Apoio financeiro para compra de carros elétricos usados? Boa ideia
Já pensou comprar um carro elétrico usado e ter apoio financeiro para a aquisição do mesmo? A recomendação surge da Agência Internacional de Energia (IEA), que defende a criação de subsídios específicos para veículos elétricos em segunda mão, sobretudo dirigidos a famílias de baixos rendimentos, PME e motoristas profissionais.
No relatório “Portugal 2026 Energy Policy Review”, a IEA destaca que cerca de 80% das vendas automóveis em Portugal são de usados, mas os atuais incentivos do Fundo Ambiental continuam focados quase exclusivamente em veículos elétricos novos.
Isto significa que uma grande parte da população fica de fora da transição para a mobilidade elétrica, especialmente quem procura opções mais acessíveis.
IEA quer democratizar acesso aos carros elétricos
Segundo a organização, apoiar usados elétricos permitiria acelerar a renovação do parque automóvel nacional, onde os veículos elétricos representam apenas cerca de 6%, apesar de já liderarem uma fatia importante das vendas de carros novos.
- Tornar os elétricos mais acessíveis
- Reduzir emissões de forma mais abrangente
- Apoiar segmentos que percorrem mais quilómetros
- Aumentar a eficiência dos fundos públicos
Em 2026, Portugal mantém incentivos até 4.000 euros para particulares na compra de carros elétricos novos, desde que cumpram requisitos como limite de preço e abate de veículo antigo. No entanto, os usados continuam excluídos.
A próxima fase do Fundo Ambiental, prevista para junho, deverá manter estas regras, embora a pressão para incluir usados esteja a aumentar.




















Sim, se o estado com as marca fizerem um acordo para subsidiarem a troca de baterias….
Para quê trocar baterias ?
para daqui a 10 anos não ter 250km de autonomia… sai da caixa pf…
Como é que daqui a 10 anos tem 250 KMS de autonomia ? Qual é o carro que tem ?
E isso é um problema? se para ti não servir vendes a alguém que sirva e compras algo novo para ti…
250km não chega para nada…
Aliás eu preciso de 1000km só para ir almoçar a casa como qualquer português típico.
Garantia da bateria para carros elétricos?
A maioria dos carros elétricos em Portugal oferece garantia de bateria entre 8 e 10 anos ou cerca de 160.000 km, assegurando que, nesse período, a capacidade da bateria não desce abaixo de 70% da original.
Estudos indicam que a degradação média anual situa-se entre 2% e 3%, e após 100.000 km a bateria ainda mantém mais de 90% da capacidade,
Custos de Substituição
-Substituição modular (células individuais): 1.500 € – 4.000 €
-Substituição da bateria completa em utilitários: 8.000 € – 12.000 €
-Substituição completa em SUV/Premium: 12.000 € – 20.000 €
Os preços tendem a baixar com a evolução tecnológica e muitos problemas podem ser resolvidos com reparações modulares.
Nota: o português é uma língua tramada, 3 português ao lerem a mesma frase a mesma tem 3 significados diferentes, ou somos simplesmente do contra…
Seria excelente, para os stands aumentarem o valor dos carros usados.
………..nem mais , é como Iva nas casas de 23% para 6%, ou isenção de IMT e I.Selo na habitação própria permanente para “crianças” até 35 anos……….é ver os preços em queda livre…..
É como o combustível, deram um desconto nos impostos e as galps encheram-se.
Tu acusas os outros de doença por criticarem os VE em noticias que não tem nada a ver com VE mas está a ficar igual, deve de ter sido dos anos que respiravas os vapores dos combustíveis nos posto de abastecimento, é normal que os VE em 2ª mão aumentem de preço, o vendedor vai ter de passar fatura e cobrar os 23% igual ao que já fazem nos a combustão que dão para isentar o IVA nas empresas.
E acho muito bem, os vendedores de carros pagavam meia dúzia de tostões os que pagavam, é uma forma de regular o negócio.
Mas eu critiquei onde ? Apenas disse um facto que está a acontecer, tem aqui um artigo sobre isso.
Não sei se reparou, mas até apoiei o argumento dele.
E nos carros elétricos também… Não pagam isv e ainda assim conseguem ser caros.
Veja lá bem se são só os eléctricos…..
