Citroën Ami: O carro que carrega como um smartphone chega já este mês
Quando se fala em carros elétricos é normal pensar-se na Tesla! A empresa americana é uma das que mais tem evoluído neste segmento, mas há outras marcas também interessantes e muito mais baratas.
A Citroën anunciou o Citroën Ami e o veículo, que nem precisa de carta de condução, chega já este mês.
O Ami é a resposta da Citroën às suas novas necessidades de mobilidade, para viagens curtas e preocupações ambientais. É um conceito não convencional: 2 lugares, 100% elétrico, ultracompacto, confortável e personalizável. É acessível a todos e a qualquer momento: não é necessário ter 18 anos para o conduzir, com ofertas ultra competitivas por um minuto, um dia, uma semana, um mês ou um ano.
O Citroën Ami é 100% elétrico e chegará ao mercado francês já este mês. A Portugal o veículo está previsto chegar em novembro. O Ami é um veículo bastante pequeno, pois apenas mede 2,41 m de comprimento. O peso total, incluindo a bateria, é de 485 kg. De salientar que este veículo não pode ser conduzido em autoestradas.
O Citroën AMI é elétrico, mas pode ser carregado como um smartphone
A autonomia é de 70 quilómetros graças à bateria de 5.5 kWh. O carregamento pode ser realizado numa tomada doméstica "normal" e leva três horas para ser realizado um carregamento total. Obviamente que se for num ponto de carregamento rápido, o tempo de carregamento reduz significativamente.
Na revelação feita pela marca, o Ami foi designado de veículo urbano disruptivo para a mobilidade. O objetivo passa por reduzir a poluição, congestionamento e custo dos elétricos.
Como já é sabido, este carro custa 6 900 euros ou 20 euros por mês. Na página em português da marca já se pode ver todas as informações sobre este veículo.
Oferece um kit de acessórios fáceis de instalar, incluindo elementos decorativos (rede de arrumação nas portas, tapetes, compartimento de arrumação, gancho para uma mala, etc.). O exterior combina com o interior, com 4 cores (MY AMI GREY, MY AMI BLUE, MY AMI ORANGE, MY AMI KHAKHI) disponíveis nos embelezadores das rodas, nos stickers dos vidros de custódia traseiros e assinatura colorida nas portas laterais.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
onde é que foram buscar a ideia de que não precisa carta?
Certamente é os putos passearem no jardim de casa, assim não é preciso carta.
Pois, esta de não ser preciso carta é que eu não percebo. É feio, mas deve dar jeito para a confusão do trânsito cá de Lisboa.
Não precisa de carta, precisa de licença.
Há “papa-reformas” mais bonitos! 😀
Não percebi bem: o objectivo é ser um ‘papa reformas’ eléctrico?
#ironia
“este veículo não pode ser conduzido em autoestradas.”, tira logo a sua utilidade como veículo de transporte para as áreas metropolitanas pois essas envolvem quase sempre uma parte de autoestrada.
Pena, é mais uma oportunidade perdida de se ter um pequeno veículo econômico e versátil para o dia-a-dia.
Não necessariamente. Aqui para os meus lados há sempre alternativas (estradas secundárias) dita auto-estrada…
Isso implica uma distância maior, senão 2x maior, talvez para algumas pessoas não seja uma verdadeira alternativa.
O Blackbit tem toda a razão. As auto-estradas são demasiado importantes no escoamento de trânsito… mas veremos. Acredito que se este modelo tiver sucesso veremos uma versão mais versátil e familiar.
Esteticamente falando é mesmo feio esse carrrito mas gostava de conduzir uma “coisa” dessas…
adiantaram a foto da proxima sexta-feira, só pode lol
Carregar como um telemóvel?! Não percebi a afirmação.
carrega-se, como todos os carros eléctricos, numa tomada vulgar de casa.
Renovem lá o departamento de Design. Atualmente, há mata-velhos mais bonitos!
A estética é horrível, é!
Mas olhando bem, este “quadricíclo” quer combater o Smart (que agora também só é disponibilizado com motor eléctrico.
O Smart é bonito? Não, mas toda a gente olha para ele (um excelente carro para publicidade).
A ideia é a de que se o Smart vende, este também pode vender!!!! E pelo preço até fica mais barato!!!!
Mas convenhamos que uma autonomia teórica de 70km não é nada de estraordinário!!!!!
Uma boa aposta para as empresas (recuperação do IVA e não paga tributações autónomas!!!!
