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Apesar dos lucros de 2022, o futuro da Tesla parece incerto

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Diogo says:

    Uma resposta muito breve a este “artigo”.
    Basta ver como estão as ações da Tesla…
    E também, como está a concorrência da Tesla… aliás, existe concorrência de peso?

    • Zé Fonseca A. says:

      sabes que as acções da Tesla estão em queda livre?
      a concorrência não é de peso, é bastante superior, não é trendy e já anda no ramo automovel há largas decadas mas tem qualidade de construção.
      tesla é moda, quando peço um uber black ou comfort e me aparece um tesla cancelo a viagem e volto a tentar a minha sorte, pessimo conforto, ambiente “frio” e é tão ridiculo que até quem nunca andou num fica em freeze para abrir as portas.

      o mercado dos teslas está a ficar saturado e só vamos saber se a tesla vai vingar no futuro ou não quando for altura dos actuais clientes comprarem novo carro, será que compram tesla ou será que vão para um alemão, japonês ou sueco mesmo que electrico.

      • Diogo says:

        Em queda livre? No último mês só subiu mais de 30%…
        Eu falo por mim, se fosse a começar um carro elétrico eu ia para a marca que dá mais confiança e que tem mais maturidade no mercado…
        Mas também é incerto os veículos elétricos…
        Grande abraço

        • Joca Ferreira says:

          A tendência é de descida, claro que há volatilidade, mas olha para o gráfico anual e vês que estão a aproximar dos 100 dolars e irão para os 80 por muitos analistas, longe dos 400 que já valeram.
          Um carro eletrico é menos complexo que um carro combustao interna, qualquer marca automóvel o faz, especialmente porque as patentes da tesla são abertas a todos.

        • Naodouonome says:

          Que não quer dizer absolutamente nada porque só num ano Caiu 200%

        • Zé Fonseca A. says:

          nota-se que estás habituado a investir, devias olhar para o gráfico com olhos de ver, e depois talvez comparar o último mês com performance de S&P500, NASDAQ, DXY, só para entenderes como os mercados funcionam, neste momento as acções da tesla continuam com uma queda superior a 50%.

      • Toni da Adega says:

        Como é que um mercado pode estar saturado e ter um crescimento substancial ao mesmo tempo?

        • Zé Fonseca A. says:

          o mercado dos electricos está em crescimento, o publico alvo da tesla é que pode estar saturado, tipicamente millenials em países desenvolvidos e pseudo tech savy.

      • Gonçalo says:

        Essa historia da tesla vai a falencia já é velha, acabaram de apresentar lucros extraordinários têm os carros 10 mil euros mais baratos que a concorrência e eles é que estão em apuros ahah? Eu para mim eles planeavam isto há anos deixaram os europeus apanha-los com margens de lucro minimas nos eletricos e agora baixam os preços em mais de 10 mil euros e deixam os outros a olhar para o ceu com o carros sem mercado nenhum os europeus nao podem baixar estes preços porque nao tem margem para isso mas hj em dia tem os carros 15 mil euros mais caros que o suposto concorrente da tesla

        • Zé Fonseca A. says:

          claro, sempre foi o plano da tesla, esperar que as acções descessem, que a procura descesse para depois descer os preços.

          • Gonçalo says:

            engraçado que as acções estão em subida acentuada agora ahah, a tesla com esta descida de preços deixou os europeus completamente fora do jogo

          • RC says:

            Entende tanto de teslas como eu de lagares de azeite.

            Enfim, todas as razões são más razões, até quando apresenta lucro é mau, a marca que mais ganha por cada carro vendido, é mau.

            A concorrência que não existe, é que se tem de meter a pau, porque a tesla ainda tem mais margem para baixar preços e aí ficam apenas a vender os seus velhos chaços a combustão.

    • TugAzeiteiro says:

      Ora aí está… o Model 3 SR dentro do segmento D não tem concorrência! Se a Tesla lança um carro de segmento C ou B nos próximos anos, vai arrasar com a concorrência Europeia por completo…. E preparem-se, as marcas Chineses estão a entrar pela Europa a dentro com preços muito competitivos! As construtoras Europeias é melhor começarem “a dar ao chinelo” ou vão ser a próxima Nokia…

  2. jota says:

    A mim pare-me exactamente o contrário, com os novos preços, quem está com o futuro incerto são as outras marcas!

    • Naodouonome says:

      Por não perceberes nada é que fazes esse comentário. A Tesla está a tentar escoar stock porque atingiu o limite das vendas, já que a concorrência está a vender já muito bem.
      Por exemplo o taycan já é o carro mais vendido da Porsche, mais que o 911 e mais que o cayenne, ou seja quem quer um eléctrico como deve ser compra um Porsche e não um Tesla.

      • Toni da Adega says:

        Qual é a quota de mercado da Porche no mercado dos eléctricos?

