têm de pagar essa diferença.
Pagam agora, para depois cobrar ao cliente.
?
Eu acho cque é para ficarmos mesmo maluco e irmos direito para o manicómio…….
Havia sempre a hipótese de baixar mais o ISP sobre o gasóleo e da gasolina, indo buscar essa receita a outros impostos, a contribuintes com carros e sem carros. Que impostos é que sugeres que se aumentasse para baixar mais o ISP sobre o gasóleo e a gasolina?
Amigo max não é obrigatorio cortar noutros impostos, ele calculam o valor a receber em todos os impostos no orçamento, bastava fazer o desconto igual para nao ganharem a mais neste imposto, ou seja ganhavam o que estava previsto.
Percebes?
Ó amigo, quando perceberes mais disto que eu pago-te um copo. O que estão a fazer é baixarem o ISP para compensar o valor cobrado a mais no IVA, para que a soma do valor cobrado dos dois (ISP+IVA), por litro de combustível ,fique igual.
Para que a soma ISP+IVA diminua é preciso ir buscar receita a outros impostos, percebes?
Max, guarda mas é o dinheiro do copo para o combustível, que bem precisas. O teu erro é achares que o Orçamento do Estado é uma conta de mercearia onde só se subtrai.
Se o IVA sobe porque os preços dispararam, o Estado está a receber receita extraordinária que não estava prevista. Manter a soma (ISP+IVA) igual não é ‘ajudar’; é apenas o Estado a garantir que não te assalta a carteira mais depressa do que o planeado. Para o valor final baixar, o Estado não precisa de ‘ir buscar a outros impostos’, basta ter menos apetite e abdicar do lucro inesperado que a inflação lhe deu de bandeja.
Para alguém que percebe tanto disto, as únicas duas coisas onde podias ter pegado para me calar eram:
Despesas inesperadas: O Estado também gasta mais em luz e combustível nos hospitais e esquadras, logo precisa do extra.
Défice: Usar esse ‘brinde’ fiscal para abater a dívida pública mais depressa.
Mas como és limitado e a tua literacia financeira termina no balcão, o teu único argumento foi pagares-me um copo. Percebes agora, ou queres que desenhe no guardanapo enquanto bebes? 😀
Bom fim de semana 😉
Perceber e aceitar sermos roubados é a mesma coisa?
Dizes que como o aumento do valor do IVA dos bens supermercado e outros que aumenta por causa da inflação, pode-se usar esse valor para baixar o ISP sobre os combustíveis e assunto resolvido, baixa o preço dos combustíveis e a inflação.
Ou seja, baixar o valor do ISP+IVA é que é ajudar. Pode vir a acontecer mas não é a solução.
Se o preço dos combustíveis subir como em 2022, e a seguir a taxa de inflação foi superior a 10% em outubro e a anual ficou perto dos 8%, não é uns cêntimos a menos no ISP que a fará descer. Não são medidas fiscais que resolvem
Percebes?
Ignorando o q já aumentou desde o início das tensões que é para te dar de avanço.
A receita de Iva no gasóleo aumentou 8,05 (35×23%) cents desde a 1ª bomba.
O governo devolve metade.
Yahama não vale a pena ele nao entende…..deixa-o ser feliz 😀
Max eu percebo….quero que sejas feliz 😀
Na verdade, como mostro num comentário abaixo, o governo tomou como referência o aumento dos preços em relação à semana de 2 a 6 de março.
Preço médio do gasóleo (DGEG)
– 2/03: 1,63 € (IVA 23% = 0,375 €)
– 13/03: 1,836 € (IVA 23% = 0,421 €)
– Aumento do preço 0,206 €
– Aumento do IVA (23% do aumento do preço) 0,047 €
– Desconto no ISP do gasóleo para a próxima semana 0,0495 € (os 0,0355 da semana passada e o reforço dos 0, 014 € desta).
Falta saber o preço do gasóleo da 2ª Fª, dia 16/03 (que pode não ser igual ao que o governo considerou para aprovar o desconto para a próxima semana), mas tudo indica que o governo está a cumprir.
Se o governo devolvesse só metade, como dizes, era um coro que ninguém se calava.
Deixa-te de embarcar em malabarismos, já te disse.
Desta situação de crise resulta q o povo emagrece cada vez mais enquanto o governo engorda cada vez mais para satisfazer as pretenções do terrível lobby climático.
Deixa-te de propaganda contra o governo e o não sei quê climático. Olha mas é para o gráfico, põe em 5Y(ears), compara com 2022 e vês o caminho que as coisas estão a tomar.
Não é menos alguns cêntimos nos impostos sobre os combustíveis que resolve.
https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil
Na cabeça dele o problema é causado pelos veículos eléctricos e a solução para este problema é aumentar o consumo de petróleo.
Desculpem lá, mas a despesa do estado não aumentou com os aumentos do custo do combustivel ? Então é lógico que a receita também tenha de aumentar….
Mr. Max, não são cents, são milhões. Projectando sobre o consumo de gasóleo ao ano este “inocente” e escondido aumento da carga representa mais 200 milhões qdo já vinha com uma almofada de 17 cents o litro ou seja 680 milhões.
Portanto em vez de aliviar a economia em 680 milhões para ajudar a conter a crise, carrega com mais 200 milhões e agrava a crise. O lobby elektro é terrível e insaciável.
Países com 2 dedos de testa, ex China e EUA, já acabaram com esta mama que não leva a lado nenhum a não ser prejuízos para a indústria auto, ex.a juntar a tantos outros…agora é a Ford a cancelar novos modelos elektros. Apenas a UE alucinada insiste neste lodo que não leva ankado nenhum.
