Elétrico, híbrido, diesel ou gasolina? Estes são os carros que menos desvalorizam
Desde que os elétricos surgiram, e até mesmo antes, que uma questão tem assolado todos os que optam por estes carros. Querem saber se a sua desvalorização será real e até se a escolha é acertada. As respostas têm surgido e uma análise volta a responder quais os carros que menos desvalorizam: elétrico, híbrido, diesel ou gasolina.
Estes carros desvalorizam menos
O mercado automóvel está cada vez mais a oferecer opções quando o assunto é motores. Do térmico ao totalmente elétrico, híbrido, de longo alcance ou até hidrogénio, existe um motor para cada condutor. Mas será que todos eles têm o mesmo valor? O valor residual de um carro é uma informação importante a ter em conta, especialmente quando o vende no mercado de usados.
Um relatório recente da Ganvam, a Associação Nacional de Concessionários e Reparadores, revelou quais os automóveis, com base no seu motor, que retêm mais valor ao longo dos anos. A resposta a esta pergunta tantas vezes feita é que são veículos híbridos não plug-in, que mantêm 70,8% do seu valor três anos após o primeiro registo.
Este valor coloca o preço médio destes veículos nos 21.555 euros no final do primeiro trimestre do ano. Além disso, estes automóveis representaram 37% dos registos no final do primeiro trimestre. Em comparação, os veículos a gasolina mantêm 67% do seu valor após percorrerem 60.000 quilómetros, com um preço médio de 16.200 euros.
Elétrico, híbrido, diesel ou gasolina?
Já os veículos a gasóleo, que perderam terreno no mercado, mantêm 65% do valor inicial ao fim de 36 meses e 90 mil quilómetros percorridos. No caso dos híbridos plug-in, esta percentagem sobe para 61%. A pior situação é dos carros elétricos , que ficam com apenas 50% do seu valor ao fim de três anos e 60 mil quilómetros.
Além disso, o índice Ganvam analisa o valor dos veículos usados por idade. Com mais de metade das vendas concentradas em modelos com mais de 10 anos, o preço médio destes veículos situou-se nos 14.500 euros no final do primeiro trimestre, um aumento de 4,7% face ao período homólogo.
Este aumento deve-se principalmente à procura de modelos com mais de 15 anos, cujos preços aumentaram 11,5% no último ano. No entanto, o preço médio dos veículos com menos de dez anos diminuiu 2,2%, atingindo os 20.893 euros, devido a uma maior oferta de veículos usados por parte de frotas de aluguer e de empresas de aluguer de automóveis.
Portanto o estudo compara diesel com 90 mil kms contra os outros com 60 mil. Belo critério. LOL
Em PT, de acordo com o presidente da ANECRA, o diesel usado está a valorizar mais que tudo o que gravita à sua volta que apenas desvaloriza.
Portugal não é o resto do mundo, e em Portugal o carro que menos desvaloriza é os diesel.
Alás, muitos diesel usados estão a valorizar rápidamente, especialmente carrinhas de caixa aberta.
porque com os mesmos KM os diesel ficavam a frente, e não se pode “incentivar” os diesel xD
Diesel com 90 mil é considerado um semi-novo.
Elektro com 60mil dizem que nem isso. Estão a comparar algo praticamente novo com algo em fim de vida e. Pronto para abater
E quanto é que gastaram esses carros para fazerem 60.000km /90.000km?
Se ajustarem o valor vamos ter surpresas lolololol
Pelo que se vê o elektro é o que gasta mais para fazer os kms.
https://pplware.sapo.pt/motores/e-mais-barato-o-gasoleo-do-que-carregar-um-carro-eletrico-mas/
E a manuntenção? E o imposto de circulação?
A manutenção é mais cara no elektro.
O IUC é um isco temporário.
Mais cara ? então quanto gasta no seu ?
Qual é o seu carro elétrico?
a primeira afirmação é errada, a segunda baseia-se no trust me bro. Nulo
Tens que ler melhor a notícia no link que colocaste aqui…
É mais caro se carregares na rua, e também há-de ser mais prejudicial se carregares o mais rápido possível.
