Gasóleo a 1,02 €/L? É esta a estação mais barata da Península Ibérica
Nos últimos meses, os preços dos combustíveis não têm dado descanso aos condutores. Encher o depósito tornou-se um verdadeiro desafio para quem quer poupar. Mas fique a saber que, apesar de tudo, há um posto de combustível com gasóleo a 1,02 €/L.
Gasóleo a 1,02 €/L na UTE Estación de Murcia
Existe um posto onde o gasóleo A custa apenas 1,02 €/L, um valor raríssimo nos dias que correm e que pode significar uma poupança considerável numa simples viagem até à bomba.
O posto em questão é a UTE Estación de Murcia, localizado na Calle Bolos, nº 4, em Murcia, Espanha. Aqui, o preço do gasóleo A chega aos 1,019 €/L, tornando-se a estação mais barata de toda a Península Ibérica neste momento.
Porque é tão barato o combustível?
Postos como este conseguem preços tão competitivos porque:
- Operam com margens reduzidas e maior volume de vendas;
- Fazem parte de cooperativas ou frotas de transporte;
- Têm custos operacionais mais baixos do que os grandes operadores.
Além de Murcia, há outros postos económicos na região, como em Cartagena, onde o gasóleo se encontra a cerca de 1,07 €/L.
Dica Pplware: Em Portugal, antes de sair para abastecer, vale a pena consultar apps/plataformas de comparação de preços. Alguns cêntimos por litro podem representar poupanças significativas no fim do mês, especialmente com o aumento recente dos combustíveis.




















O preço médio do gasóleo em Espanha, em 14/03/2026, foi de 1,836 €/L
E em Murcia, hoje, havia uma estação a vendê-lo por 1,019 €?!
Pareceu-me impossível. O que deu a pesquisa pela Gasolinera UTE ESTACION DE MURCIA en MURCIA (MURCIA) CALLE BOLOS EN MURCIA, 4:
“SOLO SOCIOS/COOPERATIVISTAS
Esta gasolinera no ha notificado precios recientemente. Actualiza sus precios cada 5 días de media
No podemos asegurarte que estos precios estén en vigor en el día de hoy.
Precios revisados el 15/03/2026.
Última notificación de precios: 09/03/2026.
1,019”
De modos que pesquisem para ver se são gasolineiras normais (esta é para sócios/cooperativistas) e se os preços estão atualizados.
https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/20653
Nós cá, estamos no bom caminho. É imposto em cima de imposto e margens de lucro brutais.
Exatamente! Em Espanha não tem subido 😉
https://www.elperiodico.com/es/economia/20260315/precio-gasolina-diesel-hoy-15-marzo-dv-127983175
É claro que subiram. Mas continuamos a pagar, em média, mais 10 cêntimos por litro, que em Espanha.
Errado, menos 10 cent desde a semana passada
Na segunda feira a diferença será maior, porque o ajustamento em Portugal faz-se à 2ª Fª. Se a diferença fosse de 10 cêntimos não valia a pena ir a Espanha abastecer.
Cooperativa, também cá tens em Portugal, logicamente é só para membros da cooperativa, não é um posto aberto ao público
A este preço?! Será que estes postos não mistura água com combustível?!
Sim fazem isso em todas as bombas baratas fora das cidades, querias milagres?
Eu não!!! Não meto nessas bombas. Mas ainda há quem acredite no conto dos milagres.
É um posto só para membros da cooperativa à qual pertence. Não está aberto ao público.
Mas mesmo assim… são preços duvidosos. A menos que tenham um poço de petróleo por perto.
Estes artigos são todos uma tanga e falo de conhecimento próprio pois trabalho no sector.
1) o preco pode não reportar a esta data
2) certamente são preços sem IVA
3) até dia 03/03 várias empresas de combustível vendiam combustível abaixo de 1€/lt sem IVA no norte de Espanha
Artigos escritos para lançar o caos, sem fundamento técnico.
