PplWare Mobile

Gasóleo desce… mas Governo mexe no ISP! Afinal quanto vai pagar?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Oraxulo says:

    O governo anda a brincar com o fogo, a malta já se está a começar a chatear…

    • Byte Bandit says:

      Inclusive reformas laborais que reduzem os diretos dos trabalhadores. Andam mesmo a brincar com o fogo…

      • Zé Fonseca A. says:

        Isso é a intenção de qualquer governo de direita ou centro direita, uma vez que Portugal é dos países do mundo com mais direitos dos trabalhadores e onde é mais difícil despedir, isso faz com que não sejamos competitivos, não só as empresas têm de aguentar com low performers como os trabalhadores caem no comodismo de fazer os mínimos e ficar no mesmo emprego uma vida.
        Espelho dessa realidade é precisamente a função pública.
        É preciso facilitar despedimentos para dinamizar o mercado de trabalho e a economia

        • Nuno Pinto says:

          Visão enviesada da realidade, para comparar as leis do trabalho é necessário ter em conta outros fatores como os salários e as regalias sociais. Mas o mais grave é esse lugar comum, segundo o qual a culpa da falta de produtividade é sempre do trabalhador. Leia os relatórios da OCDE sobre esse assunto, não podiam ser mais claros. Diferença salarial abismal entre patrões e funcionários de base, cerca de 32 vezes superior enquanto a média da OCDE é de 17 vezes. Das mais baixas taxas de investimento do lucro na modernização e desenvolvimento, baixa taxa de formação dos patrões, modelos de gestão empresariais arcaicos, baixa presença no e-Commerce. Há claramente um elefante na sala, mas o assunto incomoda muitos.

          • Zé Fonseca A. says:

            O elefante é sempre a desconversa socialista, não podes justificar não promoveres uma economia dinâmica porque estás desfasado da média, como achas que quem está acima da média chegou lá? Foi a estagnar?
            Demagogias, o habitual do socialismo

          • eu says:

            Não percebendo muito do assunto, a Alemanha tem muitos mais direitos de trabalhadores, no entanto, recebem muito mais.

        • Joao Ptt says:

          O ideal seria que quem contrata possa despedir só porque sim, com uma única excepção: se quem contrata, tivesse, por sua auto-iniciativa, feito um contrato especial com outras disposições. Algo que admito que pode ser necessário para captar talento em certas áreas de negócio.

          Isto evitaria que as pessoas dessem o mínimo, sabotassem o trabalho, fossem más línguas, etc. O(A) patrão(patroa) não estava satisfeito(a) e lá ia a pessoa para a rua.

          Para o aspirante a comunista (também conhecido por socialista) isto é péssimo e horrível, porque podem me despedir quando descobrirem que encontrei uma forma de fazer o mínimo que a lei permite para não ser despedido, mas para quem quer ter uma empresa (seja lá qual for o tamanho) era uma bênção, pois se a pessoa não desse o rendimento desejado, e/ ou fosse “má onda” (intriguista, conflituosa, etc.) era posta a andar dali para fora no mesmo dia, sem ter que se andar à procura de motivos legalmente admissíveis para despedir a pessoa.

          Quando a lei entrasse em vigor ia ser ver as estatísticas de desemprego a aumentar em larga escala nos primeiros anos, mas depois deveria estabilizar, e permitiria a contratação sem termo do contrato logo à partida porque como podem despedir a qualquer momento não é necessário andar com os truques de despedir a cada 6 meses que ainda se pratica um pouco por todo o lado, para evitar ficar com trabalhadores que se tornam uns inúteis de um dia para o outro para sempre.

          Os maus patrões é claro que vão estar constantemente a despedir toda a gente, mas eventualmente o passa palavra faria diminuir a quantidade de pessoas a ir para lá trabalhar até que fosse extremamente difícil de encontrar quem quer que fosse disponível para trabalhar para tal empresa/ patrão/ sociedade/ instituição, etc.