      • Rui says:

        A questão é que a tesla baixa os preços 15% e continua a ter lucro superior ao resto do mercado… Isso significa que ainda pode baixar mais, só para não falar que neste momento compras um model 3 ao mesmo preço que um Peugeot 508 com 130cv a diesel… Eu sei bem qual não comprava…

        • Silves says:

          Baixar pode, mas é nestas alturas que convém amealhar (e é o que tem feito). E agora que vai iniciar o desenvolvimento da nova plataforma (abaixo do 3/Y,) o aumento da GigaFabrica no Nevada (para baterias), inicio de produção do CyberTruck e acelerar a produção do Semi, que esse dinheiro faz muita diferença. Fora o resto dos projectos das outras empresas de Musk.

      • RC says:

        A tesla nao trabalha com stocks, você encomenda um carro e eles vão produzi-lo.

  3. Franxiko says:

    os v.e. apenas servem para os pequenos percursos diários na cidade, portanto, e tal como sucedeu há mais de um século, estão vetados a serem usados por uma minoria de automobilistas endinheirados

  4. Sed says:

    se a tesla se chamasse APPLESLA aqui iria falar que as caoes e os carros aumentaram e muito kkkk

    mas nao é da apple, ai nao vale nada. Ah para pplware, appleware.

    Vcs sao uma comedia, aparece essa materia emcima e embaixo as açoes da tesla estao super altas.
    Concorrencia a tesla nao tem.

    E a Vw que lanca um carro quase igual, e perde nos acabamentos….e autonomia.

    Para….so vale se for apple ? agora vcs inventam guerrinha da google e apple kkk, a apple nem tem o que concorrer, me falem o q ela trouxe de inovaçao desde o iphone X ? me falem…

    Vcs sao tao alucinados pela apple, que vcs nunca notaram q a applesh1t nunca faz propaganda TIRANDO foto de pessoas de cor kkkk, pq ? pq a camera deles é ruim. Ate o samsung, um xiaomi 7 tira foto melhor.

    Ta, exagerei, mas é so comparar uam foto de um iphone 11 de um monte de gente de cor, com um tirado de outro celular rs.

    Tudo seus é babar para apple…tudo.

  5. B@rão Vermelho says:

    Se estiver mal pode optar por dois caminhos, criar carros baratos para a população em geral ou aumentar ainda mais e criar um nicho tipo Apple que leve as pessoas a acreditar que têm algo especial, pelo menos com a Apple resulta.
    O problema da Tesla é a concorrência, não podemos comparar a experiência da concorrência algumas marcas com mais de 100 a construir carros

  6. Sammy says:

    Spoiler alert: a Tesla não é uma empresa de automóveis…

  7. João says:

    Lucros Recordes = Futuro Sombrio. Já não percebo nada.

  8. Há cada gajo says:

    Com a subida das taxas de juro, é natural que Musk já não consiga atrair investidores como o fez antes. Os lucros são recordes porque simplesmente esteve demasiado tempo sem dar lucro.

  9. MegaMan says:

    Vejam o vídeo e Sandy Munro no canal Munro live do YouTube. O Sr. Munro não é uma pessoa qualquer, será mesmo uma das pessoas mais respeitadas na indústria automóvel. A Tesla está muito bem e domina o mercado como quiser e quando quiser.

    • Silves says:

      E o último dele no YouTube, chamado “Sandy rant: Tesla margins and why Sandy was right!” mostra como, apesar da queda de preços, as margens são ainda bem elevadas. Nisso assemelham-se à Apple, com a integração vertical de software e hardware..

  10. Yamahia says:

    A maior parte do lucro são créditos de carbono o que não deixa de ser mais uma incoerência deste mundo. O carro que mais polui é premiado com créditos por ser considerado emissões zero!

    • Bernardo duro says:

      Tens noção do que dizes!

      • Yamahia says:

        Qual é a dúvida?

      • Toni da Adega says:

        Isto é pessoal que afirma que painéis solares são mais poluentes que um gerador a gasóleo. E possivelmente não possuem nada eléctrico para ajudar ao ambiente

      • TT says:

        até aos 100 mil kms um eléctrico é mais poluente que um diesel devido à produção mesmo! Há vários estudos que referem isso mesmo!

        • RC says:

          Errado, se disser que é num volvo fabricado em tal fábrica, e no mix global, ou seja, média do mundo inteiro, sim, no mix atual da Europa, é até aos 77 mil kms, portanto assim se confirma que são melhores que os diesel em termos de emissões de co2, quando se parte para outras emissões mais importantes, como NOx e partículas, então ficamos por aqui.

          • Yamahia says:

            NOx e partículas são praticamente reduzidos a zero à saída dos escapes dos carros mais recentes à custa de mecanismos e Adblue’s que os escapes (as centrais termoeléctricas) dos BEV’s não dispõem.
            Portanto não é só no CO2, tb neste quesito os BEV são imensamente mais poluidores face aos carros a combustão da actualidade.

          • RC says:

            Não, não tendem.

            Não, não são, até porque muitos já provaram não ser muito eficientes e muitos outros são retirados, até de conseguir ter a certeza que as inspeções conseguem verificar isso, nao de pode considerar que têm menos, só para sua vontade, além disso temos um parque com 13.5 anos de idade, onde a maioria nao tem isso. Portanto voltamos ao mesmo.

            E não esquecer que adblues também emitem co2 para ser produzidos, não cai do céu como você pensa.