@Tony, por mim podem comprar o que quiserem, desde que não seja à minha custa.
@JL o estado não gasta com o aumento do petróleo, apenas arrecada ainda mais receita para entregar ao sector elektro.
Se explicares as contas dos 680 milhões e dos mais de 200 milhões posso dizer onde estão erradas. Assim é só bréu-bréu, com toques anti-governo.
Mas se o aumento dos combustíveis provocar uma inflação como a de 2022, vais ver que onde gastar os tais 200 milhões é coisa que não vai faltar.
Os 680 milhões vêm dos 17cents por litro podia baixar e não baixou x os ≈ 4 mil milhões de litros por ano de gasóleo q são consumidos em PT.
Pelo contrário, com a economia sufocada pela crise, em vez de aliviar, aperta ainda mais o garrote abarbatando-se a mais 200 milhões de receita extraordinária de IVA que devia devolver se fosse pessoa de bem.
O seu carro não é o kitt? Está a gasolina? Pensei que era a hidrogênio. Eh eh
Ó Zé, o meu carro não é o Kitt, mas a tua piada ficou presa nos anos 80. Se o meu fosse a hidrogénio, o governo inventava logo um ‘Imposto sobre a Humidade do Ar’ só para manter a receita. Diverte-te aí a rir enquanto fazes o arredondamento sempre para cima! Eh eh!
o que interessa é que o tuga vote, o resto… o resto é treta…
Devia era acabar com a dupla tributação vergonhosa que é ter de pagar IVA sobre outros impostos e taxas.
Para isso tinham de acabar com a dupla tributação de outras taxas, o que fazia aumentar a taxa de iva.
Montenegro o solidário!!!
Sinto que estou a viver no passado o futuro nunca mais se manifesta, andamos sempre na lama.
Que Fartura! mais uma vez é irônico estes descontos…
Não publicaram os números com as contas, mas as regras são conhecidas:
Max 12 de Março de 2026 às 00:57
O mecanismo de compensação dos impostos ficou explicado na Portaria n.º 107-G/2026/1. de 6 de março:
– tomando por base os preços da gasolina e do gasóleo e o valor dos impostos (ISP e IVA) na semana de 2 a 6 de março
– na semana de 9 a 13 de março e em cada uma das semanas seguintes, se o preço da gasolina ou do gasóleo for superior em mais de 10 cêntimos face aos preços da semana de 2 a 6 de março, o valor do ISP é ajustado (diminui) para compensar o aumento do valor do IVA – ou seja o total dos impostos (ISP+IVA) mantém-se igual ao da semana de 2 a 6 de março.
– na semana de 9 a 13 de maço o preço do gasóleo ultrapassou os 10 cêntimos e a gasolina não, pelo que só o ISP do gasóleo baixou, por essa Portaria, 3, 55 cêntimos/L
– na próxima semana, de 16 a 20 de março (e seguintes, enquanto houver desconto) , se os preços da gasolina e do gasóleo forem superiores em mais de 10 cêntimos aos da semana de 2 a 6 de março, o governo aprova nova portaria com o desconto no ISP da gasolina e o ajustamento no desconto do ISP do gasóleo.
O que é isto da “poupança real” mencionada no post, ou seja, o que se vai pagar a menos por ter sido introduzido (no caso da gasolina) e reforçado (no caso do gasóleo) o desconto no ISP:
– Na gasolina, que não tinha desconto no ISP, passa a ter um desconto de 2,7 cêntimos. Como sobre o ISP incide IVA, o total na diminuição dos impostos (ISP+IVA) é 2,7 x 1,23 = 3,3 cêntimos
– No gasóleo, que já tinha um desconto de 3,55 cêntimos, acresce 1,4 cêntimos, passando para 4,95 cêntimos, de que resulta o total na diminuição dos impostos (ISP+IVA) de 4,95 x 1,23 = 6,1 cêntimos.
Até aos 3 euros e mais além.
Deixa rebentar.
Agradeçam à Judiaria, não se esqueçam.
Já sabem como isto funciona, mesmo que amanhã termine tudo, nunca mais voltarão os preços antigos.
Certo. Mas o povo português contentor se há anos a isto. Enquanto eu e outros como eu esperamos que se abra os olhos em massa para irmos recuperar o que nos pertence.
Nada a dizer. Correto.
Só falta colocar uma plataforma de petróleo para baixarmos o valor do combustível, dependência energética e sermos mais sustentáveis. 😛
Pelo caminho ajudamos a produzir o gás que armazenamos e produzimos, tornando o mundo mais verde , aproveitamos para encher mais extintores de neve carbónica, refrigerar, adicionar a bebidas, entre outras coisas ditas benéficas. 😛
Mãos na massa !
Joõa, nem pense em dizer que Portugal pode explorar petróleo.
Ainda nos arriscamos a ser ” libertados” pelos EUA com a sua famosa “democracia”…
Deixe-se estar quieto…
Não quero aqui uma ” Primavera Tuga”…
Ehehehe… é verdade, agora andam para aí a dizer que andam a libertar os povos.
Essa libertação é só para países que têm muitos recursos, de forma a implementar a DemoCracia.
Seria só mais outra libertação. 🙂
É por isso que nem se avança, pois ter tal capacidade, iria contra as maiores potências mundiais.
Contudo era a independência energética e outras relacionadas.
Como é bom o liberalismo, não queriam um estado minimo? Um estado que não pode interferir no deus mercado… agora mama e não chora.
Até podem tirar todos os impostos, que a gasosa não vai baixar.