          Claro que isto deveria implicar algumas mudanças para assegurar que quem era despedido recebia sempre o que lhe era devido independentemente de lá ter trabalhado 1 hora ou 50 anos.
          Também quem está desempregado não deveria ser obrigado a trabalhar onde quer que fosse, nem penalizado por ser despedido, e deveria receber aquilo a que tivesse direito em termos de protecção por desemprego… de forma a que os empregadores não vejam nos desempregados uma fonte de pessoas para obrigar a trabalhar na sua empresa onde as trata mal e as mete a andar só porque naquele dia rodou uma roleta e saiu o nome daquela pessoa… que é algo perfeitamente legítimo, segundo a minha visão acima exposta de puder despedir-se qualquer um(a) porque sim, mas desde que ninguém possa ser obrigado(a) na prática a ir para lá trabalhar por causa de alguma protecção de desemprego para a qual a própria pessoa descontou para ter direito, e que perderá se recusar emprego.

          Ou seja é preciso garantir um equilíbrio onde as pessoas são livres de contratar e despedir, mas onde também quem é contratado e despedido pode de facto escolher de livre vontade para onde vai e quando vai, para assegurar que maus patrões não podem ser vis e ficarem-se a rir para sempre, porque como expliquei acima, as pessoas acabam por saber que determinado contratador não é bom e assim podem penalizar o mesmo evitando-o.

          Naturalmente que também os trabalhadores devem poder despedir-se a qualquer momento, a menos que o contrato tenha outras disposições, mas o mesmo só deve ser considerado válido se prever os mesmos tempos de pré-aviso e outras disposições tanto para o contratante como para o contratado, de forma a que não possam exigir um ano de pré-aviso para quem se quer despedir, mas quem contrata poder despedi-lo 1 minutos depois de o contratar.

        • Filipe says:

          Vai ao Brasil, e incomparável. No Brasil, os trabalhadores têm muitos mais direitos.

          • Zé Fonseca A. says:

            Péssimo exemplo, vivi no Brasil durante 1 ano, sem nem como funciona, e a disparidade de salário, as carteiras profissionais, funcionam quase como um sistema de castas, é muito comum veres pessoas reformadas sem dinheiro para comer e a trabalhar. É para aí que caminhamos caso não se faça alguma coisa.

        • Nuno Pinto says:

          Mais um lugar comum, quando não se consegue contrariar factos, lá surgem os chavões da conversa socialista ou comunista. Típico de quem se diz liberal, mas na verdade dá-se mal com um mercado competitivo. O grande problema reside numa mentalidade instalada, na qual a empresa é encarada como um mero instrumento de enriquecimento próprio, ao invés de um motor de desenvolvimento económico.

    • JL says:

      São lentos, eu já me chateei há 18 anos.

    • Aquele Daki says:

      A malta que se está a chatear é a mesma que votou nesse mesmo governo. Só tem o que merece.
      A malta que já está chateada, votou noutros, mas a democracia é mesmo assim…. Pagam uns pelos outros…
      Votem nos mesmos, e venham para as redes sociais chorar que nada muda. Hipócritas!

      Força Chega! André Ventura a PM!!!! Já!

      • Oraxulo says:

        Eu não votei neles, não tenho memória curta, no tempo do Passos Coelho, o romance foi o mesmo, veio a vaca voadora do costa e cortou lhe as pernas, agora existe o Chega para mandar o governo abaixo…

        Mas infelizmente a treta do PSD é sempre a mesma, venha a nós e que se lixe o povo…

      • Zé Fonseca A. says:

        Ventura não é solução, não tem ninguém competente dentro do partido nem tão pouco tem independentes competentes que aceitassem representar o chega num governo, a solução é a mesma de sempre e que se não fosse por panelinhas seria quem teria endireitado Portugal, precisamos do passos de volta

    • Zé Fonseca A. says:

      A mim só me chateia mesmo assim não existir menos trânsito

  2. Yamahia says:

    Temos q reconhecer q o governo de PT é mestre em surripiar o pobre do automobilista que vai para o trabalho e os meios q transportam os bens de 1ª necessidade aos mercados em prol do arraso à biodiversidade com vista a defender os interesses instalados no sector elektro.

