PplWare Mobile

Esta semana! Gasóleo sobe 16,4 cêntimos e gasolina 6 cêntimos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Roy Almaister says:

    3, 2, 1 comecem as hostilidades… 😀

  2. Filipe says:

    Votem no Costa! #carneirada

  3. Jonny says:

    SPOILER: Para a semana volta a subir

  4. Manito says:

    O gasóleo mais caro que a gasolina???? Só num país que rouba descaradamente os seus cidadãos…a gasolina é mais cara na sua produção e em Portugal é mais barata que o gasóleo???? um produto inferior!!!!

    • Henrique says:

      Nos states já é assim à muito tempo, o diesel é mais caro que a gasolina.
      Está muito relacionado com oferta / procura e sanções às empresas produtoras.

    • TugAzeiteiro says:

      Está assim em grande parte dos países Europeus… os carros a gasóleo são para acabar (não sou eu que o digo..). E ainda não colocaram em vigor as restrições de entrada nas grandes cidades como já fizeram em alguns países. quando isso acontecer em Portugal, aí é que vai ser bonito!

    • Louro says:

      @Manito,
      O Diesel é mais caro que a gasolina em quase todo o lado, apenas em países atrasados é que se dá descontos em combustiveis mais poluentes.

      E nao, a gasolina nao é mais cara de produzir, é mesmo ao contrário, em Portugal é que sempre se beneficiou o diesel aplicando taxas extra na gasolina.

      • Carolina Costa says:

        carros a gasolina produzem bem mais CO2 que carros a diesel.

        • João Almeida says:

          um carro a gasolina a 5l/100 produz menos CO2 do que um a gasóleo a 5l/100, agora se é mais fácil encontrar um a diesel a 5l/100 é outra conversa…

        • João Almeida says:

          a poluição por NOx é bem mais grave que o CO2

        • Grunho says:

          Pouco importa o CO2 que o carro emite por km, porque na bomba ninguém pergunta isso para fazer o preço do combustível. Há carros a gasolina a emitir pouco e diesel a emitir muito, e vice versa. O que é sempre igual é que um litro de gasóleo produz 2,64 kgs de CO2, enquanto que um de gasolina produz só 2,31 kgs. Menos 14%. Mas sim, é justo indexar o imposto sobre os combustíveis ao teor de carbono de cada litro: tantos cêntimos por cada kg de CO2 que saia pelo escape do carro, quer seja gasolina, diesel ou GPL. Assino já.

      • Miguel says:

        Isso tem a ver com o facto de históricamente a UE produzir a maioria dos carros a diesel e pois claro quer apoiar a venda deles internamente.

    • Sergio says:

      A gasolina é mais barata em muitos países..

    • Miguel says:

      É normal, polui mais, tem de ser desencentivado…

    • Bruno says:

      Em muitos paises é assim o gasoleo sempre foi mais caro ca em portugal é que sempre foi o contrario nao sei bem porque mas de qualquer das maneiras nao foi por falta de avisos há anos que se avisa que o gasoleo está a morrer as pessoas nao ouviram porque nao quiseram, neste pais compraram se muitas carros a gasoleo ar vêm as consequencias

    • Grunho says:

      Falso. O gasóleo SEMPRE saiu mais caro que a gasolina da refinaria e só custa menos na bomba porque é fiscalmente subsidiado pelos consumidores de gasolina. O litro de gasolina ainda paga 18,7 cêntimos de imposto fixo a mais para os consumidores de gasóleo o terem mais barato. O que agora sucede é que nem esses 18,7 cêntimos chegam para anular a diferença de preço na bomba. Hoje só aconteceu o fim de um tabu com (muito) mais de meio século. E não há razão nenhuma para continuar a beneficiar o gasóleo à custa dos consumidores de gasolina, excepto para transportadores. É o princípio do poluidor privilegiado em vez do poluidor pagador. Tem de acabar.