Não podes trabalhar na área, não podes! É um desastre se for verdade. Se fosses um profissional da área tinhas ido perceber a fonte da informação, diz no artigo. E lá podias perceber que esses preços são da responsabilidade do site do Ministério da Transição Ecológica (MITECO), espanhol. No site deles é possível consultar quais são os postos de abastecimento mais baratos em cada província. E, como deverias saber, esses preços, por lei, são preços ao consumidor final. Com IVA, e nas normas da UE.
Vitor, é preciso explicar que estes postos são para membros de cooperativas, também tens cá em Portugal só que a grande maioria não divulga os preços, pergunta a um agricultor que ele sabe
Estás a misturar assuntos. Gasóleo agrícola, com gasóleo profissional e combustível convencional. Repara que está publicado também o preço da gasolina. Não mistures as coisas.
As cooperativas não têm só gasóleo agrícola ou gasóleo profissional, muitas até têm gasolina
Então continua a comer a palha que te dão iluminado
Pelo que vejo, o Miguel tem-se alimentado bem dessa tal palha. Para a querer sugerir! Pessoalmente, tenho um gosto mais refinado, mais apurado, com tendência para algo mais dieta mediterrânica. E não, iluminado não, mas sim informado. E essa é a grande diferença entre muitas pessoas. Uns carregam-na como de fosse “palha”, outros usam-na como conhecimento. Temos pontos de vista muito afastados. Por fim, nota de rodapé: informe-se, não fale de borla e traga conteúdo onde participar. Ganhamos todos 😉 mas sobretudo, o Miguel fica a ganhar.
Abraço.
Vítor, trabalhar para a entidade que faz o artigo não justifica que o que publicam estejam correcto e que o devemos defender até à morte. O preço que refere não está ao dispor do comum cidadão e se comesse um pouco da palha que lhe apresento, podia perceber que eu próprio referi que haviam estações com preços abaixo de 1€/Lt mas sempre sem IVA e Gasóleo Profissional. Concordo consigo que se deva utilizar melhor a informação e este artigo é exatamente o contrário disso pois ninguém tem acesso aquele preço desde a subida dos preços do combustível. Se quiser continuar a teimar, continue agora não chame os outros de ignorantes.
Miguel, quem puxou pelo cartão da entidade foi o Miguel. Eu só referi que os dados são estatais e não inventados, como o Miguel sugeriu (sem noção). Além disso, eu referi que existem fontes da informação, além da página da entidade estatal, deixamos a fonte da notícia da própria tabela de preços. Portanto, como referi, era importante deixar-se informação concreta e não espasmos opinativos sem nexo. Até, lá está, como diz que trabalha no setor, ficaria-lhe bem trazer mais informação, mesmo que fosse a contrariar o que foi publicado, pois o nosso foco é sempre informar bem o leitor. E não fazer como o Miguel, mandar palha “prós olhos”.
A informação deixada é do preço final, ao consumidor final. Há várias a rondar um euro e um euro e dez, várias.
Depois, o que é dito é que poderá haver várias razões, para estes preços existirem:
– Operam com margens reduzidas e maior volume de vendas;
– Fazem parte de cooperativas ou frotas de transporte;
– Têm custos operacionais mais baixos do que os grandes operadores.
Muitas delas falam em (Diesel A)
O que é então o Diesel A?
Em Espanha existem três classificações principais:
– Diesel A – gasóleo para veículos rodoviários (uso comum)
– Diesel B – gasóleo agrícola ou industrial (gasóleo colorido, com impostos mais baixos)
– Diesel C – gasóleo para aquecimento e caldeiras
Ora, o Diesel A é o único que pode ser utilizado legalmente em veículos de estrada. E não, não é sem IVA nem é de cooperativa, é apenas como por vezes nos postos de abastecimento por cá das grandes superfícies, têm margens maiores, custos operacionais mais baixo… entre outros argumentos.
O Miguel, dito, profissional da área, é desconhece. Mas isso é outro assunto.
boa, outro gasolineiro para comentar..
como gasolineiro não sabes o que são cooperativas?
Deve ser daquele gasóleo que também existiu em Portugal na outra crise que era feito de óleo usado do McDonalds.
Deve ser gasóleo agrícola.
Combustível ainda mais subsidiado.
Em Espanha o gás está a metade do preço