Starlink vai começar a cobrar uma taxa de “congestionamento” de rede
À medida que avança nos seus objetivos de fornecer cobertura global gratuita para emergências e Wi-Fi gratuito de alta velocidade, a Starlink introduziu pequenas adaptações ao seu serviço residencial de Internet por satélite. Quer ajustá-lo para oferecer o máximo aos utilizadores, sem prejudicar a sua rede. É por isso que agora criou uma “taxa de congestionamento”, que já está a aplicar.
Agora, e infelizmente para os utilizadores que queiram contratar este serviço, não chega uma descida de preço na tarifa ou no equipamento como em outras vezes. Desta vez, foi revelada uma nova “taxa de congestionamento” que será aplicada quando a capacidade da rede não for suficiente para a procura exigida.
Fruto da elevada utilização, a Starlink introduziu uma nova cláusula nos termos de serviço que inclui a possibilidade de aplicação de uma taxa de congestionamento. Ou seja, uma taxa adicional única dependendo da localização do serviço e do plano contratado.
Esta taxa de congestionamento é paga apenas uma vez, no momento da contratação do serviço, e aplica-se apenas a quem ativa um novo plano ou altera o existente. No entanto, também podem cobrar este valor se alterar o endereço, como explica a Starlink na sua página de suporte.
Em áreas com congestionamento de rede, existe uma cobrança única adicional para adquirir serviços residenciais Starlink. Esta cobrança só será aplicada se adquirir ou ativar um novo plano de serviço. Se alterar posteriormente o seu endereço de serviço ou plano de serviço, poderá ser cobrada uma taxa de congestionamento.
A nossa intenção é deixar de cobrar esta taxa aos nossos novos clientes assim que a capacidade da rede melhorar. Se não estiver satisfeito com o Starlink e o devolver dentro do prazo de devolução de 30 dias, a cobrança será reembolsada.
Como pode ser constatado, a intenção da Starlink é deixar de cobrar esta sobretaxa aos seus novos clientes assim que a capacidade da rede melhorar. Aparentemente, este valor está presente em muitos países e poderá ser elevado. A Starlink parece ajustar o valor a pagar a cada mercado.
Nos Estados Unidos, o valor a pagar por esta taxa é de 100 dólares. Na maioria da Europa, por agora, não existe esta preocupação. A cobertura da banda larga fixa e móvel é muito mais ampla do que noutros países e, por isso, não existem áreas com congestionamento de rede. No entanto, a cláusula 2.11 também poderá ser aplicada aqui mais tarde.
Era de prever porque é satélite é uma tecnologia muito inferior a fibra isto no que toca a quantidade de envio de dados.
Eles já inovaram um pouco com o laser mas ainda existe o problema do backbone terra-sat e isso só com mais satélites coisa que já começa a ser demais e pode vir a ser um problema tanto no lixo como no congestionamento.
Acho que se a StarLink começar a crescer ainda mais vão ter que ser realistas e colocar tráfego limitado e velocidades mais baixas é preferível do que vender como ilimitado e 200Mbps e depois o pessoal se sentir enganado (algo que ainda não está a acontecer), mas pode vir a acontecer por isso podiam já fazer isso em relação a novos utilizadores
É um modelo de negócio. No fundo os novos clientes (atuais) pagam uma taxa para a startlink investir na infraestrutura para os novos clientes (futuros).
Há um supermercado a abrir numa qualquer terra deste país. So que este supermercado ainda não tem prateleiras para lá pôr tudo. Os clientes atuais contribuem no momento da compra para as prateleiras novas para que os clientes futuros tenham mais produtos à disposição.
Se o supermercado achar que compensa mais até pode nem comprar mais prateleiras. E dada a boa vontade dos clientes do presente pode até pedir uma “ajuda” adicional.
Não sou fã do modelo como cliente. Não compro a não ser que não tenha alternativa.
Espremido, espremido, é quase como tudo o que o Musk faz. Mais um esquema de pirâmide sempre feito com o dinheiro dos outros. Obviamente que podemos olhar para isto como usar dinheiro de investidores, mas cheira sempre a esturro. Claro que quem vai ficar com as mãos a abanar não é ele.
Oh Zé, então e que tal tu lançares também uns satélites e fazeres concorrência ao Musk?
Ah mandar bitaites sentado no sofazinho é mais fácil…
Lol a coceira é tanta que nem pensas no que dizes “esquema em pirâmide”.
Larga a NET rapaz e vai trabalhar pode ser que faças alguma coisa da vida…
Troll fraquinho ou garoto sem noção da vida. É para escolher um deles.
Resposta de bosta. Ele está a proporcionar um serviço, e não tem a capacidade para o fazer.
No entanto, em vez dele resolver o problema. Ele impõe a responsabilidade nos seus clientes. Claramente faz um sentido do diabo.
Eu como cliente, a que tenho culpa que eles não consigam responder a demanda.
É só questão de tempo para as outras operadoras fazerem o mesmo, com carta branca da Anacom e congéneres de outros países.
Mais uma bosta do Musk. Daqui a nada limitam a 500MB de download.