Quantcast

Cybercab da Tesla: sem volante nem pedais, mas com um joystick escondido

38 Comentários

O Cybercab da Tesla nasceu sem volante, sem pedais e sem espelhos. Contudo, um vídeo publicado nas redes sociais revela que, afinal, existe uma forma de o conduzir manualmente.

A Tesla sempre defendeu que o seu robotáxi totalmente autónomo não precisaria de equipamento pensado para condutores humanos. Sem volante, sem acelerador, sem travão, o Cybercab tem apenas com um habitáculo desenhado para quem vai a bordo, não para quem conduz.

Aliás, foi essa ausência de controlos tradicionais que levou a autoridade norte-americana de segurança rodoviária (em inglês, NHTSA) a abrir uma auditoria ao processo de certificação do veículo, no início de setembro.

A investigação, que abrange cerca de mil unidades do Cybercab em Austin, no Texas, quer perceber se a Tesla teve fundamento para concluir que certas normas federais de segurança não se aplicam a um carro sem condutor.

O joystick “escondido”

Dias depois de a Tesla começar a cobrar viagens no Cybercab, um passageiro publicou um vídeo que mostra o ecrã central, dividido em duas partes, com um joystick virtual do lado esquerdo e a imagem das câmaras do veículo do lado direito.

Segundo o utilizador, ao entrar no carro encontrou o ecrã numa configuração diferente do habitual, com este modo de condução manual visível. Apesar de admitir que talvez não devesse estar a ver aquilo, decidiu experimentá-lo.

Além do joystick, o painel mostrava ainda um botão para fechar as portas da cabine, controlos das portas e uma opção para contactar a assistência.

Do lado das câmaras, algumas das imagens pareciam não corresponder ao local onde o carro se encontrava no momento, sugerindo que se tratava de imagens antigas, captadas junto a um Supercharger.

Para que serve?

Mesmo um robotáxi sem condutor precisa, por vezes, de ser deslocado manualmente, seja num parque, numa base de operações ou quando fica bloqueado noutro lugar qualquer.

Assim sendo, é provável que o joystick sirva para pequenas manobras de reposicionamento, e não condução do dia a dia.

Ainda assim, a presença da funcionalidade mostra que a Tesla, apesar de ter retirado todos os comandos físicos do Cybercab, manteve uma forma alternativa de assumir o controlo do veículo quando necessário.

Vídeo mostra Austin a encher-se de Cybercabs da Tesla antes do lançamento

Tecnologia precisa de tempo de maturação

Importa ressalvar que o este modo de condução manual não invalida, por si só, o argumento da Tesla de que um veículo verdadeiramente autónomo não precisa de comandos pensados para humanos.

Este exemplo de um pormenor técnico que a Tesla nunca chegou a mostrar publicamente serve de curiosidade, pois revela os bastidores de um projeto ainda em fase de afinação.

De facto, por mais ambiciosa que seja a visão de um carro totalmente autónomo, tecnologias como esta precisam de tempo para amadurecer.

Assim, soluções de recurso, como o joystick, são normais nesta fase e pode até ser preferível que existam.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    “mil unidades do Cybercab em Austin, no Texas”
    De onde é que saíram tantos? Os dados oficiais dizem que só há 45 registados.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      A gigatexas está é um produção estão milhares no parque de estacionamento prontos a entrar em circulação