          • RC says:

            Os bevs não largam partículas.

          • Yamahia says:

            Em circulação largam dos pneus mais que qq ICE e nas termoeléctricas (o tubo de escape dos BEV) largam por cada 20 kWh muito mais do que qq ICE moderno em 100 kms.
            Os carros velhos não são para aqui chamados pois se a pessoa não como adquirir um ICE recente, muito menos terá para um BEV.
            De qualquer forma manter os bens por largos anos é muito melhor para o ambiente que andar a trocá-los de ano a ano, como muito bem compreenderá.

          • RC says:

            Largam ? Então mostre lá provas disso ?

            20 kWh ?

          • Yamahia says:

            Numa termoelectrica (vulgo escape de BEV) vc pode queimar principalmente Carvão Mineral,Óleo Diesel/Óleo Combustível e Gás Natural e com isso emite sempre grandes quantidades de SO2-óxidos de enxofre, NOX-óxidos de nitrogénio, MP- Particulas e CO2. Também contidades apreciáveis de CO resultante da queima incompleta e também metais pesados (As, Cd, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb, Se, V, Zn)
            Mas vamos concentrarmo-nos apenas nas 4 1ªs as mais faladas. Dependendo do combustível usado considere os seguintes níveis:
            -Alto, médio e baixo
            CARVÃO SO2-Alto, NOX-Alto, MP-Alto, CO2-Alto
            ÓLEO DIESEL/ÓLEO COMBUSTÍVEL SO2-médio, NOX-médio, MP-médio, CO2-Alto
            GÁS NATURAL SO2-baixo, NOX-alto, MP-baixo, CO2-médio

            Num carro a combustão moderno considere os seguintes niveis:
            GASOLINA SO2-baixo, NOX-baixo, MP-baixo, CO2-médio
            GASÓLEO SO2-baixo, NOX-baixo, MP-baixo, CO2-médio

          • RC says:

            Mas isso existia onde afinal ?

            Não será por isso que as fecharam ?

            looool

            Pois, afinal não provou nada, só inventou.

          • Yamahia says:

            Fecharam, pois fecharam e agora tem que importar que é para não ser parvo. E o saldo importador é SO2-Alto, NOX-Alto, MP-Alto, CO2-Alto ou NUCLEAR. Venha o diabo e escolha!

          • RC says:

            E quanto importou que foi gerador por carvão e as emissões ficaram em Espanha ?

            1.5 % de toda a que importamos ? Talvez nem tanto porque segundo os dados da eléctrica espanhola, no ano passado nem a 3% chegou, gerada por carvão.

            Com isto tiro uma conclusão, se não têm produção renovável suficiente para consumo eléctrico, então hidrogénio verde é apenas mais um assunto de milhões para alguns brincarem, como sempre foi….

          • Yamahia says:

            A seu tempo o H2 há-de surgir com todo o seu esplendor e será produzido a partir das eólicas e painéis solares em épocas de excesso de produção. Conforme já lhe tinha dito.
            Não vou estar a explicar novamente o mecanismo da coisa!

          • RC says:

            Então quando não houver vento e Sol faz o quê ? produz com carvão ? LOOOOL

            Ah espera, afinal foi por isso que também voltaram a abrir as centrais a carvão.

            Nem vale a pena tentar explicar, pois é mais um assunto de que você não pesca nada.

            Já lhe tinha dito que sim, é possível produzir hidrogénio com excedente para meter nas linhas de gás natural, até 12 % de hidrogénio, para armazenar esqueça, para voltar a produzir eletricidade, muito menos. Provavelmente vão aparecer alguns projetos desses, mas apenas para sacarem uns milhões dos já disponibilizados, mas funcional e com a tecnologia atual, não vai ver nenhum a funcionar, volto a repetir: COM A TECNOLOGIA ATUAL, que se quiser terei todo o gosto de lhe mostrar pessoal numa bancada de teste.

        • Yamahia says:

          Se for uma bateria até 50kWh de capacidade está certo. No entanto as baterias actualmente tendem para 100kWh pelo que é mais 200 mil kms apenas para abater o impacto poluidor da bateria no ambiente.

          • RC says:

            Tendem ? Não estou a ver essa tendência, a média do tamanho das baterias ainda está abaixo de 50 kWh, o tesla mais vendido tem uma bateria fe 55 kWh, fora todos os outros que nem a isso chegam.

          • Yamahia says:

            Tendem pois. Nunca na indústria se ouviu falar em tantos modelos com baterias com capacidade acima dos 100 kWh. A busca pela desejada autonomia é insana. Mesmo assim não convencem!
            E entretanto surgiram os LR no caso particular da Tesla que foi buscar para a mesa.
            Em relação ao restante mercado. Carros com bateria abaixo dos 74 kWh já não vendem. É essa a norma no momento.

          • RC says:

            Tantos ? Eu só conheço 1.

          • RC says:

            É a norma ? Onde está essa norma ? Na sua cabeça ?

            Mostre lá então os mais vendidos é que baterias têm.

