Até a Volkswagen? Marca estará a mudar para um sistema de assinatura
Não são somente os automóveis elétricos que mudam o mercado automóvel. Há novas práticas que as marcas usam e que alteram os conceitos que estão em prática há muitos anos. A mais recente a seguir este caminho é a Volkswagen que estará a mudar para um sistema de assinatura.
Acompanhando o mundo da tecnologia, a indústria automóvel está também a migrar para os sistemas de assinatura. No entanto, isso está a preocupar os proprietários dos automóveis. Recentemente, a Volkswagen recebeu críticas dos utilizadores com uma nova aplicação. A empresa exige uma subscrição mensal para atingir a potência máxima de 228 cavalos dos seus modelos ID.3 Pro e Pro S.
A Volkswagen limita os veículos a 201 cavalos de potência para quem não subscreve o serviço de subscrição VW Flex. Os utilizadores devem pagar 19 euros mensais para remover esta restrição. Quem desejar pode também adquirir uma subscrição mensal por 190 euros ou uma vitalícia por 752 euros.
Como este pacote de subscrição é atribuído ao veículo, é transferido para o novo proprietário em caso de venda. A empresa afirma que a atualização de desempenho não afeta a autonomia e que, como o veículo é certificado de fábrica com 228 cavalos, não é necessária qualquer notificação adicional à seguradora.
Comentários em fóruns automóveis e redes sociais indicam a frustração dos utilizadores com esta prática. Alguns utilizadores exploram formas de contornar esta limitação do software, mas tais intervenções não são recomendadas, uma vez que podem anular a garantia do veículo.
A Volkswagen, no entanto, defende a sua prática, afirmando que uma lógica semelhante já existe no mundo automóvel. A empresa sublinha que os veículos com a mesma cilindrada são vendidos com potências diferentes via modificações no software. Isto permite que os utilizadores comprem a versão topo de gama por um preço inicial mais baixo e aumentem o desempenho conforme necessário.
Esta discussão recorda o sistema de assinatura que a BMW introduziu há alguns anos para características como os bancos aquecidos. Foi forçada a recuar após uma intensa reação negativa. Ainda não é claro se a Volkswagen irá reverter esta prática. As atualizações automóveis baseadas em software parecem estar prestes a tornar-se ainda mais difundidas nos próximos anos.























Lol
Quando compras um carro com um motor de 228 cavalos mas a marca no final diz que afinal tens que pagar uma mensalidade para ter esses cavalos que já estão disponíveis no “motor” que compraste.
O que é a seguir pagar mais 20€ por mês para poder ligar o AC, mais 20€ para poder ligar o rádio?
É pouco bom!!! mas existe malta que compra e vai gostar.
sim basicamente é isso, esta aqui a tabela de preços dos serviços de subscriçao , preços na alemanha : https://x.com/stekkerauto/status/1913509333670781348/photo/1
resumindo :
navegaçao 23€
asistente de luzes 4,5€
cruise control 9,5€
ar condicionado climatronic 7€
luz ambiente multicolor 1,5€
performance upgrade 18,9€
pacote conforto 44,9€
total mensal 109,€
viva os eletricos, mas nem tudo é mau parece que as açoes da vw ja começaram a descer
O que isso tem a ver com eléctricos ?
Nada de nada ele é que é ignorante e mais um contra os elétricos, não sabe que isto já é prática pela BMW e outras marcas em carros a combustão já faz alguns anos, até mesmo antes dos elétricos andarem aí…
os veiculos abrangidos sao os ID, os ID sao eletricos, sou ignorante mas sei ler, devias experimentar faz bem á mente
os veiculos abrangidos sao os ID, os ID sao eletricos
A maioria desses serviços existem para os outros também.
Já não bastava ser uma das marcas com menos fiabilidade. Enfim
Menos fiabilidade?… Precisamente o contrário…
Politicas deste tipo so prejudicam a marca e a confiança dos consumidores na mesma, nao tenho intenções de coprar um eletrico vw mas no futuro se andar no mercado este tipo de ação da vw so me faz olhar para outro lado e nem me preocupar a ver que tipo de ofertas a vw tem disponivel.
Isto é o mesmo que comprar uma cama de casal mas só poder usar um dos lados da mesma.
Não falta muito só se poderão abrir as portas ou usar o porta-bagangens se a subscrição estiver válida.
E não existe algo como subscrição vitalícia; basta a empresa desligar o servidor e acabou-se.
Se o consumidor não aderir a estes sistemas de assinaturas mensais/anuais nos carros, o assunto fica resolvido! O problema é que vai haver sempre os palermas que pagam e nem sabem bem o porquê de estarem a pagar.
Pagar 19€ por mês para ter mais 27 cavalos num carro que já tem acima de 200? Estes gajos são estúpidos? Quem é que vai pagar isso? Se a pessoa tem o luxo de poder pagar isso para uns miseráveis cavalos extras certamente vai para um carro melhor. Face Palm.
