Quantcast
PplWare Mobile

Xbox Series X: 20% do SSD está reservado para o sistema e apenas 800 GB são para jogos

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Miguel says:

    Se o sistema da ps5 ocupar o mesmo sobra 600Gb para jogos.
    Chega bem para a maioria, a menos que sejam dos sem vida que jogam 6 e 7 jogos ao mesmo tempo.

  2. Rrrrrr says:

    sim, realmente 800gb parece mesmo pouco….
    -.-

    • whatevs says:

      e não é hoje em dia? Sendo que tem apenas 80% de espaço usável para jogos, e que jogos como CoD e outros ocupam 200gb, sim é pouco

    • whatevs says:

      ja para nao falar de que quase todos os jogos AAA hoje em dia ocupam quase todos mais de 100gb.

      • Dudz says:

        Pelo menos anunciaram uma forma de extender esse espaço (pagando), mas é de notar que certos jogos estão a atingir valor absurdos. O maior que tenho é o ARK com os dlcs essenciais para o online são quase 300gb

      • Joao R says:

        Nos jogos atuais, devido à arquitura atual das consolas, as porções dos mapas têm de ser carregadas na íntegra, porque un disco mecanico é muito mas muito lento a ler dados não sequenciais (ainda requer o movimento fisico da agulha dentro do disco). Por isso, assets comuns a varias porções do mapa, como casas, arvores, carros, etc., têm estar repetidos a longo do disco, assim quando carrega uma porção do nivel, já vem com tudo. Isto cria uma redundância necessária nos jogos, especialmente em open-worlds como COD:warzone ou assassin’s creed.
        Com os sdds da nova geração, prevê-se eliminar tal redundância e otimizar o uso do disco, o que vai diminuir o tamanho dos jogos, ou no minimo oferecer mais detalhe e variadade para o mesmo espaço no disco.

        • whatevs says:

          Isso é tudo muito lindo na teórica. E já ouvi falarem nisso. Agora só falta aplicarem isso. Mas por enquanto por mais 2 anos não deverão fazer isso.
          Enquanto os jogos continuarem a sair para as 2 gerações, não me parece que irão fazer isso. Até porque se fizessem isso, basicamente iria requerer que eles fizessem 2 versões completamente diferentes uma da outra.

    • TSSRK says:

      Não deves saber quando ocupam os jogos no disco…

  3. Vivas says:

    E uma vergounha levanos tudo ce vos tiracem 20 porcem do ar que respirao gustaba de saber ce axavao grassa mizeria

  4. João says:

    Podiam era explicar que isso deve-se ao Quick Resume, e já agora, em vez de se ficarem por uma notícia negativa sobre a nova Xbox poderiam ter feito n artigos com as coisas boas da mesma.

    Mas pronto, estamos em Portugal … o habitual …

    • whatevs says:

      deixa estar que isso nao acontece apenas em portugal. A IGN dos USA fez o mesmo. E esta noticia veio dai.

    • Vítor M. says:

      No dias que correm, um comentário como o teu é estranho. Aliás, nem era preciso muito, bastava pesquisares, https://pplware.sapo.pt/tag/xbox/ o que não faltam são notícias, mais positivas, dado que não fazemos notícias negativas. Isso é da tua cabeça 😉 o habitual!

      • João says:

        Não, não é da minha cabeça.

        Recentemente tivemos HandsOn de algum pessoal influente e foi uma chuva de boas notícias sobre a Xbox Series X.

        Ficámos a saber das melhorias consideráveis nos jogos da Xbox One (tempos de Loading, FPS, etc), a fluidez do sistema, o quanto a Xbox Series X é silenciosa (já a One o era em todas as suas iterações), o conforto do comando, o Quick Resume (que é um Game Changer), etc.

        Pelo meio ainda tivemos outras notícias positivas como a aquisição da Zenimax, a integração do EA Access no GamePass que faz do serviço algo absurdamente bom (já o era), suporte a Dolby Vision, etc.

        Vou ao link que indicas e nas últimas 3 notícias 2 más ou de cariz mais negativo (esta do espaço disponível em disco e o preço do cartão de memória da Seagate) … que não está de acordo com o trabalho imensamente positivo que a MS tem feito com esta Series X onde as boas notícias continuam a chegar.

        Desculpa-me, mas não me venhas dizer que são coisas habituais ou da minha cabeça.