      1. Avatar de Max
        Max

        Ao preço de custo:
        P: Há milhares de CyberCab no parque de estacionamento na Gigatexas?
        R (Gemini): “Não, não há milhares de Cybercabs no parque de estacionamento da Giga Texas.
        Através do acompanhamento regular feito por drones e observadores da fábrica (como Joe Tegtmeyer), a contagem de unidades produzidas e estacionadas no pátio exterior (outbound lot) tem evoluído na ordem de algumas centenas:
        Contagens mais altas registadas: Entre junho e julho de 2026, foram contabilizadas no pátio entre 100 e cerca de 250 unidades do Cybercab.
        Escoamento de frota: Em finais de julho, várias destas unidades pré-produzidas/de teste começaram a ser transportadas para outros locais para mapeamento e testes de frota (como imagens reveladas na Carolina do Norte).
        A grande maioria dos “milhares” de veículos estacionados nos parques gigantescos da Gigafactory em Austin continua a ser de modelos de grande produção comercial em série, maioritariamente o Model Y e a Cybertruck”.
        Tendo em conta o conhecido milagre da multiplicação dos pães em algumas notícias sobre os CyberCab … os milhares são algumas centenas fabricadas, e 45 em circulação em Austin.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Colega vai ver os videos do youtube em vez de perguntares tudo a IA sai um bocadinho de dentro da bolha para veres omundo cá fora. E se em julho havia 250 não é dificil imaginar quantos há agora

          1. Avatar de Max
            Max

            Quais vídeos, os do Clube Tesla? Mas esclarece, se em junho-Julho havia entre 100 e 250 quantos há agora … houve um milagre da multiplicação dos CybertrucK e passaram a milhares?

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Milagre? Não verstappen chama-se produção eles não caiem do céu são produzidos na fabrica. Até pelo numero VIN dá para ver que já chega perto dos 2500

          3. Avatar de Max
            Max

            Então os números são por esta altura (setembro):
            – 2.500 Cybercab produzidos
            – “45 a 49 devidamente registados, pelo Departamento de Veículos Motorizados do Texas, a fazer serviço de passageiros
            – cerca de 2.450 em testes de validação interna, mapeamento e nos hubs logísticos de preparação de frotas em cidades como Dallas antes do alargamento das autorizações”.
            Se não houver autorizações a coisa complica-se.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Tempo de espera depois de chamares um chega a 1h.

    Muita gente a testar mandar-se para cima do carro para ele travar, muita gente a encravar cenas nas portas e bagageira para ele não poder seguir marcha.
    O mundo dos táxis autónomos é um recreio

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Claro, agora toda a gente quer experimentar 1h até me parece pouco na realidade deve ser bem mais

  3. Avatar de JL
    JL

    @Yamahia, então o carro autónomo faz ultrapassagens aos carros conduzidos por humanos ?

  4. Avatar de Yuri Bezmenov - segunda fase
    Yuri Bezmenov – segunda fase

    Isto passou despercebido por muitos num artido de ontem, mas fiz questão de quardar para relembrar esta pérola quando for necessário, Lol

    https ://pplware.sapo.pt/motores/o-grande-mito-dos-carros-eletricos-caiu-afinal-as-emissoes-zero-nao-existem/#comments

    “Eu defendo VE? Onde?
    Eu digo o mesmo, cada um deve escolher o melhor de acordo com o seu estilo de vida”

    JL, 9 de Setembro de 2026 ás 20:12

    1. Avatar de JL
      JL

      Então afinal não conseguiu provar ainda nada, e vem com as suas hipocrisias, não era melhor tentar ser um homem em vez de uma criança mimada ?

      1. Avatar de Yuri Bezmenov - segunda fase
        Yuri Bezmenov – segunda fase

        “Eu defendo VE? Onde?

        JL, 9 de Setembro de 2026 ás 20:12

        1. Avatar de JL
          JL

          Então afinal onde mostro que defendo os EV ?

          É com esta frase ?

          “Eu digo o mesmo, cada um deve escolher o melhor de acordo com o seu estilo de vida”

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Andam a lavar a roupa suja de uns posts para outros?
          Ficou demasiado cheio o outro?
          Lol

          1. Avatar de JL
            JL

            Parece que sim.

          2. Avatar de Ary
            Ary

            Vocês estão quase ao nível do Trump x Ayatolas e do Putin x Zelinsky.

          3. Avatar de Ary
            Ary

            Só faltam os míiseis.