          • Yamahia says:

            S+o conhece 1?! Já tinha percebido que é parco em conhecimento, mas assim tanto…:
            MODEL X 100 kWh
            MUSTANG 99 kWh
            EQS 107.8 kWh
            EQE 95 kWh
            iX 111,5 kWh
            I7 105,7 kWh
            TAICAN 93,4 kWh
            MODEL S 100 kWh
            Q8etron 114 kwh

          • RC says:

            Não disse acima de 100 kwh ?

            Afinal não errei, já que todos os outros não está ainda em comercialização.

          • Yamahia says:

            O único que não está com as sapatas na estrada é o Q8etron mas depois de amanhã já está.
            De resto andam por aí todos a poluir antecipadamente o equivalente a 200 mil kms.

            De resto não disse que a norma era 100 kWh , o que disse foi que a tendência caminhava para esses valores e que abaixo de 74 kWh já não vendem.

          • RC says:

            Errado, não são volvo, tem de saber quais as emissões de agora para os mesmos, até porque não são produzidos no local desse estudo e no ano em questão, estamos em 2023 lembra-se ?

            Da ultima vez que consultei a bmw, o ix de maior capacidade ainda não estava disponível, só a versão de 74.5 kwh salvo erro.

    • Nuno says:

      Os carros não sao premiados com nada as outras empresas é que compram créditos à tesla ahah o que deve ser o melhor negocio do seculo 21 o model 3 com a descida de 10 mil euros ja se vende ao mesmo preço de um pegeout a diesel ahah

      • Yamahia says:

        São premiados sim com esses créditos de CO2 e como muito bem diz é-lhes permitida a venda a construtoras tradicionais de modo a que estas possam continuar a produzir carros considerados poluidores cujos certos modelos de determinada gama não conseguem atingir a marca de 95 g/km valor imposto para 2020. Um esquema muito duvidoso na medida em que se pode poluir à vontade desde que se comprem créditos à Tesla evitando pesadas multas e tlz a fraude do sec. XXI atendendo a que na actualidade o BEV polui imensamente mais que o ICE.

        • RC says:

          Looool, prove a eles que polui mais.

          • Yamahia says:

            A UE já foi questionada no início de 2020 (4.3.2020) do porquê de considerar os BEV como emissão zero para a atribuição de créditos de CO2. Respondeu com evasivas quase 5 meses depois (29.7.2020) através do vice-presidente executivo Timmermans. Tipo áhh e tal é que coiso. No entanto prometeu analisar a questão durante o ano de 2023.:
            Quote:
            “…é que conforme já anunciámos no Plano de Ação Ecológico Europeu e Economia Circular, a Comissão proporá em 2020 legislação para melhorar a sustentabilidade da cadeia de valor da bateria e aumentar o potencial circular das baterias, considerando, por exemplo, os requisitos de sustentabilidade e transparência.

            Por último, a fim de compreender melhor as questões do ciclo de vida no futuro, os colegisladores solicitaram à Comissão que avaliasse, o mais tardar em 2023, em conformidade com os Regulamentos (UE) 2019/631 e 2019/1242 sobre as normas de CO 2 para veículos ligeiros e pesados, a possibilidade de desenvolver uma metodologia da UE para avaliar e relatar as emissões de CO2 do ciclo de vida de todos os veículos.”
            Fim de quote

            Tipo empurrar com a barriga tão próprio dos políticos eheheh
            Então não se vê à vista desarmada que dizer que BEV = Carbono zero e ainda por cima pagar fortunas por isso é pura trafulhice??? Vai ser preciso 3 anos para chegar a uma conclusão??!! Cum carail eheheh
            Vamos esperar sentados.

          • RC says:

            Trafulhice é apenas considerem emissões dos escapes, tanto que chegaram a um ponto que mais vale acabar com eles.

          • Yamahia says:

            Vc quer mesmo entrar por aí? Que apenas consideram emissões dos escapes dos ICE? E já parou para pensar porque processos passam e o impacto ambiental que têm os combustíveis necessários para alimentar uma termoeléctrica (vulgo escape de BEV) antes de lá chegarem? Veja bem:
            -CARVÃO- A trituração e limpeza do carvão para aumentar sua eficiência energética pode ter impactos negativos no meio ambiente, incluindo:
            1-Degradação do solo: A mineração de carvão pode resultar na degradação do solo, incluindo erosão, assoreamento de rios e danos a ecossistemas terrestres.
            2-Destruição de habitats: A extracção de carvão pode resultar na destruição de habitats naturais e na perda de biodiversidade.
            3-Contaminação da água e atmosfera: A trituração e limpeza do carvão podem liberar partículas finas e metais pesados na água e na atmosfera, contaminando corpos hídricos e afetando a qualidade da água para a vida selvagem e humana.

            -GÁS NATURAL O tratamento do gás natural para remover impurezas antes de ser utilizado na geração de energia elétrica pode ter impactos negativos no meio ambiente, incluindo:
            1-Emissões atmosféricas: O tratamento do gás natural pode libertar gases de efeito estufa e outros poluentes atmosféricos, como metano, que afetam a qualidade do ar e contribuem para o aquecimento global.
            2-Contaminação do solo e da água: O tratamento do gás natural pode resultar na contaminação do solo e da água por produtos químicos utilizados no processo.
            3-Degradação dos habitats: A extração de gás natural pode resultar na degradação dos habitats naturais e na perda de biodiversidade.
            4-Riscos de derrames: O transporte, armazenamento e tratamento de gás natural podem resultar em riscos de derrames, o que pode causar danos ambientais e impactos na saúde humana.

