Quantcast
PplWare Mobile

Windows 10X: Já está pronto o sistema operativo para PCs mais baratos

                                    
                                

Fonte: Windows Latest

Autor: Marisa Pinto


  1. Indignado says:

    Mais uma espécie de Windows S destinado a falhar redondamente, a Microsoft ainda não percebeu que o utilizador não quer ter nada a ver com a loja.
    Quando alguém compra um computador não espera estar limitado a cloud, Windows Store ou ao quer que seja, espera poder fazer o que bem entender do equipamento.
    O utilizador normal não percebe o conceito nem a limitação quando vai a loja comprar um computador barato, espera que o computador trabalhe como qualquer outro sem limitações, na maioria dos casos nem entende o conceito de computador lowcost ou menos potente.
    O pior de tudo é que quem está a vender também não tem interesse explicar pois quem fica mal servido mais tarde ou mais cedo vai voltar a comprar outro equipamento.

    • E porque é que nos restantes sistemas operativos já aceita ter de usar uma store?

      Android e iOS não servem para quase nada sem Internet e as suas stores!
      macOS é loja ou nada!
      Linux tens de puxar os pacotes (na sua maioria)!

      Porque será que no Windows tendem a ser tão cientes da sua liberdade? Fica a dúvida e a ideia

      • Fabio Eliseu says:

        Talvez porque a escolha de um sistema Windows seja mesmo pela liberdade de instalar o que bem lhe entender sem estar limitado a loja de aplicações, liberdade essa que sempre se teve neste sistema, para continuar limitado e com as mesmas capacidades de um Android/iOS nao se investe num computador.

      • Nuno T. says:

        macOS é loja ou nada!?????????????????????????????????????????????????????????
        ideia sem base na realidade.

        • Manuel da Costa says:

          Se quiseres updates, ou tens conta no Itunes e permites que a Apple te venda 630000 milhões em publicidade, ou não te safas, pois a maioria das opções fica bloqueada, caso não faças o update e tentes ligar à net.
          O mesmo acontece com o IOS, que se falhares 3 updates, começas a ver as apps a não funcionarem e a exigir que faças o update, ou acaba por o fazer sem autorizares.

          • Nuno T. says:

            santa manta abençoada, dá uma boa noite de descanso a este pobre espírito carente

          • Tuaregue says:

            bullshits everywhere.

          • dunno says:

            ou entao ficas sem net ou outra porcaria qualquer começa a falhar que obriga a reiniciar o telemóvel e faz update. percebo o que dizes.

          • Paulo says:

            Tens mesmo a certeza do que dizes?
            Sim, para alguns serviços tens de ter a tua conta ativa (óbvio), agora o resto e a parte dos milhões de publicidade… esquece que foste ao lado 😉
            Utilizo o sistema operativo desde 2006/07, passei por todos até ao momento e nunca apanhei os milhões em publicidade (quem dera que o YouTube “apanhasse” essa quantidade de publicidade :’))

        • Pedro Simões says:

          É por isso que a Apple está cada vez mais a fechar as opções e a empurrar para a sua loja a instalação de apps.

          Tens de ir às opções e autorizar as apps ou dizer que autorizado assim e assado.

          • Nuno T. says:

            A opção de instalar fora da loja não está fechada.
            O que a Apple está a fazer é no sentido dos programadores se registarem e assinarem as suas apps. Isso não necessita que as aplicações estejam na loja. E mesmo assim existe sempre forma de instalar uma aplicação não assinada.

          • Tuaregue says:

            mas permite instalar, tal como no windows tens de dizer q aceitas instalar a aplicação.

          • TeclasSoltas says:

            Amigo Pedro Simões, o Pedro de certeza que usa o macOS de forma bastanta espartana, senão saberia que tem até gestores de pacotes que pode instalar no seu macOS e intalar atravez dessse gestor de apotes, milhares de softwares diferentes.
            Alias, pode até usar o macOS como vem da loja, instalar um gestor de pacotes, e passa o tempo a instalar e desinstalar coisas via esse gestor, sendo que a loja da apple serve apenas para actualizações do sistema operativo.

      • Indignado says:

        A maioria dos utilizadores não percebe a diferença e se formos a ver bem o Windows historicamente não tem qualquer necessidade da Store, antes do Windows 10 nunca ninguém tinha utilizado uma Store no Windows e tudo funcionava perfeitamente.
        A Store do windows foi uma tentativa da Microsoft para tentar apanhar uma fatia dos lucros das Stores doa Android e da Apple. Nunca utilizei a Store da Microsoft nem sequer vejo razão para tal.
        As únicas pessoas que talvez tenham utilidade para a Store e dos serviços associados são as pessoas que tem mais que um equipamento e que fazem a sincronização de tudo através da conta da Microsoft entre dispositivos, mas sejamos honestos quantos utilizadores comuns tem mais que um equipamento ou necessidade destes serviços ?

