Gasóleo desce… mas Governo mexe no ISP! Afinal quanto vai pagar?
Na sexta-feira chegou a boa notícia que os combustíveis iriam baixar. Nesse sentido, o Governo aproveitou o momento para também reduzir o desconto do ISP, o que significa que os portugueses não terão um desconto maior.
Executivo decidiu reduzir em 1,5 cêntimos por litro o desconto aplicado ao ISP
Depois de ter sido conhecida, na passada sexta-feira, a previsão de descida nos preços dos combustíveis, o Executivo decidiu reduzir em 1,5 cêntimos por litro o desconto aplicado ao ISP no gasóleo. Contas feitas, os portugueses poderiam poupar cerca de 13,2 cêntimos por litro de gasóleo, mas só vão poupar um pouco mais de 11 cêntimos.
Segundo nota do Governo...
Face à perspetiva de que na próxima semana se irá registar uma descida significativa do preço do gasóleo rodoviário e uma ligeira redução do preço da gasolina sem chumbo, o Governo decidiu ajustar o desconto extraordinário e temporário no ISP em vigor aplicável ao gasóleo mantendo o valor do desconto aplicável à gasolina sem chumbo
Assim, a partir de segunda-feira, se tiver necessidade de ir abastecer, deverá pagar 2,197 euros por litro de gasóleo simples e 1,916 euros por litro de gasolina simples 95.




















O governo anda a brincar com o fogo, a malta já se está a começar a chatear…
Inclusive reformas laborais que reduzem os diretos dos trabalhadores. Andam mesmo a brincar com o fogo…
Isso é a intenção de qualquer governo de direita ou centro direita, uma vez que Portugal é dos países do mundo com mais direitos dos trabalhadores e onde é mais difícil despedir, isso faz com que não sejamos competitivos, não só as empresas têm de aguentar com low performers como os trabalhadores caem no comodismo de fazer os mínimos e ficar no mesmo emprego uma vida.
Espelho dessa realidade é precisamente a função pública.
É preciso facilitar despedimentos para dinamizar o mercado de trabalho e a economia
Visão enviesada da realidade, para comparar as leis do trabalho é necessário ter em conta outros fatores como os salários e as regalias sociais. Mas o mais grave é esse lugar comum, segundo o qual a culpa da falta de produtividade é sempre do trabalhador. Leia os relatórios da OCDE sobre esse assunto, não podiam ser mais claros. Diferença salarial abismal entre patrões e funcionários de base, cerca de 32 vezes superior enquanto a média da OCDE é de 17 vezes. Das mais baixas taxas de investimento do lucro na modernização e desenvolvimento, baixa taxa de formação dos patrões, modelos de gestão empresariais arcaicos, baixa presença no e-Commerce. Há claramente um elefante na sala, mas o assunto incomoda muitos.
O elefante é sempre a desconversa socialista, não podes justificar não promoveres uma economia dinâmica porque estás desfasado da média, como achas que quem está acima da média chegou lá? Foi a estagnar?
Demagogias, o habitual do socialismo
Não percebendo muito do assunto, a Alemanha tem muitos mais direitos de trabalhadores, no entanto, recebem muito mais.
O ideal seria que quem contrata possa despedir só porque sim, com uma única excepção: se quem contrata, tivesse, por sua auto-iniciativa, feito um contrato especial com outras disposições. Algo que admito que pode ser necessário para captar talento em certas áreas de negócio.
Isto evitaria que as pessoas dessem o mínimo, sabotassem o trabalho, fossem más línguas, etc. O(A) patrão(patroa) não estava satisfeito(a) e lá ia a pessoa para a rua.
Para o aspirante a comunista (também conhecido por socialista) isto é péssimo e horrível, porque podem me despedir quando descobrirem que encontrei uma forma de fazer o mínimo que a lei permite para não ser despedido, mas para quem quer ter uma empresa (seja lá qual for o tamanho) era uma bênção, pois se a pessoa não desse o rendimento desejado, e/ ou fosse “má onda” (intriguista, conflituosa, etc.) era posta a andar dali para fora no mesmo dia, sem ter que se andar à procura de motivos legalmente admissíveis para despedir a pessoa.