          • RC says:

            Carvão ???? que é isso ?

            Você arranja com cada comparação.

            Epá, diga-me quanto lhe pagam para fazer isto ? até pode ser que alinhe e assim não perco tempo com os seus disparates.

            Gás natural, ah, ok, então agora a comparação com escapes está onde ?

          • RC says:

            Portanto tudo “pode”, mas o facto é que nos a combustão não é “pode” é provoca.

            LOOL

          • RC says:

            Então mas na Europa dos 27 só conta as más decisões de 5 deles ?

          • Yamahia says:

            Só esses 5 que na realidade são 6 são responsáveis por + de 60% do consumo de electricidade na UE-
            Que moralidade tem a UE para classificar o BEV de emissões ZERO? Mesmo não contanto com a bateria. Não lhe parece uma palhaçada?
            Mas se ainda lhe restam tem dúvidas sinta-se à vontade para acrescentar a Polónia com 80% a carvão e restantes países do bloco de leste tipo Bulgária, República Checa, Eslováquia, Eslovénia etc.
            E então ainda acha que o carvão não é para aqui chamado?

            Quanto ao gás já lhe provei que ao nível do CO2 anda ela por ela com um carro a combustão moderno e agora fica a saber que ao nível do NOX a electricidade proveniente do gás é bastante mais pior!

          • RC says:

            Ah sim, então mostre lá o consumo desses em relação aos outros.

            A mim não, parece-me mais imoral não contarem com as emissões fora dos escapes, até porque as baterias, como você diz, nãs são todas produzidas cá.

            E ainda outra coisa mais imoral, que é retirarem os filtros de partículas e outros sistemas como adblue e não ninguém que fiscalize isso. Isso sim é muito imoral.

            Além disso acho também imoral apenas usarem as emissões de fabrica para todo o calculo, já que se sabe que emitem até 1000 x mais , não sou eu que digo, são os gajos da ICTT e T6E.

            Republica Checa – 2019 (já que 2022 não tem dados e os outros são pandemia)

            79.111 GWh

            Portugal no mesmo ano – 50.654 GWh

            É assim tão superior ?

            Pois, mais alguns que vão fazer um festim com milhões para hidrogénio e que não servem para nada. LOOOL

            Claro que não é chamado, só olha para os maus exemplos.

            Anda ela por ela se fosse 100% de gás, mas como não é, não é….

          • RC says:

            Já agora, você provou que um volvo xc40 a andar na AE a 120 kmh reais , alimentado por eletricidade produzida 100% por gás natural, é tão poluente como um SMART a diesel a andar devagar na estrada nacional ou cidade, usando combustível produzido pelo Espirito Santo, e sem levar manutenção em toda a sua vida, sim, acho curioso nunca considerarem este numero, também devem ser peças e óleos fabricados pelo Espirito Santo.

            Nas baterias considerou que foram fabricadas em 2011, com dados até de relatórios de 2007, loool, não sei se entendeu porque baixou esse valor, é que as baterias hoje pesam o mesmo, ocupam o mesmo espaço, mas têm muitos mais kwh, ou seja, a sua densidade mais que duplicou, portanto é normal as emissões do fabrico delas ter baixado…

            Portanto, só provou que estava errado.

          • RC says:

            Sobre as emissões de NOx:

            Fuel Emission of NOx 1)
            (10-3 kgNOx / kgfuel)
            Oil 3.0
            Kerosene 3.0
            Coal 4.5
            Propane 2.3
            Gasoline 27 (3)
            Hydrogen 0 (2)
            Natural Gas 1.0
            Butane 2.3
            Wood, Birch 20% moisture content 0.7

            Pois, sei que são baixos, porque é apenas na queima a uma pressão atmosférica de 1 bar, sabemos que quando se aumentam as pressões a coisa vai por ai acima.

            E bastante atenção a este ponto:

            2) zero emission for hydrogen is a theoretically value. In practice hydrogen burned in air produces more NOx than natural gas due to the high flame speed

            LOOOOL, esta vi eu testarem num laboratório, como o hidrogénio tem uma queima muito mais rápida, o teor de NOx formados é algo absurdo.

            https://www.engineeringtoolbox.com/nox-emission-combustion-fuels-d_1086.html

          • Yamahia says:

            2-A comparação foi feita com 1 volvo xc40 a andar na AE a 120 kmh reais , alimentado por eletricidade produzida 100% por gás natural, como muito bem diz mas não com um SMART como muito mal diz. O modelo usado na comparação foi exactamente igual excepto que é a combustão ( volvo xc40 )

