Quantcast
PplWare Mobile

Carta de condução caducada há mais de cinco e menos de dez anos?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. jorge says:

    A minha carta de pesados ja caducou em 2008, e a de ligeiros vai caducar em 2023, e nao a vou renovar porque tenho 2 cartas de conduçao, 1 nacional e outra estrangeira, a estrangeira é valida a vida, para quê gastar dinheiro.

    • Oscar says:

      Porque deve pagar impostos, acha que os bancos, as SCUTS não necessitam de impostos! Ficam mal dizer isso

    • SSD says:

      Não sei até que ponto pode usar uma carta estrangeira indefinidamente. Se tiver residência no país acho que tem x dias para trocar

    • Keyboardcat says:

      Se a carta for europeia a validade não é indefinida. Mesmo que isso esteja lá escrito.

      A minha carta original tinha sido emitida em 2008 (no tempo em que as cartas duravam até à “velhice”). Mas quando a minha morada legal mudou de país tive que a renovar.

      Existe uma lei europeia que diz que a validade de uma carta é definida pelo país de residência e não pelo país emissor. E se decidires renovar a carta, tem que por uma do país de residência, daí eu já não ter a carta Portuguesa.

      Não as leis que se aplicam a cartas emitidas fora da EU. Mas cartas europeias por norma só podes ter uma. E é sempre emitida pelo país de residência e não pelo país onde tiras-te a carta.

      • Keyboardcat says:

        Validade nos diferentes países da UE

        Quando a sua carta de condução caducar, deve renová-la no país no qual tem a sua residência habitual (Deve residir nesse país pelo menos 185 dias, por cada ano civil, por motivos pessoais ou laborais.).

        A sua nova carta de condução poderá ter um prazo de validade diferente e fica sujeita às restrições ou condições aplicáveis no seu novo país de residência.

        10 anos: Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia

        15 anos: Alemanha, Áustria, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Polónia

    • HJPC says:

      Jorge, segundo a lei ninguém pode ter duas cartas, caso o seu caso venha a ser detectado terá imensos problemas.

      E como as coisas estão hoje em dia não é difícil, basta uma fiscalização em que os agentes tenham computador na rua e já foi.

    • Escola Condução Nascimento says:

      Se a carta Estrangeira é da EU não pode ser titular de 2 cartas. Não pode ter 2 cartas de condução.
      Cuidado

  2. Ben Hur says:

    Conduzir com uma carta caducada è crime!

  3. RUI CUNHA says:

    PODE TER DUAS CARTAS DE CONDUÇÃO TAL COMO PODE TER DOCUMENTOS COM DUAS NACIONALIDADES, SE TIVER DUPLA NACIONALIDADE NÃO EXISTE NENHUMA LEI QUE O PROIBA DE TER CARTA EM CADA UMA SEJA NA EUROPA OU NÃO

  4. Maria Zulmira panasqueira PARRINHA ruas says:

    A minha mãe deixou caducar a carta,e agora queria fazer a nova formação que enþrou em vigor neste mês de Maio de 2021,gostaria de saber informações, eu sou a filha,e ela gostaria de fazer a formação em Beja. Ps,obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.