PplWare Mobile

ArtistX 1.5 – Um Ubuntu para músicos e outros artistas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. MigM says:

    Pegavam nessas 2500 aplicações, retiravam o que melhor cada uma tem, compilavam tudo em meia-duzia delas e aí sim, era uma hipótese a considerar.
    Agora, apresentam um package com 2500 soluções?! Quem é que vai explorar isso tudo? E quem é que vai andar a saltar de aplicação em aplicação sempre que precisar de requisitos de uma e não de outra?!

    • Fabio Carvalho says:

      por um lado concordo contigo. Mas temos que ver isto com bons olhos pois estas iniciativas vao travar um pouco o monopólio que grandes marcas que desenvolvem software deste tipo tenhem no mercado.

      • MigM says:

        Não vai nada travar com o monopólio por várias razões, mas entre as principais está no facto do software open-source raramente trás licenças dos standards usados no mercado profissional. P.ex., o Gimp mão trabalha com CMYK nem com Pantone porque não tem licença para este tipo de standards.
        No som e imagem normalmente há problemas com hardware porque não existem drivers (existem os standards e não específicos).
        O mercado profissional prefere pagar milhares de euros por software e ter o que o mercado pede e usa que andar com software open-source que não corresponde aos requisitos profissionais.

  2. Alberto says:

    Será uma boa escolha para um profissional dde multimedia? Não entendo a vantagem disto, quando na verdade podemos ter o nosso ubuntu com os mesmos programas, não? Eu vejo por mim, para a área multimedia uso alguns programas de audio e vídeo, para os sistemas 3D imersivos uso o blender entre outros, etc…

    Agora ter uma panóplia de 2500 programas de multimédia dá que pensar… e assustar não? Só de imaginar que quereria ver o que cada um faz… e logo eu! 🙂 2500 programas a 45 minutos + ou – por cada um…pelas contas 2500×45’/60′ e depois por cada ano… ok… 5 anos para isto! Fogo… a minha mulher deixava-me! Ná!!

  3. Carlos says:

    Mais uma variante do Linux?

    E uma que o ponto “forte” é vir com 2500 aplicações para audio e video?

    http://www.ted.com/talks/barry_schwartz_on_the_paradox_of_choice.html

  4. Mario Junior says:

    OS X manda abraços. Aliás, até o Windows manda abraços também. 😉

  5. Simao says:

    Uso o Ubuntu Studio, por sinal muito bom e olho para esta distro e a única coisa que me ocorre é “mais do mesmo”.

  6. Alexx says:

    Revejo me nalgumas criticas que li mas como não tinha nada que me servisse este ArtistX caiu bem. Todavia, no que preciso mesmo de trabalhar é na componente gráfica – manipulação de imagem, DTP, gestão de fontes etc. Será que existe alguma distribuição que possa pacificamente coabitar com outras (dual boot)? Agradeço sugestões dos entendidos ou quem sabe algum artigo do PPlware.

  7. Marcelo says:

    Eu gosto de Linux mas não me atende as necessidades. Trabalho com fotografia e vídeo. No Linux não dá para editar vídeo profissional, a qualidade dos textos nos vídeos são fracas o som muitos outros problemas nos vídeos testados com KDENLIVE, alem de não dar para fazer menus para blu-ray que é o que se vende muito agora… Prefiro pagar para ter software quer funcione e não é caro cerca de 120€ já se compra bom editores de vídeos para trabalhos profissionais muito superiores aos existentes para Linux e para fotografia por 80€ temos um excelente software Corel PaintShop pro X6 64Bits por isso uso Windows.

    • portaro says:

      É 5 estrelas tal como AvLinux e Kxstudio, os que comentaram provavelmente conhecem bem o sistema Linux e os softwares para multimédia. A não ser a Adobe flash (onde a alternativa é pencil) o resto faz-se com linux sem problemas maiores, outra coisa é quão fácil é fazer em Linux ou em winderos ou maceros.
      MAs se vão pelo fácil realmente é mais click use nos winderos e maceros.

      Eu só uso Linux para as minhas criações tenho um windows virtualizado para adobe o qual não uso fora dos cursos de aprendizagem multimédia.

  8. Conheço e uso o ArtistX desde a sua versão 0.7 – e posso dizer que ele está cada vez melhor.
    Aqui no Estúdio também usamos e testamos o Ubuntu para editar vídeo e áudio.
    Mas tem hora que não tem jeito – só o ArtistX resolve.
    Quer ver um exemplo? Para autorar um DVD 16:9 com arquivos m2v nativos do Cinelerra só no ArtistX.
    O Ubuntu não reconhece o m2v -e por tudo que já pesquisamos e instalamos programas no Ubuntu não conseguimos achar o que está faltando.
    Pois bem: no ArtistX não falta nada. Está tudo lá já instalado.
    Muitos de nós começamos com o reuindows – e falar em 2500 programas no rundows é impensável.
    Mas em termos de linux é viável. E tem outra: não pense que você vai abrir a lista de programas e vai encontrar os 2500 ali – porque para um programa funcionar ele utiliza outros vários. É assim em todo sistema operacional.
    Então quando os desenvolvedores do ArtistX dizem 2500 programas eles querem dizer que você não vai ter que instalar mais nada.
    Nós tentamos montar um S.O. via net. Depois de semanas de tentativas desistimos. Você teria que conhecer a fundo todos os programas que precisa pra uma coisa assim dar certo.
    Por isso recomendo o ArtistX. Não é pesado e tem tudo que se precisa pra multimidia.

  9. Minhoca says:

    Eu uso o Kxstudio, que dá para reduzir a latência quando gravo algo de um teclado. O ArtistX 1.5 dá para regular a latência ? (No KxStudio tem o Cadence).

  10. Lucas Brandão says:

    Olá! Baixei a distro só que no meu notbook o teclado fica desconfigurado e o jack não “funfa” com isso não uso alguns programas ex.: Ardour.

    Uso o UbuntuStudio

    Att,

    Lucas Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.