Quando a lei entrasse em vigor ia ser ver as estatísticas de desemprego a aumentar em larga escala nos primeiros anos, mas depois deveria estabilizar, e permitiria a contratação sem termo do contrato logo à partida porque como podem despedir a qualquer momento não é necessário andar com os truques de despedir a cada 6 meses que ainda se pratica um pouco por todo o lado, para evitar ficar com trabalhadores que se tornam uns inúteis de um dia para o outro para sempre.
Os maus patrões é claro que vão estar constantemente a despedir toda a gente, mas eventualmente o passa palavra faria diminuir a quantidade de pessoas a ir para lá trabalhar até que fosse extremamente difícil de encontrar quem quer que fosse disponível para trabalhar para tal empresa/ patrão/ sociedade/ instituição, etc.
Claro que isto deveria implicar algumas mudanças para assegurar que quem era despedido recebia sempre o que lhe era devido independentemente de lá ter trabalhado 1 hora ou 50 anos.
Também quem está desempregado não deveria ser obrigado a trabalhar onde quer que fosse, nem penalizado por ser despedido, e deveria receber aquilo a que tivesse direito em termos de protecção por desemprego… de forma a que os empregadores não vejam nos desempregados uma fonte de pessoas para obrigar a trabalhar na sua empresa onde as trata mal e as mete a andar só porque naquele dia rodou uma roleta e saiu o nome daquela pessoa… que é algo perfeitamente legítimo, segundo a minha visão acima exposta de puder despedir-se qualquer um(a) porque sim, mas desde que ninguém possa ser obrigado(a) na prática a ir para lá trabalhar por causa de alguma protecção de desemprego para a qual a própria pessoa descontou para ter direito, e que perderá se recusar emprego.
Ou seja é preciso garantir um equilíbrio onde as pessoas são livres de contratar e despedir, mas onde também quem é contratado e despedido pode de facto escolher de livre vontade para onde vai e quando vai, para assegurar que maus patrões não podem ser vis e ficarem-se a rir para sempre, porque como expliquei acima, as pessoas acabam por saber que determinado contratador não é bom e assim podem penalizar o mesmo evitando-o.
Naturalmente que também os trabalhadores devem poder despedir-se a qualquer momento, a menos que o contrato tenha outras disposições, mas o mesmo só deve ser considerado válido se prever os mesmos tempos de pré-aviso e outras disposições tanto para o contratante como para o contratado, de forma a que não possam exigir um ano de pré-aviso para quem se quer despedir, mas quem contrata poder despedi-lo 1 minutos depois de o contratar.
Vai ao Brasil, e incomparável. No Brasil, os trabalhadores têm muitos mais direitos.
Péssimo exemplo, vivi no Brasil durante 1 ano, sem nem como funciona, e a disparidade de salário, as carteiras profissionais, funcionam quase como um sistema de castas, é muito comum veres pessoas reformadas sem dinheiro para comer e a trabalhar. É para aí que caminhamos caso não se faça alguma coisa.
Mais um lugar comum, quando não se consegue contrariar factos, lá surgem os chavões da conversa socialista ou comunista. Típico de quem se diz liberal, mas na verdade dá-se mal com um mercado competitivo. O grande problema reside numa mentalidade instalada, na qual a empresa é encarada como um mero instrumento de enriquecimento próprio, ao invés de um motor de desenvolvimento económico.
São lentos, eu já me chateei há 18 anos.
A malta que se está a chatear é a mesma que votou nesse mesmo governo. Só tem o que merece.
A malta que já está chateada, votou noutros, mas a democracia é mesmo assim…. Pagam uns pelos outros…
Votem nos mesmos, e venham para as redes sociais chorar que nada muda. Hipócritas!
Força Chega! André Ventura a PM!!!! Já!
Eu não votei neles, não tenho memória curta, no tempo do Passos Coelho, o romance foi o mesmo, veio a vaca voadora do costa e cortou lhe as pernas, agora existe o Chega para mandar o governo abaixo…
Mas infelizmente a treta do PSD é sempre a mesma, venha a nós e que se lixe o povo…
O que fez o chega até agora? Nada. Só falam quando lhes convém.