Se carregares em casa, lentamente, não sé fica a menos de metade do preço, como te irá extender a vida da bateria.
É preciso ter meios para carregar em casa.
Sim, uma tomada.
Jura que é mesmo?
https://pplware.sapo.pt/motores/ha-riscos-de-carregar-o-carro-eletrico-numa-tomada-normal/
Também há riscos de circular na estrada, no entanto podem ser minimizados.
Há quem tenha todas as condições
Isso não conta Tony, ou têm todos ou não tem nenhum, afinal alguns só vivem se for em rebanho.
Segundo o JL só precisas de uma tomada. De resto fica ai teu critério se o queres carregar no elevador, wc ou quarto!
Isso não é um meio.
Carreguei durante 1 ano e meio numa tomada normal, da Efapel…
Menos que um carro VE que não tem tomada propria para carregar!
E nem vamos falar do preço dos VEs.
Ou a menos que o gasóleo suba, o que já aconteceu…
Já nem vamos falar do preço dos diesel.
Ah, Portugal, essa terra onde o cidadão comum se esforça para pagar as contas do mês enquanto sonha com um carro elétrico ou híbrido, que aqui só os mais “espertos”, ou melhor, os doutorados com artimanhas, conseguem ter acesso. É extraordinário ver que, enquanto muitos portugueses mal conseguem juntar para um carro a gasóleo usado, há médicos a ganhar mais de 400 mil euros em dez sábados, retirando sinais benignos em cirurgias que duram menos de 10 minutos, pagos a “preço de ouro” pelo dinheiro público. E tudo isto com a “esperteza” de serem os próprios a codificar os seus procedimentos no sistema, quase como se estivessem a gerir uma pequena empresa privada dentro do hospital. É fascinante como a “esperteza” em Portugal se confunde com o título académico, quanto mais doutor, maior a tolerância social para as trafulhices. Afinal, não os chamam de doutorados para os elogiar, mas para os proteger, é o truque perfeito do nosso país, onde se esconde o trafulha por trás da “bata branca”. E enquanto se faz esta pantomina, o resto do país fica a sonhar com carros amigos do ambiente que nunca chegarão à garagem, porque o dinheiro público, que podia ir para inovação ou incentivos para a transição energética, parece preferir estacionar nas contas destes “produtivos” sábados extras. Depois admiram-se que Portugal não avança no setor elétrico… Avança sim, na arte de arranjar esquemas em vez de soluções. E assim se perpetua um ciclo onde o “esperto” não é quem inova ou trabalha para o bem comum, mas quem sabe tirar partido do sistema sem ser apanhado…com a bênção dos “doutores”.
Completamente off topic mas tudo bem
Não completamente, pode ter-se desviado um pouco mas há uma relação com o assunto geral da notíca.
“Ah, Portugal, essa terra onde o cidadão comum se esforça para pagar as contas do mês enquanto sonha com um carro elétrico ou híbrido,…” Sonha ?? Quem ?? Eu sou um cidadão comum e não sonho e nem sequer penso em comprar nenhum desses dois tipos de carros. E como eu há muitos, mas mesmo muitos. Quem não pode(€€€) não sonha nem pensa nisso. Fica para uma outra vida. A vida é dura e uma pessoa tem que cair na realidade.
Então quantos são ?
Ena, mais alguém que sabe a vida e as contas de todos, incrível.
Esses são os mesmos médicos que imigram para o Dubai para ganhar 250k?
Vives mesmo na fairyland
Já pensaste, sei lá, em fazeres intervenções que tenham a ver com o assunto em discussão em vez de debitares um chorrilho de chavões populistas sem nexo e que nada têm a ver com o que se está a debater?
Fica a sugestão.
Algum dia eu comprava uma malhadeira a diesel hoje em dia? Só se andasse tolo…
Toda a gente critica os eléctricos… até terem um.
“Até terem um” tira o impedimento de proibirem o uso de carros a gasoleo e gasolina em 2030 e logo vês.
A isso junta retirar os impostos chorudos do combustível e tinhas carros electricos oferecidos na compra de um diesel.
Acha mesmo que ninguem vai ter carro a gasolina ou diesel em 2030? Haja crença, boa sorte.