Actualmente o que sustenta muitos mercados e negócios, são os burros mesmo e ficam contentes por isso. Nada questionam e comem tudo com batatinhas, seja nos carros, nos operadores de televisão, internet, casas, telemoveis, tudo tudo…. é uma coisa de loucos mesmo.
@Nuno só nesta frase “o que sustenta muitos mercados e negócios, são os burros” disseste tudo.
O pior é, por causa desses BURROS os outros têm que levar com estas burrices.
Atrevo-me a dizer que Portugal deve estar no Top 5 de burros, nesses extras a pagar.
E vocês são os espertos ? Credenciados por quem ?
Se as marcas estão a ir por esse cá.inho é pq há muito nabo por aí a querer, ou seja os consumidores tão a estupidificar
Estamos a caminhar no sentido da indústria do software. Tudo será por subscrição. Pagamos o valor do carro mas as funcionalidades serão serviços pagos. Assim deixará de existir is extras. No final somos sempre lixados.
e num futuro não muito distante pagarás ao km para ser conduzido pelo teu próprio carro
E se quiser virar o volante para a esquerda são 20 euros mês e outro tanto para poder virar o mesmo para a direita.
Não quer pagar? Só pode andar em linha recta.
Ridículo.
Alguma vez na vida eu ia dar o meu dinheiro a uma marca que trata os clientes como atrasados mentais.
Na volta até são…
O Dieselgate foi com que marca ?
E a forma como tratou os consumidores portugueses foi o motivo pelo qual eu pus uma cruz vermelha neles.
Há muito dinheiro a circular! As pessoas ficaram dispostas a pagar por tudo! A abundância é muito má! Os novos burgueses aumentaram exponencialmente! Falta humildade, simplicidade e poder crítico!
“Não terás nada e serás feliz”
Num elektro um gajo é controladinho até ao tutano.
Qual é a diferença ? O lobby também o convenceu a dizer isso ?
@JL
Mas estás a zurrar o quê???
Achas mesmo que isto faz sentido???
Tira as palas, fdx…
Quem veio zurrar foi você, eu fiz uma questão simples.
Por não fazer sentido é que fiz pergunta.
Mas pode continuar a zurrar com as palas.
https://www.afr.com/politics/federal/how-your-electric-car-is-watching-your-every-move-20240504-p5foxu
Não estou a entender, qualquer carro tem esse sistemas, porque só embirram com os eléctricos ?
Já agora, eléctricos são todos, senão experimente a tirar-lhes a bateria de 12v e ver o que funciona.
Estas práticas de subscrição já existiam ainda não andavam por cá os elétricos. Mas vocês andam a dormir ou quê?! Tudo serve agora para dizer mal dos elétricos?!
Obviamente que não são apenas os elektros os veículos conectados no momento, o q tb pode ajudar a explicar esta pressa toda da UE querer eliminar carros com mais de 10 anos. Sob o ponto de vista ambiental, que é a desculpa deles, não faz qq sentido.
No entanto nos elektros é pior:
https://www.theguardian.com/environment/2025/apr/29/source-of-data-are-electric-cars-vulnerable-to-cyber-spies-and-hackers
Não foi isto que você disse ?
“Yamahia 18 de Agosto de 2025 às 14:19
Num elektro um gajo é controladinho até ao tutano.,”
Onde diz que é pior ?
E não é?
Leia lá bem a notícia LOL
Diz que é pior onde ?
Até poderia fazer sentido se o carro também fosse por subscrição. 300€ mês e andas com o carro, queres mais potência? pagas mais 20€ ou 50€. Agora, comprar o carro e no final ainda ter de pagar uma subscrição? isso só faz sentido quando é algo que dá trabalho, não por algo que já lá está e que é meu, porque comprei!
Usas o piscas e pagas 1€.
E como teres a tua casa e pagares IMI, é tua, mas pagas uma renda á câmara.
Não tem um telefone ? Também paga para usar os recursos dele.
O q é q se paga? Eu só pago pelo Onedrive e é por causa dos PC. Para telefone é grátis.
Pala todos os meses uma conta.
JL, pois, só que no telefone se não pagar a uma operadora para ter um tarifário o estado não lho vem tirar das mãos, ou será que vem?
Tenho aqui uns dois ou três parados há anos e ninguém mos penhorou, penso eu de que…
E depois ficam surpreendidos com um carro chinês mais barato, com mais merdices e sem cobrar extra por elas que lhes “rouba” os clientes.
Muito bem, afinquem pé nessa colina que o próximo piratebay dá a solução, e vir com a balela de outros fazem nos podemos… Olhem a ponte é ali e há gente a saltar força.
Ainda por cima têm a desfaçatez de dizer que o incremento na potência não afeta a autonomia – o que até é verdade, desde que o incremento nunca seja utilizado…
Devem achar que os clientes deles são estúpidos, e muitos serão…
Boa sorte com isso.