Ventura não é solução, não tem ninguém competente dentro do partido nem tão pouco tem independentes competentes que aceitassem representar o chega num governo, a solução é a mesma de sempre e que se não fosse por panelinhas seria quem teria endireitado Portugal, precisamos do passos de volta
A mim só me chateia mesmo assim não existir menos trânsito
Temos q reconhecer q o governo de PT é mestre em surripiar o pobre do automobilista que vai para o trabalho e os meios q transportam os bens de 1ª necessidade aos mercados em prol do arraso à biodiversidade com vista a defender os interesses instalados no sector elektro.
A electricidade baixou hoje ? Onde ?
Não baixa mas tbm não aumenta, apesar do gás ter aumentado mais que o petróleo.
NDR O mix da minha electricidade foi 38% de gás (apenas para colocar em contexto) e a bilha de 13kgs dos pobres que já estava ao dobro de Espanha levou com mais uma castanhada de 10€
A diferença está aí, é que conseguem compensar com a outra (62%) que foi quase dada.
Aos poucos você chega lá.
No mercado spot. Claro que vamos pagar tudo via défice tarifário mas isso não interessa.
Ah isso não existe, foi uma mentira criada pelo governo, segundo o s
JL. A eletricidade nunca foi subsidiada.
Quem não regulado não tem nada a ver com isso.
Pelo governo não sei, mas que não é mentira como as suas, não é.
Lá está, confirma mais uma vez as mentiras que mete aqui.
Não é mentira…Se se dedicasse a ler o relatório da estrutura tarifária da Erse percebia… mas compreendo é de mais para si.
Se a média das Feed In Tarrifs for de 70€ / MWh e o preço do Omie for < 70€, então a diferença é paga via défice tarifário, se superior é abatido ao défice tarifário.
Exato, e também percebi que o não regulado só tem de respeitar o que conta como impostos.
Não, nem por isso.
Mas está a usar termos em inglês para quê ? aqui usamos termos em português.
Se quem vende ao consumidor final vende mais barato que aquilo que comprou, quem vai ter défice é o fornecedor, e não o tarifário.
Mas caso não saiba, quando vieram as eolicas para portugal, bem como as fotovoltaicas, teve preços na casa dos 90€ / MWh para as Eolicas e 650€ / MWh para as fotovoltaicas, que foi descendo até aos 220€ / MWh. Estes preços eram pagos independentemente do preço do mercado. Quem é que acha que pagou a diferença, quando na altura o preço por MWh usando carvão e gás natural era na casa dos 30-50€ / MWh? Foi tudo para o défice tarifário.
Aqui está uma fonte para não dizer que é mentira:
https://www.ambienteonline.pt/noticias/ministra-do-ambiente-anuncia-fim-progressivo-das-tarifas-garantidas-na-eletricidade
A mentira foi dita por si, quando veio dizer que havia défice tarifário, afinal agora vem confirmar que não existe.
obviamente que ainda existe. Não seja mentiroso.
Ah já sei, a imprensa é que é: https: //www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/divida-tarifaria-da-eletricidade-continua-em-queda-sao-menos-508-milhoes-em-2026
São só mil milhões agora.
6 Milhões de quê ? se tivesse lido o que escrevi tinha entendido o que foi dito.
“fim de contratos de remuneração garantida à produção renovável”
nao usem carros! nao pagam 45% de imposto nos combustiveis, nao pagam iuc, seguro, inspeção, portagens, via verde… nao apanham multas, nao tem acidentes.
o meu irmao nao quer ter carro e tem atualmente 35anos… é so somar o que ja poupou.
Vives numa grande cidade certamente!!!
Se vieres para o interior, que também é Portugal, vais perceber que o uso do automóvel não é um luxe ou um escolha, mas sim uma necessidade.
Tudo certo, deves morar na grande Lisboa para teres uma boa rede de transportes, infelizmente a maioria não mora e depende do carro para se deslocar…
“…nao tem acidentes…”
Ontem morreu uma miúda no Porto num choque entre tronitentes.
Quando tiver filhos que continue sem carro e veja como lhe corre
Ha pessoas que têm filhos e não têm carros.
Haver há, vai ver como é o dia a dia dessas pessoas e o que perdem as crianças
É igual aos das outras pessoas, ou o que ganham. Até há poucas décadas era criado tudo sem carros, agora já não se criam. Loool
Este governo pensa que o povo anda a comer gelados com a testa.