  5. Pedro says:

    Se o estádio está esgotado para o jogo de amanhã é sinal que o povinho está cheio de guita. Siga

  6. nuno a says:

    Este País esta destinado ao fracasso, ade chegar o dia em que os que “criam” vão deixar de o fazer, e os que poderem vão transferir as suas “criações” para outros Paises.
    O investimento cai, o desenvolvimento abranda, a economia etagna, o desemprego aumenta , e sem o suporte para cobrir as despesas vamos andar todos a pão e agua num futuro próximo.

    • Roy Almaister says:

      Então não é essa a politica da Nova Ordem Mundial?

    • Luís Costa says:

      Mas isso já acontece, só não é pior porque a UE vai dando umas esmolas aos chupistas que estão no governo.. depois é claro que as empresas vão procurar melhores mercados com impostos mais baixos e depois vês o esterco da esquerda que criou o problema a tentar meter na cabeça do povo que a culpa é dessas empresas que procuraram melhores condições fora do país

  7. R says:

    Quem vota e aprova esta forma de governar são as pessoas de baixos rendimentos e baixa instrução. Está provado que representa a maioria de votos – são dados e não crenças..
    Ou seja, manter o país nesta estagnação, pobreza e subsidio-dependente interessa a quem que manter o poder.
    Quem no seu perfeito juízo acredita que este governo vai mudar o que quer que seja e arriscar-se a perder votos?

  8. Bruno Lopes says:

    Eu não sei se será só na minha zona ( Matosinhos) mas não é a primeira vez que o gasóleo está mais caro que a gasolina, na a duas semanas antes de “baixar” o preço o gasóleo estava nais caro, BP e galo. Não em todas as áreas de serviço, mas em algumas “muitas” estava

  9. leoni says:

    Desculpa minha ignorância, não sou de Portugal. Gasóleo é a mesma coisa que o óleo diesel?

  10. ChiboMorto says:

    Para mim o gasóleo não aumentou porque eu abasteço sempre 20 euros.

  11. Louro says:

    Andaram durante anos a fio a comprar Ibizas fumarentas agora estao chateados porque o preco do gasoleo é mais caro que a gasolina.

    Aceitem que doi menos, eletrico é o futuro.

    • JS says:

      Ias bem até à parte do elétrico.
      O elétrico poderá e deverá sim ser uma boa opção para trajetos mais curtos, citadinos e pouco mais.
      A menos que a capacidade das baterias aumente substancialmente (mas aí teriam que deixar de ser de lítio), ou o carregamento terá que ser mais rápido (e aí poderá criar um problema, aquecimento, redução da longevidade e fiabilidade da bateria, etc.)

      Sinceramente acho que o futuro poderá passar pelo hidrogénio, ou semelhante.

    • Carolina Costa says:

      ao preço que vai a eletricidade, o futuro será mesmo andar a cavalo

      • aaa says:

        ao preço da ração o futuro é andar a pé.

        • RicM says:

          Ao preço do calçado mais vale ficar sentado

          • Grunho says:

            Calma, porque ainda há a bicicleta. É GRÁTIS andar e faz o 3 em 1 absoluto: poupa em transporte, em ginásio e em tempo. Nem calçado gasta! Um par de pneus custa menos que um bom par de sapatos e dura 100 X mais. E se não houver quedas, roubos, furos ou corrente a sair só há uma coisa a perder: barriga! É montar e pedalar, vilanagem.