Não existe nenhuma proibição para 2030.
É um produto tão bom que precisa de chorudos incentivos para o comprarem!!!!
Tal como os diesel.
Quando comprei, em 2011, a minha carrinha diesel (entretanto substituída por um mild-hybrid), ninguém, leia-se Estado, me ajudou na compra. Em boa verdade, nem queria.
Mas podia.
Eu também comprei sem ajudas.
Mentira.
O que é mentira ?
“Incentivos” são sempre impostos pagos por outrem.
Errado, são benefícios para que se estimule o consumo de certos produtos.
Incentivos com dinheiro vindo de bananeiras.
Com dinheiro dos poluidores.
A Finlândia já acordou para a real:
“…In addition, fairway dues will be again collected in full in 2025. As of 2026, the vehicle tax on electric vehicles and plug-in hybrid vehicles and the propelling force tax on camper vans will be raised, which will increase tax revenue already in 2025. The reduction in the basic tax on motor vehicles adopted earlier, which applies to the older stock of vehicles, will diminish tax revenue. …”
https://valtioneuvosto.fi/en/-/10623/minister-of-finance-riikka-purra-s-draft-budget-for-2025
Aumento no imposto de circulação para eleltros… 1100%.
Só looolooolool
Onde diz que aumenta 1100% ? só nas suas alucinações ?
O que diz é que um imposto que não era cobrado, vai voltar a ser cobrado em 2025.
Aumentou o imposto de circulação de 8 para 88€. Nas minhas contas são 1100%
Onde está a dizer isso ?
Está junto com a frase onde diz:
“consumo 1.9tdi é de 3L/100km.”
@JL, mesmo tendo a informação da fonte nacional finlandesa, vc não procura pq? Nc vi ng tão perguiçoso. Irra:
Que seja a última vez que lhe faço a papinha. Tem aí a questão do aumento para 88€:
“…government is looking to levy higher taxes on electric vehicles, with the basic vehicle tax to increase by roughly 53 euros and the tax on driving power by 35 euros a year under a proposal unveiled by the Ministry of Finance. …”
https://www.helsinkitimes.fi/finland/finland-news/domestic/25537-researchers-worry-about-government-plan-to-levy-higher-tax-on-evs.html
O Velho ditado confirma-se.
Isto é para ir dos 8 aos mais 80. Digo aos 88 loool
______________
Já sabes que isso é relativo @Realista.
Tanto pode ser menos (2,6l/100):
https://pplware.sapo.pt/motores/sinais-que-indicam-que-esta-na-altura-de-trocar-de-carro/comment-page-1/#comment-3668307
Como pode ser mais (3,8l/100):
https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EbqHQSA3N_dNp2y5gOzcheMBPCllIoZbVmlJL8bVYsOtZA?e=bP0syh
Está a ver como não estava.
Agora foi buscar uma notícia de achismos.
De um eléctrico também pode ser de 8 kWh, e até de 10 kWh.
Acho que estares a celebrar que na Finlândia os carros elétricos já não vão estar isentos, significa que a adoção já atingiu patamares relevantes… que é precisamente o contrário que queres.
LoLoLoLoL
@JL Achismo?
Agora a ministra da energia da Finlândia funciona com base em achismos. Vc está queimado de todo LOL
E olhe, de acordo com o que averiguei já estão a levar com a ripa pois o imposto é pago no ano anterior. Eheh
@Realista, por acaso não. De acordo com as minhas fontes, o comércio automóvel de novos na Finlândia está de rastos em grande parte por causa da alucinação elektra.
O consumidor compra maioritariamente usados tanto na Suécia como na Alemanha.
@JL 8kWh aos 100? É isso e o kWh acima 4cents.
Desde q vi um r5 a mamar qs 16 kWh em urbano deixei de acreditar nessas missas.
https://alternative-fuels-observatory.ec.europa.eu/general-information/news/finland-10-finlands-car-stock-now-being-rechargeable-2024
“The Finnish automotive market faced significant challenges in 2024, marked by a notable decline in overall car sales but with continued momentum in the transition to low-emission vehicles. Here’s an overview of the year’s performance and key trends.
– Petrol Cars: Registrations dropped to 33,365 units, a decline of 2.9% from 2023.