    • JL says:

      A electricidade baixou hoje ? Onde ?

      • Yamahia says:

        Não baixa mas tbm não aumenta, apesar do gás ter aumentado mais que o petróleo.
        NDR O mix da minha electricidade foi 38% de gás (apenas para colocar em contexto) e a bilha de 13kgs dos pobres que já estava ao dobro de Espanha levou com mais uma castanhada de 10€

      • Mario says:

        No mercado spot. Claro que vamos pagar tudo via défice tarifário mas isso não interessa.
        Ah isso não existe, foi uma mentira criada pelo governo, segundo o s
        JL. A eletricidade nunca foi subsidiada.

        • JL says:

          Quem não regulado não tem nada a ver com isso.

          Pelo governo não sei, mas que não é mentira como as suas, não é.

          Lá está, confirma mais uma vez as mentiras que mete aqui.

          • Mário says:

            Não é mentira…Se se dedicasse a ler o relatório da estrutura tarifária da Erse percebia… mas compreendo é de mais para si.
            Se a média das Feed In Tarrifs for de 70€ / MWh e o preço do Omie for < 70€, então a diferença é paga via défice tarifário, se superior é abatido ao défice tarifário.

          • JL says:

            Exato, e também percebi que o não regulado só tem de respeitar o que conta como impostos.

            Não, nem por isso.

            Mas está a usar termos em inglês para quê ? aqui usamos termos em português.

            Se quem vende ao consumidor final vende mais barato que aquilo que comprou, quem vai ter défice é o fornecedor, e não o tarifário.

          • Mário says:

            Mas caso não saiba, quando vieram as eolicas para portugal, bem como as fotovoltaicas, teve preços na casa dos 90€ / MWh para as Eolicas e 650€ / MWh para as fotovoltaicas, que foi descendo até aos 220€ / MWh. Estes preços eram pagos independentemente do preço do mercado. Quem é que acha que pagou a diferença, quando na altura o preço por MWh usando carvão e gás natural era na casa dos 30-50€ / MWh? Foi tudo para o défice tarifário.

            Aqui está uma fonte para não dizer que é mentira:
            https://www.ambienteonline.pt/noticias/ministra-do-ambiente-anuncia-fim-progressivo-das-tarifas-garantidas-na-eletricidade

          • JL says:

            A mentira foi dita por si, quando veio dizer que havia défice tarifário, afinal agora vem confirmar que não existe.

          • Fumarento Agante says:

            obviamente que ainda existe. Não seja mentiroso.
            Ah já sei, a imprensa é que é: https: //www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/divida-tarifaria-da-eletricidade-continua-em-queda-sao-menos-508-milhoes-em-2026

            São só mil milhões agora.

          • JL says:

            6 Milhões de quê ? se tivesse lido o que escrevi tinha entendido o que foi dito.

            “fim de contratos de remuneração garantida à produção renovável”

  3. virus100nome says:

    nao usem carros! nao pagam 45% de imposto nos combustiveis, nao pagam iuc, seguro, inspeção, portagens, via verde… nao apanham multas, nao tem acidentes.

    o meu irmao nao quer ter carro e tem atualmente 35anos… é so somar o que ja poupou.

  4. Guilherme says:

    Este governo pensa que o povo anda a comer gelados com a testa.

    Como podem fazer esta treta quando a situação no Irão se voltou a complicar depois do Trumpeta decidiu não deixar sair barcos que saiam dos portos do Irão, Irão a seguir fechou novamente.

    O Ministro da Administração Interna não tem dinheiro para pagar aos bombeiros e afins diz ele que em breve vai arranjar a verba, já sabem como não é? A caça a multa começou ele vai aumentar a receita desta forma.

