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“Assistente Inteligente de Velocidade”: Veículos novos obrigados a ter…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Infinity says:

    Estou mesmo a ver, a meio de uma ultrapassagem la aparece um 50 porque a locais em que a sinalizacao nao faz qualquer sentido e deixas de acelerar

    • Lopes says:

      Não estás não, pois com este sistema não vai existir mais ultrapassagens, vai tudo há mesma velocidade, fila unica…

      • Infinity says:

        ok, nao estas a entender o cenario mas pronto.

      • RicM says:

        O meu carro já identifica os sinais de limitação de velocidade e alerta o condutor, tanto com indicação visual como sonora, e por vezes, junto a saídas de autoestradas assume que a velocidade é 60Km/h (ou menos) mesmo que eu não vá sair da mesma, porque o GPS tem uma tolerância de alguns metros.
        Agora imagina o lindo serviço que seria, o sistema forçar o carro a reduzir a velocidade drasticamente porque os algorítmos consideram que estou a exceder o limite legal.

  2. Realista says:

    O meu carro não têm sequer 1 mês e não têm esse limitador.

    Consegue identificar os sinais de forma ótica e emite um sinal sonoro (que já desliquei porque é irritante).

    Mas por ventura me bloqueasse a velocidade eu bloqueava o GPS do carro…

  3. Grunho says:

    Em vez de obrigar quem compra carro a pagar essas mariquices mais vale semear tudo o que é estrada de radares escondidos, capazes de caçar à má fila os javardos que gostam de fazer o gosto ao pedal.

  4. WhiskasSaquetas says:

    Quando entenderem que o maior causador de acidentes nas estradas são manobras perigosas ou malta com ferro velho/aspiradores/alterações marteladas a imitar o Ayrton Senna, falta de piscas, não respeitar traços contínuos etc…
    Acidentes em que o causador é a velocidade 90% ou mais são ferro velho/aspiradores/alterações marteladas (entre outros), é raro ser um carro de gama média alta/alta …
    Além do mais sou da opinião de que 120Km/h é super obsoleto estamos a falar de uma lei de 1976 ….. São 47 anos com o mesmo limite de velocidade onde a segurança dos automóveis foi híper substancialmente aumentada. Na Polónia o limite é de 140Km/h onde aquilo é praticamente sucata e há países na UE com 130Km/h.
    Faço umas 4 viagens norte a sul do país todas as semanas e digo que não dá para andar a 120Km/h na auto estrada, não dá. É neste momento que agradeço ás aplicações com avisos de radares caso contrário estaria tramado mas também não ando a 200 mas ando ali entre os 160, 180 80% das vezes caso contrário eu adormecia, literalmente adormecia ao volante. Quantas vezes que não me dava sono no meio de uma viagem com o sol a bater de frente e dar a moleza após o almoço, ui ui….

    Conclusão, as multas de velocidade são uma mina de ouro, lítio, petróleo para o governo, dá para manter esses FD”#%”$&! no poleiro tudo com salários milionários enquanto a polícia anda dentro do carrinho a passear, a apontar as matrículas da malta que estaciona mal pois assim não custa deveriam era de andar a pé e a deixar os papeis nos carros ou então dentro ca carcaça com a máquina em frente a tirar fotos ás matrículas, assim não custa….

    • Diogo says:

      Não dá? Parece dos meus colegas do tempo da universidade que diziam que não dava para levantar da cama quando o despertador tocava.

      • PeFerreira says:

        Já fizeste longas viagens na autoestrada? Um Porto-Lisboa, Porto-Algarve.
        Alias, qualquer uma. Seleciona aleatoriamente 6 carros. E eu digo-te que muito provavelmente a velocidade media está em torno dos 130 km/h para cima.
        Porque como o OP diz, os carros recentes a sensação de segurança e a propria segurança não é a mesma dos carros antigos.
        Notas isso num Civic antigo comparado com um Civic recente. Nem imagino aqueles que têm BMW/Audi/Mercedes (serie 3 para cima) (banheiras pesadas basicamente).

    • PoPeY says:

      Concordo em parte com o que escreves, o excesso de velocidade por si só não é a causa dos acidentes. Está sempre associado a outro factor, por norma, manobras perigosas. No entanto, bateres a 120kmh não é a mesma coisa que bateres a 160kmh. Mais, o tempo de reação a 120kmh não é o mesmo tempo de reação que a 160kmh.

      Atenção, que eu tambem ando sempre a jogar para as CO leves, ou seja, fora de localidade ando normalmente a +30kmh que o limite imposto. Confio na minha condução, no entanto as vezes tenho que travar bruscamente, porque vem alguem a ultrapassar numa lomba, alguem que acha que dá tempo para se meter à estrada ou simplesmente vou a ultrapassar uma fila de carro e alguem acha boa ideia meter-se à minha frente. Isto tudo para dizer que as vezes o problema não somos nós. São os outros.

      Sobre a nova tecnologia. Ok concordo com tudo, porem antes de ser implementada deveriam ser revistos todos os sinais de limite de velocidade colocados em PT. Porque existem limites de 70kmh em locais sem sentido nenhum, 50kmh em localidades no meio da serra que já não têm habitantes e o celere limite de 50kmh numa via equiparada a AE com 3 faixas a descer em lisboa.