– Diesel Cars: Continued their decline, with only 3,809 units, a 24.7% decrease year-on-year.
– Battery Electric Vehicles (BEVs): Despite the challenging market, 21,868 BEVs were registered, making up 29.5% of total new registrations, though down from 29,536 units in 2023.
– Plug-in Hybrids (PHEVs): Registrations fell to 14,863 units, representing a 17.8% year-on-year decrease.
– CNG Vehicles: Only 114 units were registered, a significant drop compared to 453 units in 2023.
(…)
The propulsion revolution continues, with over 10% of Finland’s car stock now being rechargeable, marking significant progress towards a greener future.”
Tens aqui a explicação porque é que retiraram a isenção LOLOLOL
10% do total do parque automóvel Finlandês é já eletrificado de alguma forma…
Você é que está queimado, mostra uma notícia de achismo sobre valores e depois mostra outra da ministra que não refere valores e pronto, já dei de valores.
Depois sou eu que estou queimado. Looool
Também consigo ver audis a mamar 11 litros. Mas se para si só conta os mais altos, ok, continuamos assim.
@Realista, isso só confirma o q eu disse. Essa é uma análise de carros novos zero Kms e reflete q essa fatia de mercado continua a baixar.
O q está a acontecer é q um povo com um poder económico muito superior ao português, opta pela importação do usado ainda em percentagem muito maior em consequência da alucinação elektra.
Portanto todos importam usados e ninguém compra novo ? Será que as fábricas estão a produzir carros usados ? Como é que isso é possível ?
A informação diz claramente que a os veículos elétricos estão a aumentar face aos restantes, quer em vendas e quer na totalidade do parque automóvel, dos quais já representa 10% da parque automóvel.
E mesmo nas vendas, apesar de reduzir no volume, comparativamente está a vender-se cada vez mais carros elétricos quando comparado com os de combustão.
Isto quer dizer que os carros a combustão estão a ser trocados…
Aliás, no frio os carros a combustão só dão problemas, como bem sabes.
@Realista, não são BEVs. A maioria desses 10% são PHEVs.
:…In 2023, there were over 135,100 plug-in hybrid electric cars in circulation on Finnish roads. Nearly 95.2 percent of these were petrol plug-in hybrids, which have dominated the PHEV fleet in Finland across the recorded period. …”
https://www.statista.com/statistics/1532539/phev-fleet-in-finland-by-fuel-type/
@JL na Finlândia a maioria das novas matrículas são carros importados usados. Já o tinha referido. O que é que quer que lhe diga mais?
Então mas as marcas andam a produzir veículos em segunda mão ? Como é possível ?
Caso essa cabecinha pensadora ainda não tenha percebido, há países que, por força da obsessão pela eletrificação, penalizam fortemente a venda de carros novos a combustão.
Só nesta thread já foram identificados pelo menos três: Finlândia, Noruega e Portugal.
Como forma de contornar essa desonestidade imposta pelos respetivos governos, quem quer um carro a sério opta por comprar usado em países onde essa discriminação não se verifica, são eles praticamente todos os grandes mercados da UE, como a Alemanha, Espanha, França e Itália.
Ao comprar um usado num destes grandes mercados, grande parte da discriminação injusta esvai-se com os anos de uso do carro, o que anula qualquer tentativa de exclusão total.
Então como vendem veículos usados se não os vendem novos ?
Qual vai ser a desculpa esfarrapada agora ?
Fdx, mas eu falo chinês?
Os grandes mercados não compram usados em lado nenhum. Compram novos! Condados como NO e FI é que compram. Um quintal à beira-mar plantado também compra muitos, tudo por causa da política absurda que os respetivos governos adotaram, inspirados a dobrar nas diretivas dos alucinados da UE.
Compram usados como todos os outros, aliás quem não vai comprar fora da NO carros usados são eles mesmos, porque não pertencem à UE, a importação de carros usados a combustão para a Noruega ficam bem mais caros que novos.
Mais um relatório espanhol totalmente manhoso. Pelo menos não é um estudo americano 😛
isto…
Mercado Espanhol é totalmente diferente.