          • RicM says:

            Infelizmente a zona da Grande Lisboa é vulcânica e muito pouco plana, pelo que pedalar quase 30Km para o trabalho é tarefa praticamente impossível. Em tempos ainda comprei das biclas dobráveis para colocar no porão da “carreira” mas, acabou por não ser viável.
            Obrigado pela lembrança, no entanto

    • Infinity says:

      Espero que o electrico venha com extensões para mandar do 4ª andar para carregar em casa

    • Miguel says:

      Só que não…

    • Nuno says:

      eu ja comprei o meu hibrido plugin há 5 anos vou para o trabalho so em eletrico desde essa altura, quando andava a estudar o investimento muitos me diziam para nao o fazer agr estao eles nas bombas a gastar 120€ a abastecer enquanto eu gasto 20 por mes em eletrecidade, o tuga é isto queixam se dos preços mas nunca vêm as alternativas parecem um burro com as palas nos olhos, o GPL anda aí há anos e anos metade do preço da gasolina pouco ou nada foi adotado cá em casa audi a3 etron 45km de autonomia e renault captur bi-fuel

    • Grunho says:

      Será o futuro quando cá chegar o Wuling. Custa menos de 4 mil euros na China e faz mais de 250 kms NEDC. Quero um desses para mim:
      https://www.youtube.com/watch?v=sFSJDSh1jmE

  12. JP says:

    Um grande agradecimento para aqueles que contribuíram para a mudança, nos dias de eleição!

    • João Almeida says:

      os combustíveis estão acima de 2€ devido à bolsa e à crise na Ucrânia, daí se chamar mercado liberalizado dos combustíveis: quem define o preço é quem o produz/distribui/comercializa

  13. jorgeg says:

    Porreiro as sancoes estao a resultar e muito bem!
    Os lideres do ocidente sao brilhantes!
    Obrigado LGBrando & companhia, demais!

  14. PorcoDoPunjab says:

    Eu já disse aqui umas 50 vezes, e vou repetir outra vez.
    Este país caminha para ser um estado falhado.
    Só o não é ainda porque temos a Europa a mandar para cá camionetas de dinheiro.
    No dia em que isso acabar ou reduzir, vamos ao charco novamente.

    Este país é pobre em recursos e não aguenta tamanha corrupção, compadrio, incompetência e falta de visão a médio e longo prazo.
    Andam meia dúzia a sustentar 40 ou 50.
    Assim não dá.
    Tem que mudar porque quanto mais tarde pior será.
    Mas enfim, desde que haja futebol e a tragédia não me calhe a mim mas sim aos netos ou bisnetos, tudo bem.

    • André Silva says:

      Deviam graças aos liberais que gerem a Galp e todas as outras petrolíferas.
      No liberalismo o mercado é incapaz de se auto regular, dando origem ao que estamos a ver.
      Estamos a basear a cotação do petroleo no diz que disse. Amanhã o Putin tem problemas de flatulência, e o petroleo sobe com receios da flatulência dar diarreia e sujar a cueca.
      Não há nem nunca houve falta de petróleo no mercado.

  15. JS says:

    Batam palmas á Greta e recebam-na na AR como a Salvadora do Ambiente

  16. Bernardo duro says:

    Tenho um Renault twingo 21000 euros elétrico carrega com painéis solares 6500 euros 3kw e ando quase de graça nos próximos 20 anos no mínimo. Mas tu andas de Mercedes ou áudi lol

    • Grunho says:

      A ideia em teoria é super. Na prática, meter painéis solares para carregar carros é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. Eram precisos 100 m2 para carregar no máximo 20 kwh por dia. E era preciso que o carro estivesse o dia inteiro debaixo deles a carregar e só fosse utilizado de noite. A menos que lá estivesse um pack de baterias para isso. Mas aí já havia perdas por transferência de energia e nunca seriam os tais 6500 euros.

    • HL says:

      A mim cheira-me mas é a inveja por não teres dinheiro para um bom Mercedes ou Audi… ops

  17. SPIRIT says:

    VÃO FAZER QUEIXA AOS LUCROS DA GALP, BP, REPSOL, CEPSA QUE VAO SER DADOS AOS ACCIONISTAS DESTAS EMPRESAS NO FINAL DO ANO

    • PorcoDoPunjab says:

      SPIRIT, o accionista Estado leva 60% do preço final, e não faz nada.
      É desse accionista que está a falar ou é de outro que não sei?

  18. Mamba says:

    Continuem a votar PS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.