        • Robert Soares says:

          Para ti sim que deves ser um utilizador carcanho como eu. Vejo pelas minhas filhas e outras pessoas que abrem o Windows e vão á store procurar pelas apps. Se o Windows não inova é porque ficou parado no tempo… …se o windows atualiza e tem tendência acompanhar o mercado é porque está agir mal… txxiiii… respira pah que os teus comentários não tem nexo nenhum

      • Ricardo says:

        Calma Pedro…
        Android e Ios dispositivos móveis… não estamos a falar de um computador de secretária…
        MacOS desculpa mas desde quando é que é loja ou nada? Deste um tiro nos pés agora e olha que o meu MacbookPro 2011 está mesmo aqui ao meu lado.
        Linux sempre foi um sistema diferente, e sempre viveu dos pacotes.

        Agora desculpa que te diga, mas o windows está-se a tornar detestável aos meus olhos de uns tempos para cá.
        Ninguém tem de me forçar a ter um browser que eu não quero. Mas que mania ter que espetar á minha frente o EDGE, cada nova actualização altera aquilo que eu coloquei antes.
        Querem-me falar do Safari para Macos? Nunca me afectou ao longo dos anos o Safari pois usei e uso outros browsers e nada me força ao que vem no sistema. Mudo e pronto.

        Agora o modo S que veio em alguns computadores, por amor de deus…. tanta tentativa de forçar as pessoas que pouco ou nada conseguem decidir…

        O windows 10 melhorou muito é um facto. Uso no trabalho porque os sistemas são windows. Tenho no pc do puto cá em casa, porque por incrivel com disco SDD e um Q9650 com 4gb de ram porta-se bem…

        Mas daí a ver as tentativas da Microsoft constantes de passar por cima das nossas decisões é demais. Chega. Já tentei tudo para remover o EDGE nas últimas actualizações e para mim daqui para a frente acabou-se as actualizações.

        • Luis Henrique Silva says:

          isso após cada instalação do windows é natural, mas não te impedem de usar outro browser ou não, o Windows não impede nada, como também podes sair do modo s.
          Isso mais parece birra de uma criança que não percebe nada do sistema, se eles obrigassem mesmo nem poderias se quer instalar…..

          Até podes mudar o browser predefinido lol….
          enfim…..se gostam de linux usem se faz favor….mas nada de birrices infantis contra windows ou seja lá o que for…..vocês é que parecem que forçam os outros a mudar para aquilo que VOÇÊS querem…..

          Não gostam de Windows, mac, linux…..então mudem mas fiquem caladinhos e respeitem os outros que gostam da maneira como funciona cada sistema…..se fosse tudo igualzinho não tinha piada nenhuma…….se fosse tudo mac ou windows……não haveria evolução…….tudo tem o seu sitio…..como cada pessoa tem o seu gosto, há aqueles que gostam d eios, outros de android, uns gostam de ter topos de gama, outros satisfazem-se com um baratinho para o que necessitam…..

          Vai lá fazer birra e mais uns tantos outros para o quintal ao pé das galinhas……

      • JCFB says:

        Sabes que dá pra instalar programas sacados na internet no mac?
        E no linux depende muito da distribuição. Os package managers são bons mas também podes sacar a source e compilar ou podes executar binários sem a necessidade de instalar.
        E ninguem usa a store do windows porque é uma procaria, simples, não tem lá quase nenhum programa.

      • k says:

        Nem é só uma questão de liberdade. Muitas das apps da store da microsoft são irrelevantes, lixo, vigarice ou todas as anteriores. Por exemplo, whatsapp, messenger, instagram, facebook, icloud, spotify, netflix, pintrest, speedtest… isto é tudo irrelevante e só lá está para fazer monte. Não é preciso uma app para isto, pode tudo perfeitamente ser usado a partir do site deles sem precisar de instalar tralha adicional no pc e muitas vezes até funciona melhor.

        Outras vezes, são aplicações que são tão diferentes que nem sequer deveriam ser consideradas a mesma aplicação. O que sai da store não é a aplicações convencional que instalas dos tipicos .exe. E a versão da store não é a melhor das duas, pelo contrário, até é bem pior. Por exemplo, o lendário super popular software para ver vídeos: VLC. São diferentes se instalares pela store ou se fores descarregar ao site deles.

        A da store avisa-te logo no descritivo da store com triangulos e ! amarelos:
        “Beware! This VLC does not feature all the features of the classic VLC! It does not support DVD or Bluerays! Use the desktop version instead!”