Questão de impostos que distorce o Português, enormidade que se pratica por aqui.
Escolhas mais ecológicas são valorizadas em cidades espanholas, por causa Pegatina de la DGT.
Podes carregar numa tomada devidamente preparada.
Carrego o meu Zoe sempre a 10A sem problema durante noite. Se colocar a 16A (máximo suportado pela instalação) os cabos que vão do quadro à tomada ficam mornos, o que é normal.
No entanto a minha instalação está devidamente implementada, no caso de instalações marteladas é certamente um perigo.
Há que ter alguma noção e não percebendo nada do assunto, pedir a um eletricista credenciado para analisar a situação.
10A X 220v dá 2,2 kWh. Ao fim de 10 horas dá 22 kWh Com isso faz-se 100 kms. 150 no mâximo se for um carrinho minúsculo. Serve para quem não andar mais do que isso.
Só é 4x mais por noite que aquilo que é a média rodada por dia.
Faço 20.000km por ano num carro com autonomia para 200km e quase de certeza que circulo muito mais que muita gente que diz que precisa de autonomias para 1000km…
O que é que quilometros anuais têm a ver com a automia? Mas sabes se as pessoas querm 1000km de autonomia para fazer quilometros seguidos ou porque não querem andar sempre a carregar?
E se a pessoa quiser fazer 500km seguidos em AE (ou 200 a 160km/h) sem parar nenhuma vez? Leva pilhas e troca em andamento?
Mas agora também és vidente e sabes o que as pessoas querem?
Posso fazer 20000km em 2000 viagens de 10km cada ou em 10 viagens de 2000km cada!
Quem anda em cidade como tu nem deveria era ter carro, ande de transportes públicos.
Então mostre lá o que as pessoas querem ?
O que elas compram.
O que elas compram ?
Apesar de não me importar de andar de transportes públicos, para as minhas viagens e paragens, significava viagens de 2 a 3 horas, porque precisaria de apanhar 2 a 3 autocarros diferentes e ainda um metro e um comboio a cada viagem…
Isto sem falar nos custos, porque precisava de passe para autocarro, metro e comboio. Se carregar em casa para andar 2000km fica-me por €35 (a maior parte das vezes menos) enquanto que um passe para fazer o que preciso custa-me €50.
Isto sem adicionar que costumo transportar frequentemente dois passageiros e cargas na mala.
Transporte público não é viável, pelo menos para mim, que circulo muito.
No entanto para quem circula 1000km de uma vez só uma vez, é que é mais adequado os transportes públicos, como o avião ou comboio.
Aliás, nem nos podemos esquecer dos autocarros, para longas viagens.
Vais a passar um fim de semana a um turismo rural remoto e quando lá chegas tens de alugar um carro! Lol
Então para quê? No turismo rural vivem às escuras ?
Tens de deixar o carro acarregar o fim de semana todo para depois conseguirem chegar a casa kkkkkkkkkkkkk
Para quê ? não entendi ? eu preciso do carro no turismo rural ? já sei, para andar lá pelas estradas de terra a fazer TT?
Vocês são muito complicados, será que com tanta complicação alguma vez saem de casa para fazer alguma coisa ?
Por isso muita gente está a voltar para carros a gasolina. Carro elétrico nunca mais! Só perdiam dinheiro com eles!
Então quantos foram ? e o seu que aconteceu ?
Já ganhou dinheiro com algum ?
Não se pode fazer uma comparação destas porque os eletricos ainda são muito recentes, é como comparar a desvalorização de um carro de 100k ou um de 20k, os eletricos há 10 anos eram muito mais caros que hoje, os outros mais baratos. Entretanto os eletricos desceram muito, como é óbvio ao sair um eletrico novo, mais barato e com uma bateria maior, os usados desvalorizam por causa disso. Basta ver quando o Tesla 3 passou de 50k para 40k em menos de 1 ano, claro que quem comprou a 50, passado um ano já nem 40 valia pois esse era o preço de um novo. Neste momento as coisas já estão diferentes pois já começam a ter preços mais realistas e daqui a pouco tempo vão ser mais baratos que um equivalente a diesel/gasolina e a sua desvalorização já será equivalente ou menor.