Como podem fazer esta treta quando a situação no Irão se voltou a complicar depois do Trumpeta decidiu não deixar sair barcos que saiam dos portos do Irão, Irão a seguir fechou novamente.
O Ministro da Administração Interna não tem dinheiro para pagar aos bombeiros e afins diz ele que em breve vai arranjar a verba, já sabem como não é? A caça a multa começou ele vai aumentar a receita desta forma.
O povo não é parvo mas o PSD se esquece disso, por isso é que nas 2 sondagens caiu para segundo lugar.
Caso não tenhas percebido as multas e todas as medidas anunciadas tiveram e ver com a Páscoa negra nas estradas, eu estive fora do país e nem estive atento a notícias mas quando regressei até fiquei parvo com o que se tinha passado, por isso basta ir ler as notícias do que aconteceu na Páscoa para entender que algo urgente tinha de ser feito.
Até eu vou começar a ter mais cuidado.
Além disso já viste qual o valor de multas anual? Isso nem aquece nem arrefece a receita, é como mandares 1€ para fonte para pedir um desejo
O governo em Portugal anda-se a “esquecer” da taxa de carbono nas Portarias sobre o desconto no ISP. A última, a Portaria 179-A/2026/1, de 17 de abril, que entra em vigor 2ª Fª, dia 20, diz que (artigo 2.º):
1 e 2 — “A taxa do ISP aplicável à gasolina é fixada no valor de 0,45168 €/L, que integra a consignação de serviço rodoviário, no valor de 0,087 €/l”. Ou seja, ISP base = 0,3698 €/L e consignação do serviço rodoviário = 0,087 €/l.
3 e 4 — “A taxa do ISP aplicável ao gasóleo é fixada no valor de 0,29321 €/, que integra a consignação de serviço rodoviário, no valor de 0,111 € /L”. Ou seja, ISP base = 0,18221 €/L e consignação do serviço rodoviário = 0,111 €/l.
E, convenientemente, “esquece” que a taxa de carbono é cobrada (faz parte) do imposto iSP – e que é de 17,2 cêntimos por litro na gasolina e de 18,7 cêntimos por litro no gasóleo. Ou seja, incluido a taxa de carbono, em Portugal, na próxima semana, o ISP é de 0,62368 €/L na gasolina e de 0,48021 €/L no gasóleo.
Comparando o ISP (com a taxa de carbono) com o imposto equivalente em Espanha (IEH) tem-se:
– Gasolina: Portugal 0,62368 €/L, Espanha, 0,359 €/L, +0,26568 €/L
– Gasóleo: Portugal 0,48021 €/L, Espanha 0,330 €/L, + 0,15021 €/L
Quando o ISP (com a taxa de carbono) sobre o gasóleo é mais 15 cêntimos/L que em Espanha, não percebo qual é a pressa em o aumentar (reduzindo o desconto) em 1,5 cêntimos.
Além disso em Portugal o IVA (que também recai sobre o ISP) é de 23% e em Espanha é de 10%.
Não estão a aumentar, estão a reduzir o subsídio.
Se fosse dar tarifas de acesso negativas como houve em 2023, o JL já dizia que era um apoio, como é á gasolina é um subsidio.
Mas ai funcionaram como um desconto para eletricidade, não como uma redução de receita para o estado, como é o que acontece aqui.
Mas se lhe quiser chamar subsidio, é na boa, eu nunca disse que não tinham.
ISP do gasóleo (ISP base + compensação do serviço rodoviário):
– Portaria 141-A/2025/1, de 2/04 (em vigor esta semana): “A taxa do ISP aplicável ao gasóleo é fixada no valor de 0,27821 €/L”,
— Portaria 179-A/2025/1, de 17/04 (em vigor a partir de 2ª Fª) : “A taxa do ISP aplicável ao gasóleo é fixada no valor de 0,29321 €/L”.
Qualquer artolas percebe que o ISP aumenta 1,5 cêntimos/L.
Mas ele não aumentou, tiraram foi um pouco do subsídio.
Era outro 25 de abril problema e que os jovens de hoje em dia querem e redes sociais, e viver a custa dos papas