É melhor não instalar! Atualização recente da Microsoft para Windows 11 pode bloquear PC
A Microsoft tem mais um problema em mão. Decidiu interromper a mais recente atualização de segurança do Windows 11 devido a vários problemas que surgem ao iniciar o sistema. Esta situação afeta os portáteis e desktops indiscriminadamente, levando a Microsoft a agir para tentar evitar que a situação ganhe dimensões complicadas.
Atualização do Windows 11 pode bloquear o PC
A atualização que oferece este comportamento nos computadores é a KB5039302. Os utilizadores que atualizaram antes da Microsoft emitir o aviso encontraram situações diferentes, com alguns a reportarem reinicializações constantes do Windows 11 sem que este finalmente completasse o processo, conhecido como bootloop; enquanto outros simplesmente sofreram erros de utilização.
O problema de um computador entrar no bootloop é a perda de controlo sobre o processo de arranque. Além disso, nas situações em que os utilizadores apenas podem usar um computador principal, o problema passa para a área da produtividade por não conseguirem de forma alguma aceder ao conteúdo do computador.
Embora a atualização para esta versão do Windows 11 não seja uma garantia de que o problema irá aparecer, inúmeros utilizadores já o experimentaram. A Microsoft indica que os utilizadores que utilizam máquinas virtuais ou realizam testes de virtualização nos seus computadores são os principais afetados.
Microsoft terá de resolver problema do bootloop
A Microsoft ainda não sabe o motivo deste erro, o que a empresa de Redmond indicou é que investiga o problema para acabar com ele. É claro que a solução ainda pode demorar a chegar porque têm de encontrar o problema específico que causa estes erros e lançar a correção.
Os dados oferecidos pela empresa Redmond mostram que os computadores utilizados em ambientes profissionais são os mais afetados porque é comum a utilização de máquinas virtuais. Mas nem sempre é assim e muitos utilizadores utilizam este tipo de utilitários para testar ferramentas ou simplesmente para ter acesso a determinados programas.
Tendo deixado isto claro, resta-nos agora esperar que a Microsoft lance a sua atualização. Com previsão de chegada nas próximas semanas, será provavelmente uma atualização única. Se o aviso não chegar a tempo, terá provavelmente de utilizar a ferramenta de recuperação do Windows para sair do bootloop.
Eu já algum tempo que me fartei destes problemas, simplesmente desativei os updates… remedio santo… faço os updates manualmente quando preciso…
Não me parece boa ideia.
Ao contrario do que pensas é uma excelente ideia, sobretudo para quem tem sistemas que podem ser comprometidos, nem todos temos o mesmo uso do pc, ao comum utilizador até pode nem ter grande impacto os constantes updates, mas, noutros nem por isso os updates podem dar valentes dores de cabeça dai ser a melhor opção desligar os updates e só os fazer gradualmente manualmente mais tarde quando não existe o risco de haver problemas… Em sistemas prioritários então os updates só ocorrem meia dúzia de vezes em poucas ocasiões.
Não concordo. Instalar “quando preciso” pode ser 2 vezes ao ano. Logo não é boa ideia.
Como vc conseguiu desativar? Me explica. Ja tentei uns 10 tutorias ou mais na internet nao consegui de jeito nenhum. A microsoft obriga as pessoas aceitarem, mandatorio. Sacanagen isso
Desde 2018 que não tenho problemas com os updates do Windows 10/11
Nunca tive problemas com Updates do Windons.
No entanto tinha esta actualização por fazer e pelo sim pelo não não atualizei.
Por aqui tudo normal!
Esse update está em preview, quem o fez sabe bem que “preview” ou “beta” é sinónimo de problemas. Quando estiver oficial não deve haver esses problemas.
W10 continua a ser melhor.
+1
Continua porque ainda não chegaste à fase em que vais ter mesmo de mudar como aconteceu com winxp win7, pois assim que começar o corte ao suporte dos softwares deixa logo de ser o melhor…
O mais certo é a Microsoft estar para lançar uma versão nova sucessora ao win11…
Aquando sair uma versão melhor que a porcaria do W11, mudo de SO. Por enquanto W10 até não poder mais.
Sim mas até lá uso o Windows 10.
Não quero perder tempo a ser beta tester.
Quando já existe há mais de uma década um solução para isso…
Pois é, já me esquecia, funciona em Linux, aquele sistema operativo que os adoradores do Windows e do macOS dizem ser limitado.
Até parece que quem usa Windows não usa linux porque existe algum tipo de proibição. Uso os 2 e não me queixo. LOL
Sim linux e windows mundos diferentes, o linux não é limitado, simplesmente não desenvolvem é softwares que existem comuns na outras plataformas concorrentes para as massas, por isso é que o linux desktop continua com uma cota de adesão muito pequena…
E eu sou user das 3 plataformas…
Nada de novo!! É só mais um na história do Windows.
Acho que no título do artigo, faltou mencionar “utilizadores que utilizam máquinas virtuais”.
Por cá, nada de anormal, como sempre!
Eu como já me lixei muitas vezes com a Microsoft, migrei de vez para Linux e não quero outro
No Linux os problemas são os mesmos. Às vezes piores de resolver!
Mas só eu é que tenho problemas com as atualizaçoes do Linux!? Desde desconfiguração da personalização do sistema, pacotes danificados e depois…. como resolver a não ser perceber muito muito de informática?