70km chegam e sobram para percursos de ida e volta em cidade e periferias. E com carregamento em tomada normal a demorar 3h, ainda mais fácil se torna.
Bem ou seja isto é igual a um twizy da Renault só que mais baratinho.
Mas com janelas…
Não entendo como é que a Renault fez o carro sem janelas.
Mas que carro feio,Deus me livre.Mas como é que um tipo que tenha um metro e noventa pode caber ali dentro ?? 😐
Será que existe do genero mas que de para autoestradas?
Velocidade máxima 45km/h
Demasiado baixo
Claro… um carro criado para as cidades, onde há limitação a 50 kms/h, ter “apenas” 45 kms/h de velocidade é um daqueles problemas! Enfim…
45km numa descida, estive a passar férias em Montalegre, se esse carro der 40km na subida da corujeira eu compro o carro. A autonomia é em testes se puxarem por ele de noite ao máximo vamos ver para quantos km dá. Para não falar que as baterias começam cedo a perder carga.
Essa é uma das razões porque não necessita de Carta de Condução.
Para nao necessitar de carta de condução o limite é 25kmh
Lindo
Adivinha-se um fracasso total. Baixa autonomia, estética a deixar muito em conta, segurança para condutor e passageiros tenho sérias dúvidas e por fim basta uma subida acentuada ou condições adversas para o limitar totalmente.
Parece que a maioria dos designers do mundo automóvel é gente que detesta os eléctricos e então cria veículos aberrantes mesmo para não ter sucesso. É a única razão que encontro para a falta de empenho em criar algo agradável á vista e prático.
Não percebi essa de carregar como um smartphone ! tinha vantagem se se pudesse levar a bateria para carregar em casa! se não é mais complicado com essa autonomia mesmo que para muito deva chegar.
As opinioes sobre o carro sao típicas de tugas.
So interessa se for grande e potente mesmo que na maioria das vezes nao tenham dinheiro para o pagar.
Muitos que aqui falam tem um chavelho com 20 anos que ja se arrasta e pagaram por ele o dobro do que de facto vale mas interessa e ser “graunde e com 2 abuffadeiras” pra fazer inveja ao vizinho
O conceito deste carro é diferente. Percebam isso
Se me ofereceres um destes não me importo de passar vergonha na rua. Tem de ter é o teu nome impresso na chaparia… 😉
Acho que não foi bem jogado pela parte da Citroen os 45kmh de velocidade máxima e a autonomia de 70km, teria muito mais sucesso se fossem pelos 100 kmh de velocidade máxima e os 100km de autonomia , mesmo subindo o preço para perto do dobro 12000 euros. Se assim fosse passaria a ser mais uma escolha disponível para muita gente encartada, assim sendo não vejo ninguém a ir para esta opção a não ser os utilizadores dos dos chamados “papa-reformas”
Chamar a “isto” de carro, é um insulto de todo o tamanho. Bem, ao menos vai gerar animação com as gargalhadas que vão ser dadas quer ao ver a “coisa”, e de quem lá vai dentro ao volante e nao tem noção da vergonha que está a passar
E qual é o resultado do teste EURONCAP?
O meu trator agrícola tem uma velocidade máxima de 50km hora.
Muito interessante. Eu tenho a certeza que um dos conceitos que irá vingar no futuro e no que diz respeito à mobilidade urbana, é precisamente este, com a diferença de que agarraremos num em qualquer lado, desde que esteja desocupado, e o largaremos noutro ponto, com pagamento pelo smartphone, ao estilo das trotinetes e veículos afins. Dentro de poucos anos a esmagadora maioria das pessoas não quererá ou precisará de ter um carro próprio. Adoro o conceito que este tipo de veículos permite aplicar: precisa / paga / usa / larga. Top.
Feio pra burro.
Depois eu quero ver onde existe tanta ficha pra ligar. depois de o ter a principal preocupação passa a ser onde ter um ficha para o ligar.
se for possível por 20€ mês vai ser 1 sucesso, que interessa se é feio ou bonito? é um carro, um meio de transporte
por acaso não me serve para ir para o trabalho mas se servisse era na hora
o problema é, será que vai ser mesmo 20€?
já percebi, é 1 renting com entrada
Em vez que fazerem um 2 Cavalos eléctrico versão século XXI, fazem uma papa-reformas eléctrico. Citroen cada vez pior.
Por acaso é uma excelente ideia, revitalizar modelos antigos em novos modelos mais amigos do ambiente…
para que é a porta USB gigante, na lateral do carro? pensei que desse para carregar por lá…
Deve ser “efeito”…