GNR: 30.336 aceleras apanhados entre janeiro e 22 de abril
Entre janeiro e 22 de abril, foram registados 30.336 condutores em excesso de velocidade em Portugal, um número que volta a evidenciar o peso desta infração nas estradas nacionais.
Os dados revelam que o excesso de velocidade continua a ser uma das principais causas de sinistralidade rodoviária, estando frequentemente associado a acidentes com maior gravidade. As autoridades têm reforçado as ações de fiscalização, recorrendo a radares fixos e móveis, bem como a operações stop em vários pontos do país.
Apesar das campanhas de sensibilização, os números mostram que muitos condutores continuam a ignorar os limites legais. Recorde-se que, para além das coimas, o excesso de velocidade pode implicar perda de pontos na carta e até inibição de conduzir, dependendo da gravidade da infração.
As autoridades apelam à condução responsável, sublinhando que respeitar os limites de velocidade é um dos fatores mais importantes para reduzir acidentes e salvar vidas.



















Ok, mas tambem é de longe a CO mais fiscalizada. Em que muitas OS servem apenas para mandar parar quem foi “fotografado”. Ja pensaram quantas outras CO ficam por identificar derivado desta gestão?
Em resposta rápida, poucas… e explico.
Se um agente mandar parar um tipo e for verificar o que tiver que verificar, demora de 5 a 15 minutos (ou mais) se tiver alguma coisa que configure contra ordenação, ainda tem de fazer o processo e demora mais.
Com os radares, podem passar 10, 15, 20 ou até mais carros por minuto que é sempre a pingar. Claro que só multam quem circula em excesso de velocidade.
Sim, tem razão, velocidade mata… E infelizmente, quem anda pode matar os outros que não tem culpa, também já cometi essa infração,…
Mas , estas multas , na Esmagadora maioria É Só caça á multa… A polícia mete- se num túnel, pequena estrada , onde não há grande problemas ali, só para ganhar dinheiro e Não em prevenção rodoviária , e esse é o problema de Portugal, não há seriedade em Nada.
Se identificassem os 5, 6 sítios por Distrito onde há mais acidentes, metessem aí radares, entendia- se…. Agora numa reta qualquer para sacar multas
… triste país….
Nem imagino a N125 de ponta a ponta do Algarve cravada em radares…
Acho que se confundo o caça à multa com o desleixo dos condutores. Aceito que por vezes colocam os radares onde dá jeito. Mas também quem conduz tem de cumprir os limites, quer concorde ou não com eles.
@Vasco S., desculpa hoje parece que descordo bastante de ti.
Lá por achares que não há grande problema / perigo a circular em excesso de velocidade ou velocidade excessiva em alguns troços só por si é um motivo de perigo, é sinal que circulas com confiança o que te leva a ir menos atento logo mais propensão ao acidente.
Olha o exemplo da Marginal entre Cascais Lisboa, a velocidade agora é de 50 km /h, aparentemente é uma velocidade muito baixa, mas a verdade é que anda um sem número de veículos pela quela estrada, desde bicicletas e trotinetas a veículos pesados e muita miúda gira de mini saia a caminho da praia. 🙂 🙂 🙂
Só em vias como a Santos & Castro e similares, devem ter apanhado uns bons milhares.
Nos baitros e ruas perto de escolas é que garanto que não apanharam nenhum.
Afinal:
“A Avenida Doutor Alfredo Bensaúde (Olivais) também teve um recuo, enquanto a descida foi mais ligeira na Avenida Santos e Castro (Alta de Lisboa) e na Avenida Calouste Gulbenkian”.
https ://www.rtp.pt/noticias/pais/nao-ha-relacao-causa-efeito-sempre-radares-em-lisboa-nao-baixam-acidentes-em-todo-o-lado_es1632843
durante e depois da pandemia qualquer paciente que morresse COM covid era registado como tendo morrido DE covid, adulterando assim completamente as estatísticas.
com o excesso de velocidade passa-se o mesmo, qualquer acidente em que o condutor esteja a circular acima do limite de velocidade, muitas vezes por mera análise da cinemática e de indícios, é registado como tendo ocorrido devido ao excesso de velocidade, independentemente de ter sido esse ou não o motivo real.
nas auto-estradas é comum as mudanças de faixa provocarem imensos acidentes, mas se alguém for nem que que ligeiramente acima do limite o motivo do acidente é, adivinhe-se, excesso de velocidade…
O artigo fala que foram registados/apanhados em excesso de velocidade.
Que confusão está pra aí… tanta conversa e ainda não entendeste o que são multas por excesso de velocidade :/
talvez não tenham percebido que aproveitei o tema “excesso de velocidade” para falar de uma triste realidade também com ele relacionada e que motiva imensas decisões erradas ao nível da segurança rodoviária
Ahhhh nós é que não entendemos que respondeste a um assunto falando de outro. Tá boa LOL
O novo ministro da administração interna deu ordens para encher os cofres, vai ser lindo isto vai, a época da caça a multa começou e muitas vezes em locais que não tem lógica e por andar a 60km ou a 90km…
Bem pelo menos não tem razão para agora não pagar aos bombeiros o que devem!
As multas em autoestrada quando o limite é 120 km/h:
– Os radares, por razões técnicas, têm uma tolerância de 7% – por isso, só disparam aos 128 km/h.
– O velocímetro do carro marca mais 5% que a velocidade real. Ou seja, quando a velocidade real é de 128 km/h o velocímetro marca 134 Km/h.
Ou seja, há uma folga, não é preciso ir aperreado até nos 120 km/h de velocidade de velocímetro. Sem multa pode-se ir até aos 134 km/h de velocidade de velocímetro.
Isso sempre foi assim, só que as pessoas pensam que andar a 180 e 200 é que deve ser….depois admiram-se, porque não existem só os radares fixos.
E uma viagem nos 120-140 é mais que suficiente.
A 152 kmh registado no radar dá uma velocidade calculada de 144 kmh, sim, dá mais ou menos isso.
Porque é que nas autoestradas portuguesas, só existem radares de velocidade média em tão poucas quilómetros? Ali, naqueles pontos, não há acidentes porque os aceleras sabem da sua existência. Para que fosse assim em toda a extensão, basta verificar/activar a informação da hora entrada e saída da mesma autoestrada. Muito simples, assim como a localização dos radares ser “obrigatório “ a sinalização dos mesmos. Muito fácil, basta acabar com isso, tal como existe em tantos países, por exemplo na Suíça . Alí, TODA a gente cumpre pois as muitas são muito, muito pesadas e a policia lá não perdoa. Obrigado.