Autopilot e tecnologias da Tesla vão chegar aos carros de outras fabricantes
A Tesla tem desenvolvido todas as soluções técnicas que usa nos seus carros elétricos. Esta posição resulta de estar já há vários anos no mercado e assim saber o que estes veículos precisam. Agora, Elon Musk veio dar a mão à concorrência e mostrar que está disposto a dar acesso ao Autopilot e outras tecnologias da Tesla a outros fabricantes.
Mesmo estando no mercado com o objetivo claro de lucro e de combater toda a concorrência, a Tesla sempre teve uma posição diferente do habitual. Desde cedo que abriu todas as suas patentes e muito da sua tecnologia a qualquer um que as queira usar.
Elon Musk entende que a forma dos carros elétricos crescerem e ganharem a tração necessária é com esta partilha. Assim, qualquer empresa pode usar as ideias que foram criadas para a Tesla, sem o medo de terminarem em tribunal a lutar por a sua utilização.
Agora, e na resposta a um comentário no Twitter, o CEO da Tesla veio a público mostrar mais uma vez a sua abertura e como a Tesla pode ajudar a concorrência. Voltou a mostrar que tem as suas patentes abertas e que está a colaborar com outras marcas, como se viu recentemente com a Ford e o acesso à sua rede de abastecimento.
Tesla aspires to be as helpful as possible to other car companies.
— Elon Musk (@elonmusk) June 5, 2023
We made all our patents freely available several years ago.
Now, we are enabling other companies to use our Supercharger network.
Also happy to license Autopilot/FSD or other Tesla technology.
De forma clara, Elon Musk revelou que quer ajudar qualquer marca automóvel a vingar no mercado dos carros elétricos. Revelou que tem aberta a todas as marcas o acesso às novas tecnologias da Tesla, como o Autopilot, o Full Self-Driving ou outras tecnologias.
O que não ficou claro no comentário de Elon Musk é a forma como estas parcerias podem acontecer e/ou se haveria lugar a alguma compensação para a Tesla. A verdade é que estas parcerias são também úteis para a marca, que assim vê a confirmação da qualidade e utilidade de tudo o que criou.
Este movimento não é novo e já em 2021 a Tesla e Elon Musk tinham abordado a concorrência neste sentido. Nessa altura não houve resultados práticos, mas agora tudo poderá mudar, como se está a ver com a Ford e a adoção dos standards que a marca criou para os carregamentos.
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Se calhar podiam pedir ajuda á Mercedes para lhes resolver os problemas com o FSD. Podia ser que este fosse finalmente classificado como nível SAE 3 , tal como o drive pilot.
drive piolet nível 3 é um brinquedo… só funciona em para e vai o tráfego abaixo de 40 milhas por hora.
– Não pode virar à esquerda ou à direita nos sinais de parada ou ler semáforos.
– não pode navegar pelas estradas como um ser humano.
– Basicamente um cruzeiro que só funciona em faixa abaixo de 40 mph.
– No futuro, o desenvolvimento da Mercedes termina aqui e não pode fazer melhor devido à Inteligência Artificial e aos avanços tecnológicos que a Mercedes não possui e nunca terá. Mas a Tesla faz…
As limitações são impostas pela certificação, não pelo sistema. A Tesla faz tanto que ainda agora não possuí um sistema que tecnicamente não obrigue as pessoas a irem com as mãos no volante.