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Não vamos esquecer que se eles venderem isto a 30 mil ainda este ano o Marquez tem de rapar o cabelo. Mas parece-me apertado para toda a burocracia de vender um carro sem volante e pedais

    1. Avatar de Max
      Max

      Vender a 30.000 para frotas (empresas e particulares), com os carros integrados na rede da Tesla. Vendas individuais, para quem quisesse usar o carro ou por os 30.000 a render, já foi negado.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Foi negado por quem e onde?

        1. Avatar de Max
          Max

          Pesquisa no Gemini por: “Os formulários oficiais para a compra de CyberCab são só para frotas?”

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            https ://ibb.co/DH0BBtgV
            Aqui está
            Tu não mandas uma para a caixa ahah
            “O formulário oficial da Tesla permite registar interesse na aquisição de veículos individuais ou lotes para fins comerciais, não estando limitado exclusivamente a grandes frotas corporativas.”
            E agora o gemini é a fonte oficial da tesla ? ahahah

          2. Avatar de Max
            Max

            Hum, a diferença pode estar em teres usado a Vista Geral de IA, o Parente pobre do Gemini. A mim o Gemini, à questão acima diz exatamente isto:
            “Sim, exatamente. Os formulários oficiais de manifestação de interesse disponibilizados no site da Tesla destinam-se exclusivamente a empresas e operadores de frotas comerciais.
            O formulário oficial (“Help Us Build Our Robotaxi Network”):
            Campos obrigatórios: Exige obrigatoriamente a introdução do Nome da Empresa (Company Name).
            Opções de seleção: O utilizador tem de selecionar entre as seguintes opções de negócio:
            1. Cybercab fleet vehicle purchasing (Compra de frota de veículos Cybercab).
            2. Mobility hubs and infrastructure (Infraestrutura e centros de mobilidade).
            3. Event collaboration (Colaboração em eventos).
            Sem opção individual: Não existe qualquer opção, configurador ou canal para um consumidor privado/particular registar o seu interesse na compra de uma única unidade.
            Além disso, trata-se de um formulário de recolha de interesse de mercado e parcerias e não de uma página de encomenda direta com reserva/sinal. A Tesla está a usar este canal para avaliar onde há procura para frotas comerciais e parceiros de infraestrutura de carregamento/manutenção antes de abrir vendas efetivas”

          3. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Pronto logo por aqui se ve o quão fidedigno é o gemini e como consequente os teus comentários

          4. Avatar de Max
            Max

            Ainda queres melhor? O Gemini abriu o formulário oficial (“Help Us Build Our Robotaxi Network”), interpretou cada item – e pôs o link para o formulário se se quiser conferir.
            Foste usar o “AI Overview”, que tem relação com o Gemini – mas é de segunda ou terceira divisão.
            Sim, o Gemini, pondo-lhe uma questão ou outra de controlo, para não dar respostas pela rama para despachar, é bastante fiável.
            E, como costumo dizer, evita muito comentário disparatado.

          5. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Não sei se evita tu és bacurada atras de bacurada começas te com 50 agora pelos vistos ja te diz que são 2500

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Eu pergunto-me de quem terá sido a ideia de não poder entrar na auto estrada da tesla ou das burocracias, é que na autoestrada é onde a condução autônoma se porta melhor e praticamente qualquer carro tem isso hoje em dia. No entanto também pode ter sido a tesla que não quer para colocar o FSD em situações mais desafiadoras

    1. Avatar de Max
      Max

      Hã? Pergunta ao Gemini que evita nuito disparate.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ficava sem bateria e depois não tinha poiso para carregar, por isso desistiram

      1. Avatar de JL
        JL

        Exato, a bateria cai para o chão assim que entra na AE.