      • Sabe-se lá says:

        Concordo em modo geral. Na minha opinião acho os 140km/h uma velocidade aceitável em AE sem por em causa a segurança.
        No entanto, e sem te apontar o dedo, porque também concordo que muitas vezes o problema “são os outros”, uma das regras básicas para uma condução segura e preventiva é também prestar atenção ao que nos rodeia…
        Se cada um fizesse a sua parte, não era preciso sermos “pais uns dos outros”, mas infelizmente, temos que ser…

    • G says:

      Caro, aqui, Polónia só tens o limite de 140 em auto estradas, não são elas tantas e não é em todo lado. A média do parque automóvel é 14 anos contras os 13 em Portugal, com uma ressalva, diria a olhometro que se ve menos carros segmento B.
      E sim o limite de velocidade é estupido e deveria ter em consideração diversas variáveis. Tal como o absurdo de um pesado ter o mesmo limite de velocidade carregado e descarregado.. A fisica discorda..

    • Grunho says:

      Só há uma maneira de lidar com gente com problemas de sonolência ao volante: carta anulada e acabou. Não é conceder licença para transgredir.

    • B says:

      Para tua informação excesso de velocidade é a causa principal de mortes de acidentes. Dizer que a velocidade não é a razao principal dos acidentes é so mentira.
      “O excesso de velocidade está presente em 90% dos acidentes com vítimas mortais que chegam ao CENPERCA. Apesar de não ser o único fator, é sem margem de dúvida o fator com maior impato, como podem ser verificados nos seguintes exemplos de acidentes analisados pelo CENPERCA.”
      http://www.inegi.pt/pt/noticias/o-impacto-da-velocidade-nos-acidentes-e-nas-lesoes/

    • B says:

      Para tua informação excesso de velocidade é a causa principal de mortes de acidentes. Dizer que a velocidade não é a razao principal dos acidentes é so mentira.
      “O excesso de velocidade está presente em 90% dos acidentes com vítimas mortais que chegam ao CENPERCA. Apesar de não ser o único fator, é sem margem de dúvida o fator com maior impato, como podem ser verificados nos seguintes exemplos de acidentes analisados pelo CENPERCA.”
      http://www.inegi.pt/pt/noticias/o-impacto-da-velocidade-nos-acidentes-e-nas-lesoes/

  5. AlexX says:

    Isto já devia ter sido implementado há muito tempo mas não era com sinais sonoros, era o próprio veículo recusar ultrapassar a velocidade limite para a estrada onde circulasse. Excepção para os veículos de emergência e claro está, para os meus, porque não quero nada “inteligente” sugerindo ou governando de alguma forma o modo como conduzo. E seria o primeiro a publicitar a terceiros que, nada como um carro com 350cv capaz de chegar dos zero aos 50km/h num segundo e ainda por cima seja ou disponha de sistemas inteligentes.

  6. yamahia says:

    Uso o meu Windows phone desde 2015 para fazer esse controlo.

  7. PeFerreira says:

    Para quando um sistema que obriga o carro ir para a via mais a direita? Isso é que era.

  8. maxim says:

    qqr dia vai obrigar a integrar com blabla car para reduzir emissoes. vais para espanha? toma la aqui 2 passageiros

  9. mamba says:

    deviam era obrigar o uso dos piscas. Logo aí, as estradas melhoravam e muito.
    Ou ensinar a fazer rotundas…

    • Goncalo Pinto says:

      Adiciono a distância mínima de segurança,quantas vezes tenho de pregar sustos aos “colas” para se afastarem para uma distância segura. Muitos deles são acelerado de rectas, que quando não consigo que me passem nem que se afastem, afasto-me eu.Osso comprova a qualidade do condutor, por isso a estupidez das distâncias reduzidas com o carro da frente.

      • RicM says:

        Também destesto ‘colas’. Quando não entendem os meus gestos para darem margem de segurança, opto por encostar à berma (onde exista sítio para isso) e prossigo depois de me passarem.
        Tanta gente cheia de pressa que mais tarde encontramos no semáforo seguinte ou no engarrafamento mais à frente.

  10. Sergio says:

    É só para terem mais um argumento para cobrarem mais um bocado, eu quero ver daqui 20 anos quando alguns parvitos ou terroristas tentarem cybercrimes aos sistemas dos carros.
    Vai uma pessoa descansada e de repente espeta-se a 150 contra um local publico cheio de pessoas.

    E toda esta tecnologia eletronica até é uma opção estranha numa altura em que todos se queixam da falta de componentes e apresentam prazos de entrega superiores a 6 meses.

  11. João says:

    Fácil de resolver. Portugal não é um país assim tão grande, portanto limite de velocidade máxima passava para 150km. Aos 151km seis meses de suspensão de carta, e 3 pontos e 500€ de multa.
    Pode ser um bocado extremo, mas resolvia-se a questão, fazia-se Braga – Faro em menos de 10 horas.

  12. pdsermqq says:

    O ser humano tem cada vez menos liberdade. Somo controlados em quase tudo. Esta é só mais uma.

    Só falta controlarem o sol que apanhamos ou o ar que respiramos. Mas deve estar para breve…

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