A Canonical tem uma má notícia! O Ubuntu 22.04.1 LTS teve de ser adiado por problemas
Sendo uma das principais distribuições Linux, é natural que as novas versões do Ubuntu sejam das mais esperadas. Cada novo lançamento é desenvolvido não apenas para eliminar falhas ou problemas, mas também para trazer novidades.
O Ubuntu 22.04.1 é a mais recente versão, estando programada para chegar agora aos utilizadores. Infelizmente, e do que a Canonical revelou, este momento foi adiado simplesmente porque existe um problema grave nesta versão.
Estava esperada para ontem a chegada da versão Ubuntu 22.04.1 do Ubuntu. Esta era esperada como uma versão LTS (Long Term Support), o que lhe garante suporte e atualizações ao longo de 3 ou 5 anos (desktop ou server). Este é um cenário normal e que se repete a cada 2 anos.
É assim que surgiria esta nova versão, apresentada há alguns meses e preparada para chegar aos utilizadores. A verdade é que a Canonical reverteu este cenário e acabou por cancelar a chegada da nova versão, apontando como causa um problema detetado recentemente na versão de desenvolvimento.
O que é revelado na informação apresentada é que existe uma falha nos Snaps e que estes depois de instalados não estão a ser abertos, levando a que as apps não possam ser usadas nesta versão do Ubuntu. Aparentemente, esta falha apenas acontece quando é feita uma instalação OEM.
Uma vez que a Canonical aposta de forma forte nos Snaps, é natural a sua preocupação com este cenário e a decisão tomada. O alerta foi dado poucas horas antes do lançamento da versão 22.04.1 do Ubuntu, mostrando os potencias problemas que poderiam advir de o lançar assim.
Mesmo com este cenário e com o problema descoberto nos Snaps, todos os que fizeram já a atualização estão imunes e livres de problemas. Por outro lado, esta versão do Ubuntu deverá surgir na sua versão final já na próxima semana e, espera-se, livre de qualquer falha ou problemas.
Este não é um cenário normal e a posição da Canonical mostra bem a sua preocupação. Estes problemas, mesmo limitados à instalação OEM, poderiam colocar em causa esta versão que se espera ser mantida por alguns anos.
não considero uma má noticia. Má noticia seria lançar com problemas.
Venha ca o samuelgor e companhia dizer que linux nunca da problemas para nos fazer rir! Produtividade ou gaming so com windows ou macos
Tu é que nos fazes rir com as tuas patacoadas. Se o Samuelgor diz isso mesmo estás a ser igual a ele…
“Produtividade ou gaming só com Windows ou MacOS” é a sua opinião. Pessoalmente não tenho tido grandes dificuldades. O resto do comentário é apenas intolerância à liberdade de escolha.
cada um tem o seu papel. o endpoint de produtividade está no operador que irá selecionar o sistema ideal para os serviços e trabalhos em causa.
Eu nunca disse que dava problemas mas tu sendo um fanboy da Microsoft não sabe distinguir uma árvore da floresta. O Ubuntu é a sexta melhor distro mas como só sabes contar até 3 não sabes o que significa. Estando o Ubuntu com problemas na instalação OEM, a instalação feita pelas marcas (visto que não sabes isto), que é a minoria das instalações (nem a 1% chega). Ou seja o Linux têm menos problemas que o Windows… Já agora a Microsoft já resolveu o problemas das impressoras??? Não pois não.
Pois não. E eu a usar o velhinho laptop especificamente para… Imprimir e fazer scans. É o que é. E a impressora tem 3 meses, nem é nada de especial. Enfim. Infelizmente ainda preciso de laptops, mas quando deixar de precisar é comprar e mandar montar um desses NUC’s que por aí há sem SO e instalar-lhe Mint no SSD. Nem me preocupo mais com a MS, sinceramente. Para o que preciso é mais do que suficiente… Agora; o Win11 é uma vergonha. Tão simples quanto isto. É bonito, mas é uma vergonha…
Quando a Microsoft vai buscar coisas às melhores distros de Linux o Windows é um sucesso, tal como fez no W10, win7 e anteriores, mas quando não vai é um falhanço (win11 e win8).
Eu configurei a interface gráfica no meu Mint 21! Visual bonito do W11 e a segurança, estabilidade e fiabilidade do Linux Mint! Who needs Windows????? E depois vêm os tótós chamarem tótós aos outros…….
Más noticias é continuarem a apostar nos snaps ainda muito crus.
mudei para fedora à conta dessa treta
Quala tua opinião do Mint?
Sei que também querem afastar-se da canonical e do ubuntu. Experimentei uma vez há alguns anos mas em termos de DE prefiro o kde plasma ao cinnemon e restantes. Uso o spin kde do fedora porque nunca atinei com o gnome,
O Mint evolui sem fazer revoluções. Vai oscilando entre boas versões e versões que servem apenas para “cumprir calendário”. A atual, a 21 parece trazer alguma novidade, ainda que algo invisível… No geral diria como os Ingleses: “It just works”; que é como quem diz: Simplesmente funciona. Os defaults gráficos são no geral feiotes, mas o sistema faz o que lhe é pedido. Nem mais, nem menos. Talvez o melhor SO disponível de momento, apesar de realmente andarem um pouco ao sabor da maré…
Ok, Obrigado.
Eu configurei a interface gráfica, existem milhares de temas disponíveis, é buscar informação como se faz, o que é muito simples e fico com o meu Mint 21 com o visual bonito do Windows 11!
perguntaste ao Nuno Torre e eu respondi…
O MINT tem uma vers\ao debian
Estou utilizando a versão 22.04.1 LTS que foi actualizada automaticamente e por enquanto nada de problemas
Eu também