            2- Nas baterias considerei o estudo da IVL de 2017 que a mesma IVL reformulou à pressa em 2019.
            Estes nrs de 2019 já não me mereciam a mínima credibilidade conforme lhe expliquei no outro artigo (pressões económicas e políticas) e agora fiquei com a certeza absoluta.
            Ora veja:
            – A comissão foi confrontada com uma pergunta pertinente sobre esta matéria.
            Essa pergunta tinha como base a conclusão de um estudo de inicios de 2019 da Universidade de Colónia que provava por a+b que os carros a combustão eram menos poluentes que os BEV.
            -Perante esse estudo a comissão trata de pressionar a IVL para para que alterasse os parâmetros do estudo original sobre emissões no fabrico da bateria, depois da bronca com a divulgação do estudo da Universidade de Colónia.
            -Timmermans responde à pergunta de forma inconclusiva e apoia-se no “estudo” da IVL que mandou alterar em fins de 2019:”A recent study by the Swedish Environmental Research Institute IVL[1] shows that battery related emissions are steadily decreasing” para justificar o adiamento de uma resposta conclusiva para 2023 sobre as reais emissões de todos os carros. o Típico empurrar com a barriga.
            -Certamente Timmermans estava convencido que as coisas iriam mudar para melhor até 2023 com o incremento a velocidades supersónicade de energias alternativas. Infelizmente enganou-se. A demanda por carvão aumentou consideravelmente na UE ao ponto de florestas milenares e parques eólicos serem destruidos para facilitar a extracção de ainda mais carvão. E os níveis de emissões subiram.
            -Em desespero tenta que o gás natural e o nuclear sejam considerados energias verdes no que ele chama a “fase de transicção” lool
            -Tenta implementar o Euro7 outra palhaçada. Meteu o rabo entre as pernas e guardou o dossier na gaveta qd confrontado com o facto que dessa forma industria iria parar a produção (redução de 60 a 90% nas emissões nos carros). Desorientação total. Só malucos.
            -Suspeito que essa resposta nunca irá chegar, pelo menos em 2023: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
            Aguardemos expectantes a resposta do Sr.Timmermans.

            4- Sobre o NOX. As centrais (escapes dos BEV) não dispõem das tecnologias para o eliminar presentes nos motores a combustão.
            -Sobre as partículas. As centrais (escapes dos BEV) não dispõem dos filtros para as reter presentes nos motores a combustão.

          • Yamahia says:

            Nota: a 1ª parte da resposta não estava a deixar entrar o post, deixa ver se já dá eheh
            1-S e gu n do da dos do Eu ro st at em 2019:
            Alemanha: 577,3 T Wh
            Itália: 271,5 T Wh
            Países Baixos 98 T Wh
            Austria 30 T Wh
            Grécia 18 T Wh
            Hungria 18 T Wh
            O consumo dos 27 no mesmo periodo foi 2000 T Wh
            Para comparação Rep. Checa 40T Wh, Portugal 21T Wh. Assim é que está correcto.

          • RC says:

            Loool, aquilo que você inventa para satisfazer os números. Loooool

            Você é que apresentou um carro a consumir 3.7 litros, portanto só pode ser um smart.

            Quanto aos números continuam errados, Portugal foram 53 Twh e não 21, bem fui ver os outros, mas tem França logo a seguir a Alemanha que tem mais de 450 twh, portanto la se foi mais um argumento.

            Claro que baixou as emissões por kWh, eu já expliquei porquê, pesam o Mesmo e têm mais capacidade: simples assim ?

            Mas pronto, vamos continuar a ler a sua propaganda. Lol

          • RC says:

            A maioria dos carros a circular em Portugal também não tem sistemas de eliminação de NOx, e os que têm, muitos retiram. Looool

  11. Silves says:

    Mesmo com os cortes de preços, continua a dar lucros: https://youtu.be/G4ZcxeRq2Io (ou como a equipa de Sandy Munro, ao “dissecar” os vários Teslas ao longo dos anos registrou a evolução e também o preço de cada componente ao longo do tempo). E quem quiser pode comprar…

    • Yamahia says:

      Sem os créditos do carbono a Tesla não sobreviveria.
      Em 2020 vendeu 500 mil carros e beneficiou de mais de 1,5 mil milhões USD em vendas de créditos CO2 apenas na UE e nos EUA o que lhe permitiu apresentar um resultado positivo de ~700 milhões USD.

      • RC says:

        Então quantos vendem em 2022 ?

        • Yamahia says:

          Venderam 1,3 milhões de carros em 2022 o que lhes deve ter rendido aproximadamente 3x’s mais em créditos de carbono ou seja ~4,5 mil milhões USD sem levantar o dito da cadeira. Há negócios fantásticos, não há?

          • RC says:

            Venham links com esses números em vez de especulações.

            Qualquer um o pode fazer, nos eua até faziam pior, por cada ve vendido podiam vender 10 a combustão, portanto vá de vender ve baratinhos para meter combustão na rua.

          • Yamahia says:

            Links? Por exemplo este:
            https://www.turbo.pt/tesla-lucros/
            “O caso é curioso: o fabricante automóvel Tesla está a celebrar o primeiro ano de lucros – 2020 -, na sua história. Facto que se torna ainda mais surpreendente, porque, ao contrário do que seria de esperar, este momento histórico não resultou daquela que é a atividade principal da empresa, a venda de automóveis, mas da venda de créditos de carbono a outros construtores!”
            Fim do QUOTE

            De resto, como a malta amuou, tanto a que compra como a que vende, e resolveu não divulgar dados de compra e venda dos créditos de CO2, resta-nos fazer regras de 3 simples para chegar a valores aproximados para 2021 e 2022.