  7. Avatar de George M
    George M

    “Mas o FSD da Tesla é uma porcaria, só está no nível 2. A BMW e a Mercedes têm 2++, 3+, ou algo do género.” Isso deve ser um engano, com certeza. As marcas alemãs terão em breve FSD para esmagar a Tesla. Onde estão? Eu digo que deitaram a toalha ao chão e desistiram.

    1. Avatar de Max
      Max

      Usa o Gemini evita muito disparate. E explica por que é que a BMW e a Mercedes desistiram do nível 3 (porque quando veículo segue no nível 3 a responsabilidade que era do condutor passa para o fabricante, o que traz grandes complicações nos seguros e que só se pode circular no nível 3 em vias mapeadas e com condições especiais – em suma, não vale o trabalho e despesa). E explica como vai o licenciamento do FSD Supervisionado nos países europeus.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Entretanto a tesla tem veículos a circular sem volante e pedais. Como vai o licenciamento? já ha muitos paises a faze lo como é o caso da holanda e depois destes testes no texas vao cair como pãezinhos quentes, até porque a tesla não precisa de mapear as cidades como é o caso dos outros

        1. Avatar de Max
          Max

          Pergunta ao Gemini (não ao AI Overview). Começa por lhe erguntar se a Tesla tem carros sem volantes e sem pedais a circular na Holanda (ou se, com volantes e pedais o condutor pode ir distraído e não a olhar para a estrada).
          Precisas mesmo de usar o Gemini, senão é disparate atrás de disparate.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Mas quem é que falou de carro sem pedais e sem volante ? Tu só inventas ó verstappen não te trates não, tu precisas é do gemini para ver se compreendes o que os outros dizem porque sozinho não te safas

      2. Avatar de George M
        George M

        Alguns na Europa não aprovarão porque o cientista malvado Elon Musk é uma ameaça para o mundo automóvel. É um ponto de viragem como o iPhone, que seria um mercado de nicho e ninguém o quereria. Levou duas fabricantes de telemóveis à falência em dois continentes: a Nokia e a Blackberry.
        Como o Gonçalo referiu, o meu Waymo usado em São Francisco só faz conduzir lentamente em zonas mapeadas. Lembra-se da Mercedes a mapear uma garagem para estacionar sozinha? Que piada, tudo muito mecânico e previsível, ciência simples. Pedais FSD ou não, é algo de outro mundo.

        https://www.msn.com/en-us/technology/tech-companies/elon-musk-just-said-yes-to-flooding-austin-with-cybercabs-tesla-is-rapidly-expanding-its-robotaxi-fleet/vi-AA2bWIJg?ocid=entnewsntp&pc=U531&cvid=6aa45c6366aa4b89ba08128b10ef77ab&ei=25

        Elon Musk acaba de dizer o “sim” para inundar Austin com Cybercabs – a Tesla está a expandir rapidamente a sua frota de robotáxis.
        O lançamento do Cybercab da Tesla está a chegar às ruas públicas, com veículos a aparecerem em Austin sem condutor ou monitor de segurança no interior. Os avistamentos multiplicaram-se também fora de Austin, incluindo 25 Cybercabs juntos em Tampa e um veículo a navegar pelas ruas muito mais complexas do bairro chinês de Nova Iorque. Quando Elon Musk foi questionado diretamente se a Tesla se estava a preparar para “inundar Austin” com Cybercabs, a sua resposta foi simplesmente “Sim”. Dados do Departamento de Veículos Motorizados do Texas (DMV) citados na transcrição mostram que a Tesla registou 45 novos Cybercabs para a sua frota de robotáxis em Austin só no dia 31 de agosto, além de aproximadamente 270 Model Ys já existentes. Ao contrário de um Tesla convencional, o Cybercab foi concebido desde o início como um veículo autónomo de Nível 4 com dois lugares, sem volante ou pedais, o que significa que não há um condutor humano para assumir o controlo nas suas condições de funcionamento previstas.

  8. Avatar de George M
    George M

    “A minha filha usou o Waymo em São Francisco.”