        E realmente, instalas e a app nem sequer tem nada a ver uma com a outra, nem no aspeto. Porque é que eu haveria de querer uma versão de funcionalidades limitadas de uma aplicação, que ainda por cima é gratuita, mas muito melhor se a for buscar ao site deles? Ou de outros sítios tipo ninite.

        Noutros casos, tenta-te impingir aplicações lite com versão paga quando o windows já tem programas que fazem basicamente o mesmo da versão paga, mas gratuitamente.

        Noutros casos, algumas apps são óbvios scams:

        Winrar PC- Tutorial: 1,69€ ? Really? Quem é que precisa de um tut pro winrar?! E pago?! Já pouca gente paga o próprio winrar, quanto mais isto.

        “Win RAR ZIP TAR” (isto é o nome de uma só app): 3.69€ para além do ripoff nos nomes, wtf

        Word To PDF Convert Master: 2.29€ e tá em promoção? what a deal! Vamos ignorar que o próprio word já permite guardar em PDF diretamente, os office gratuitos também e o próprio windows já trás uma “impressora PDF” da microsoft instalada cujo propósito é exatamente o mesmo, excepto que até permite converter de mais formatos, não só word.

        E junta a isto mais 100 variantes de compressores manhosos e leitores de PDF que mais parecem malware.

        As que até são legit, podia-se argumentar que é por causa do window S que não te deixa instalar aplicações que não venham da store, mas, de novo, isso é a microsoft a arranjar uma solução para um problema que eles criaram. E não é como se tivesses muito mais seguro na store deles. Não apanhas vírus (supostamente) mas és vigarizado à cara podre.

        E muito mais. Como todas as outras stores que não funcionaram, é problema do conteúdo que lhe metem que é horrível. O insucesso da MS Store não é um problema dos utilizadores e nem sequer os consigo culpar.

    • sujeito says:

      O MacOS riu-se…

    • José says:

      Eu uso e muito as aplicações da Loja. É como me for mais conveniente. Até parece quer na loja tudo é mau. Bem pelo contrário, há programas muito bons e leves que cumprem bem a função. Não tenho problema nenhum coma a loja, já que uso o Window3s como me dá na gana. Ora, no computador de trabalho, ora como num híbrido que tenho como tablet.

  2. Rui says:

    Diferenças do win10 vs win10x ?

    • Manuel da Costa says:

      O win10 ocupa 23gb ou Win10X ocupará 4 a 6gb.
      O win10 precisa de 2gb de RAM mínimo, o Win10X funciona bem com 1gb.
      Os updates do Win10 são de 1gb para cima, os do Win10X são de 100 a 120mb.
      Só vale a pena para quem tenha aquelas coisas, totalmente, dependentes de ligações à net, com 32gb de disco rígido e 1gb de ram.

  3. sujeito says:

    Deve ser interessante instalar este OS numa máquina mais antiga ao invés do Linux.

  4. Rui says:

    A loja do Windows é pobre por culpa da MS.
    A estratégia aplicada nos últimos anos (nomeadamente o completo abandono do mercado mobile – que é o principal impulso das stores). Devs estão mais do que queimados pela MS dai fugirem a 7 pés.

  5. Jorge Fernando says:

    Isto com as políticas certas pode ser uma boa aposta para lutar contra o chrome OS, e se funcionar com ARM talvez até um bom concorrente ao Ipad.

  6. nm3k says:

    Não é por aqui o caminho da MS. Teria sido mais bem aceite pelos utilizadores terem um OS “home” como o que já existe, com um footprint muito baixo, e deixarem usar qualquer app como o utilizador bem entendesse, Se o linux “come” RAM, o windows também está a seguir essa tendência há vários anos, em vez de fazer o contrário. Há boas evoluções é certo, mas a malta da MS às vezes esquece-se que o que se quer hj em dia é velocidade.

  7. ervilhoid says:

    parece o Zorin

  8. António says:

    Já tive um windows 10 S e foi a maior asneira. Totalmente limitado à loja da MS, que é muito fraca! Nem o Chrome podia instalar! No Lumia, faltavam aplicações. Ainda tenho o 650, e funciona bem mas muito limitado, e sempre foi assim! Aplicações, hoje uso tudo online, por ex: https://www.ilovepdf.com/pt, dispensa qualquer aplicação no computador, pois não há nada com PDF que não faça! Descarregar vídeo e conversão….está tudo online. Rádio não conheço melhor que worldradio do browser do Firefox! Percebe-se claramente que o Windows 10X é a continuação da estratégia da microsoft para «fidelizar» incautos!

  9. #tasatreze says:

    Garuda Linux (Arch based distro)
    Hackintosh Big Sur
    Windows 10
    Triple Boot is the way to go

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.