          • RC says:

            Então mas 2020 ?

            Bem me parecia que estava a inventar !! como sempre.

          • Yamahia says:

            Qual foi a parte do:
            De resto, como a malta amuou, tanto a que compra como a que vende, e resolveu não divulgar dados de compra e venda dos créditos de CO2, resta-nos fazer regras de 3 simples para chegar a valores aproximados para 2021 e 2022.”
            que não percebeu?! loool

          • RC says:

            Não precisa de fazer ou inventar nada, vai aos relatórios de contas do ano passado e vê, não é mais simples que ser sensacionalista ?

            Não acha que se isso fosse verdade, não estava já aqui uma bela noticia sobre o assunto para adoçar o coração de muita gente ?

          • Yamahia says:

            Então mostre lá os relatórios.
            É que esses nrs da compra e venda dos créditos de CO2 passaram ser TABU desde a fuga de info de 2020
            Mas não é preciso ser nenhum génio. É fazer a conta …Se em 2020 a Tesla lucrou 1,5 mil milhões com a venda de créditos de CO2 com a simples venda de 500 mil carros, significa que com 1,3milhões de carros vendidos em 2022 lucrou com a venda dos créditos de CO2 aproximadamente 4 mil milhões.

            E não devia ter lucrado. Antes pelo contrário, devia ser sujeita a pesadas multas tal como os outros, dado que a sua actividade e o que resulta dela polui tanto ou mais que a dos outros.

          • RC says:

            Vai à página da tesla e vê os relatórios de contas, não foi fuga nenhuma, os números são públicos, isso é conversa sua.

            Como sabe que polui mais ? Eles não fabricam na fábrica da volvo, as suas fábricas até estão cobertas por painéis solares que abastece uma parte do consumo.

            Também tem essa informação na página da tesla, ou essa ja nao credível para si ? Só lhe interessa usar os números que lhe convém?

  12. George M says:

    Os cortes de preço da Tesla são um movimento de xadrez para dizimar qualquer competição, ele sabe que a competição não está ganhando dinheiro com os bevs e não pode baixar os preços. Comprei algumas ações da Tesla por $ 117, deveria ter comprado um monte por $ 105, mas não estava prestando atenção … vou comprar mais por $ 160 de qualquer maneira, é uma pechincha. Na China, a Tesla vendeu 30.000 em 3 horas após baixar os preços. acabou o jogo, o ceo da bmw disse que não seremos um smartphone sobre rodas. Bem, sabemos o que aconteceu com a Nokia quando eles disseram quem diabos quer essas telas sensíveis ao toque e sem botões.

    • TT says:

      foi a Nokia que inventou o touchscreen para os telemóveis e ainda hoje toda a gente lhes paga royalties

      • George M says:

        Tem certeza? Nokia não apareceu na minha pesquisa de 15 segundos!

        Quem inventou o primeiro telefone com tela sensível ao toque?
        O IBM Simon foi o primeiro de seu tipo quando foi lançado em 1992. Este telefone era a versão de 1992 do atual I-Phone. Era touch screen, portátil, tinha calculadora, e-mail, e podia funcionar em redes.

        History of Phones – Future Phonics – Library Guides at Georgia …https://georgiasouthern.libguides.com › c.php
        Pesquise por: Quem inventou o primeiro telefone com tela sensível ao toque?

    • Yamahia says:

      O movimento de xadrez já existia. A Tesla viu-se obrigada a baixar preços pq os subsídios passaram a ter um tecto valor max. por viatura em determinados países. Situação que tende a generalizar-se pelos restantes que subsidiam a ME. Esses subsídios que o comprador pensa que são em seu benefício, na realidade revertem para o vendedor do BEV e permitem atenuar o valor final da venda. Sem esses subsídios a Tesla passaria a vender bola, porque na realidade os carros não valem um caracol em comparação com uma unidade de marca conceituada. Para além disso perderia os créditos CO2 por unidade não vendida o que seria uma catástrofe para as contas da empresa.
      Daí que enquanto existir este compadrio em torno do negócio do carbono a melhor solução é mesmo baixar o valor de venda à saída da fábrica.

      • RC says:

        Looooooooooool

        É isso, a tesla baixou o preço em Portugal para poder vender na Noruega.

        Por cá até existem muitos que concorrem ao incentivo, com tantos incentivos disponíveis é tudo a correr aos incentivos.

        Tudo serve para dizer mal dos bevs, você deve ter uma grande mina de petróleo aí em casa. Ahahahhaha

        • Yamahia says:

          PT não conta para o totobola, mas em pouco tempo irá constactar que PT se vai adaptar ao modelo alemão. Ou seja acima de ~49000€ não há subsídios para ninguém.

          • RC says:

            Não são os subsídios que afastam os compradores deles, eu tenho 3 e nenhum foi com subsideo.

