Em ano de despedimentos, CEO da Microsoft, Satya Nadella, recebe grande aumento salarial
No último ano fiscal de 2024, que terminou a 30 de junho, a Microsoft teve alguns altos e baixos, com muitos despedimentos a terem acontecido. No meio deste cenário negativo, foi revelado esta semana que Satya Nadella recebeu uns colossais 79,1 milhões de dólares em ações e dinheiro para o ano fiscal de 2024.
A Microsoft revelou quanto foi pago a Satya Nadella através de um pedido feito à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. O montante foi muito superior aos 48,5 milhões de dólares em ações e dinheiro que recebeu no ano fiscal de 2023.
Tal como acontece com muitos CEO de grandes empresas, a maioria dos pagamentos feitos no último ano fiscal foram feitos sob a forma de opções sobre ações da Microsoft. Deveria também receber 10,66 milhões de dólares em incentivos e bónus em dinheiro. De acordo com o documento da SEC, Satya Nadella solicitou pessoalmente que parte do seu pagamento fosse reduzido para “apenas” 5,2 milhões de dólares.
Isto deveu-se aos esforços da Microsoft para se responsabilizar por uma série de violações de segurança durante o ano fiscal de 2024. Um deles aconteceu no verão de 2023, quando um grupo sediado na China obteve acesso a contas de e-mail do Outlook nos EUA e na Europa. Mais tarde, no início de 2024, um grupo sediado na Rússia acedeu às contas de e-mail de alguns dos principais executivos da Microsoft.
Na altura, a Microsoft revelou que fez mudanças nos seus esforços de segurança após estes incidentes. Alegou, em maio, que a segurança era a principal prioridade da empresa acima de tudo. Em junho, a empresa disse que alteraria os bónus, mesmo para os seus principais líderes, dependendo de como eles contribuíssem pessoalmente para melhorias na segurança.
Conforme a informação desta semana na SEC, a Microsoft disse que Satya Nadella sentiu que o "desempenho geral da empresa foi extremamente forte" durante o último ano fiscal. Acrescentou ainda que solicitou que o Conselho de Administração da Microsoft "reduzisse o seu incentivo em dinheiro" para que pudesse assumir alguma "responsabilidade pessoal pelo foco e velocidade necessárias para as mudanças que o atual cenário de ameaças à cibersegurança mostrou serem necessárias".
Mesmo com este corte nos bónus em dinheiro, em comparação com o que poderia ter sido sem os problemas de segurança, é evidente que Satya Nadella ainda é um CEO muito bem pago da Microsoft. Ainda mais, quando muitos funcionários da empresa foram dispensados para ajudar a equilibrar as finanças da empresa.
A hipocrisia do mundo, salarios baixos para o povo e ricos cada vez mais ricos. Quando as pessoas se fartarem deste modelo economico e fizerem ao mesmo aos Ceos o que fizeram a monarquia pode ser que aprendam
Olha lá, se tu fores acionista de uma empresa ou dono de uma empresa queres o que?
Um CEO que ganhe milhões, mas que de biliões em retorno!
OU um CEO , que ganhe 2000€ e de prejuízo?
Um que a empresa não tenha crescimento?
Tu tem a mente de pobre que nunca vai alcançar nada da vida.
És o típico Tuga que tem lugar cativo num estádio de futebol, que paga as cotas no clube X, e reclama que o jogador Y ganha milhões para dar pontapés numa bola.
Oi que paga 50€ para ir a um concerto e reclama que esses artistas ganham muito dinheiro.
Eu por outro lado acredito que para receber 3k de ordenado tenho de contribuir bem mais que aquilo que recebo, se não porque haviam de me contactar???
E tu se achas que o mundo capitalista está mau e que não devia ser assim, devias defender essa tua teoria e deixar de comprar roupas na Primark, etc, vai comprar e gastar o teu dinheiro com pequenas empresas.
Mas não falas mal, mas andas a comprar produtos de grandes companhias, tu és um hipócrita.
Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço.
Hipócrita!!
Crises económicas são apenas para os pobres.
Ser CEO e despedir por vezes são sinónimos.
– 2023: 48,5 milhões de dólares
– 2024: “uns uns colossais 79,1 milhões de dólares”
São trocos, tal como os pagamentos da Apple a Cook e de outras empresas ao respetivo CEO.
O prémio de gestão de Musk, em ações da Tesla, para o período 2018-2028, recentemente confirmado pelos acionistas, mas ainda não validado pelo tribunal, pode chegar aos 56 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de dólares/ano). Está dividido em 12 metas de 1%, Musk atingiu já 11.
Não sei do caso da Microsoft nem quero saber… mas o que não percebo é a indignação de alguns quando se sabe que um qualquer administrador executivo de uma qualquer empresa (ainda por cima privada) ganha muito mesmo em tempo de despedimentos.
Se uma empresa despede é porque não está assim tão bem e precisa de definir novos objectivos e de se reorganizar.
Além do mais, um administrador executivo ao despedir alguns até poderá estar a salvar ou a tirar a empresa de maus lençóis e assim a preservar o emprego de outros em vez de mais tarde ter de despedir toda a gente… e se assim for por que razão não há-de merecer o ganha? Se o administrador executivo cumprir os objectivos que lhe são dados e der a volta à situação da empresa e se para isso estiverem previstos bónus então merece tudo o que lhe seja prometido.
E pode dar o exemplo; se a estrategia dele falhou…ser primeiro a ir embora /sem bonus) e contratam outro. Pimenta no cu dos outros é refresco.
depende da estrategia… se a estrategia é fazer a empresa falhar ele vai ganhar o bonus… tem imensos casos. Nokia é um dos casos, Elop vendeu a divisão mobile e despidiu muita gente e ganhou com isso.
Claro… e dificilmente terá outra empresa a solicitar-lhe o mesmo tipo de serviço mas se cumprir não faltarão outras empresas a quererem ser salvas, reorganizadas ou tiradas de um aperto… daí que alguns administradores executivos atinjam salários e bónus tão elevados.
Com despedimentos ou não o chocante não é tanto cumprimento da sua função, o que chocante é a diferença salarial, eles ganham rios de dinheiro e a grande maioria dos trabalhadores recebem migalhas.
chama-se capitalismo, o Marx ja escreveu sobre isso tipo ha uns 200 anos atrás…. O Capital tem 3 volumes se não estou em erro
Os únicos que estudaram o Marx com atenção foram os capitalistas.
Típica cultura de lideranças,o que andam as “Business school” a ensinar? ou melhor o que não andam a ensinar, à luz do que se vê em redor, falta-lhes literacia em termos de compensação pelo trabalho prestado, o valor do mesmo
O que interessa é o dinheiro que faz aos acionistas. Se o fizer com despedimentos é igual ao litro.
Há por vezes gente, que por ignorância, luta contra uma coisa que momentaneamente não gosta (ou gosta mais de outra da concorrência) , desconhecendo que essa coisa pela qual luta, será a razão do seu fim!
Despede funcionários para encher os bolsos. LOL!! Agora percebo a razão pela qual o Windows piora de mês para mês. Acho que com este CEO a Microsoft pode vir a tramar-se.
Nada de especial, porque o capitalismo é isso mesmo. Uns ganham aquilo que os outros perdem. Os capitalistas ganham aquilo que os trabalhadores perdem. No final do dia, somando os ganhos dos capitalistas com as perdas dos trabalhadores obtens sempre zero. E a única saída é a apropriação colectiva dos meios de produção, ou seja, das empresas.