        • Marisa Pinto says:

          Continuas na mesma a achar que a notícia é negativa quando não é é. Escrevemos sim sobre o preço do cartão de memória que, por acaso, foi anunciado pela MS por aquele preço. É o que +e, tal como este artigo é o que é. Se tu dás conotação negativa então talvez sejas tu quem não está de bem com a MS, pois se achas que falar sobre o preço (factos) é algo negativo… a interpretação é tua, LOGO, a consideração negativa em relação à MS é tua.

          Mais uma vez vai ler o que temos escrito. A MS não é uma empresa assim tão diferente das outras, e todas elas têm notícias que agradam e que desagradam. Se só escrevêssemos o que é do agrado dos fãs, aí sim estaríamos a ser tendenciosos.

          A nossa missão é informar, cabe a cada um interpretar cada notícia e gerir as emoções que ela lhe causa. Não podemos ser nós a condicionar e enviesar as notícias só para que divulgar informações que podem não ser assim tão agradáveis. A vida é mesmo assim, João, Há coisas que gostamos e que não gostamos em cada área. Faz parte.

          • João says:

            Marisa, obviamente que a notícia tem uma conotação negativa aos olhos do público casual. A pessoa adquire o produto com a ideia dos 1Tb de espaço e depois vai a ver e afinal só tem 80% desses espaço.

            A questão que eu levanto, é que neste mesmo período de tempo tivemos muitas mais notícias positivas sobre a Series X, fruto dos HandsOn desta.

            Não fizeram qualquer artigo sobre:
            – Quick Resume;
            – Melhorias da Retro-Compatibilidade;
            – Silêncio do equipamento;
            – Comando;
            – Suporte a Dolby Vision;
            – etc.

            Poderiam ter aproveitado este artigo para explicar que parte dos 20% do espaço do disco está reservado para o Quick Resume (SaveStates dos jogos), mas não o fizeram.

            Juntamos a isto verdadeiras borradas jornalísticas como uma peça recente da TVI sobre as consolas da nova geração e é impossível à Xbox conquistar qualquer espaço no nosso mercado.

            No entanto, isto não é obrigação vossa, mas sim da Microsoft que devia apostar mais no Marketing.

            Independentemente disso, mantenho o meu ponto: no meio de tantas notícias positivas sobre o produto (algumas delas inovadoras como o Quick Resume) fizeram unicamente um artigo sobre o lado negativo de uma funcionalidade (que pelos vistos dá para desligar e devolver vários GB do SSD ao utilizador).

            Posso ter sido bruto (e fui, mas também já escaldado com a parcialidade de um mercado monopolizado como nosso) mas é uma crítica construtiva, não destrutiva.

          • Vítor M. says:

            João, como sempre, a informação é justa e não destrutiva. Como tal, é sempre positiva e em favorecimento do leitor, do consumidor e, como as marcas gostam, a favor do produto. Sobre o que foi feito e está por fazer, não tenhamos dúvidas que há muito por fazer e que vai ser feito, e muito que já foi feito e dito sobre esta consola. Análises do hardware, dos jogos, da plataforma, são um prato do dia aqui no pplware, basta ver a categoria jogos e hardware. Sobre esta, estamos “mortinhos” por lhe por a mão em cima. 😉

            Obrigado pelo feedback e, com as meninas, não sejas bruto 😉 Abraço.

    • Marisa Pinto says:

      Deves estar distraído, se realmente acompanhasses o nosso trabalho vias que o que mais temos feito até é promover e noticiar a Xbox.

      Mais, onde é que esta é uma notícia negativa? é o que é… é uma característica, agora a conotação negativa foi dada por ti.

  5. pirata says:

    800 gb dá para uns 12jogos… Não vejo qual é o problema

    • João Fernandes says:

      Sabes o tamanho dos jogos da new gen? Com gráficos 4k ? Pois, bem me pareceu.

    • Miguel says:

      Pois nem eu.
      Tenho uma ps4 pro de 1Tb e nunca passei dos 500gb ocupados….e sem necessidade, pois para a utilização que faço 200/300 Gb chegavam.

    • Sílvio Pinto says:

      12 jogos? há jogos a ocupar 200gb já

      • Miguel says:

        Muitos porque têm os dados duplicados para fazer o load dos dados mais rápido.