    O povo não é parvo mas o PSD se esquece disso, por isso é que nas 2 sondagens caiu para segundo lugar.

    • Zé Fonseca A. says:

      Caso não tenhas percebido as multas e todas as medidas anunciadas tiveram e ver com a Páscoa negra nas estradas, eu estive fora do país e nem estive atento a notícias mas quando regressei até fiquei parvo com o que se tinha passado, por isso basta ir ler as notícias do que aconteceu na Páscoa para entender que algo urgente tinha de ser feito.
      Até eu vou começar a ter mais cuidado.
      Além disso já viste qual o valor de multas anual? Isso nem aquece nem arrefece a receita, é como mandares 1€ para fonte para pedir um desejo

  5. Max says:

    O governo em Portugal anda-se a “esquecer” da taxa de carbono nas Portarias sobre o desconto no ISP. A última, a Portaria 179-A/2026/1, de 17 de abril, que entra em vigor 2ª Fª, dia 20, diz que (artigo 2.º):
    1 e 2 — “A taxa do ISP aplicável à gasolina é fixada no valor de 0,45168 €/L, que integra a consignação de serviço rodoviário, no valor de 0,087 €/l”. Ou seja, ISP base = 0,3698 €/L e consignação do serviço rodoviário = 0,087 €/l.
    3 e 4 — “A taxa do ISP aplicável ao gasóleo é fixada no valor de 0,29321 €/, que integra a consignação de serviço rodoviário, no valor de 0,111 € /L”. Ou seja, ISP base = 0,18221 €/L e consignação do serviço rodoviário = 0,111 €/l.
    E, convenientemente, “esquece” que a taxa de carbono é cobrada (faz parte) do imposto iSP – e que é de 17,2 cêntimos por litro na gasolina e de 18,7 cêntimos por litro no gasóleo. Ou seja, incluido a taxa de carbono, em Portugal, na próxima semana, o ISP é de 0,62368 €/L na gasolina e de 0,48021 €/L no gasóleo.
    Comparando o ISP (com a taxa de carbono) com o imposto equivalente em Espanha (IEH) tem-se:
    – Gasolina: Portugal 0,62368 €/L, Espanha, 0,359 €/L, +0,26568 €/L
    – Gasóleo: Portugal 0,48021 €/L, Espanha 0,330 €/L, + 0,15021 €/L
    Quando o ISP (com a taxa de carbono) sobre o gasóleo é mais 15 cêntimos/L que em Espanha, não percebo qual é a pressa em o aumentar (reduzindo o desconto) em 1,5 cêntimos.
    Além disso em Portugal o IVA (que também recai sobre o ISP) é de 23% e em Espanha é de 10%.

    • JL says:

      Não estão a aumentar, estão a reduzir o subsídio.

      • Mário says:

        Se fosse dar tarifas de acesso negativas como houve em 2023, o JL já dizia que era um apoio, como é á gasolina é um subsidio.

        • JL says:

          Mas ai funcionaram como um desconto para eletricidade, não como uma redução de receita para o estado, como é o que acontece aqui.

          Mas se lhe quiser chamar subsidio, é na boa, eu nunca disse que não tinham.

      • Max says:

        ISP do gasóleo (ISP base + compensação do serviço rodoviário):
        – Portaria 141-A/2025/1, de 2/04 (em vigor esta semana): “A taxa do ISP aplicável ao gasóleo é fixada no valor de 0,27821 €/L”,
        — Portaria 179-A/2025/1, de 17/04 (em vigor a partir de 2ª Fª) : “A taxa do ISP aplicável ao gasóleo é fixada no valor de 0,29321 €/L”.
        Qualquer artolas percebe que o ISP aumenta 1,5 cêntimos/L.

  6. Leandro says:

    Era outro 25 de abril problema e que os jovens de hoje em dia querem e redes sociais, e viver a custa dos papas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.