            A ver vamos Maya. Lol

          • Yamahia says:

            Alguém já o tinha beneficiado dele por si, admitindo que não comprou novo.

          • RC says:

            Alguém ? quem ?

            Em Portugal só este ano é que os incentivos vão chegar a 1300 carros, nos outros anos só davam 1000.

            Portanto está a dizer que em Portugal só existem 10 mil carros eléctricos ? quando o total já é 20 x isso.

            Diga antes assim, 1 a cada 20 beneficiou de incentivos.

  13. Silves says:

    A única concorrência que a Tesla vem observando (com muito interesse) vem da China, já que os novos fabricantes têm o mesmo “modus operandi” e mentalidade. E mesmo algumas marcas concorrentes nos EUA (como a Aptera e Arcimoto) estão a braços com falta de fundos. Rivian também está a ter dificuldade a responder à procura, e a Lucid Motors também.

  14. TT says:

    As contas da Tesla cheiram mal! Têm uma gama de produtos envelhecida e não conseguem lançar novos produtos para o mercado, é a Toshiba americana!

    • RC says:

      Cheiram mal ou não são aquilo que gostava de ler/ouvir ?

      Não conseguem ? Então o model y é o quê? Um carro velho ?

      • Há cada gajo says:

        Para a suposta dimensão da marca, quantos modelos tem ? Quando lançou o último ?

        • RC says:

          E precisa de muitos modelos para ser uma marca grande ?

          Quantos lançou a toyota nos últimos anos? Só em termos de comparação.

        • Rui says:

          A Apple domina os lucros do mercado de smartphones e tem uma das maiores cotas de mercado e tem apenas equipamentos de gama alta, durante anos apenas lançava 1 modelo por ano e só recentemente é 4…
          A tesla nunca vai ter muitos produtos, será provavelmente sempre lançado aos pares, carros suv a partilhar componentes, ter 1 best seller por categoria e apenas isso.
          Também não uso o conceito de novos modelos de X em X anos. Prefere introduzir novidades todas as semanas sem grande alarido, normalmente YouTubers é que notam e comentam…

      • Yamahia says:

        O Model Y é um model 3 esticado na altura e no comprimento.

        • RC says:

          Ah ok, então um bmw série 7 é um série 5 esticado proveniente de um série 3, um M é um série 5 com alguns posinhos.

          Bem me parecia que os carros são todos iguais, já que têm todos 4 rodas.

      • TT says:

        Model S 11 anos
        Model 3 6 anos
        Model X 7 anos
        Model Y 3 anos
        Na calha para sair para o mercado nada… apenas e só adiamentos atrás de adiamentos

        E quando a Fiat Chrysler agora integrada no grupo Stellantis deixar de precisar dos créditos de CO2 tu vais ver onde vão parar as contas da tesla!

    • Carlos Silva says:

      Envelhecida? Usa um Tesla atual durante um mês e vais morder a língua quando voltares para qualquer uma das outras carroças.
      Francamente, que ignorância, a Tesla é a marca mais inovadora da indústria!

      • Há cada gajo says:

        É uma marca da qual tu gostas, mas que não te dá o direito de ofenderes os outros só porque têm opinião diferente da tua. Nos últimos dois anos, lançaram um modelo. É um facto. E o design começa a ficar datado e a manter-se, rapidamente ficará obsoleto face ao avanço das outras marcas.

        • Carlos Silva says:

          Não tolero mentiras geradas por ignorância.
          Não gosto da Tesla, aprecio produtos de qualidade que destacam bastante e positivamente da maioria da concorrência.
          O design Tesla é uma folha em branco, simples, eficiente e funcional, sem tretas nem luzinhas às cores. Pura utilidade lógica.

          • Yamahia says:

            Qualidade e Tesla na mesma frase? Looool

          • TT says:

            A única ignorância aqui é a tua, e é tão vasta que não vê que o model S está no mercado há 11 anos e não tem até ao momento substituto pronto para ser lançado, o Model 3 há 6 anos, Model X há 7! Contra factos não há ignorante que resista!

    • George M says:

      Precisamente por isso que os grandes como VW e Toyota estão com problemas. Muitos problemas e ineficiências em ter que projetar vários produtos por mais de 10 anos. A Tesla concentra uma ou duas ofertas e as torna excelentes e melhores. Um carro atraente e bem projetado é o molho secreto, e eles fazem isso direito com apenas 150 engenheiros que o dinheiro pode comprar. A VW tem 5.000 engenheiros criando um cenário disfuncional onde ninguém sabe quem está fazendo o quê.

  15. Carlos Silva says:

    Que artigo tão estranho, é a fabricante automóvel mais saudável financeiramente, sem dívidas, com autonomia financeira e com um mercado quase infinito para abranger e vende sem gastar um tostão em publicidade.
    Não entendo de que forma tem um futuro incerto!

  16. Carlos Silva says:

    Sem dívidas! Lê os números.
    Com uma tesouraria líquida de recursos próprios de fazer inveja a uma VW, GM ou mesmo Stellantis.
    As grandes marcas estão edividadas até ao tutano, só não entram em insolvência porque os investidores não querem perder tudo o que têm lá enterrado.

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