Como sempre nestes pais, temos de criar esquemas para distribuir os euros, não se vai agora “dar” dinheiro sem ter meia dúzia de primos a ganhar com isso.
Antes vale dar “borlas” aos fumarentos…
Se o carro for vendido 10x’s, os subsídios sacados chegam para comprar 2 carros novos á conta dos otários.
Os otários só o sal porque querem, deixem de usar carros com cilindrada e emissões.
Normalmente há limites e até por matrícula. Você já reparou que em qualquer post aqui do fórum não consegue arranjar um argumento sem que tenha de chamar às pessoas tótó, otários, etc? Se quer defender os seus ideiais, faça-o à custa de ideias organizadas, pensadas, de forma civilizada e educada. Se não consegue, abstenha-se!
Os elétricos são uma bomba-relógio.
Então qual teve ?
ISLAEV
Hein ?
Claro que são! Por isso é que cada vez se vêm mais nas estradas…
Seria excelente para a classe média-alta se livrar dos carros usados e poder comprar modelos mais novos.
Tirando isso não vejo vantagem.
«defende a criação de subsídios específicos para veículos elétricos em segunda mão, sobretudo dirigidos a famílias de baixos rendimentos, PME e motoristas profissionais.»
Se nao fosse a classe média-alta a livrar-se dos carros usados maioria do pessoal nao podia ter BMW ou Mercedes
Não digas isso!
Todos sabemos que os carros importados da Alemanha são novos…
O Seat do ano 2k e 400k Kms aqui do rapaz ainda vai rodar muito.
Desconhecia que esse é eléctrico.
Mais ecológico que os seus Teslas.
E a carteira do dono agradece. Não gastou em combustível o que deu pelo seu Tesla.
Então mostre lá dados sobre isso senhor ambientalista.
ui! qualquer eléctrico atual com cerca 140.000 tem a implicação de trocar módulos de bateria, o que vai mudar a filosofia da bateria inicial numa nova adaptação do novo modulo aos existentes. primeiro contra! O preço de manutenção por técnicos certificados é uma loucura! segundo contra! A introdução atual desta filosofia de carros EV, face ao mercado é parecida ao que as empresas de impressoras fizeram com o sistema de impressão, a exemplo: comprar uma impressora barata quase sempre implica consumáveis caríssimos. O JL deve já estar a escrever uma resposta pouco recomendável do tipo lixívia neoblanc mais branco não há….
Qual é o problema das baterias? Dá para fazer uma análise à bateria antes da compra. É análogo à compra de telemóveis recondicionados.
Tem ? onde ? tenho 2 com o dobro disso e não trocaram.
É uma loucura ? mas eles não passam 5 horas a mudar óleos e filtros e quando o fazem é ao fim de pelo menos 120 mil kms.
Por acaso é o contrário, os a combustão é que usam essa filosofia, troca isto a x tempo.
Ou a escrever uma resposta séria e sem preconceitos ?
Mas porque raio é que o estado deve apoiar a compra de carros eletricos? É pai de alguem?
É que nao passamos desta mentalidade.
Como sempre apoiou a modernização do país. Qual é a novidade?
Subsídios ao consumo. Modernização com sucata usada? É bem.
Engraçado que quando é para ir de mão estendida vão todos.
De mão estendida? Tu estás cá um entendido!!! Sucata? 😀 na verdade, este setor automobilístico é um dos maiores empregadores. Mas, tu não gostas que se fale nisso. A retórica de extrema-esquerda não gosta disso.
Não faço ideia se vão todos. O que sei é que o governo, desde há muitas décadas, apoia a inovação. E não, não é sucatas. É tecnologia de ponta, é eficiência, é retirar o lobby do petróleo do pedestal. E ainda bem. Podemos fabricar nós próprios a nossa energia, cá, dentro de portas. Isso vai tirar a “xuxa” a muitos que vivem do lobby.
Sim, não passamos, o problema parece ser apenas seu e de iguais a si.
E de extremistas dos elétricos que não vêm outros pontos de vista. Porque é que muitas pessoas vão trocar carros que funcionam? Só porque sim?
Deve ser o seu caso, não vê outros pontos de vista além do seu.
E onde disse que deviam trocar ?
Também apoiou a compra carros a combustão…
Por falar em subsidios, quando e como é que o apoio do fundo ambiental entra? já se sabem as directrizes? o que é necessários em termos de documentos etc?