        • Sílvio Pinto says:

          Esta para mim é nova, duplicar dados para ter o dobro da velocidade?

          • PGomes says:

            Um HDD tem uma quantidade de IOPs muito baixa e isso é mau para carregar muitos ficheiros de tamanho pequeno.
            Por isso, cria-se pacotes de ficheiros grandes, para o sistema carregar de forma sequencial. O problema é que para fazer isto é preciso incluir muitos assets, de forma repetida, neste tipo de pacotes grandes.

          • Xixas says:

            Sim, os assets estão repetidos para aumentar as velocidades de acesso aos por os ficheiros sequencialmente. Isso faz com que os HDD leiam os ficheiros mais rapido que se estiverem dispersos pelo disco. É uma tecnica usada na Xbox One e PS4 por devs.

            Com os SSD não vai ser preciso, alem que com as novas compressões fala-se em reducções de 30-50% do tamanho dos jogos de nova geração.

  6. Ola says:

    Quando compram um computador Windows ou um smartphone Android, o espaço disponível também é o espaço indicado nas specs? Isso seria um milagre da engenharia.
    Isto é uma não noticia, bem se nota que o pplware não tem nada mais relevante para noticiar

  7. TugAzeiteiro says:

    Se há uma coisa que aprendi ao longo dos anos, é que nunca devo comprar logo mal saia algum produto novo! Vou esperar 1 ou 2 anos…. problemas vão ser corrigidos, novos jogos vão ser criados, etc etc…

  8. Joao says:

    Então a Series S com o disco de 512Gb vai ficar com uns estonteantes 300Gb livres… Quem jogar COD Warzone fica com espaço para 2 jogos.

    • Joao R says:

      No Series S, para alem dos jogos serem mais pequenos, devido a assets de menor resolução/detalhe, a pool de memoria por jogo é de 8-9 GB, pelo que o sistema deve reservar 60GB para o Quick Resume. Por esta razão se o disco interno for usado para jogos de nova geração, ainda deve chegar para guardar uns 5 ou 6 jogos em simultâneo.
      Também quem jogar COD deveria fazê-lo a partir de um disco externo, pois é um jogo que não vai tirar partido do novo disco e em que as velocidades de carga são irrelevantes pois tens que esperar na mesma que os outros jogadores carreguem o mapa.

  9. Alex says:

    Eu acho que o pessoal aqui queria que as consolas fossem 1000€ para virem com 10TB……. Ou então queriam as novas consolas a 200€ pq só trazem 1TB….. são menos cerca de 200GB isso só dava para mais 1 jogo e meio LOL

  10. Joao R says:

    Por que não explicam que é por causa do Quick Resume (para além do SO e caches necessárias), que permite trocar de jogo sem perder o estado atual e permite voltar exatamente onde estavas no espaço de segundos. Isto cria uma copia dos dados na RAM de um jogo no disco, para carregar os do próximo jogo. Tendo em conta que permite mudar entre 5 a 7 jogos, o sistema deve reservar por volta de 100 GB para o proposito.
    Seria interessante que deixassem uma opção para desativar esta funcionalidade a troca de mais disco.

  11. TT says:

    Titulo ridículo! Quando compram um disco rígido têm sempre a capacidade anunciada livre? Não, nunca têm, o vosso smartphone como é? É diferente? Num disco de 1Tb para uma consola como a PS5 e Xbox X é perfeitamente aceitável ter 800gb, o que não é aceitável é fazer um título a dizer que só tem 800gb até parece que 90% da capacidade que se perdeu e nada disso acontece noutros equipamentos!

  12. Polo says:

    Acho bem que façam reserva para o sistema e até para overprovision

  13. Tiago says:

    O espaço disponível chega e sobra para quem trabalha… Só não chega para as pessoas que vivem a conta do estado ou seja dos que contribuem com descontos e imposto… Eu apenas jogo 1 ou 2 de cada vez no máximo 3 para não cansar…

    Agora dizerem que o pplware não faz bom trabalho. Não aceito muito bem… Dizem as coisas boas e más dos artigos…

    CONTINUEM COM A BOM TRABALHO…

  14. Miguel says:

    O que intressa é se chega para os jogos que jogamos simultaneamente, pois apenas esses necessitam de estar instalados.
    Caso 800gb não chegue, devem urgentemente de repensar o que querem da vida e talvez incluir nela práticas saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.